José Cal Neto Postado 4 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 4 Fevereiro 2015 Ah, sim, esse era o tópico que eu estava procurando... Torrei agora o tal Forquilha do Rio. Deu 14,3% de perda. Vamos ver se é essa coisa toda. Busquei lá no Alexandre. Na ida escapei da chuva, mas na volta ela me pegou em cheio. Por sorte a mala da bicicleta é à prova d'água. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 6 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2015 Ontem fiz 5 batchs como tinha sobras de alguns cafés e não quis jogar fora e nem torrar 100g por ex, peguei e fiz uns blends, misturei e torrei, um foi com o bob-o-link + exótico do Mario e + Faz. Gaia natural, com 244,5g resultando 208,4 dando uma perda de 14,7%. O outro blend foi com o Ninho da Águia + bob, 230g após torrado 195,8 dando 14,8% de perda, o outro foi com o Pardinho + Bob, 230g - 196,5 totalizando 14,5% de perda. Os outros dois batchs foram de 230g da compra coletiva da Forquilha do Rio, um deu 14,7% de perda e o outro 12,8%. Hoje no almoço experimentei o Forquilha com 14,7% e gostei bastante, também experimentei o blend NDA+Bob mesmo tendo bem pouco NDA aquele aroma na hora de moer é bem característico e percebe-se na hora, também ficou bom o blend. Talvez hoje a noite faça o Forquilha com a torra de 12,8% no coado, espero não ter ficado cru com aquele gosto característico de cereais. Sei que não é recomendável torrar blends, pela variedade, tamanho e densidade de grãos, mas fiquei atento para os menos densos não passarem do ponto e as vezes esse tipo de torra pode dar muito certo dando uma característica toda especial para o café, enfim, a torra não é uma verdade única, absoluta, tem infindáveis "depende", erros, acertos, conhecimento e sorte, geralmente o que mais conto é com esta última opção, pois podermos ter surpresas agradabilíssimas ou não Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2015 Hoje, fiz uma Godroast do Forquilha. Logo que retirei do torrador, já tinha certeza sobre o acerto. Uma torra mais lenta, com introdução do café a uma temperatura ET mais baixa, permitiu uma maior evolução dos aromas do grão. Depois posto o log. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2015 Esqueci de contar a parte engraçada dessa torra. Como estou mudando a cara do torrador (objetivando, principalmente, diminuir peso e tamanho), retirei a base antiga (toda em aço inox - coisa de uns 5 a 8kg). O resfriador ficava nessa base. Estou substituindo por outro. Esse outro resfriador será movido, ao invés por ventoinha, por um inflador/desinflador de boia de piscina (220V). É bem barulhento (lado ruim). Hoje, estando de posse desse inflador, resolvi usá-lo para resfriar o café, que, no ato de despejo, se encontrava na peneira. Tomei o cuidado de direcionar o ar de longe, a uma distância de uns 30cm. Mesmo assim, foi café e palha para tudo quanto é lado. Precisam ver meu desespero na hora. Perdi coisa de 20 a 25g de café. Logo em seguida ao que nomino desastre nacional (afinal, era o forquilha), passei a usar o lado desinflador e precisam ver o quanto foi rápido resfriar o café. Quando estiver na base resfriadora que mandei confeccionar, vai ficar ainda melhor. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2015 Eis a base resfriadora projetada: 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 6 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 6 Fevereiro 2015 Talvez hoje a noite faça o Forquilha com a torra de 12,8% no coado, espero não ter ficado cru com aquele gosto característico de cereais. Roger, Não gostei muito da minha torra mais clara, coisa de 13,5% de perda de massa. Talvez porque o desenvolvimento tenha sido muito rápido. Acho que o forquilha brilha mais em torras entre 14% a 15%. Aguardo sua análise. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 9 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2015 Consegui experimentar só ontem o Forquilha que torrei domingo passado (13,5% - 12'44" de tempo total) e achei o café simplesmente espetacular, tomei no espresso. Tenho que tomar mais vezes pra consolidar a opinião, mas a primeira impressão não poderia ser melhor. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 9 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 9 Fevereiro 2015 Guilherme não ficou ruim, tem café que com 12,8% fica impossível de tomar, outros se dão super bem, mas concordo com você que ele demanda uma torra com perda maior, o de 14,7% ficou melhor. Acho que porque ainda é torra recente, mas esse com 12,8% o Vario regulado com macro 1 e micro 1 não conseguiu dar conta do recado, com 16g de pó logo no inicio da extração normal e depois aquela cachoeira, uns 50g de líquido em 15 segundos. Acho que a torra ideal para o Forquilha deve ficar entre os 14 a 15% mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Alguém já tomou o monsooned malabar aa? Já torrou ele? O que achou? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Aproveitando uma viagem de um amigo para a Europa, estou trazendo uns cafés e resolvi comprar ele. Mas, depois de ler análises em inglês, descobri tratar-se de um café controverso. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Voltando ao tópico, hoje torrei um mundo novo de SP, que é muito gostoso e fica com aparência linda após a torra. Achei que tinha passado do ponto (tenho realizado torras manualmente e, às vezes, esqueço da programação gravada na memória do roastlogger (actions), de forma que, logo depois que baixei a potência a 20%, ela foi para 60% ao chegar em det temperatura e não vi isso imediatamente). No entanto, o café é resistente e aguentou bem esse calor imprevisto. Vai dar um expresso digno de nota, com bastante crema, mas sem gosto de torra (isso já aferi) daqui a uns 10 dias. Se durar até lá. Vou me esforçar para não tomar tudo antes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Xará.. Acho que o Burny tinha deste.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Vi isso na pesquisa xará Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Monsooned Malabar é um café bem diferente. Baixa acidez, sabores fortes de terra, tabaco e chocolate. Precisa de uma torra mais escura perto do 2o estalo. Assim fica muito bom no espresso. Para coado não serve na minha opinião. É um café que vc ama ou odeia. Aqui gostamos muito como blend com cafés brasileiros de torra média. Abçs Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 Esqueci, tem muito Malabar mal armazenado (tratamento durante do Monsoon) no mercado. Tem que comprar de uma fonte confiável e o mais caro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 13 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 13 Fevereiro 2015 torrei ontem o resto do Sumatra honey processed, e um lote do Rubi e outro do Forquilha (117g verde cada). Pena que foi a última torra do Sumatra. Esse indiano eu nunca provei. Quem sabe um dia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 14 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 14 Fevereiro 2015 Valeu Burny. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 torra tripla: resto do ugandense, 117 de forquilha e depois 117 de Pico da Torre. O ugandense é que acho que estraguei. Não sei como, deu uma perda de menos de 13%. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 19 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2015 derradeira batelada do catuaí vermelho da compra coletiva. 14% de perda de massa, show de bola. juntei as forças do Mundo Novo com o rubi para dar um batelada. Deixei torrar um pouco demais passou dos 16% de perda mas a mistura não desagradou ficou um tipo de café de homem com um toque de frescurinha. acabou! ainda nem peguei o forquilha com o Fabiano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 9 Março 2015 Denunciar Share Postado 9 Março 2015 Este final de semana fiz três torras. Sábado torrei o DJIMA (Etiópia), que comprei por falta de opção, uma vez que o cabra da loja que o Burnny recomendou demorou muito para me responder e quando o fez, já era tarde. Vai ficar para uma próxima o Yirgacheffe. Não é um mau café. Mas, também não chega ao nível deste. Depois torrei outro café. Foi um de papua nova guine grade AA. O grão é grande, do tamanho do maragogipe. Finalmente, para o dia a dia, torrei o FAF 322.Todos foram torras média clara, à exceção do papua que fiz uma torra media Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 12 Março 2015 Denunciar Share Postado 12 Março 2015 eu provei um café de Paupa Nova Guiné naquele curso de classificação e degustação. Espero que esse seu seja melhor. O do curso tinha um gosto horrível de PVA. Torrei agora uns lotes que vão ficar me esperando até a volta de Brasília. Sairam da pipoqueira 100g cada de Campo Místico (olha o nome novo aí), Rubi e Forquilha do Rio. O Forquilha eu dei prum francês que conheço e estava de passagem provar ontem. Ele gostou muito. Depois fomos ao café Sorelle e ele disse que o forquilha tava melhor. Eram métodos distintos, mas concordo com ele. Esse lote que eu ainda tenho torrado ficou ótimo no coado. Na Sorelle pedimos Orfeu. Melhorou um pouco em relação à última vez que fui lá, mas ainda não está tão bom quanto da primeira vez. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Cal, esse eu gostei. Bem achocolatado, mas ao mesmo tempo doce e aveludado. O melhor da compra até agora. Falta experimentar o indiano malabar AA e o colombiano finca Medellin Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Tó curioso se vc vai gostar do Malabar, Guilherme. Desses sabores de terra dele e da falta de acidez muitas pessoas não gostam. Fica uma delicia no blend com o Bob. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Eu também Burny. Vou ver se torro hoje. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Torrei. Achei o cheiro delicioso. Tanto do verde como pós torra. Antes: Depois: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Perda de exatos 14% Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 13 Março 2015 Denunciar Share Postado 13 Março 2015 Grão bonito, né? Ele precisa de mais tempo para descansar. Tem pessoas que deixam ele 3 semanas antes de tomar. Eu acho 10 dias suficiente. E faz uma sujeira no moedor ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Março 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Março 2015 O estoque do torrado andava meio baixo, assim que decidi torrar variado, para leite, espresso e coador. Dois batches de Fazenda Condado, safra de 2012, bem desenvolvido, para cappu, sem defeitos, sabor somente chocolate, fiquei satisfeito. Um batch de Forquilha (bom aroma) e outro de Pardinho (2013-2014), vamos dar uns dias para ver no que deu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 14 Março 2015 Denunciar Share Postado 14 Março 2015 O Malabar é realmente um grão muito bonito. Grande e vistoso.. [emoji14] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 16 Março 2015 Denunciar Share Postado 16 Março 2015 Hoje foram dois batches. Um de manhã (NDA), outro, de noite (Finca Medellin). Segue foto do último Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas