Ir para conteúdo

Moedores manuais do Orphan Espresso (Lido e Pharos)


Bernardo B

Postagens recomendadas

Rodrigo, segura com uma luva de forno, custa R$10 na tok&Stok.

Se podes apertar a base contra alguma saliência ou quina fica bem fácil, procura na casa, não és obrigado a manivelar na cozinha ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu não me interessei pelo filme do Jobs, mas eu li o livro. Bem legal. Impressiona como ele foi tão bem sucedido. Afinal, ele não era engenheiro, não era programador, não era designer. Fica a pergunta, o que ele fazia mesmo? No final, a resposta parece ser que ficava assediando todo mundo ao redor pra fazer acontecer. Deu sorte de na largada se associar com o Wozniak, que era boa praça e tecnicamente competente. Foi uma simbiose interessante, o Woz não se diz magoado ou usado. Pelo contrário, diz que sem o Jobs ele provavelmente estaria até hoje dando as coisas de graça na sua garagem (ou melhor, dos pais).

Olha eles aí:

 

steve-wozniak-e-steve-jobs-o-futuro-c3a9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha aeropress veio sem funil.

 

O Pharos é um engenho interessante e com grande custo/benefício. Difícil é justificar aquele funil interno de borracha que capta o pó. Ô momento de pouca inspiração...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Bacana a matéria no coffeegeek.com sobre a participação da Orphan Espresso na feira da SCAA 2014.

 

http://www.coffeegeek.com/opinions/showreports/05-08-2014

 

orphanfront.jpg?Popup=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A quem interessar, desmontei o Pharos para tirar algumas medidas. Os 3 parafusos externos que seguram o conjunto tem 8mm de diâmetro. As buchas desses parafusos tem diâmetro interno de 9mm e diâmetro externo de 14mm. E as buchas do meu Pharos tem medidas diferentes entre si!  -_-

61,6mm; 61,0mm; 61,2mm

60,8mm; 60,8mm; 60,8mm

 

E fotos do moedor semi-desmontado:

 

uPrBpiKl.jpg

 

C9Yk5QGl.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deveria cair todo dentro do funil, mas como pode ver, tem bastante pó embaixo dele. Provavelmente o pó passou pelo espaço entre o furo do funil e o eixo da mó interior.

Eu e o Rodrigo vamos trocar as buchas de plástico que (não) sustentam o alinhamento do moedor. Com isso, aquela carcaça preta que fica na parte inferior pode deixar de ser utilizada (ela ajuda um pouco no alinhamento, eu acho), aí não vai acumular pó ali. v

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse funil de borracha é uma idéia bem besta, com todo o respeito. Usar suportes de plástico (irregulares) pra estabilizar o moedor é outra. Li que colocando silicone de grau alimentício por dentro do funil, ele passa a quase não reter pó.

 

Gozado que assisti os boletins técnicos do Doug e sempre vejo os parafusos que sustentam a mó externa relativamente frouxos por causa das molas. No meu, estão bem apertadas, com exceção de uma, que também está apertada mas gira em falso (a porca interna deve estar escorregando contra a base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma correção, o funil interno não é de borracha, é de um plástico bem rígido e liso, mas que retém o pó sim. Eu sempre esqueço do RDT quando vou moer. Preciso lembrar, porque ajuda um pouco.

 

Os parafusos da mó externa realmente ficam frouxos, apenas pela tensão das molas. Eu coloquei essa foto aí justamente para você entender um pouco como é a montagem dele. Agora entender o por quê dessa solução são outros quinhentos! :P

 

Com o mod das buchas em alumínio essas molas somem, certo, Marcio e Bernardo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago e Rodrigo: se forem encomendar buchas de metal agradeceria que encomendassem um jogo para mim também.

 

Abraços,

 

PS: eu não sei dizer, mas como Márcio fez o mod do Vudu Daddy possivelmente possa dizer se as molas são eliminadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, inclusive tem uma dica do Doug no HB que consiste em alinhar primeiro a mó externa, desmontando todo o conjunto e remontando sem o funil e a carenagem preta. Daí se alinha a mó externa na melhor regulagem possível e aperta os parafusos dela no máximo. Daí se desmonta de novo (menos essa parte, obviamente, que já está fixada) e remonta, fazendo um daqueles procedimentos de alinhamento recomendados. Claro que usando os cilindros de metal dá pra lacrar bem tudo, e uma vez acertado, daí acho que não desalinha mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, eu e o Santiago estamos fazendo alguns orçamentos e assim que tivermos valores definitivos te passamos, ok? Orcei com o JC, mas acho que é possível economizar comprando um pedaço de tubo de metal do calibre correto e cortar nas medidas certas do que usinar um tarugo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fazendo uns testes com o Pharos, parece que uma das razões determinantes para o desalinhamento são pequenas irregularidades no tamanho (e secundariamente no tipo de material) das capas de parafusos de plástico. Ao apertar com um pouco de folga os parafusos com os dedos, percebe-se que dependo de qual dos três escolher, a capa de cima fica praticamente presa, enquanto a de baixo gira em falso; às vezes é a de cima que fica frouxa e a debaixo que fica presa, e por aí vai. A medida deles não é perfeitamente precisa, portanto.

 

A consequência é que você pode fazer o ajuste mais perfeito do mundo, e o paradoxo é o seguinte: pra manter o alinhamento, não pode apertar muito os parafusos, pois senão o alinhamento desaparece; porém, não apertando muito, mói um grão mais duro e desalinha.

 

O caminho parece ser mesmo colocar capas de parafuso de material duro e com tamanhos regulares, e apertar bem tudo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É fogo, né, Rodrigo? Não tem jeito. O Pharos tem um erro de projeto, que eu acho meio absurdo o Doug não ter corrigido nas unidades novas. Uma coisa é um upgrade no moedor, facilitando a regulagem, a coleta do pó, etc... Outra coisa é o moedor desalinhar com grãos mais duros, sabendo-se do problema e da solução para ele. Acho um pouco de desleixo da OE continuar vendendo o moedor assim.

 

Enfim... Enquanto o Gilberto não começa a produção em massa do Gil1, temos que ir nos virando... :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E verdade Rodrigo, e o mesmo acontece com o Lido1, tanto que não utilizo eles com grãos duros.

Aliás, o HG o e tampouco gostou de ser forçado, mas resistiu melhor o teste de esforço.

Neste caso o que se garante é o MACAP, moinho comercial é outro departamento.

Hoje mói 1kg para presente, 650gr de torra clara com ele, e nem deu para perceber diferença com os grãos mais moles ... , o MACAP moeu tudo num instante, sem pestanejar, é uma rocha de solido.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

woz tá parecendo o fofão do balão mágico, não é?

Mas enfim, espero que meu Lido 2 chege logo. Não vejo a hora de comparar com o Hario Skerton parloquizado.

Só faltou as bochechas protuberantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei hoje o Lido 2 pela primeira vez. Ganhei um café da Costa Rica, mas era uma torra macho preto. Acho que é um café gourmet que vendem em aeroporto e lojas do gênero. Fiquei um tempão comparando visulamente com a moagem do Porlex para coado, só pra depois resolver que era melhor deixar ele pra expresso.

Confesso que o Porlex ainda vai ser o moedor que eu mais uso. O Lido, apesar de não ser um Pharos, é meio trambolho também. Bem mais pesado do que eu imaginava. Fiquei também com medo de quebrar, já que é todo de vidro.  Outra coisa que não esperava é a estática. As mós de cerâmica do Porlex não geram nenhuma estática, mas as do Lido sim. Também tive que me tocar que tinha que dar várias pancadas no final da moagem, antes de tirar o pote de coleta, pra fazer o pó retido cair. 

Demorei bastante mas agora acho que achei uma regulagem boa pra expresso. Só não me perguntem qual. Achei também mais difícil que esperava ajustar os níveis.

De positivo, eu notei que nas extrações que já fiz com ele (foram 3: um single e dois duplos), não houve canalização nenhuma. As extrações estão saindo meio lentas no início, mas o tempo total está ok.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte do cilindro tenho a impressão de não ser vidro.

Só o reservatório.

Pancadas de macho mesmo junto com um pincel.

Mas apesar da estática, a retenção é de no máximo dois decigramas.

Se tiver saco, faça uma comparação com a moagem que os dois podem produzir do mesmo grão.

Estou sem o meu hario aqui, mas o Lido ganha na minha impressão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...