Ir para conteúdo

Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

Postagens recomendadas

Mortari,

 

Estava pensando se existe espaço para instalar outro cooler do lado oposto do forno ( dois coolers soprando para dentro do forno). A ideia seria abrir um furo no fundo do forno, próximo a parte inferior (saída dos gases). Assim teriamos um fluxo de ar mais equilibrado dentro do forno. No furo, poderiamos acoplar uma tubulação de cobre... seria a "chaminé" do forno...que sairia pela traseira do forno. Creio que um tubo de 1/2 polegada daria certo.     

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma ideia Fernando, só tem que ver se isso não vai interferir no resfriamento das partes plasticas e começar a derreter tudo, principalmente na tampa superior onde claramente há um duto de resfriamento. Colocando outra ventoinha soprando do lado oposto imagino que esse fluxo vai ficar comprometido.

 

Fiz umas alterações ontem, inverti as ligações deixando as resistências no cabo de força original e o motor + ventoinha no conector lateral. Fiz isso porque , numa segunda torra de teste, quando as resistências estavam ligadas no conector, usei um cabo de força de 10A (de computador) e ele derreteu, sorte que notei logo e abortei a torra antes de qualquer problema. Isso porque as resistências nem estavam em 100%, acho que estava com 70% de potência. Até acho que ficaria melhor assim, mas como não tenho um cabo de força que suporte maior amperagem, resolvi passar as resistências pro cabo original que, mesmo deixando mais de 20 min em potência máxima, nem chegou a esquentar.

 

Não é novidade, mas outra coisa que notei é que não é viável torrar 300g sem colocar algum tipo de anteparo limitando a passagem dos grãos na boca do tambor. Com batches menores talvez isso não ocorre, mas com 300g o giro do tambor travou bastante durante a torra porque os grãos acabam entrando entre ele e a lateral. Na hora lembrei da sugestão do Weiler de inclinar o tambor pra direita e resolveu o problema de travamento, mas piorou o problema da diferença de calor dentro do forno pois o lado esquerdo, que já é mais quente nivelado, ao ficar elevado ficou mais quente ainda em relação ao lado direito.

 

Vou ver se consigo colocar as aletas internas nesse final de semana e também penso em colocar algum anteparo desse tipo na boca do tambor, pra limitar a saída dos grãos:

 

tuitje.png

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari,

 

O anteparo na boca do tambor e as aletas, são fundamentais ! Porém, uma melhor circulação de ar,  vai ajudar em todos os quesitos, inclusive na proteção do equipamento. O teto do forno, realmente possui vários pontos para saída de ar, ainda acredito que dois coolers(um de cada lado) devem soprar mais ar pra dentro do torrador, saindo pelo teto do forno. E no caso de realizar o tal furo no fundo do forno, poderíamos tentar desviar parte do fluxo de ar(abrindo ou restringindo essa saída) para a parte inferior. Assim também evitaríamos o fluxo preferencial para o lado esquerdo do forno.

Mas teríamos que testar e monitorar possíveis superaquecimentos em partes indesejadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu manteria inalterada a circulação na tampa (afinal, é para evitar que o plástico acima derreta), bem como retiraria ou faria uma extrusão na parte que sai a bandeja. Assim, essa pressão de ar gerada por duas ventoinhas teria escoamento por ali. O problema é que a fumaça tende a subir.

Risco de defumar o café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,

 

Acabei comprando também esse forno, mas estou sem tempo para tentar modificações. Mas futuramente irei simular o fluxo de ar com duas ventoinhas... Devo ligar apenas as ventoinhas, manter o forno fechado (sem o tambor) com um copo (gelo seco + água). Então, poderei modular a saída de gases para visualizar o comportamento. ("fumaça do gelo seco"). 

Também penso em evitar defumar os grãos durante a torra, nem que for para melhorar a refrigeração da tampa do torrador, podendo assim, direcionar os gases em temperatura elevada, para parte inferior do forno (saindo pelo tal "furo conectado a tubulação", com um dumper para ajustar a vazão de saída, ou seguir a tua idéia da bandeja).

 

Mortari,

 

Seria bacana simular o fluxo de gases usando o gelo seco... Vc pode comprar perto da tua casa, na empresa Gelogás.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou registrar Marcio, não mexi em nada antes dos SSR's chegarem pra não fazer quebrado e a galare não ficar perdida.

Ja ja começo, só me recuperando de um resfriado combinano com infecção de garganta e já entramos na ativa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Coloquei as aletas de agitação no tambor, posso dizer que o problema de desuniformidade de torra por conta da diferença de temperatura dentro do forno está resolvido. Havia até tirado as medidas das aletas do Behmor, mas acabei resolvendo fazer diferente: em vez de movimentar os grãos do meio pras pontas e das pontas pro meio, o que em tese poderia manter a massa de grãos ainda relativamente separada entre "direita e esquerda", preferi tentar jogar "tudo" de um lado pro outro. Apesar de não conseguir movimentar efetivamente TUDO de um lado pro outro, acho que a eficiência na agitação está suficiente pra resolver o problema.

 

Seguem fotos do tambor:

 

25491002930_612d8d77cd_b.jpg

 

25696598631_c93fd77fdb_b.jpg

 

 

 

Pra fazer as aletas usei uma guia de corrediça telescópica pra gaveta de armário que achei no meio da bagunça. Ela é de inox, cortei em 4 partes com uma serra de arco e desdobrei/redobrei usando um alicate grande. Apesar do inox ser duro, não chega a ser algo muito difícil pra quem tem um pouco de habilidade em trabalhos manuais. O único detalhe é que não pode fazer a dobra reta no lado que vai apoiar na tela do tambor senão não dá pra fixar em diagonal, a dobra tem que ter uma cerva curvatura. Fui testando e corrigindo até chegar no formato certo, depois foi só replicar nos outros 3 (sendo 2 espelhados).

 

Torrei 4 batches ontem e todos ficaram com a torra bastante homogênea, acabei não tirando foto porque estava de noite, depois eu tiro. Ainda não testei torrar os cafés mais "problemáticos", mas acho que não terei mais problemas com torra heterogênea por conta do forno aquecer mais um lado que o outro.

 

Notei tambpem que, com essa configuração, dá pra torrar batches de 250g sem precisar colocar nenhum tipo de anteparo na boca do tambor. Como os grãos estão sempre sendo jogados pro lado-oposto, eles não acumulam muito do lado esquerdo e não chegam a enroscar entre o tambor e a parede.

 

Fiz um vídeo meia-boca com celular e uma lanterna de led, a imagem está ruim mas dá pra ter uma noção de como ficou a agitação, é um batch de 250g:

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por enquanto sim Lipe, como não tenho conseguido muito tempo pra mexer no forno (e pra torrar tb), estou fazendo uma coisa de cada vez seguindo as prioridades. O problema de agitação pra mim era o mais importante nesse momento e creio estar resolvido. Agora pelo menos dá pra torrar, mesmo sem o BT.

 

Uma coisa que notei é que a tampa lateral esquerda está começando a deformar naquele ponto onde sai o duto de ar que vem das resistências (onde o Burny já tinha apontado) e acho que algo deve ser feito ali pra não derreter de vez a lateral. Penso em fazer alguns furos na tampa pra facilitar a saída de calor (a parte que mais esquenta fica um pouco pra trás da área perfurada da tampa) e talvez fechar ou restringir aquele duto ali na saída, direcionando todo o fluxo pra dentro do forno.

 

Pra minimizar o superaquecimento da tampa, testei fazer uma torra com um ventilador ligado atrás do forno, mais pro lado esquerdo, virado pra mim e levemente na diagonal pra resfriar a área de saída de ar quente mas sem jogar o vento diretamente contra o fluxo de ar natural do forno. Aparentemente melhorou um pouco o superaquecimento da tampa.

 

Próxima etapa agora, além de resolver esse problema da tampa, é bolar o sensor BT e talvez reposicionar o ET, atualmente ele está na posição do termostato original.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

IntereSsante. forno base com bom preço.

 

É possível fazer algum tipo de torra sem nenhuma modificação neste forno?

Se não, qual a modificação mais  importante( imprescindível)? Pra fazer uma torra co acompanhamento manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom Paulo, acho q o minimo pra se fazer uma torra manual seria separar as resistencias do motor e ventoinha por meio de um dimmer e colocar as aletas no tambor.

Com isso acho q seria possivel fazer uma torra com base nos aspextos da torra (cheiro, cor, crack).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A menor intervenção possível, na minha opinião, seria usar um dimmer no cabo de força para poder controlar a potência das resistências.

 

Mas como isso também interferiria diretamente na rotação do motor, diminuindo para um padrão inaceitável, a outra modificação necessária seria isolar a rotação do motor da alimentação principal para que ele gire sempre na mesma velocidade, independentemente da diminuição na potência gerada pelo dimmer.

 

Em resumo:

 

- isole o motor do circuito A/C (deixe ele ligado direto).

- ligue o forno a um dimmer de 1600w para regular a potência das resistências.

 

Se animar, pode usar o termopar de um multímetro para monitorar a temperatura ambiente.

 

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o meu no OLX... Ainda nem abri... Se eu tiver $$ para o do GUI, eu te repasso pelo que paguei.. Acho que 89 reais ou algo assim

 

Sent from my MotoG3 using Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Guilherme, não mexi com isso ainda, aquela imagem foi só uma ideia ainda não corri atrás disso. Pelas pesquisas que fiz vi que existem rolamentos para aplicação em altas temperaturas (da SKF e NSK, por exemplo) e imagino que deva achar em casas de rolamentos, como essa. Ou talvez usar rolamento de esferas comum e lubrificar com uma graxa pra alta temperatura, tipo essa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rolamentos são feitos para trabalhar a altas velocidades e sob esforço (ex uma ponta de eixo de carro ou camião), condições severas e que certamente levam a altas temperaturas.

Imagino que, rolamentos (que não levem proteções de matérias sintéticos) de boa qualidade, onde as ligas tem alto ponto de fusão devam suportar bem as temperaturas habituais de torra. Porém é bom conferir, com alguém que tenha experiência no assunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O rolamento em si certamente deve suportar, contanto que bem lubrificado. O problema é que o que mais sofre com a temperatura costuma ser justamente a lubrificação e, uma vez que ela perde eficiência, todo o rolamento fica comprometido.

 

O ideal seria usar um apropriado, como o que o Weiler postou, mesmo porque acredito que a diferença de preço não seja tão significativa (Weiler pode tirar essa dúvida), mas também acredito que, para uso em torradores domésticos DIY, um rolamento "comum" de boa qualidade deve suportar sem grandes problemas e, mesmo que ele comece a ficar ruim (não deve travar de uma hora pra outra, antes vai chiar e perder eficiência), uma boa limpeza e reaplicação de um lubrificante que suporte a temperatura devem resolver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu custou R$ 80,00 e é apropriado para fornos. Ele tem uma folga maior que o normal e usa lubrificação a seco. Pensei nele detalhe justamente para evitar que graxa ou lubrificante líquido derretessem e escorressem, contaminando o ambiente interno do forno, sem contar a contaminação pela evaporação de gases impróprios para consumo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...