Paulo Simões Postado 27 Abril 2016 Denunciar Share Postado 27 Abril 2016 O Dimmer já está encomendado. Vou testar com ele as aletas. Mas o que fiz agora ficou tão ruim que fiquei com medo. Alguns grãos já no crak e outros bem brancos ainda, sem homogeneidade nenhuma. Outra coisa, alguns grãos passam pela tela do tambor ou ficam enroscados. Tem algo que melhore isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 27 Abril 2016 Denunciar Share Postado 27 Abril 2016 Vao na pagina 12 e olha a primeira torra do Mortari, ai vai passando e depois olha uma após as aletas. Vai ver a diferença. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 27 Abril 2016 Denunciar Share Postado 27 Abril 2016 Os grãos que passam na tela devem ser de peneira bem baixa... Acho que não tem o que fazer... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rubensp Postado 28 Abril 2016 Denunciar Share Postado 28 Abril 2016 Igor, li o tópico inteiro há um tempo e não tinha muita noção de nada então não lembro se você já postou isso. Que motor é esse aí que usou? A instalação é muito dificil? Sent from my MotoG3 using Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 28 Abril 2016 Denunciar Share Postado 28 Abril 2016 Rubens, fui um dos que comprou o forno já adaptado na mão do grande Mestre Torres. Quem escolheu e instalou o motor foi ele. Pelo o que sei, adaptar um motor novo é um trabalho é bem chato e parece não ser trivial. O motor que está instalado atualmente no meu forno é um DC 12v e eu uso uma fonte de notebook com controle de voltagem separado das resistências para controlá-lo. Desta forma, posso regular a velocidade de rotação quando quiser. Acho que no vídeo estava em 16v, não costumo passar daquilo lá não. Em geral a torra vai em 12v mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Weiler Postado 28 Abril 2016 Denunciar Share Postado 28 Abril 2016 Eu montei o meu sozinho contando com as dicas do Guilherme Torres. O motor que usei foi esse: http://pt.aliexpress.com/item/Mini-12V-DC-60-RPM-30-N-cm-High-Torque-Gear-Box-Micor-Electric-Motor-free/32214135815.html Me parece que o Guilherme usou um similar de 30rpm nos 3 torradores F1 que ele construiu para o Igor, JoseCal e Burny. Como o Igor disse, a adaptação não é fácil, pois esse motor DC gera interferência no arduino, dependendo de qual shield de temperatura que você usar. Hoje, seu eu fosse fazer novamente, usaria o motor original com controle separado das resistências, só isso! Fácil, barato e pouquíssima adaptação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Tem como fazer um esquema parecido com o que o Igor fez o motor dele, no motor original? Mexer na voltagem pra aumentar rpm? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Tem nao paulo, isso acontece com motores DC e o original é um AC de 6rpm. Mas vc ta esquentando demais com isso cara, abstrai e experimenta com as aletas primeiro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Hahahah! É que eu acho a rotação baixa, por mais que vcs digam que é suficiente. Acho que me acostumei com o bolinha. Mas vou fazer primeiro sem mexer nisso pra ver, é que gosto de informação. E quem tem que esquentar é o forno, não muito nem pouco. heheheh 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 O meu vai esquentar daqui uns dias, ja desenhei as aletas, o funil por graos nao pularem pra fora e tals. Comprei hj 2 termopares hikari pra subistitui os chineses pq 1 deles veio quebrado. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Isso aí, Lipe. Depois passa a cola pros cegos como eu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Hahhaah... Ja to pensando em como montar a cola. Hahahhah 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Ainda não chegou o dimmer, mas coloquei as aletas igual as do Mortari, pq achei mais simples de fazer e fiz uma torra teste. A homogeneidade parece ter melhorado mesmo, mas acho que coloquei muito café. 250g. Pq ao contrário da primeira vez que fiz sem as aletas e tinha colocado menos de 200g, o termostato ficava desligando quando tava perto do crack, aconteceu várias vezes e o crack não vinha, sem contar que com esta quantidade sem colocar nada na boca pra evitar os grãos de caírem, e enroscarem, não dá. Fica travando a rotação. Agora o jeito é esperar o dimmer pra controlar as resistências sem o maldito termostato. Qual a quantidade vcs estão usando numa torra? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 29 Abril 2016 Denunciar Share Postado 29 Abril 2016 Eu torro no máximo 160g por vez. Prefiro assim, pois faço duas e tenho café suficiente pra duas semanas. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Paulo a rotação é suficiente, meu Gene faz uma a cada 10 segundos e não há problema. Desde que o grão este sempre em movimento a velocidade pouco importa. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Vlw. Bernardo. Agora algo meio off topic. Numa das torras que fiz de teste e que passou do ponto, não medi mas deve ter dado em torno de 20% de perda. Até aí tudo bem é um café genérico mesmo. Mas fiquei intrigado pois deixei este café numa tigela na cozinha, aberto. Volta e meia eu ouvia uns estalos na cozinha, tipo um crack mas achava impossível ser o café, mas ontem aconteceu quando estava do lado do café. Pode um café torrado a dois dias estalar assim? Aconteceu que eu percebi,uma 3 ou 4 vezes. Pode isso Arnaldo? E aqui tá frio. Será que os grãos estão estalando de frio? Ou será um café fantasma? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Células com membranas muito fragilizadas pela torra, cheias de CO2, mudança de temperatura -> contração e dilatação ... Sim é bem provável. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Talvez, com o CO e CO2 já produzidos na torra e mantidos presos pelas paredes de celulose, havendo a queda forte de temperatura e a contração da massa do grão que antes estava dilatado, tenha sido gerando um aumento da pressão e tenha causado o rompimento/crack... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Vivendo e aprendendo. Menos mal que não são cafés fantasmas. vlw. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 2 Maio 2016 Denunciar Share Postado 2 Maio 2016 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Meu dimmer chegou, abri mas não sei como instalar. O Lipe escreveu uma dica pra instalar entre o cabo de força e a resistência. Mas os cabos que vão pra resistência não vão direto do cabo de força. Um, vermelho, vai pro timer, volta pra placa, vai pro motor e daí pra resistência superior. Tem um azul que vai pro motor direto e resistência inferior, mas tem um outro fio branco ligado da placa nesta resistência. Se puderem especificar como deve ficar o dimmer eu agradeço. Se for com fotos melhor. E o termostato,como faço pra desabilitar? pra resistência não ficar desligando? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Cara, um Dimmer é uma resistencia variavel. Então vc tira um fio (seja o branco ou o azul) e coloca ele numa perninha do dimmer e a outra perna do dimmer vc coloca onde o fio estava, na resistencia. Ligação em serie. Clereou?? =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Cabral Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Se não clareou e fizer errado, quando ligar, clareia na hora... praticamente "bate uma foto", dá até pra ver o flash. E tem efeito sonoro... BANG! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Clarear? Clareou tudo aqui, explodiu e fez um clarão. Falando sério, me desculpe a leiguice, mas ainda não entendi. O dimmer tem dois fios, ( na primeira foto tem ele) um eu ligo na rede ( fase) e o outro vai pro aparelho, no caso de controlar toda a alimentação do aparelho (e o motor também)certo? Dentro do aparelho tem dois fios, um que vai pra cada resistência de cima e outro pra debaixo, passando pelo motor. Ligar uma perna do dimmer em cada resistência assim vai dar certo? PS. Tava escrevendo isso e resolvi fazer antes de postar, mesmo achando que tinha algo errado, e não é que clareou mesmo,? deu um curto aqui. A Air Fryer não ta funcionando, não sei quanto ao dimmer. E se puderem me digam como desabilitar o termostato. Aqui é 220 bifasico. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
GuilhermeB Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 O dimmer não é uma resistência variável. É uma resistência variável controlando uma chave(triac) que corta a senoide e controla a potência que vai a carga. É justamente esse triac a parte mais importante do dimmer. Mas, como era para explicar para leigos, perdôo a simplificação do Lipe. Hehe Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 @Cabral @GuilhermeB Num vou mais brincar nesse tópico... --' Paulo, volta tudo original e vamos fazer isso funcionar. Ja tentou? Q q acontece? Pra tirar o termostato (que fica do outro lado em relação as fotos q vc postou) é só vc pegar o fio q sai da resistencia de cima e ligar direto na de baixo, só isso. Quanto a ligação é melhor fazer em série com as resistencias, se não vc vai enfraquecer todo o sistema em vez de só as resistencias. Perai q vou desmontar pra ter uma leitura melhor e ja posto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lipe_oa Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Volteiiii PS: Todas as pontas soltas, POR FAVOR, passe fita isolante. Pela foto da pra ver que vc tirou a proteção que vem do cabo de energia tanto do fio vermelho quanto do azul, e se os 2 encostarem é um "pipocoo".... Outra coisa, na foto me parece q a junção dos fios vermelhos não está bem feita, pode estar com mau contato e por isso não estar funcionando. Parte facil, tirar o termostato: No lugar dessa pecinha de ligação vc emenda os fios, simples. parte mais facil ainda: Pega essa ligaçção que eu estou segurando na foto e corta fora, coloca um perna do Dimmer no fio vermelho que sai do motor e a outra perna no fio azul que leva na resistencia. Agora foi sussa? sem explodir nada? Outro PS: Eu sou um anjo, tenho 2 provas amanha e cá estou desmontando forno (tudo bem q é mais legal desmontar as coisas do que estudar.) =D 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Valeu lipe vou tentar aqui. Na foto eu tinha tirado a emenda dos fios mas coloquei de volta antes de testar. agora faz sentido, colocar uma um fio em cada resistência não ia dar certo. ( mesmo assim tentei) Pior que fritou o dimmer, ficou preto feito café de mercado. Mas estouraram trilhas na placa, aparentemente nenhum outro componente foi afetado , religuei as trilhas rompidas e vamos ver se funciona. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Dificilmente vai funcionar Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Simões Postado 5 Maio 2016 Denunciar Share Postado 5 Maio 2016 Agora deu certo. E o Dimmer funcionou. Obrigado pela ajuda. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas