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Air Fryer Philco - GTCR-F1


José Cal Neto

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O Dimmer já está encomendado. Vou testar com ele as aletas.

Mas o que fiz agora ficou tão ruim que fiquei com medo.

Alguns grãos já no crak e outros bem brancos ainda, sem homogeneidade nenhuma.

 

Outra coisa, alguns grãos passam pela tela do tambor ou ficam enroscados. Tem algo que melhore isso?

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Igor, li o tópico inteiro há um tempo e não tinha muita noção de nada então não lembro se você já postou isso.

 

Que motor é esse aí que usou?

A instalação é muito dificil?

 

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Rubens, fui um dos que comprou o forno já adaptado na mão do grande Mestre Torres. Quem escolheu e instalou o motor foi ele. Pelo o que sei, adaptar um motor novo é um trabalho é bem chato e parece não ser trivial. 

 

O motor que está instalado atualmente no meu forno é um DC 12v e eu uso uma fonte de notebook com controle de voltagem separado das resistências para controlá-lo. Desta forma, posso regular a velocidade de rotação quando quiser. Acho que no vídeo estava em 16v, não costumo passar daquilo lá não. Em geral a torra vai em 12v mesmo.  

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Eu montei o meu sozinho contando com as dicas do Guilherme Torres. O motor que usei foi esse: http://pt.aliexpress.com/item/Mini-12V-DC-60-RPM-30-N-cm-High-Torque-Gear-Box-Micor-Electric-Motor-free/32214135815.html

 

Me parece que o Guilherme usou um similar de 30rpm nos 3 torradores F1 que ele construiu para o Igor, JoseCal e Burny.

 

Como o Igor disse, a adaptação não é fácil, pois esse motor DC gera interferência no arduino, dependendo de qual shield de temperatura que você usar.

 

Hoje, seu eu fosse fazer novamente, usaria o motor original com controle separado das resistências, só isso! Fácil, barato e pouquíssima adaptação.

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Tem nao paulo, isso acontece com motores DC e o original é um AC de 6rpm.

Mas vc ta esquentando demais com isso cara, abstrai e experimenta com as aletas primeiro.

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Hahahah!

 

É que eu acho a rotação baixa, por mais que vcs digam que é suficiente. Acho que me acostumei com o bolinha. :P

 

Mas vou fazer primeiro sem mexer nisso pra ver, é que gosto de informação.

 

E quem tem que esquentar é o forno, não muito nem pouco. heheheh

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O meu vai esquentar daqui uns dias, ja desenhei as aletas, o funil por graos nao pularem pra fora e tals.

Comprei hj 2 termopares hikari pra subistitui os chineses pq 1 deles veio quebrado.

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Ainda não chegou o dimmer, mas coloquei as aletas igual as do  Mortari, pq achei mais simples de fazer e fiz uma torra teste.

A homogeneidade parece ter melhorado mesmo, mas acho que coloquei muito café. 250g.

Pq ao contrário da primeira vez que fiz sem as aletas e tinha colocado menos de 200g, o termostato ficava

desligando quando tava perto do crack, aconteceu várias vezes e o crack não vinha, sem contar que com esta quantidade

sem colocar nada na boca pra evitar os grãos de caírem, e enroscarem, não dá.  Fica travando a rotação.

 

Agora o jeito é  esperar o dimmer pra controlar as resistências sem o maldito termostato.

Qual a quantidade vcs estão usando numa torra?

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Vlw. Bernardo.

 

Agora algo meio off topic.

 

Numa das torras que fiz de teste  e que passou do ponto, não medi mas deve ter dado em torno de 20% de perda. Até aí tudo bem

é um café genérico mesmo.

 

Mas fiquei intrigado pois deixei este café numa tigela na cozinha, aberto.

Volta e meia eu ouvia uns estalos na cozinha, tipo um crack mas achava impossível ser o café, mas ontem aconteceu quando estava do lado do café.

Pode um café torrado a dois dias estalar assim?

Aconteceu que eu percebi,uma 3 ou 4 vezes.

 

Pode isso Arnaldo?

E aqui tá frio. Será que os grãos estão estalando de frio?

Ou será um café fantasma?

<_<:D

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Talvez, com o CO e CO2 já produzidos na torra e mantidos presos pelas paredes de celulose, havendo a queda forte de temperatura e a contração da massa do grão que antes estava dilatado, tenha sido gerando um aumento da pressão e tenha causado o rompimento/crack... :ph34r:

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Meu dimmer chegou, abri mas não sei como instalar.

O Lipe escreveu uma dica pra instalar entre o cabo de força e a resistência.

Mas os cabos que vão pra resistência não vão direto do cabo de força.

 

Um, vermelho,  vai pro timer, volta pra placa, vai pro motor e daí pra resistência superior.

 

Tem um azul que vai pro motor direto e resistência inferior, mas tem um outro fio branco ligado da placa nesta resistência.

Se puderem especificar como deve ficar o dimmer eu agradeço.

Se for com fotos melhor. :P

 

E o termostato,como faço pra desabilitar? pra resistência não ficar desligando?

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Cara, um Dimmer é uma resistencia variavel.

Então vc tira um fio (seja o branco ou o azul) e coloca ele numa perninha do dimmer e a outra perna do dimmer vc coloca onde o fio estava, na resistencia. Ligação em serie.

Clereou?? =D

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Se não clareou e fizer errado, quando ligar, clareia na hora... :P praticamente "bate uma foto", dá até pra ver o flash. E tem efeito sonoro... BANG! :lol::D:lol:

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Clarear? Clareou tudo aqui, explodiu e fez um clarão. :P

 

Falando sério,  me desculpe a leiguice, mas ainda não entendi.

O dimmer tem dois fios, ( na primeira foto tem ele)  um eu ligo na rede ( fase) e o outro vai pro aparelho, no caso de controlar toda a alimentação

do aparelho (e o motor também)certo?

 

 Dentro do aparelho tem dois fios, um que vai pra cada resistência de cima e outro pra debaixo, passando pelo motor.

Ligar uma perna do dimmer em cada  resistência assim vai dar certo?

 

PS.

Tava escrevendo isso e resolvi fazer antes de postar, mesmo achando que tinha algo errado, e não é que clareou mesmo,? deu um curto aqui. :o

A Air Fryer não ta funcionando, não sei quanto ao dimmer.

 

E se puderem me digam como desabilitar o termostato.

 

Aqui é 220 bifasico.

 

IMG_20160505_162718_zpsnkbv9psq.jpgIMG_20160505_162739_zpsc3hhgdwb.jpg

 

 

 

 

 

 

 

IMG_20160505_162753_zps9ispsgeq.jpg

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O dimmer não é uma resistência variável. É uma resistência variável controlando uma chave(triac) que corta a senoide e controla a potência que vai a carga. É justamente esse triac a parte mais importante do dimmer.

 

Mas, como era para explicar para leigos, perdôo a simplificação do Lipe. Hehe

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@Cabral @GuilhermeB Num vou mais brincar nesse tópico... --'

 

Paulo, volta tudo original e vamos fazer isso funcionar. Ja tentou? Q q acontece?

 

Pra tirar o termostato (que fica do outro lado em relação as fotos q vc postou) é só vc pegar o fio q sai da resistencia de cima e ligar direto na de baixo, só isso.

 

Quanto a ligação é melhor fazer em série com as resistencias, se não vc vai enfraquecer todo o sistema em vez de só as resistencias.

 

Perai q vou desmontar pra ter uma leitura melhor e ja posto.

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Volteiiii

 

PS: Todas as pontas soltas, POR FAVOR, passe fita isolante. Pela foto da pra ver que vc tirou a proteção que vem do cabo de energia tanto do fio vermelho quanto do azul, e se os 2 encostarem é um "pipocoo".... Outra coisa, na foto me parece q a junção dos fios vermelhos não está bem feita, pode estar com mau contato e por isso não estar funcionando. 

 

Parte facil, tirar o termostato:

PmWXETX.jpg

No lugar dessa pecinha de ligação vc emenda os fios, simples.

 

parte mais facil ainda:

Tn6J4pG.jpg

Pega essa ligaçção que eu estou segurando na foto e corta fora, coloca um perna do Dimmer no fio vermelho que sai do motor e a outra perna no fio azul que leva na resistencia. 

 

Agora foi sussa? sem explodir nada?

 

Outro PS: Eu sou um anjo, tenho 2 provas amanha e cá estou desmontando forno (tudo bem q é mais legal desmontar as coisas do que estudar.) =D

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Valeu lipe vou tentar aqui.

 

Na foto eu tinha tirado a emenda dos fios mas coloquei de volta antes de testar.

agora faz sentido, colocar uma um fio em cada resistência não ia dar certo. ( mesmo assim tentei)

 

Pior que fritou o dimmer, ficou preto feito café de mercado.

 

Mas estouraram trilhas na placa, aparentemente nenhum outro componente foi afetado , religuei as trilhas rompidas e

vamos ver se funciona.

 

IMG_20160505_182629_zpsuktd54de.jpg

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