Ir para conteúdo

Sorvetes caseiros / Sorveteiras


Gilberto

Postagens recomendadas

Gilberto, você fez sorvete de manga, não fez?

 

Você utilizou a manga in natura ou fez geleia ou algo assim?

 

Quero fazer o sorvete de manga mas estou na duvida qual a melhor maneira para não ficar com cristais depois de congelado.

 

Daniel, ja fiz varias vezes o de manga aqui. Sem duvida ficou entre os melhores.

Quando tentei fazer in natura, apenas triturando a manga, apareceram bastante cristais.

Quando triturei e reduzi ela no fogo com duas colheres de açúcar, ficou show, os cristais ficaram quase impercebíveis.

Minha receita foi a básica, uma manga grande reduzida conforme mencionei, duas caixinhas de creme de leite 17% de gordura, meia xícara de açúcar e, uma colher de sopa de essência de baunilha. Fica um espetáculo ;):lol:

Abraços,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou fazer essa sua receita para testar.

 

Estava achando que iriam aparecer cristais se fosse apenas a manga triturada. Depois vou tentar achar essa receita do livro que o Gil falou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Daniel, eis a receita que fiz :

 

500 grs de manga

125 grs de açucar

30 grs de glucose em pó

30 grs de dextrose

33 grs de SUPERGELMIX (base água)

270 grs de água

 

Como você não vai ter o SUPERGELMIX ai sugeri substitui-lo por 1 clara e pode aumentar em 10 grs a dextrose.

 

Eu junto tudo e aqueço a 84ºC em fogo baixo para não cozinhar nenhum ingrediente, menos a clara batida com metade do açucar que só entrara depois que a calda estiver fria.

 

A calda só vai para a sorveteira quando estiver lá com uns 5º C.

 

O pote que vai abrigar o sorvete deixe no freezer, e o sorvete depois que sair da sorveteira tem que ir para o freezer antes de consumir, mesmo na sorveteira profissional o sorvete sai a 6ºC pois acima disto força o motor.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, quanta novidade! Costumo verificar a qualidade da sorveteria pelo sorvete de leite e de limão. Então, Gil, por mim pode levar desses 2 sabores e tiro a prova de que você já pode abrir uma sorveteria premium!  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amanhã vou fazer essa sua receita para testar.

 

Estava achando que iriam aparecer cristais se fosse apenas a manga triturada. Depois vou tentar achar essa receita do livro que o Gil falou.

 

Daniel, eu disse que aparecem cristais com a manga somente triturada, nao aparecem quando você a reduz no fogo com açúcar. ;)

 

 

Caramba, quanta novidade! Costumo verificar a qualidade da sorveteria pelo sorvete de leite e de limão. Então, Gil, por mim pode levar desses 2 sabores e tiro a prova de que você já pode abrir uma sorveteria premium!  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

 

 

Rsrsrs, o de limão não fiz ainda será o próximo, rsrsrs.

 

Esta ue nem eu, vou em sorveteria e tenho que pegar pistache e avelã, só vario o 3º sabor.

 

Já faz um tempinho que estou interessado em fazer o sorvete de limão, ainda estou na dúvida da base, se vai ser a mesma a base de creme de leite ou só água. Por falar nisso, não fiz ainda nenhum sorvete a base de água, alguém já tentou e teve bom resultado?

No mais, o único sorvete que fiz que não ficou nada bom foi de milho, achei bem apagado o gosto. :wacko:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho feito a base de agua, mas tenho usado o Supergelmix que é estabilizante e emulcificante m

Natural da MEC3, São receitas meio como a de manga que coloquei, ficam simplesmente o máximo, cremoso, demais.

No curso fiz de limão siciliano no curso, ficou muito bom.

Em casa fiz de figo, manga e maracuja, o de maracuja ficou super acido, expetacular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, acredito que não vou encontrar aqui na minha cidade este supergelmix (vou procurar), será que da para usar liga neutra e emulsificante para chegar em um resultado parecido?

Quando comecei fazersupergelmix, para fazer a base da jenne (receita do Daniel), comprei a glucose de milho (parece uma meleca transparente), mas usei só uma vez.

Vou ver se acho esse supergelmix, glucose em pó e dextrose.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Root, o Supergelmix você não vai achar, caso queira e vendo 250 grs, o restante encontra, a glucose tem que ser em pó, é mais facil de manusear.

 

Gil, muito obrigado.

Primeiramente vou procurar os demais ingredientes aqui neste final de semana. O complicado é o trabalho que eu acabaria lhe dando, ida correios e tal. Vou ver o que consigo ai te falo.

Por enquanto, mais uma vez, obrigado.

Vocês falando de freezer cheio, desde este último final de semana estou sem o mesmo, minha geladeira tem hora que gela tem hora que para, aqui assistência esta complicado, não sei se é o povo que não quer trabalhar ou sei lá, mas até agora estou com o problema, resumindo, não da para arriscar fazer sorvete antes de arrumar... :mellow:

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer a base da Jeni. Fiz só a base para experimentar. Dessa vez não transbordou, mas acho que se eu tivesse acrescentado alguma calda na sorveiteira, iria transbordar. Provei o sorvete e achei que o sabor ficou bastante amanteigado... Vamos ver amanhã, depois do "amadurecimento" no freezer durante a noite, o sabor fica legal...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago, eu fiz somente uma vez essa base (a primeira vez de uso da maquina), achei nela com alguns sabores muito realçados e não neutra, como acredito que uma base deveria ser, motivo que acabe não a fazendo mais.

Ontem já com geladeira arrumada, minha esposa fez o sorvete de chocolate (com cacau em pó) que consta no manual da maquina, com a modificação de utilizar apenas o creme de leite 17%, e substituindo o leite por mais do mesmo creme de leite. Olha, não canso deste sorvete, é um espetáculo, o melhor sorvete que já tomei até hoje :D

O dia que tinha aqui chocolate em barra e ela fez uma trufa (com leite mesmo) e misturou na massa no final :o :o :o^_^ ^_^ ^_^  ficou sem palavras.

Abraços e continue postando as experiências.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é... Eu também esperava que a base da Jeni resultasse num sorvete de leite bastante neutro. Minha ideia era usar essa base para fazer um sorvete de baunilha. Eu comprei as favas, mas como são muito caras, resolvi não arriscar e testar a base sozinha primeiro. Fiz bem, porque eu acho que não vai ficar tão legal com baunilha. Mas pra fazer um sorvete de queijo para acompanhar um petit gateau de goiaba vai ficar um espetáculo!!! :D

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também Não achei a base muito neutra, mas Fiz sorvete de baunilha e ficou até bom .

Tenho uma receita de sorvete de leite que gostei bastante, só é meio chatinha pq tem que reduzir o leite em fogo baixo a 70%.

Aliás preciso encontrar o papel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje levei no meu pai creme para sorvete de pistache. Comprei 140 g crús, fervi para tirar a pele, sequei no forno, bati no liquidificador por bastante tempo com o leite e açúcar.

 

Textura ficou boa, já o sabor não :( Apareceu muito amargor. É que vários pistaches estavam com partes pretas e usei assim mesmo. Devia ter cortado mas tive medo de ficar com pouco e o sorvete não ter gosto.

 

Na próxima vez ou arrumo pistaches de boa qualidade ou compro uns 50% a mais para poder escolher a dedo só os verdinhos.

 

YlkBeOz.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A textura ficou bonita mesmo!

 

Pior que sorvete de leite ninho fica bom mesmo! Comentei aqui que outro dia estava sem ideia para a base da Jeni e taquei leite ninho em cima. Ficou excelente!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, sobre a textura foi na prova. Não deu para perceber nada de grão moído. Uma vez fiz de amendoim e se percebia.

 

Ou foi porque bati bem mais tempo no liquidificador ou foi por estarem mais macios que os amendoins (por serem fervidos e não totalmente secos, facilitando a vida do liquidificador).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...