Ir para conteúdo

Sorvetes caseiros / Sorveteiras


Gilberto

Postagens recomendadas

Hummmmmm, pior é que achei um video de uma sorveteria italiana que sempre vou e lá estavam eles colocando emulsificante e estabilizante, é o fim do mundo, rsrsrsrsrs. Mas este preparado que comprei só tem dextrose que é uma glucose em pó, a minha base está equilibrada sem emulsificante e estabilizante, vamos ver na prática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil,

 

Baita sacanagem ! Vai postar um tópico de café ... Estou com tremedeira. Creio que seja a síndrome ruiva atacando meu ser !!!!  

Deu muita vontade... Agora não passa de forma alguma .... :blink: :blink: :blink::wacko: :wacko: :wacko:

 

Para quem não possui máquina e está com vontade de algo bem gelado, vai de sorbet com gelo seco (chef Heston Blumenthal )

https://www.youtube.com/watch?v=n_hwtVVrD8U

 

)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsrs,

 

Marquei um curso para outubro, com um técnico italiano. R$ 350,00 dois dias de curso. Embora até lá acho que já estarei um bom sorveteiro mesmo assim resolvi faze-lo.

 

http://www.mec3.com.br/escola-gelato-brasil.html

 

Sacanagem pura ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fui fazer o sorvete de Pistache, descobri que tomaram meu leite integral e me deixaram um desnatado, que meu leite em pó que tinha que ser desnatado era integral, mas enfim com aquela planilha excel que postei consegui corrigir as quantidades, vamos ver o que sai amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vcs tem que visitar a Sicilia, Palermo de preferençia, e tomar sorvete lá. É para chorar ... tão bom. Sabores tão concentrados. E depois um café de um dedinho só ... para entender que esses chazinhos acidos que vcs gostam são bebida de mulherzinha. Rsrs

Abçs

Burny

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sorvete parece gostoso (não provei) mas a textura não deu certo, esta derrentendo fácil, vou refazer a receita com os ingredientes corretos, caso não de certo vou para uma 2ª opção de receita que tem no manual, parece equilibrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio, você iria se divertir com a máquina, mais com a parte matemática do sorvete que com o sorvete em si, é que para conseguir equilibrar todos os componentes precisa alterar várias variáveis inter-relacionadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imagino Gilberto.

 

Em 2007 em um restaurante chinês nos eua, tomei um sorvete de chá verde que gostei bastante.

 

Nesse livro, The Perfect Scoop, tem uma receita. Pede pó de chá verde (matcha) que não encontrei por aqui (Vinhedo, pela net devo achar). Comprei folhas, moí no processador e peneirei. Daí levei o creme lá no meu pai fds passado. Ele tem aquela simples da Arno.

 

Até que ficou bom! Mas os pedacinhos minimos das folhas eram percebidos. O ideal mesmo seria usar o pó. Mais para frente tento novamente com pó.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ana! Não deve ser tão complicado achar. Eu não corri atrás pois foi em cima da hora. Saí para comprar aqui perto no sábado e como não tinha foi com folha mesmo, para levar o creme no domingo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou chegando a conclusão que tenho que fazer as receitas exatamente como estão nos livros, manual, ... E anotar se gostei ou não pois não me encontro habilitado a adaptar as receitas, a coisa é mais complexa, exigirá um curso na Itália, rsrsrrsr.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm sorvetes sicilianos... doces sicilianos. Melhor nem lembrar.

Meninos, isso mesmo, continuem estudando a matemática das receitas e, quando chegarem a receitas quase perfeitas compartilhem, por favor!

Acho que vou adotar essa coisa da sorveteira compartilhada. Minha prima tem e talvez me empreste vez ou outra quando eu estiver no interior. Então tem que valer a pena! =p rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, o pior que eu ainda nao aderi a esteira kkkkk Bjs amiga!

Gil, eu fiz o sorvete de passas ao rum e ficou delicioso! Obrigada por postar a receita!

Eu só cometi uma gafe, rs, deixei no fogo por muito tempo e a gema cozinhou, ficou uns grumos, sabe?

Voltei para o liqüidificador, para ver se ficava mais lisinho mas não resolveu.

Joguei fora e fiz de novo, rsrs, deixei menos tempo no fogo e ficou perfeito, muito gostoso!!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual receita Claudio ? A do manual ?

 

Estes dias andei tomando o sorvete de pistache que havia feito, esta muito bom, mas com todos as leituras que andei fazendo eu já posso chegar a algumas conclusões, faltou um pouco de gordura pois quando se tem a sensação de que o sorvete esta muito gelado é falta de gordura, já o açucar foi muito pois ele não saiu muito firme da sorveteira, caracteristica de muito açucar que abaixa o ponto de congelamento, mas como no sabor o adocicado esta bom então posso concluir que o que coloquei a mais foi a glucose.

Estou gostando de todas estas equações.

 

Hoje fui a uma sorveteria boa de São Paulo e comecei um papo com uma atendente que já ví fazendo o sorvete em outras vezes, faltou pouco para pegar a receita, consegui boas dicas mas não fui preparado para arrancar tudo, mas na próxima vai, rsrsrsrsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do manual sim, Gilberto. Só acrescentei um restinho de doce de leite. Achei que passou de açucar, saiu com pouca consistencia da maquina. Deixei pra provar amanhã. Aline mandou ver mole mesmo, gosta assim, disse que esta muito bom, afinal o doce de leite é argentino, tinha que experimentar (kkkkkkkk longa historia).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem pelo menos a tentação serviu para um exercício de auto-controle, raramente eu compro algo tão logo aparece o desejo, normalmente demoro muito para atender a tão desejada compra, e faço igual com minha filha, pois nem sempre a vida é generosa e em alguns momentos tem que cntrolar até coisas de maior necessidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...