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Torradores


Ruston Louback

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Quanto mais potente, mais rápido vai resfriar. O quão mais potente tem que ser aí depende do projeto.

 

Vale lembrar que, além dos grãos, toda a RC estará bem quente e tem que resfriar junto. Se ela contiver partes que acumulam muito calor (vidro grosso, peças metálicas grossas ou de metais que retêm mais calor) vai demorar mais pra resfriar e, nesse caso, um fluxo mais alto pode ser importante.

 

Não se pudesse inverter a direção do ar.  ;)

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Mas aí o motor e as partes eletrônicas teriam que ser resistentes a alta temperatura. Esse calor que é sugado dos grãos vai para algum lugar, sendo que o ar é um condutivo relativamente eficaz

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Sim, é verdade. 

 

Claro que eu sei que quanto mais ar passa, mais rápido resfria. Meu questionamento foi mais ou menos o seguinte: apenas desligando a resistência e deixando o fluxo de ar no máximo (considerando que na fase final da torra geralmente se usa menos ar que do início pela diminuição de densidade dos grãos), quanto tempo leva pra esfriar? Há benefício em ser mais rápido que isso? Se tiver sensor nos grãos ou próximo, é relativamente fácil de medir o efeito do aumento do fluxo de ar no resfriamento dos grãos.

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Na pipoqueira atualmente faço assim, desligo a resistência e deixo o fluxo de ar no máximo (apesar que fica sempre no máximo).

 

Dá pra ter uma ideia do tempo pelo vídeo que postei outro dia: com 1 min de resfriamento baixou de 212°C para ~95°C, com 2 min para ~60°C, 3 min para ~45°C e só com 4 min chegou em ~40°C. Ainda temos que levar em consideração que, apesar do termopar estar imerso na massa, na fase de resfriamento provavelmente a temperatura interna dos grãos estava mais alta do que a medição apresentada.

 

Na minha opinião poderia ser mais rápido que isso, considerando que se tratavam de apenas 150g de café crú.

 

Mas, como nunca usei outro equipamento, bateu a curiosidade de quanto tempo o pessoal costuma levar pra resfriar os grãos nos torradores (ou resfriadores) domésticos.

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Voltando ao fluid bed.

Acho que agora vai.

Fiz o corte no funil que estava sobrando aqui (e que ia desprezar porque tinha cortado largo demais para o sistema de encaixe que bolei, depois, para a introdução/retirada da câmara de torra (lugar onde ficam os grãos durante a torra)). Aproveitei e colei esse funil ao tubo do soprador, de forma que ele vai servir de base para encaixe preciso da câmara de torra. O cimento cerâmico enfim se revelou um gasto necessário (foi caro para caramba e já estava triste em desprezá-lo). Agora tenho que esperar secar e levar para a cura (em forno). O encaixe ficou bem legal. Seria ainda melhor se fosse soldado (mas, a espessura muito fina do tubo de aço do soprador,. bem como do funil, que não deve passar de .3mm, não me animou a tentar tal empreitada, porque ia furar durante a solda) (já tive experiências desagradáveis nesse aspecto). Assim, estimo, o vazamento de ar por baixo da câmara de torra vai ser desprezível (porque não tem como ficar totalmente hermético sem o uso de silicone (e aí seria necessário um silicone resistente a altíssima temperatura - coisa de 300º intermitente, no mínimo).

 

Da forma que bolei a saída de ar quente, vai existir um fluxo concentrado de ar que vai para cima, direto na massa de grãos. Obviamente, em se tratando de ambiente sob pressão, algum ar que se encontrar logo na saída do soprador vai acabar vazando pelas laterais, antes de adentrar na câmara de aquecimento (como ocorre, por analogia, em um sistema com pressão em água (ex: válvula de expansão), ou estou enganado? digam os experts). Daí eu ter dimensionado a capacidade máxima de grãos para 200g, ao invés das 300g suportadas pela força a ser exercida pelo ar.

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Salve rapaziada!

 

Acompanhando o tópico e procurando absorver algumas informações básicas.

 

Estou me interessando pela idéia da torra doméstica. Nas minhas buscas na internet da vida já me deparei com várias opções discutidas por aqui (Behmor, Gene, Nesco, Freshroast, Hottop, pipoqueiras dentre outras opções) porém recentemente me deparei com uma nova opção que chegará ao mercado em breve de uma marca nova chamada Ikawa.

 

São dois modelos, sendo um residencial e outro "professional" (para cafeterias na verdade). Acho que vale dar uma conferida. Pelas buscas que fiz aqui no fórum este torrador ainda não foi discutido.

 

http://www.ikawacoffee.com/

 

Abs, 

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Pablo ele já foi discutido aqui :

 

 http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3520-kickstarter-ikawa-home-coffee-roaster/

 

Vou repetir o que disse lá , muito caro para um quase protótipo , ele esta saindo quase pelo preço de um hottop , se vc importar ele vai custar algo entre 6000 / 6500 reais , takaropakas , por uma fração desse valor vc vai poder comprar o torrador de leito fluidizado do Guilherme .

 

Com a vantagem de poder ficar enchendo o saco do Guilherme caso o torrador apresente problema  :D

 

Já com o Ikawa que com certeza vai ter muitos problemas , vc vai penar para conseguir qualquer ajuda.

 

 

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Bom, hoje, como tive que ir a Taguatinga pegar um vidro e soldar (em inox) uma tampa de panela que a ex-empregada arrancou a alça (puxando quando a água tinha esfriado e criado um vácuo dentro do recipiente), aproveitei e soldei o funil que iria ser descartado no tubo de aço inox que vai ser encaixado na saída de aquecimento do GTC DI VENTO. Destaco que serão, agora, dois pontos de apoio (um deles é o funil), sendo a função do funil servir como suporte e manter a câmara de aquecimento equilibrada no lugar, evitando que tombe durante a torra.

 

No video abaixo, a câmara de aquecimento encontra-se apoiada apenas no funil, de forma que não há, ainda, a outra peça de encaixe, que vai mantê-la fixa na saída de ar quente.

 




Guilherme
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Hoje acabei de fazer esse suporte de encaixe, cortando o cano em que soldei o funil na medida para alocação na saída do soprador. O encaixe ficou perfeito no soprador. Da mesma forma, o encaixe da câmara de torra ficou excelente. No entanto, ao ligar, notei (em face da pressão que se forma debaixo dos grãos), vazamento considerável de ar por baixo da câmara (na área do encaixe). Solução: silicone de alta temperatura entre os dois funis (obviamente, colado em apenas um deles). Já fiz a primeira mão, que já está seca. A parte de cima já está devidamente vedada quando encaixado. Há, porém, espaço a ser preenchido na parte de baixo (entre um funil e outro). Novo teste em dois dias.

 

O grande problema do torrador fluid bed é justamente evitar vazamento de ar, porque, em face da resistência (força da gravidade ajuda) que os grãos geram ao fluxo de ar que sai do tubo de aquecimento, para manter a pressão de ar no nível necessário, o ar não pode fluir por outro caminho senão para cima, rompendo a massa de grãos, fazendo-a flutuar por alguns segundos até cair nas laterais.

 

Selar totalmente a câmara de ar no tubo de aquecimento é fácil quando ambos estão fixados um no outro (sem que seja possível, por exemplo, separá-los), como no video que, se não me engano, o Mortari pôs o link aqui. Agora, fazer isso (juntando peças diferentes - sem fabricá-las) é outro universo completamente diferente, sobretudo quando a intenção é facilitar a introdução-retirada dos grãos da câmara de torra.

 

Má notícia: comprei o motor que vai gerar um fluxo suficiente e, além disso, reduzir sobremaneira o espaço necessário da caixa controladora. Porém, descobri que ele, embora DC, é um beberrão de corrente.

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  • 2 weeks later...

Como estou de férias, porém sem muito tempo, hoje, enquanto a patroa tirava uma soneca, aproveitei para programar como vai funcionar o GTC Di Vento. Fiz as soldas da placa controladora (agora estou usando fios soldados, ao invés de cabos jumpers). Acabei optando pelo fluxo mais potente (ainda dava para fazer mais potente, mas acho que 760g de empuxo deve ser mais do que suficiente, rsssss). Em razão disso, precisei usar uma fonte estabilizada de 30A. Então, saiu o inflador, mas, por conta da fonte, acabei não ganhando muito espaço no trade off. Acho que agora, vedação não será tão relevante kkkkk. Então, vou deixar só no aço inox 304 mesmo, que vai ficar melhor.

 

Ficou bem interessante o sistema que boléu. Logo quando se liga o conjunto, ele faz alguns bipes e logo está soprando com 30% da potência (que vai ser o fluxo mínimo - se não definir um menor). Só depois disso rola o kick in do sistema de controle (quando se torna possível, ligar o ar quente). Assim, não há risco de queima de resistência.

Mas não devo montar o conjunto tão logo, pois tenho um torrador na bancada para resolver um problema de erros de leitura e fazer algumas melhorias.

 

Em tempo, as chapas do STC DUO chegam lá em casa amanhã. Pena que não vou estar lá para receber, pois estarei viajando. É a vida. Tanto esperei e vou ter que esperar ainda mais.....

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Chegaram as chapas do Duo. Quando abri a caixa, cheguei a pensar que o cabra que fez o serviço errou na medida. Achei tudo muito pequeno. Com a trena na mão, verifiquei que tudo veio no tamanho certo. É que a diferença para o irmão mais velho ficou muito gritante.

 

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Passeando na Preçolândia, além do pote que usei pra fazer um pote "quase tipo" Airscape, encontrei essa fruteira de mesa. Acho que pode ser um excelente recipiente para resfriar os grãos juntamente com um secador de cabelo no ar frio. Eu uso os esquema de peneiras, mas esse "já vem pronto":

 

6ep54wEl.jpg

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Atualizando, hoje conclui a parte do aquecimento. Fiz uma solda fechando as laterais (coisa que devia ter colocado no projeto para realização na fábrica - mas que vai ser incluído na próxima leva). Montei a estrutura para testar com o motor e o tambor interligados. A próxima etapa vai ser fazer as extrusões no tambor por onde vai entrar e sair o café (pequenos cortes). Essa vai ser a prova de fogo, pois se não der certo, de volta à prancheta.

 

Segue pequeno vídeo do tambor girando

 

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Então Guilherme,

 

Normalmente nos torradores grandes entra e sai grão pela frente do tambor, na realidade a parte da frente do tambor não tem tela , tem uma aro em volta da "chapa dianteira" de forma a vedar o tambor, de maneira que não saia grãos pela borda do tambor.

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Gilberto,

O uno fiz dessa forma. No entanto, como a parede do tambor é fina, ele acaba perdendo o balanceamento ótimo e passa a oscilar, tocando na parede frontal, o que me incomoda um pouco. Em razão disso é porque ninguém que cotei se habilitou a fabricar um tambor para mim a um preço possível, optei por uma abordagem diferente. Vamos ver no que vai resultar, sendo que sempre posso adotar a abordagem anterior.

Mas vai entrar e sair pela frente.

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É que este tambor, diferente do Belhmor, tem uma estrutura diferente, teria 2 suportes partindo do eixo com 3 raios partindo para a tela, como uma roda de carro, o aramado da tela ficaria preso a estas " rodas" de maneira que não tenha oscilações, pois é uma estrutura firme.

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Resolvi deixar totalmente vazado.

Até fiz da forma como sugeriu Gil. Mas, como o próprio acoplamento do motor tem um jogo (oscila um pouquinho por ser flexível), resolvi fazer o ponto de apoio em outro lugar, que acabou dando muito certo.

 

Agora falta a parte elétrica e mandar fazer o vidro temperado que vai ser usado como portinhola do café.

 

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