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Torradores


Ruston Louback

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Peças do torrador já estão em Brasília. Amanhã devem entregar. Pena que vão chegar antes das ferramentas que adquiri para fazer a rosca das aletas estruturais do tambor.

 

A furadeira de bancada chega amanhã, junto com o torrador. Já o jogo de machos que vou utilizar para fazer as roscas das aletas do tambor, só será remetido na quarta-feira, chegando aqui, com boas espectativas, na sexta. Quarta de manhã já devo postar fotos das peças. Ansiedade é grande.

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Hoje de manhã, desmontei o STC DUO. Troquei os pés dele, já o preparando para o novo tambor, para a portinhola nova e para o módulo de fluxo de ar. Várias modificações que vão, espero, fazer um senhor efeito.

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Peças do STC QUATRO e do DUO chegaram. Faltaram os anéis do tambor do DUO. Vou cobrar amanhã.

 

O módulo de aquecimento também veio com dois probleminhas. Um por culpa do autor do projeto (eu), outra por erro de execução (fábrica). Vai dar para arrumar aqui. Mas é algo a se anotar para próximas unidades.

 

Minha impressão é que vai ficar muito bonito.

 

Seguem fotos da maioria das peças (esqueci de colocar o fundo do módulo de fluxo de ar junto).

 

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Obrigado pessoal. Também fiquei bem satisfeito quanto ao resultado estético. Uma ou outra coisa a ser modificada para a versão 1.1 (para torná-lo ainda mais bem acabado).

Comecei a correr quanto às coisas que estão faltando. Já arrumei os parafusos e porcas para instalar a portinhola, bem como comecei a alterar duas peças que vieram fora das especificações (felizmente, apenas furos que não bateram e, além disso, uma das chapinhas que fixa a portinhola foi dobrada para o lado errado, de forma que vai ficar um pouco estranha a aparência dessa peça junto ao conjunto, embora não prejudique em nada sua funcionalidade - posto fotos em breve). Ainda tenho que fazer as roscas das aletas do tambor (sem elas não rola funcionar). Pretendo montar todo o torrador hoje a noite ou amanhã, para ver se ficou faltando mais alguma peça (dois aneis que tinha pedido para o STC DUO não vieram e vou ter que solicitar confecção e remessa na fábrica). A pena é que o DUO provavelmente não ficará pronto até semana que vem, a não ser que eu providencie a modificação do anel que está nele aqui em BSB, enquanto aguardo os demais chegarem. Vamos ver. O quatro provavelmente estará funcional até semana que vem (a não ser que tudo dê errado quanto ao tambor). Veremos.

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Vejam o erro na confecção da chapinha da portinhola. Era para ser cada qual em sua extremidade. Se tivessem dobrado diferente isso aconteceria. Dobraram ambas as peças para o mesmo lado e agora ficou uma na extremidade e a outra mais para dentro (o eixo passa em ambas assim como aconteceria se tivesse sido dobrada cada qual para um lado). Sem prejuízo, exceto estético

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Nem pensem que fiquei chateado por causa disso. Faz parte do jogo de se produzir algo e ficaria muito surpreso se tudo tivesse ficado perfeito. Pelo contrário, só tenho a falar bem da indústria que fez o serviço para mim. Super atenciosos, pacientes, dedicados e profissionais.

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Guilherme. Tá ficando muito bonito o torrador. Enquanto isso estou treinando no bolinha pra fazer a "migração" pro STC. O que fiquei muito feliz foi com o tamanho. Lembro que você só tinha o UNO pra venda. Fiquei desanimado com o tamanho mas você tinha sinalizado a construção de um torrador menor. Parabéns! E o melhor é saber que foi um membro aqui do CDC que fez.

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Uma dúvida, o tambor "fechadinho" assim não vai dificultar um pouco a transferência de calor para os grãos, além da eliminaçãos das películas?

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Paulo, parece mais fechado do que realmente é. Ele é todo perfurado. Não são tantos furos, mas o suficiente para permitir a entrada de ar quente, que é ativo no caso desse torrador (bombeado para dentro da câmara de torra). No que se relaciona às películas, só testes empíricos revelarão se elas ficarão dentro do tambor ou cairão para a área que circunda o tambor. No entanto, isso não é prejudicial à torra (veja que o tambor do huky 500 desse cabra é todo fechado, exceto na parte traseira (por onde entra ar) e ainda assim, ele está muito feliz com os resultados). Tais testes deverão ser realizados assim que eu acabar de montá-lo por completo (exceto painéis, que pretendo fazer apenas depois de testá-lo à exaustão). Hoje chegou a bancada de furadeira e amanhã ou sexta (espero, no mais tardar) chega o jogo de machos que preciso usar para fazer as roscas das aletas estruturais do tambor (sem elas, o tambor não tem como ser afixado ao eixo e o eixo ao motor). Se tudo der certo, até o final da semana que vem já terei testado (Igor, se Deus quiser, a patroa e os filhos ajudarem, os dois torradores ficam prontos até sua visita).

 

Valeu Durval. Esse ficou bem pequeno e facilmente transportável. A escolha da espessura (chapa de inox 1mm, exceto aletas estruturais do tambor - inox 5mm), até agora, se revelou acertada. Bem rígido, mas sem pesar em demasia. Em breve, se tudo der certo e ficar supimpa, começo a produção sob encomenda.

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hahaha... com esse trabalho todo ai que o Guilherme ta tendo acho dificil

ficar abaixo de 1k :/ Mas tenho fé que será muito melhor (pro bolso)

do que o moedor de entrada da Atilla que custa mais de 10k hahaha

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Vou ser sincero. Fiz o projeto pensando em montar uma unidade para mim e para colocar no mercado. Por ora, é apenas um segundo protótipo.

Ainda não defini preços caso opte por comercializar (o que só vou fazer se ficar dentro das minhas espectativas, o que espero que fique, baseado nos resultados que vinha obtendo com o DUO até desmontá-lo).

 

Adianto para sanar as dúvidas sob preço que deve ficar entre 2k e 3k. Os custos para fabricar são altos, sobretudo porque algumas peças ainda são importadas e outras seguem cotação do dólar.

 

Hoje montei ele. Já decidi modificar o módulo de fluxo de ar e, na próxima versão (1.1), vou modificar Tb o módulo de aquecimento.

 

Vou simplificar ambos, seguindo a mesma filosofia de montagem do módulo de controle e da câmara de torra. Fica mais fácil de fabricar e mais barato um pouco (porque a área de solda diminui). Além disso, vai proporcionar melhor acabamento e encaixe das peças.

 

Seguem fotos com as peças ainda revestidas da proteção contra riscos

 

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Fiz um teste de carga suportada pelo tambor hoje. Estimo que a carga adequada para torra seja em torno de 600g (um pouco abaixo da metade do tambor). Segue video de teste da capacidade do tambor:

 

 

Nesse video pus 694g, o que chegou até a metade do tambor. Mas, há que se considerar que o café verde expande no curso da torra. Então, estimo 600g, podendo ser até um pouco menos disso.

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Boa quantidade para um torrador de prova! Qual seria a quantidade minima? Vc acha que batches de 400 g seriam possível?

Abçs

Burny

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Melhor ainda Burn.... Quanto menor a carga maior a otimização da torra e homogeneidade dos grãos. Muita carga dificulta tudo


Claro que tudo depende...... torras profissionais neste tipo de equipamento requerem potência de temperatura e boa agitação do tambor, proporcionada principalmente por aletas condizentes com seu tamanho.

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q maravilha Guilherme ! pratica , pequena e ainda é bonita ! vc esta de parabéns pela dedicação e pelo belo projeto .

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Obrigado pessoal. Acho que para funcionar adequadamente, a carga mínima deve ser em torno de 200g (uma vez que o café deverá ficar ao redor do sensor BT para que a medição da temperatura dos grãos seja eficiente).


Quanto ao melhor nível de torra, só testando. Vou fazer sucessivos testes e posto aqui. Já falei com a fábrica e estou confeccionando as alterações no projeto para os novos módulos de aquecimento e de fluxo

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Guilherme,

 

Vou ficar na fila de espera ! Parabéns pela dedicação até o presente momento... :o :o :o :o

Só uma dúvida, haverá algum tipo de isolamento térmico no torrador ? Se não, seria algo a se pensar !

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