Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Salve Ruston e Ricardo.

 

Com o aviso do Ricardo fui ver o post que achei preocupante, mas penso que o Coffeegeek não é o local de melhor referência específica sobre torradores domésticos.

Há bastante material postados por donos de GC no http://www.homeroasters.org e no Sweet Maria's

Acho-os melhores locais para buscar informações.pois são forums de pessoas que praticam a torra doméstica.

Como ainda temos um tempinho, vale a pena dar uma boa estudada sobre o equipamento.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos,

 

Eu não deixaria de comprar o Gene por causa de alguns reviews.

 

Esse review do coffeegeek pode ser um caso isolado.

 

Eu já li um review em outro lugar onde o reviewer (profissional) ao escrever o artigo, começou a anotar as torras e características.

 

Pois bem, na torra 400 e qualquer coisa (eu não me lembro) o gene dele "morreu".

 

Foram 400 e tantas torras. No review apesar do gene dele ter morrido, ele deixou bem claro, que compraria o produto novamente e que o custo que ele teve compensava o benefício.

 

Se fizermos uma pequena conta, usando o Gene pra torrar 250g, teríamos 4 torras pra torrar 1 kilo. Pegando o exemplo do review que eu li, seriam mais de 100 kilos de café torrado, ou seja, para uso doméstico, é muito café. Quanto tempo vc demoraria pra consumir 100 kilos de café?

 

Quando eu estava procurando um torrador (eu e um colega compramos um Behmor), pesquisei muito e falei com vários lojistas de fora, e muitos achavam o Gene o melhor torrador para uso doméstico.

 

Na minha opinião acho que compensa comprar o gene, e "correr o risco".

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só um detalhe, talvez 200g seja o máximo ideal para nossos cafés, que tem mais película. Ainda assim, é uma medida boa para uso doméstico. Com 4-5 torras (provavelmente de 1h30 a 2h de diversão) tem café para 1 ou 2 semanas, dependendo do vício :)

 

O Gene durar 400 torras tá excelente! E ainda o "morrer" pode ser apenas a resistência a ser trocada. Talvez o mais inviável é se a eletrônica (não sei se é uma placa só) morrer.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo.

 

Tem uma plaquinha (CI) e penso que tenha lá uma memória ram para guardar as definições de temperatura e tempo para cada ciclo de torra determinado pelo usuário e que fica então controlando o relógio e o termostato, além do acionamento do ciclo de resfriamento de 2 minutos por padrão.

Nunca li qualquer comentário nos sites gringos sobre alguém que tenha crackeado o GC. Pode ser que dê, né?

Mas, é importante ressaltar que sou muito leigo em eletrônica e também em sistemas para garantir o que estou dizendo. Pode ser apenas uma grande besteira!

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Perguntei isso não pensando em crackeá-lo ou coisa assim, mas com finalidades tributárias.

 

O RTS prevê isenção do imposto de 60% para importação de software, desde que na fatura o meio físico onde o software está instalado venha discriminado separadamente. Para isso o Gene teria que vir com um CD ou algo assim, contendo cópia do software. Nessa hipótese o valor relativo ao software propriamente dito poderia ser destacado na invoice e nao incidiria tributação sobre ele.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo.

Fiquei animado com a possibilidade de alguém tunar o bicho para controle externo.

Mas nada vem descriminando o sw embarcado. Nenhum cd vem incluso, nem mesmo o manual de instrução, que é um livreto.

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Alexandre,

 

Na Alemanha eles ligam o Gene com PC, parece que utilizam uma interface que, por lado entra no PC pela entrada USB e do outro lado a interface tem entrada para 1 ou mais sensores.

Parece ser que também possui um controle de temperatura, reostato ou similar, que é ligado ao aquecedor do Gene.

Aparentemente funciona registrando as temperaturas do Gene, ajustando as curvas programadas no PC (acho que o SW chama Artisan ? ) e funciona aumentando ou diminuindo a corrente elétrica do aquecedor para que acompanhe a curva pré-programada para determinado perfil de torra.

 

Os gráficos anexos dão uma idéia do funcionamento.

 

http://www.kaffee-ne...er-anzeige.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É o software que uso no Quest, mas só para desenhar o gráfico. Mas não são as telas que aparecem ali... O site do Artisan é esse:

 

http://code.google.com/p/artisan/

 

Mas aconselho a todos primeiramente torrarem só com as ferramentas do torrador, e aprender pelo visual e aroma, claro que usando um cronômetro e anotando pontos importantes da torra. Depois a instrumentação pode ajudar a repetir resultados ou ainda a automatizar parte do processo.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

 

Esta semana que passou providenciei o novo cadastro junto ao Itaú para realizar a operação de câmbio. Este cadastramento é necessário porque o fabricante exige o pagamento por carta de crédito ou swift. Ainda não terminou, mas os detalhes que faltam devem ser resolvidos até a próxima 4ª fera.

Todavia, a cotação do câmbio flutuou desajustadamente, atingindo quase 3% à mais do que os R$ 2, provável teto doravante.

Nós também não chegamos aos 8 compradores e não é certo que o fabricante aceite reduzir o nº de equipamentos.

 

Apenas por curiosidade, consultando o eBay, pedi a cotação do frete por USPS a um vendedor do Gene que pede U$ 515 pelo torrador. Os valores que ele cotou foram U$ 95 por Priority e U$ 110 por Express Mail que é a forma que prefiro. Some-se U$ 40 de IOF do cartão de credito e o equivalente U$ 375 de NTS (imp. sobre importação simplificado) e o total ficará em U$ 1040 sem ICMS e com a NTS sobre o valor da mercadoria+frete.

 

Vou mantendo-os informados.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ruston,

 

Até onde sei o Mercado Direto tem bastante reclamação na internet, inclusive queixas de falta de pagamento dos tributos de importação. Eles freqüentemente deixam de entregar ao cliente as guias de importação, o que pode indicar que uma parte das mercadorias entra de forma irregular.

 

O Skybox até onde sei é mais confiável.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Leo

eu vi que o mercado direto parece ficar com as taxas.... hehe

so que eles devem ter algum esquema, pois muitos compraram notebooks e nao foram taxado, mas vieram sem nota fiscal, etc...

skybox, que parece ser o mais correto, tem um custo muito alto e desta maneira é mais fácil a pessoa importar e pagar as taxas depois.

o dólar nas alturas atrapalha um pouco, mas creio que com o Alexandre negociando faremos um bom negócio e direto do fabricante.

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RZ1 vc está sumido cara.... não some não!!!

 

Abraços

 

Fogo

 

Grande Fogo.

 

Seguido estou dando uma olhada por aqui e vou aprendendo com vocês. Já está mais tranquilo quanto ao torrador? hehe

 

Abraço.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...
  • 2 weeks later...

RZ1 Como anda suas torras com o I rost II

 

Tem um amigo meu e do Bruno que está vendendo ele a R$ 530,00 no Rio de Janeiro. E tem pronta entrega.

 

Bruno, é o Sérgio.... ele me ligou dizendo que já chegou os I Rost II

 

 

Parece estar bem em conta, porém só a avista.

 

Gostaria de saber das torras dele

 

 

 

 

 

Márcio, ainda pergunta se ajudou? Claro. E vou aproveitar pra abusar um pouco mais. Estou usando como base a opção que já vem de fábrica com as seguintes configurações:

stage 1 - 196ºC/4:30

stage 2 - 218ºC/2:20

stage 3 - 207ºC/1:00

stage 4 - 174ºC/3:30

stage 5 - 204ºC/1:00

Ela tem gerado uma torra um pouco clara e ácida, embora já consegui extrair um café maravilhoso por acaso em uma xícara. No geral não gostei e mexi nas opções quase sempre aumentando temperatura e/ou tempo. As torras saíram muito escuras pro meu gosto e amargas. Ontem juntei as torras claras e escuras em um pote só, misturei bem e o café saiu muito bom.

Provavelmente vou fazer isso outras vezes, usar torras claras misturadas com as mais escuras. Mas na sua opinião, em que estágios e que itens eu deveria mudar pra diminuir um pouco a acidez sem deixar muito amargo? Pelo que li, soube que estas temperaturas não correspondem as reais, ocorrem muitas variações, mas nem vou me preocupar com isso e sim ver o que posso fazer para chegar a um programa que mais me agrade e depois a partir dele que farei experiências novas. Ainda não consegui nem ouvir os estalos do grão, pois o bichinho é barulhento e li que para isso deveria quase colar a orelha nele. Final de semana devo comprar o tubo pra fumaça, daí posso pensar em ficar grudado olhando e tentando ouvir...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Eu quero um. Como faço para comprar?

 

Só tenho uma preocupação que é com a garantia. Na web as informações são unânimes, trata-se de um produto descontinuado pelo fabricante. Diante disso, pergunto: voltou a ser fabricado? Caso negativo, onde acharemos peças quando for necessário?

 

Eu até perguntei ao Sérgio essas coisas há umas semanas atrás, mas ele não me respondeu.

 

De qualquer forma tô dentro, coloca meu nome na lista.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Léo, é o Sérgio mesmo que me ligou, porém temos que averiguar porque se estiver descontinuado eu tô fora.

 

Como ficaremos com um produto importado que não fabrica mais e não tem um parafuso dele aqui?

 

Não acha?

 

Temos que ver... se vc não tiver o telefone dele eu te mando.

 

Coloca o Bruno na jogada, ele deve ter mais informações

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza Bruno.

 

É o seguinte:

 

O produto ainda está fabricando?

Possui assistência?

As torras ficam boas?

Se comprarmos mais de 1 ou 2 ele parcela?

 

 

São essas as minhas dúvidas. vc liga pra nós?

 

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno,

 

Pergunta a ele se o produto ainda está sendo fabricado e se ele dá garantia / assistência. Já tá de bom tamanho.

 

Fogo, a qualidade das torras acho melhor dar uma olhada nos reviews pela web.

 

Abraços,

 

Léo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

RZ1 Como anda suas torras com o I rost II

 

Tem um amigo meu e do Bruno que está vendendo ele a R$ 530,00 no Rio de Janeiro. E tem pronta entrega.

 

Bruno, é o Sérgio.... ele me ligou dizendo que já chegou os I Rost II

 

 

Parece estar bem em conta, porém só a avista.

 

Gostaria de saber das torras dele

 

Caro Fogo.

 

Tenho torrado pouco, pois andei comprando alguns torrados e não tava dando conta de tomar, mas ontem peguei um unique frutado que tinha torrado há umas 3 semanas e tava ótimo, acho que acertei o perfil que me agrada. Este preço aí está muito bom, eu acho que vale a pena, não me arrependi de ter comprado, estou bem satisfeito até o momento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Eu quero um. Como faço para comprar?

 

Só tenho uma preocupação que é com a garantia. Na web as informações são unânimes, trata-se de um produto descontinuado pelo fabricante. Diante disso, pergunto: voltou a ser fabricado? Caso negativo, onde acharemos peças quando for necessário?

 

Eu até perguntei ao Sérgio essas coisas há umas semanas atrás, mas ele não me respondeu.

 

De qualquer forma tô dentro, coloca meu nome na lista.

 

Abraços,

 

Leo

 

Leo.

 

Quando comprei o meu na invalsa eles tinham as peças externas para vender separadamente, mas agora já vi que não tem mais todas. E a base só em 220V mesmo. As peças internas dela que imagino serem um provável problema futuro. Fora isso talvez o vidro seja um problema em caso de queda ou batida e já vi que não tem mais pra vender ali... imagino que devem ocorrer alguns acidentes de vez em quando, eu sempre tomo o maior cuidado com ele. Pior que teve um dia que deixei muito perto da pia no balcão e ele andou até a beirada, quando vi tomei um susto grande, mas salvei a tempo.

 

http://www.invalsa.com/index.php?cPath=21_35_50_54&osCsid=fac79602815845ca114a7d1bb4dd162d

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...