Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

De fato a agitação ajuda bastante. Hoje fiz novo teste empírico. Utilizando o mesmo café (Chapadão 911), repeti o procedimento de ontem, desta feita, utilizando 100g do Chapadão, ao invés dos 65g de ontem. Com 100g, a torra demorou 9min51s, iniciando o primeiro crack aos 8min14s. Mais uma vez, com apenas 2 jogos de resistências e sem uso do soprador térmico. A torra ficou novamente uniforme. Acho que até 150g da para torrar do jeito que esta. Mais do que isso, precisa de mais calor, sempre lembrando que a temperatura do forno não equivale àquela que ocorre no grão. Posto a foto:

http://www.flickr.com/x/t/0097009/photos/85044844@N05/8325586439/

 

 

Obs: já provei o café dessa torra e achei que ficou um pouco mais escura, embora sem qualquer nota de cinzas. Muito boa para espresso, mas nem tanto para coado. Nenhum ponto de oleosidade, ao menos até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz a derradeira torra hoje a noite - Chapadão 911; 150g; mesmas condições; aumento do tempo da torra para 13min37s; primeiro crack aos 12min29s; grãos amarelos aos 7min. Acima desse peso não arrisco no forno com apenas dois jogos de resistências. Foto novamente no flickr, embora em outras condições de iluminação, uma vez que a torra foi realizada agora a pouco (noite). Grau na escala semelhante às demais - eu chutaria um city+

 

http://www.flickr.com/x/t/0090009/photos/85044844@N05/8327845658/

 

Acabei de provar o café. Foi o melhor das 3 ultimas torras. Foi a que melhor desenvolveu as características do grão. Como a torra é recente, usei o método de moer, esperar 5 min e depois fazer o café. Acho que em uns dois dias ficará ainda mais gostoso.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez um dimmer somente na terceira resistência ...

Como já funciona bem com cargas menores, a configuração de base estaria pronta e não seriam necessárias mais alterações.

A terceira (com dimmer) serviria para acrescentar calor, de forma de possibilitar os ajustes finos, ajustando para quantidade e variação nos perfis de torra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou controlar todas com um PID. Assim, coloco a temperatura que eu quiser. A terceira resistência terá por finalidade apenas acelerar a rampa e distribuir o calor mais uniformemente. Ficarão duas em cima, duas em baixo e duas atras do tambor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O painel vai ficar bem legal com os interruptores que comprei. Dois deles, que vem juntos, são retroiluminados. O outro, que controla o tambor, não é, mas tem o mesmo formato, além de possibilitar escolher o sentido do giro do tambor - horário e anti-horário. Além dos dois interruptores, da para colocar um controlador de voltagem para o motor, mas o que tenho não ficaria harmonioso, pois, embora seja da mesma cor dos demais interruptores, é acionável mediante uma "roda" (que gira para a direita e para esquerda). Gostaria de encontrar um que fosse daqueles de ventilador, mas discreto, que deslizasse para a direita e para a esquerda. Além dos interruptores, também haverá o PID, todos na parte frontal do forno, onde era o painel de controle das funções do Philco.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu também gosto.

O único problema é que esqueço a sistemática e acabo errando e perdendo dados da torra.

Tampouco sei como fazer os "back to back" , desde que fazendo torras sucessivas não da tempo para configurar tudo novamente, mas acredito que tenha um jeito já que também é utilizado profissionalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o 3• jogo de resistências. Agora as rampas serão rápidas. De 28 a 270•C em 6 minutos. Só falta o PID chegar. Aí será só alegria. Deve chegar ainda nessa semana. Pena que não estarei aqui para instalá-lo.

 

http://www.flickr.com/x/t/0094009/photos/85044844@N05/8331668636/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Hoje fiz a penúltima modificação no Philco Rotisserie. Já havia introduzido um terceiro jogo de resistências. Hoje instalei o PID. Ouso dizer que foi um sucesso absoluto! Controle quase total da torra. Fiz a seguinte curva em um café que ganhei de um amigo, que é de Patrocínio MG: programei o PID para esquentá-lo até 180°C. Quando chegou a essa temperatura, introduzi o tambor e liguei a rotisserie. Deixei na temperatura citada por 6 minutos. Programei o PID para esquentar até 250°C. A partir daí a temperatura foi aumentando de dez em dez graus a cada aproximados 40 segundos. Quando começou o primeiro crack a temperatura registrada na área próxima ao tambor era de 245°C (nota-se claramente que há uma diferença entre a temperatura do forno e a dos grãos). Aos 11 minutos começou forte o primeiro crack, que perdurou por 1minuto e 10 segundos, quando encerrei a torra. Vejam as fotos (2 últimas do flickr). Café city para city+, apenas dois grãos desprezados (com pontos de queimado, homogeneidade entre a área externa e interna do grão (cor semelhante entre o grão inteiro e o moido).

 

http://www.flickr.com/x/t/0096009/photos/85044844@N05/8404160252/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Última modificação realizada: introdução do tambor do behmor adaptado para o Philco Rotisserie. Falta apenas pintar o painel para ficar com uma aparência um pouco melhor. Fiz uma torra do café da Fazenda do Condado (pico da bandeira - compra coletiva). O Márcio tem toda razão, bobeou queimou - aconteceu comigo kkkkk. O comportamento do forno com o tambor behmor é bem diferente do com o tambor tabajara do Guilherme. A torra acontece com temperatura muito similar entre a externa e a do tambor. Com o tambor do behmor, a finalização ocorreu com 215°C, enquanto no meu tambor antigo, a temperatura externa era bem diferente da interna. Ele comporta carga bem maior. Ainda não torrei quantidade maior. Fiz duas torras. A primeira queimou e foi para o lixo, com 100g, finalizada aos 11min40s. A segunda, com 150g, foi finalizada aos 10min58, no finalzinho do primeiro crack, que devo dizer, é bem mais audível no tambor behmor. Posto fotos do café e do vídeo do tambor durante a primeira torra (ao fim de 5min e aos 8min).

 

http://www.flickr.com/x/t/0090009/photos/85044844@N05/8407418716/

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...
  • 3 months later...

alguém já tinha visto esse rotisserie?

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/Produto.jsf?VP=59,247,0,259,190866&VPP=ELETROPORTATEIS+FRITADEIRAS+AIR+FRYER+ROTISSERIE+2+EM+1+MASTER+HOME+CONJUNTO+DE+5+ASSADEIRAS+NADIR+MARINEX

 

pesquisando no fórum não achei ninguém falando dele. O danado já vem com um tambor, se a malha não muito grande talvez já sirva direto para o café.. Tem que ver como seria o processo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

alguém já tinha visto esse rotisserie?

http://www.comprafacil.com.br/comprafacil/Produto.jsf?VP=2883,247,0,258,190076&VPP=ELETROPORTATEIS+FORNO+ELETRICO+EXCLUSIVO+AIR+FRYER+E+FORNO+ROTISSERIE+2+EM+1+MASTER+HOME&a_aid=edufortal

 

pesquisando no fórum não achei ninguém falando dele. O danado já vem com um tambor, se a malha não muito grande talvez já sirva direto para o café.. Tem que ver como seria o processo

 

Interessante, no mínimo. Se não me engano, funcionaria por convecção (ar quente) igual ao gene. Mas não sei quanto às modificações necessárias. Se quiser arriscar, dou uma olhada nele para você, quanto a possibilidade de customização (controle da torra).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, no mínimo. Se não me engano, funcionaria por convecção (ar quente) igual ao gene. Mas não sei quanto às modificações necessárias. Se quiser arriscar, dou uma olhada nele para você, quanto a possibilidade de customização (controle da torra).

vou arriscar guilherme, quem sabe é uma solução mais simples. Se couber o tambor behmor então

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pesquisei sobre esse produto, pelo jeito é um china que já teve sua época nos EUA. Tem dele para vender por $30.00 no Ebay

 

http://www.ebay.com/...=item3a810552c1

 

Tem um monte de fábricas listadas no Alibaba que fazem essa My Rotisserie, pela descrição ela tem apenas 600W de potência e a temperatura chega a 200º.

 

Achei um tópico, sem muito mais informações, no coffeegeek

 

http://coffeegeek.co...omeroast/253811

 

Talvez o que salve é a estrutura, mas deve ter que trocar motor e resistência, se é que ele aguentaria Se fosse para pagar os $30,00. Mas R$ 300,00 é meio puxado

 

Achei agora esse vídeo no youtube, onde um cara modificou um e disse que usa o forno semanalmente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o que salve é a estrutura, mas deve ter que trocar motor e resistência, se é que ele aguentaria Se fosse para pagar os $30,00. Mas R$ 300,00 é meio puxado

 

Realmente, por U$30,00 deve ser uma boa base estrutural pra se fazer um torrador caseiro.

 

Achei esse aqui também, não sei se seria muito melhor que esse My Rotisserie, é mais potente (1150W):

 

 

O preço é o mesmo:

http://www.comprafac...a_aid=edufortal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Esse aqui pareceu-me bem interessante. Torra de 100 g a 1,5 Kg. O design é simples e o conceito também.

 

 

Esse aí deve casar bem com um comércio como o seu, maiores quantidades e a gás, que deve sair mais em conta que o elétrico.

 

 

Realmente, por U$30,00 deve ser uma boa base estrutural pra se fazer um torrador caseiro.

 

Achei esse aqui também, não sei se seria muito melhor que esse My Rotisserie, é mais potente (1150W):

 

 

 

O preço é o mesmo:

http://www.comprafac...a_aid=edufortal

 

Esse aí tem um tambor que não fecha, o ideal seria comparar os dois.

O my rotisserie pelo que o usuário do youtube colocou é modificável a ponto de servir.

Se será uma boa torra só experimentando. Se fosse o preço dos EUA eu já tinha comprado para fuçar.

A grande vantagem dele é que o tambor já vem pronto. Em princípio devemos trocar motor, para girar mais rápido e colocar um PID para controlar a temperatura. O usuário do youtube disse que precisou colocar um isolante térmico também.

Se as modificações forem só essas estimo um custo de 100 a 150 reais, que somado ao forno teria um preço interessante para uma torradora controlada eletronicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais informaçōes sober o Stonka.

O preço e bastante salgado ...

 

 

Hi again,

No problem - re Stonka coffee roaster prices to give you an idea:

 

Our Sample/Mini roaster is $11,000.00+GST NZD so approximately $8,996.00AUD on today's exchange rate.

 

For the next size up which is our 3kg roaster, the price is $15,000.00 + GSTNZD so again about $12,266.00AUD.

 

We shipped one over for a coffee conference a couple of years ago and it cost about $1,000.00NZD to air freight it. There may be cheaper options available but we had a short time frame to get it there.

 

Again, if you want more specific information re specifications, we are at info.stonka.co.nz or you could call us on 0064 274 335593.

Regards

Nigel Walsh

Stonka Coffee Roasters.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...