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Krups gvx2 stepless


Victor Costa

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Pessoal,

 

Fiz uma pequena melhoria no Krups GVX2 retirando os passos de ajuste da moagem, deixando-o stepless.

Pra fazê-la é muito simples, sendo necessário apenas uma chave de fenda bem fina, tipo de relojoeiro, e uma abraçadeira de nylon pequena (aquelas fitas pra prender fios).

 

1º - Retire o botão de ajuste da moagem com a chave de fenda. Note na figura que existem três travas que devem ser pressionadas com cuidado enquanto puxa o botão para fora.

 

post-972-0-78817500-1406579918_thumb.jpg

 

2º - Prenda a abraçadeira por cima do pino que faz a trava para os passos de ajuste, conforme a segunda foto. Ela servirá para manter o botão sobre pressão para que não gire durante a moagem. Deixe a trava da abraçadeira para baixo certificando-se que não vá escapar.

 

post-972-0-22954500-1406579929_thumb.jpg

 

3º - Recoloque o botão, cuidando com as travas para não quebrá-las.

 

Aqui nos meus testes, consegui ajustar a moagem do café que tinha (Cafés do Brasil - Orgânico) para uma perfeita, coisa que não conseguia, pois estava entre dois passos do ajuste.

 

Abraços e bons cafés!

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Guest Anita

Excelente, Victor. Ganha-se assim mais uns pontos de moagem.

 

Aproveitando: personaliza tua foto e completa o perfil. Facilita a troca de informações.

 

Bons cafés.

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Nesses dias utilizei o dimmer para fazer com que o Krups moesse mais devagar.

Deixou de cuspir café para todos os lados mas não notei muita diferença na xícara não.

Essa modificação do Vitor é bem interessante para quem precisa moer mais fino.

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Esse foi o café extraído após a melhoria.

 

post-972-0-20296600-1406585493_thumb.jpg

 

Antes disso, ou a crema ficava escura demais com muita acidez, ou muito clara, criando um café totalmente sem corpo.

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Victor

Linda extração. Até 'meio' tigrada. Deve ter ficado gostoso.

Iniciei com um set igual ao seu. :) 

 

Anita

O meu é uma maravilha. Moi fino e grosso.

 

Acho que o segredo dele é, após a limpeza (feita com boa periodicidade), levar o botão de ajuste para o lado de moagem mais grossa e depois encaixar a mó superior.

Comprei o Encore justamente por conta do Krups não mais estar moendo a contento e depois que o Encore chegou foi que descobri esse 'truque' lendo aqui mesmo no fórum do Clube.

 

Mas aí já era tarde... pois depois veio a Silva, o pid e o novo membro da família já está a caminho. :ph34r: 

Ou seja, a Ruiva me pegou de jeito.  :P 

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confirmo o que todos disseram antes de eu comprar o Krups, o problema dele não esta em fazer uma moagem fina ou grossa e sim de não moer de forma uniforme, o que prejudica e muito nas extrações.

Modificação valida seria se fosse possível substituir a mós.

Abraços,

Eduardo

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Muito interessante... assim que arrumar um tempo, vou tentar... acho que o ponto ideal (no meu caso) seria entre o passo 5 e 6, essa pode ser a solução pros meus problemas ! :)

 

Quanto a uniformidade da moagem, não vejo tanta discrepância como comentam... pra mim o problema dele é o empelotamento... creio que causado pela estática do recipiente...

 

Uma outra mod interessante seria moer direto pro PF...

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Concordo com o Marcos. Consigo fazer moagens bem homogêneas e com pouca variação na extração. O que sinto é que, devido a vários relatos diferentes, que a qualidade de produção pode estar a desejar e geram diferenças entre lotes/equipamentos.

 

Sobre as outras mods, estou estudando as duas. A primeira, extrair direto no PF, creio ser mais simples, já a segunda é complicado, pois as medidas tem que ser exatas.

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Disse da desformidade baseado em que para espresso é bem difícil fazer uma tiragem em filtro comercial que fique uma crema volumosa, entre alguns outros detalhes. Não tenho problema em deixar o pó fino, bem longe do mínimo, da moagem, minha maquina perereca para extrair o espresso.

O que li em alguns tópicos que dizem que para entender a desformidade: basta imaginar cozinhar diversos tipos de macarrão em uma mesma panela no mesmo momento, uns saem mais duros, outros mais moles, isto que ira comprometer o resultado final.

Vejo tantas mods por ai, gostaria muito de de alguém encontrasse uma forma de melhorar ainda mais nosso querido moedor neste quesito.

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Eu achei uma otima ideia , um dos problemas do krups é a grande diferença entre steps dele .

 

Quanto a moer mais fino eu experimentei colocar calços embaixo da mó superior , eu usei folhas de papel aluminio , funcionou parcialmente , ele moia mais fino , mas , não ficava legal .

 

Quanto a moer mais grosso (FP) , não vejo como ele possa fazer isso.

 

O problema do Krups é que ele foi projetado para café coado e moka , fora dessa faixa , um pó mais fino acaba sendo esfarelado e um mais grosso não tem como.

Para coado e filtro pressurizado ele é muito bom.

 

Abs

C. Eduardo 

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  • 4 years later...
Em 7/28/2014 at 17:40, Victor Costa disse:

Pessoal,

 

Fiz uma pequena melhoria no Krups GVX2 retirando os passos de ajuste da moagem, deixando-o stepless.

Pra fazê-la é muito simples, sendo necessário apenas uma chave de fenda bem fina, tipo de relojoeiro, e uma abraçadeira de nylon pequena (aquelas fitas pra prender fios).

 

1º - Retire o botão de ajuste da moagem com a chave de fenda. Note na figura que existem três travas que devem ser pressionadas com cuidado enquanto puxa o botão para fora.

 

post-972-0-78817500-1406579918_thumb.jpg

 

2º - Prenda a abraçadeira por cima do pino que faz a trava para os passos de ajuste, conforme a segunda foto. Ela servirá para manter o botão sobre pressão para que não gire durante a moagem. Deixe a trava da abraçadeira para baixo certificando-se que não vá escapar.

 

post-972-0-22954500-1406579929_thumb.jpg

 

3º - Recoloque o botão, cuidando com as travas para não quebrá-las.

 

Aqui nos meus testes, consegui ajustar a moagem do café que tinha (Cafés do Brasil - Orgânico) para uma perfeita, coisa que não conseguia, pois estava entre dois passos do ajuste.

 

Abraços e bons cafés!

Boa noite,

Depois desse ajuste voce coneguiu moer mais fino?

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  • 4 weeks later...

Boa tarde!

Não, na verdade apenas vc tem mais graduações, talvez infinitas, pois não tem mais o passos que te forçavam em alguma delas.

O mínimo e máximo ficam inalterados.

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  • 4 months later...
  • 9 months later...
  • 4 weeks later...
Em 28/07/2014 at 18:32, Cletus disse:

Nesses dias utilizei o dimmer para fazer com que o Krups moesse mais devagar.

Deixou de cuspir café para todos os lados mas não notei muita diferença na xícara não.

Essa modificação do Vitor é bem interessante para quem precisa moer mais fino.

Quando você dimerizou o moedor Krups ele funcionou à partir de qual ajuste do dimmer? Por volta de 60% ou muito acima disso? Estou pensando em comprar um 220V e utilizar em 127V mesmo pra moer de forma mais "suave".

A dúvida é se nesse nível de tensão ele já funciona ou se fica muito abaixo do necessário.

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3 horas atrás, Fabio BH disse:

Quando você dimerizou o moedor Krups ele funcionou à partir de qual ajuste do dimmer? Por volta de 60% ou muito acima disso? Estou pensando em comprar um 220V e utilizar em 127V mesmo pra moer de forma mais "suave".

A dúvida é se nesse nível de tensão ele já funciona ou se fica muito abaixo do necessário.

Ola,

Essa ideia de ligar um moedor de 220 em 110 não me parece muito legal. É muito diferente de ligar em 220 com um dimmer. Estou presumindo que esse motor seja de AC e não de DC como modelos da Baratza. Resumindo muito: quando um motor gira ele gera a força contra eletromotriz que impede ele  de esquentar em demasia e queimar as bobinas. Quando você alimenta com a metade da voltagem e aplica carga ele vai esquentar muito, perder força e muita chance queimar. Agora o dimmer é uma opção válida. 

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4 minutos atrás, Pedro Freire disse:

Ola,

Essa ideia de ligar um moedor de 220 em 110 não me parece muito legal.O motor é uma  carga indutiva! Se fosse resistiva ai tudo bem. É muito diferente de ligar em 220 com um dimmer. Resumindo muito: quando um motor gira ele gera a força contra eletromotriz que impede ele  de esquentar em demasia e queimar as bobinas. Quando você alimenta com a metade da voltagem e aplica carga ele vai esquentar muito, perder força e muita chance queimar. Agora o dimmer é uma opção válida pois mantem razoável o torque e reduz o giro. 

 

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1 hora atrás, Pedro Freire disse:

 

Oi Pedro, obrigado pela resposta. Fiquei com algumas dúvidas sobre o que você apontou então gostaria que me esclarecese alguns pontos.

Quando você liga o motor numa fonte CA 220V e utiliza o dimmer na prática você está reduzindo o valor da tensão RMS aplicada ao motor, ou não?

Digamos que esse dimmer seja regulado para conduzir 60% da senóide, o valor RMS da tensão será aproximadamente o mesmo de se ligar em 127V RMS. A diferença estaria nos valores de pico de tensão apenas, correto? Isso alteraria o torque em alguma coisa?

O fato do dimmer cortar a condução de corrente das bobinas (indutores) do momento em que a polaridade da senoide inverte até o momento em que é atingida a tensão de disparo selecionada no potenciometro gera alguns surtos de tensão devido ao chaveamento das bobinas. Esse efeito não poderia ser mais prejudicial ao funcionamento do motor do que uma tensão continuamente mais baixa aplicada ao motor?

Valeu!

 

funcionamento_dimmer.png

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Bom Dia Fabio,

Isso, reduzindo a tensão RMS. A grosso modo é como se você ligasse e desligasse o motor na tomada. Com isso ele teria tempo sem corrente fluindo e a rotação mantida pela inércia. Esse surtos são curtíssimos pulsos transientes de alta tensão em relação a tensão de alimentação e de polaridade inversa. Esses pulsos até onde sei não são prejudiciais a bobina do motor, mas sim ao dispositivo chaveador. Como no caso de controle de AC normalmente é feito por TRIAC não tem problema porém como no caso de relés onde se tem de usar um diodo em paralelo para proteger o semicondutor chaveador. A rede elétrica também fica "suja" com transientes devendo ser usado filtro de linha no dimmer.  

Agora na parte prática da questão estou presumindo que você quer "amaciar", reduzir a rotação do moinho, acredito que pelo fato de existir um pensamento de que rotação elevada pode pelo atrito dar calor excessivo nos grãos. Na minha opinião, veja bem na minha opinião, isso está muito mais pra preciosismos de que efeito prático na realidade. Porque além do mas, quando o fabricante escolheu a rotação foi levado em conta outros  fatores como tamanho, eficiencia da mó (Burr), dissipação do calor pela estrutura e etc. 

Eu nunca vi um moinho de café de fabrica com controle de velocidade. Se existe, eu não sei. Até onde sei você pode controlar com Triacs, que mas ou menos um PWM baseado no angulo da fase ou PWM "puro" com onda quadrada variando o Duty Cycle nesse caso mas para DC. No caso do Triac você vê que o ideal é que a carga seja resistiva no caso do motor AC há perda de torque por razões óbvias de ser aplicado menos força (energia eficaz). No caso de uma furadeira por exemplo você começa com baixa rotação mas não faz muita pressão, o que diminui necessidade de torque e paulatinamente aumenta a rotação e pressão. No caso do moinho de café ele parte da inercia e com carga maxima necessitando de todo o seu torque. A maioria desses moinhos são direct drive, sem redução de carretas e quando tem redução o motor é menos potente. Tenho um liquidificador que veio de fabrica com dimmer mas o motor tem 1.000 Watts e tem redução por carretas. O motor deve ter rotação elevada, as carretas reduzem, dando torque suficiente para a partida e o dimmer controla a velocidade. Ou talvez no caso do liquidificador o motor seja ainda de DC controlado por PWM de onda quadrada onde a tensão nominal e corrente são aplicadas na partida.  Mas esse conjunto foi projetado para ser assim, tendo sido pensado nessas variáveis todas. 

Abraço e boas experiências!     

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