Ir para conteúdo

Novo tamper: the great leveler


Bernardo B

Postagens recomendadas

Grande ideia , simples , pratico e acredito que funcione , mas , 84 dolares americanos , takaro. 

 

https://www.thegreatleveller.com.au/test/product

 

Se a gente esperar um pouco , logo logo vão aparecer copias/similares por 50 dolares ou menos , a ideia apesar de excelente é simples de copiar.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puristas chamarão de muleta, sobrinhos se acharão baristas, mas eu chamarei de mão na roda e direi que achei bacana.. kkkkk

 

Cacetada Bino, já subiu pra 90 dolares...

Agora direi que aguardo notícias dos chineses...

Editado por Ricardo Esteves
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a idéia é boa. Mas não adianta compactar nivelado se o pó não estiver com distribuição homogênea. Ainda não vi solução para isso.

 

Para ficar bom mesmo, mas inviável de implementar para ser prático, seria por o filtro com o pó já razoavelmente distribuito num saco e fazer vácuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me referi a distribuição do pó no filtro, não de tamanho de particulas. E sim, nós que temos que fazer isso bem feito para que o tamper apoie por igual em toda área. Não vi método prático que faça isso. Compactar é o de menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, o Doug da OE fez o mesmo comentário que você sobre distribuição e nivelamento.

 

PS: no meu caso, como não tenho problema de distribuição com o HG-One, duas batidinhas na bancada e tudo que precisa para distribuir uniformemente, funcionaria bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendi o que você quer dizer com distribuição Sergio. Poderia explicar melhor? Meu pensamento após o seu primeiro comentário foi em direção ao do Santiago. Sempre pensei que uma moagem consistente e adequada mais uma compactação bem feita e nivelada seria o suficiente... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, imagine começar a compactar com o pó formando uma montanha de um lado do filtro e um vale do outro. Usando esse super tamper aí vai resolver? Não... vai ficar fofo do lado que estava baixo e ali vai canalizar.

 

Melhor usar o tamper mais livre, assim ele se adapta a distribuição não perfeita, e na compactação fazer com que o bolo fique com pressão uniforme.

 

Bernardo, vou tentar achar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra mim esse tamper resolve um problema: compactar nivelado. Assim como o Calibrated Espro resolve o problema de inconsistência na força do calcamento (há controvérsias que isso seria um problema, mas, enfim...). O lance é que nivelar ou manter uma força constante na compactação não são coisas difíceis de se fazer com um tamper comum. Por isso, acho que esse tamper legal, assim como o Espro, mas tão útil assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu gostei e tudo que venha acrescentar para deixar a extração mais consistente acho válido, gosto bastante do espro onde nunca precisei ficar preocupado com força de compactação apenas com a granulometria da moagem, é um tamper pesado, muito bem acabado apesar de caro.

Se não tiver um moedor bom o WDT  ajudará na distribuição mas mesmo assim você pode fazer a compactação torta, então com este tamper seria um problema a menos, poderiam ter feito a calibração da pressão também, ai ficaria perfeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso Santiago. Agora basta sua distribuição ficar tão perfeita quanto o nivelamento desse tamper aí. Se não ficar, ele só piora. Na minha opinião, melhor o tamper convencional que permite correção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço assim:

 

- funil no filtro fora do PF

- pó no filtro

- WDT

- chacoalho de um lado para o outro o filtro apoiado na mesa. Só paro quando estiver razoavelmente plana a distribuição

- umas 2 batidinhas com o filtro na mesa

- nutation leve (deve ser desnecessário, mas não perco o hábito)

- compactação só com as pontas dos dedos, não para nivelar e sim para deixar o bolo com pressão homogênea

- giradinha no tamper

- filtro para o PF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha técnica habitual é parecida com a de Sérgio, o filtro vai apoiado no funil da HG, o que da uma altura praticamente perfeita, acima do filtro o funil colorido da OE, só para segurar de escapar um pouquinho de pó ...

O pó cai com uma distribuição em forma de vulcão, bem centralizada no filtro e com duas batidinhas já fica com o nivelamento quase perfeito.

Coloco o tamper, segurando com os dedos verifico o nivelamento e dou mais duas batidinhas para calcar.

Se tiver alguma dúvida faço uma rotação de polimento, somente o peso do tamper, para verificar o nivelamento, e quando (muito eventualmente) aparece, corrijo com nutation.

Já tive de fazer bastante WDT, quando as mós eram novas no entanto, hoje e praticamente desnecessário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma lástima tirar o pó do Pharos. Eu uso o funil da Aeropress para coletar o pó do Pharos direto no filtro. Levanto o funil, girando o filtro e já distribuindo o pó. Depois faço o WDT com o arame de um clips. Dou uma ou duas batidinhas com o filtro na bancada, depois faço o calcamento. Às vezes só com os dedos, às vezes com a mão, como fazer normalmente os baristas. Tudo bastante teórico, porque na prática, preciso tirar o fundo do meu PF da Mini Gaggia. Ou seja, não sei se minha técnica está funcionando bem. Mas funcionava legal com a Mypressi.

 

Bernardo, tem usado o Pharos? Faz WDT quando utiliza esse moedor, né?

 

Sergio, não entendi como um tamper convencional permitiria a correção de uma distribuição mal feita. Seria deixando o bolo torto, mas todo com a pressão de compactação? Não consigo imaginar como isso daria certo...  :huh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Corrigir 100% claro que não dá... Apenas fica melhor do que se tivesse pressionado exatamente na vertical. Apertando a base só com os dedos dá para perceber que as vezes tem dedo que desce mais pois estava em local mais fofo.

 

Não é algo exato e sim subjetivo. É feito no achometro. Igual parar no blonding...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa , esse papo me tranquiliza , é bom saber que no fundo ninguem aqui sabe realmente usar um tamper , todo mundo como eu carteia alguma coisa na base da tentativa e erro .  :)

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...