Bernardo B Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Nivelamento perfeito: 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Grande ideia , simples , pratico e acredito que funcione , mas , 84 dolares americanos , takaro. https://www.thegreatleveller.com.au/test/product Se a gente esperar um pouco , logo logo vão aparecer copias/similares por 50 dolares ou menos , a ideia apesar de excelente é simples de copiar. Abs C. Eduardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 (editado) Puristas chamarão de muleta, sobrinhos se acharão baristas, mas eu chamarei de mão na roda e direi que achei bacana.. kkkkk Cacetada Bino, já subiu pra 90 dolares... Agora direi que aguardo notícias dos chineses... Editado 11 Agosto 2014 por Ricardo Esteves Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Realmente a idéia é boa. Mas não adianta compactar nivelado se o pó não estiver com distribuição homogênea. Ainda não vi solução para isso. Para ficar bom mesmo, mas inviável de implementar para ser prático, seria por o filtro com o pó já razoavelmente distribuito num saco e fazer vácuo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Distribuição homogênea quem tem que entregar é o moedor, não? Se o moedor não faz isso, a gente apela pra técnicas de "arrastamento" do pó ou pro WDT (esse último é a que eu apelo). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Me referi a distribuição do pó no filtro, não de tamanho de particulas. E sim, nós que temos que fazer isso bem feito para que o tamper apoie por igual em toda área. Não vi método prático que faça isso. Compactar é o de menos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Não achei muita graça. Acho que não pega. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
paulohvs Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Deveria virar tamper padrão de fábrica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Sérgio, o Doug da OE fez o mesmo comentário que você sobre distribuição e nivelamento. PS: no meu caso, como não tenho problema de distribuição com o HG-One, duas batidinhas na bancada e tudo que precisa para distribuir uniformemente, funcionaria bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Não entendi o que você quer dizer com distribuição Sergio. Poderia explicar melhor? Meu pensamento após o seu primeiro comentário foi em direção ao do Santiago. Sempre pensei que uma moagem consistente e adequada mais uma compactação bem feita e nivelada seria o suficiente... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Igor, imagine começar a compactar com o pó formando uma montanha de um lado do filtro e um vale do outro. Usando esse super tamper aí vai resolver? Não... vai ficar fofo do lado que estava baixo e ali vai canalizar. Melhor usar o tamper mais livre, assim ele se adapta a distribuição não perfeita, e na compactação fazer com que o bolo fique com pressão uniforme. Bernardo, vou tentar achar =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 A compactação não conserta distribuição de po ruim no filtro. WDT, sim Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 msg do doug Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Sérgio, e este aqui: http://www.home-barista.com/knockbox/new-style-tamper-t31739.html Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Então o ideal seria WDT + tamper normal e livre para dar uma nivelada sem compactar (quem sabe nutation) + great leveler muito trabalho... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Exagero Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Igor Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Rodrigoquís, por isso que se chama hobbie... #embuscadaxícaraperfeita kkkkk, mas eu não faria isso tudo não... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 É que esse "great leveler" não ataca a raiz do problema. Solução ilusória. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Pra mim esse tamper resolve um problema: compactar nivelado. Assim como o Calibrated Espro resolve o problema de inconsistência na força do calcamento (há controvérsias que isso seria um problema, mas, enfim...). O lance é que nivelar ou manter uma força constante na compactação não são coisas difíceis de se fazer com um tamper comum. Por isso, acho que esse tamper legal, assim como o Espro, mas tão útil assim. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Ainda não captou Santiago... Melhor bolo torto com compactação homogênea que reto mas com áreas fofas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Eu gostei e tudo que venha acrescentar para deixar a extração mais consistente acho válido, gosto bastante do espro onde nunca precisei ficar preocupado com força de compactação apenas com a granulometria da moagem, é um tamper pesado, muito bem acabado apesar de caro. Se não tiver um moedor bom o WDT ajudará na distribuição mas mesmo assim você pode fazer a compactação torta, então com este tamper seria um problema a menos, poderiam ter feito a calibração da pressão também, ai ficaria perfeito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Sergio, não captei mesmo. Não ouvi o áudio do vídeo. O melhor mesmo é bolo reto com compactação homogênea, ou seja, Great Leveler + WDT. Tô certo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 pó bem distribuído no interior do filtro e corretamente compactado é só isso gente Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Isso Santiago. Agora basta sua distribuição ficar tão perfeita quanto o nivelamento desse tamper aí. Se não ficar, ele só piora. Na minha opinião, melhor o tamper convencional que permite correção. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Eu faço assim: - funil no filtro fora do PF - pó no filtro - WDT - chacoalho de um lado para o outro o filtro apoiado na mesa. Só paro quando estiver razoavelmente plana a distribuição - umas 2 batidinhas com o filtro na mesa - nutation leve (deve ser desnecessário, mas não perco o hábito) - compactação só com as pontas dos dedos, não para nivelar e sim para deixar o bolo com pressão homogênea - giradinha no tamper - filtro para o PF Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Agosto 2014 Autor Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 A minha técnica habitual é parecida com a de Sérgio, o filtro vai apoiado no funil da HG, o que da uma altura praticamente perfeita, acima do filtro o funil colorido da OE, só para segurar de escapar um pouquinho de pó ... O pó cai com uma distribuição em forma de vulcão, bem centralizada no filtro e com duas batidinhas já fica com o nivelamento quase perfeito. Coloco o tamper, segurando com os dedos verifico o nivelamento e dou mais duas batidinhas para calcar. Se tiver alguma dúvida faço uma rotação de polimento, somente o peso do tamper, para verificar o nivelamento, e quando (muito eventualmente) aparece, corrijo com nutation. Já tive de fazer bastante WDT, quando as mós eram novas no entanto, hoje e praticamente desnecessário. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 É uma lástima tirar o pó do Pharos. Eu uso o funil da Aeropress para coletar o pó do Pharos direto no filtro. Levanto o funil, girando o filtro e já distribuindo o pó. Depois faço o WDT com o arame de um clips. Dou uma ou duas batidinhas com o filtro na bancada, depois faço o calcamento. Às vezes só com os dedos, às vezes com a mão, como fazer normalmente os baristas. Tudo bastante teórico, porque na prática, preciso tirar o fundo do meu PF da Mini Gaggia. Ou seja, não sei se minha técnica está funcionando bem. Mas funcionava legal com a Mypressi. Bernardo, tem usado o Pharos? Faz WDT quando utiliza esse moedor, né? Sergio, não entendi como um tamper convencional permitiria a correção de uma distribuição mal feita. Seria deixando o bolo torto, mas todo com a pressão de compactação? Não consigo imaginar como isso daria certo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Corrigir 100% claro que não dá... Apenas fica melhor do que se tivesse pressionado exatamente na vertical. Apertando a base só com os dedos dá para perceber que as vezes tem dedo que desce mais pois estava em local mais fofo. Não é algo exato e sim subjetivo. É feito no achometro. Igual parar no blonding... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Eu acho que ficaria bom usando primeiro um tamper bem convexo e em seguida um tamper plano. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 11 Agosto 2014 Denunciar Share Postado 11 Agosto 2014 Ufa , esse papo me tranquiliza , é bom saber que no fundo ninguem aqui sabe realmente usar um tamper , todo mundo como eu carteia alguma coisa na base da tentativa e erro . Abs C. Eduardo 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas