Bernardo B Postado 5 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Após estes resultado, ainda vale a pena fazer as pontes para verificar com total segurança ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 5 Abril 2015 Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Se está tudo dando resistência, não precisa jumpear. Para a resistência de aquecimento 50 - 60 ohm está ok (dá perto dos 1000 W) Então pode ser o sensor de temperatura ou mesmo a placa. Um modo de testar se é o sensor seria inverte-los na placa pelos conectores. O de vapor vc liga no conector de extração e vice-versa. Se passar a esquentar o grupo, saberá que o sensor de extração é o problemático. Se continuar não esquentando é algo mais "sério" na placa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 5 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Sérgio, juntei coragem novamente, e segui os fios para ver onde encaixavam na placa processadora. Tinha um em comum para ao dois termoblocos e dois outros : um para o bloco (fio vermelho) e ao lado a conexão para o grupo (fio branco). Baionetas, conforme instruções inverti os fios: o grupo no terminal do vapor e vice-versa. Bingo ! Com 18 segundos o LED começou a piscar rapididamente (sinal de algum defeito) mas desta vez o grupo esquentou perfeito, e o termobloco do vapor nada. Desta forma confirma que nao tem defeito em nehum dos dois termoblocos, seus termostatos nem fusíveis, tudo funciona. Então ... diria que o componente da placa, que comanda a ligação do grupo deve estar com defeito ... Poderia ser um problema eletrônico, mas também poderia se lógico, desde que existe todo um sistema para regular a temperatura do grupo. O resto do SW funciona, todas as regulagens respondem aos controles, somente a temperatura do grupo que fica em 0 . Qual seria o próximo passo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 5 Abril 2015 Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Bernardo, pelo que entendi vc inverteu a parte de saída de potência, que marquei em vermelho abaixo. Agora volte tudo na posição original mas troque os conectores dos sensores, que marquei em azul abaixo. Veja o funcionamento. Dependendo de como for saberemos se é o sensor que está com problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 5 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Sim Sérgio, foram esses que inverti. Os azuis, pelo que entendi, são os fios dos outros dos pólos dos dois termoblocos, e pelo que estou vendo estão ligados juntos (fotos): entra do grupo um azul e desce outro azul, que se une (abaixo) com um vermelho, que vai ao de vapor, nao vejo como inverter .. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 5 Abril 2015 Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Você teria que soltar a placa daí e na outra face provavelmente os sensores estão conectados via conectores. Seria inverte-los lá. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 5 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Abril 2015 Tentei soltar a placa, mas esta presa pelos conectores laterais, vou ter de desmontar mais para conseguir acesso. Nao achei instrucoes sobre este particular. Vou ter de dar uma estudada para ver qual o melhor caminho de desmontar sem quebrar nada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 A luz do sol estava favorável e finalmente consegui visualizar como soltava a placa sem desmontar toda a máquina. Em fim saiu fácil e já deu para identificar as conexões das flechas azuis. Vou dar uma pensada para ver como fazer a inversão das conexões sem quebrar nada, remontar, colocar água (não quero arriscar queimar por falta d'Água ) e testar. Agora, vou tentar interpretar e entender o teste: os dois sensores estão frios, consequentemente (estando em bom estado) deveriam deixar passar energia para que esquentem os termoblocos. Consequentemente, se o termobloco do grupo passa a esquentar o defeito estaria no sensor do grupo (já que com o sensor do vapor estaria funcionando) do contrário o defeito estaria na placa, é isso ? Também, se o sensor do grupo estiver bom, o termobloco do vapor teria de esquentar, do contrário esse sensor estaria quebrado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Exatamente Bernardo! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Acho que o teste funcionou ... seria o sensor do grupo. Bem, a surpresa foi que os conectores dos dois sensores são diferentes em não dá para inverter. Dai voltei as aulas de Sergio e medi a continuidade (estou fera) entre os polos dos sensores. O do termobloco deu 0,6, sinal que passa energia, enquanto o sensor do grupo da INFINITO !! Confirma Sergio ? E agora, acho um sensor desses no Brasil ? E qual seria a especificação ? Ou vou ter de encomendar na fábrica ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 No manual que vc postou só mostra o código, não a especificação do sensor. Fica complicado achar um equivalente. Imagino que tenha que encontrar para comprar o original do fabricante. Ou inverter na marra, desmontando conectores, e usar a máquina sem o vapor, só para espresso. Qual a resistência do sensor de vapor? Tente achar a escala em ohms adequada. Esse 0.6 não parece lógico para um valor de resistência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 A inversão seria fácil utilizando os conectores dos termostatos. Fui medir novamente, mas agora nenhum dos dois marca nada. Bem quando pensei que estava começando a entender os mistérios da eletrônica ... Mais tarde vou tentar se consigo medir novamente. PS: pelo que diz no esquema acredito que a os sensores são para temperaturas diferentes, a inversão não iria funcionar bem. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Pelo manual são iguais, espresso e vapor, 104GT-4267 É algo como esse. Quando vc medir, aos 25 C, deveria dar perto de 100 kOhm. (tem que desconectar da placa) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Esse ou esse deveriam servir. NTC, 100 k a 25 C, e Beta 25/85 perto dos 4267k Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Deu para tirar bastante fácil (e sem quebrar nada), tem uma pasta branca embaixo, deve ser para aumentar o contato e a transmissão de calor ?? E agora, qual seria a melhor opção ? Adianta levar em algum técnico e pedir para fazer um igual ? Ou talvez em São Paulo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Já foi na Contato? Às vezes, eles possuem um com especificações semelhantes, de forma que fica mais fácil adaptar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 O problema então era no thermistor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 No meu sketch da máquina de espresso pus uma salvaguarda de, no caso de erro de leitura, não resultar valor que seja computável para uso no cálculo de saída de potência PID. Deve ter a mesma salvaguarda na sua maquina Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Sendo semelhante, com um pouco de durepoxi vc resolve pois o calor do grupo não chega a derreter a epóxi (ou estou enganado). Tenho TB um silicone de alta temperatura que posso te emprestar para vc, com uso de um molde, fazer a peça Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Sanada a dúvida: DUREPOXI: O clássico Durepoxi para soldas, reparos e fixação. Qualidade e Durabilidade: a marca é a preferida por 94% dos consumidores por sua comprovada eficiência ao longo dos anos*1. Multiuso: aplicável em diversos materiais como: madeira, metal, cerâmica, vidro, concreto, ladrilho, gesso, plástico*2, entre outros. Forte: Resiste a altas temperaturas (-50oC a 150oC) e endurece em duas horas. Produto bi-componente, à base de resina epóxi, poliamida e cargas minerais Disponível em cartelas de 50g, 100g e 250g. http://www.henkel.com.br/aplicacoes-2979.htm?countryCode=br&BU=cons_crafts&parentredDotUID=000000QURR,000000QUS9&redDotUID=000000QUVX Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Ainda não cortei os plásticos para retirar totalmente, e que prefiro documentar detalhadamente antes, de forma de não me perder e conseguir remontar depois ... Uma medição que fiz inicialmente indicou resistência, mas não consegui repetir ... assim que não tenho certeza. No entanto, nesta altura o mais prático (se possível) seria trocar a peça é verificar ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Você sempre pode importar. http://www.needapart.co.nz/buy-online/10120380 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Abril 2015 Denunciar Share Postado 7 Abril 2015 Antes de mais nada precisa medir a resistência de ambos quando em temperatura ambiente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 11 Abril 2015 Não avancei, quase nada ... Quando ligo a máquina a luz vermelha (após 18 segundos de ligada) passa a piscar de normal a rapidamente, indicando que há um defeito. Medindo nas abas (junto ao componente) os dois thermistors marrons marcam resistência de 0,6 ohm, porém medindo nas pontas dos fios nenhum dos dois marca nada, no entanto o termobloco do vapor esquenta (sinal que tudo funciona) mas o do grupo não ... Invertendo os contatos "superiores" a situação se inverte: o grupo esquenta e o de vapor não. Desde que os conectores são diferentes, e muito pequeninos, não saberia como fazer para inverter os termistores nas flechas "azuis" segundo marcadas por Sergio. Comprei pasta térmica e coloquei mais um pouco, como para melhorar o contato do termistor com o grupo, porém não fez diferença. Perguntei nas lojas por termistores, porém aqui só encontrei os maiores (de cerâmica), para microondas, que trabalham numa faixa de 65 a 85°C, o que é muito baixo para o grupo, além do formato diferente. Neste momento sei que os aquecedores do grupo e do vapor funcionam, mas não tenho ideia se a falha está no termistor do grupo, na placa ou se trata de um mal contato. Termistor posso pedir da fábrica, da outra vez consegui ser atendido, mas a placa é cara ($176 no site australiano) como para encomendar sem ter certeza de que é a culpada. O aspecto dela é bom, sem sinais externos de queima ou oxidação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 11 Abril 2015 Denunciar Share Postado 11 Abril 2015 B, para medir a resistência dos termistores vc tem que desconectar os conectores da placa e medir nos contatos dos conectores do cabo. Foi assim que fez? Para inverter acho que vc consegue soltar de cada conector os 2 pinos usando um alfinete ou similar. Basta apertar uma garrinha lateralmente que o pino sai da peça plástica. (não vi como é na foto, mas acho que é assim) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 11 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 11 Abril 2015 Sergio, sim foi assim que fiz, soltei da placa e coloquei as pontas do multímetro nos extremos dos fios. Oba ! Vou dar uma olhada nos conectores !! Tinha remontado a placa, para testar a máquina. Vamos ver se a vista da conta, são peças tão pequeninas ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Tentei com um alfinete, cutucando, apertando e enfiando em todas as partes mas não descobri como desmonta o contato ... Poderia fazer uma ponte com fio elétrico, mas devido a exiguidade do espaço, o risco de encostarem e produzirem um curto é muito grande ... Acho que inverter os contatos, para funcionar o grupo ao invés do vapor, implica em risco considerável, desde que o termostato ativo seria o do termobloco de vapor que, desde que não estaria trabalhando, não ia cortar a energia quando o grupo atingisse a temperatura crítica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Abril 2015 Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Se o conector for parecido com esse, tem que apertar a garra que marquei abaixo para que o pino saia. O teste com a inversão seria rápido, só para saber se a placa está boa, começando a esquentar o grupo, vc desligaria tudo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 E igualzinha ! Eu, sem experiência, fico receoso de estragar algo ... Vou juntar coragem e tentar novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Fiz ! Mas não entendi ... Consegui soltar os quatro fios das duas "tomadinhas". Verifiquei que uma das tomadinhas é menor e não entram os contatos. Dai encaixei os contatos do termistor do grupo diretamente na placa, no lugar do vapor, com cuidado especial para que não encostassem. Bem, ainda que com água suficiente ascendeu à luz de falta de água (o que pode ter mascarado algo), e o termobloco do vapor esquentou, e o do grupo não ... Para deixar mais claro: o termistor do vapor estava encaixado na placa no lugar do grupo, e o termistor do grupo ficou desligado. Continuo sem conseguir entender nem diagnosticar ... Sergio ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
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