Ir para conteúdo

Fusível térmico para maquina espresso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Termistor mede temperatura e dependendo do modelo ele pode servir de proteção para sobreaquecimento , termistor PTC em que a resistência aumenta com a temperatura , pode ser usado para isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este é o manual da Sunbeam 6910, que é gêmea idêntica da Graef ES90

 

 

http://coffeesnobs.com.au/attachments/EM6910_Service_Manual.pdf

 

E este é o link ao thread do Coffee snobs, com as orientações que eles deram à época

 

http://coffeesnobs.com.au/brewing-equipment-midrange-500-1500/38963-em-6910-clone-graef-es90-flashing-red-power-light.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O diagrama da pagina 19 , mostra exatamente o que o Gil falou .

 

Se os termostatos estiverem legal e os fusiveis idem , o problema pode ser na placa , nela tem 2 termistores NTC e as chaves , eu cartearia que esses termistores NTC , podem (chute) fazer parte de um pid rudimentar.

 

Tomara que o problema seja nos termostatos ou nos fusiveis , caso contrario vc vai ter que destrinchar essa placa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O vapor não tem problema. Pressão, temperatura e regulagem, tudo funciona conforme esperado.

 

Quando ligo a máquina o grupo começa a esquentar e o LED de power pisca normalmente.

Por volta de um minuto depois, o LED começa a piscar rapidamente (o que acredito seja um diagnóstico do sistema para indicar um problema) e o grupo para de esquentar.

 

Se fizer imediatamente uma extração a água sairá ligeiramente morna, quase que fria, mas as próximas extrações saem todas frias: o grupo não esquenta mais.

 

O aquecedor de xícaras funciona. Nao vejo componentes que indiquem que existe um aquecedor ativo, pensei que deveria esquentar pelo calor do grupo , mas se grupo não está esquentando deve estar aquecendo pelo calor do termobloco do vapor ....

 

Fiz reset, deixei água correr bastante tempo, testei em todas as temperaturas mas nada adiantou: após o desligamento inicial do aquecedor do grupo, não esquenta mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, quando vou fala "aquecedor do grupo" você se refere ao thermobloco que aquece a água que vai para o grupo ? É isto ?

 

Se for, pode ser o ter o fusivel do grupo mesmo, voce mediu ele em que momento ? Logo após o defeito ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

B, consegue testar com ela aberta?

 

Seria o caso, quando ligada e não esquentando, de jumpear com um pedaço de fio o termostato e fusível do grupo, um de cada vez. Se passar a esquentar achou o componente com problema. Se nada acontecer é pro lado da placa onde pode ser ela, pode ser o sensor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, e mais ou menos por aí, diria que é uma questão mais de semântica ... e que para mim, o termobloco tem várias "partes" (massa de alumínio, canos, vou, etc) e uma destas e a resistência e conexões que formariam o aquecedor do termobloco.

O termobloco completo aparenta ser uma parte integrante (estrutural) do grupo.

 

O fusível é um bom candidato a culpado, o que me confunde é : como pode funcionar no início e deixar de funcionar um minuto após ?

 

Mas só se for um fusível diferente ..., os que conheço, quando sobrecarregados, abrem o circuito (queimam o filamento) e não deixam passar mais corrente, definitivamente.

 

O teste foi hoje : seguindo as instruções, coloquei em 200 ohm, e medi nos "arames" ( antes e após o fusível) . Sergio disse que marcaria infinito ou um valor próximo de zero. Marcou 0,6 pelo que achei que está ok, mas não sei ao certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ela aberta e meio arriscado .... A tampa tem os botões de comando e teria que ligar de volta e recolocar, mas é possível com um pouco de trabalho.

 

Meu maior receio é "jumpear" e não fazer direito ... não sei ao certo qual material utilizar, fio de cobre ? Qual diâmetro ? ou existe algum kit de jampeamento com jacarés ou algo assim ? E o isolamento, para não dar curto ? E não pode queimar tudo.? Ou pegar fogo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um fio de uns 10 cm com as pontas descascadas já dá. Com 1 mm de diâmetro já é suficiente. Vc só vai tocar e logo perceberá se a máquina começou a esquentar.

 

Mas claro, só faça se estiver confortável com a idéia.

 

Outro modo é usar o multímetro configurado para medir corrente alternada na escala 20 A. Daí é só jumpear com as pontas de prova.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O multímetro parece bem menos arriscado ...

Orquestra deve marcar se estiver funcionando e em caso de estar quebrado ?

 

Vou verificar se tenho fio de 1mm, ou deixar para comprar na segunda.

 

Como que, para cada teste, vou ter de fechar (ainda que parcialmente) a máquina, considerando o tempo e risco envolvidos, precisaria de uma ordem de prioridade para ir testando, de acordo com a probabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Admitindo o defeito em um único lugar/peça:

 

Com o multímetro, se o problema for somente no componente jumpeado, ele vai marcar a corrente consumida. Se não for nele, não vai marcar nada, como se as pontas de prova estivessem soltas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E claro que se vc jumpear o termóstato, se começar a esquentar, vc tem que parar logo, já que o termóstato obviamente não vai abrir na temperatura alta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pessoal, cês não acham que estou me coçando para passar lá na casa do B e tentar ajudar? Fim de semana de Páscoa é difícil (senão impossível) arrumar tempo.

Bernardo,

Vc vai ter que passar aqui, não vou conseguir deixar ai, pois sairei logo cedo pela manhã e só volto de noite.

A propósito, feliz Páscoa para todos!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Guilherme é um dínamo ! Acho que não dorme.

Eu vejo ele tomando conta dos meninos direto, trabalhando, atendendo com todo cuidado a "segunda mãe", torrando (com os periquitos), construindo torradores, pesquisando, consertando cafeteiras , tudo rápido, com atenção aos detalhes e simultaneamente e não entendo como consegue, e ainda acha tempo para escrever no CdC !

Até curtir um café juntos é complicado, desde que têm de ser rapidinho aproveitando alguma frestinha de tempo.

Mas sempre faz todo o possível para ajudar os amigos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rsrsrsrsrs, já fui assim um dia, rsrsrsr.

 

Bernardo, para testar o termofusivel só precisa do meter, você liga a máquina, espera dar o problema, desliga a máquina da tomada ( para não ter riscos) e mede a resistência do termofusivel colocando as pontas do meter nas pontas do termofusivel.

 

Boa pascoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ótimo Gil !

Essa seria uma opção interessante, desde que só teria de abrir e fechar a máquina uma única vez, em vez de fazê-lo para testar cada componente.

Agora, exatamente o que devo medir ? Em qual escala ? E qual o resultado que devo obter para saber que o defeito está aí ?

 

PS: resistência são ohms, a escala 200ohm ? A medição com a máquina desligada da tomada, certo ?

PPS: vejamos, quando o circuito está interrompido marcaria infinito (fusível ou termostato quebrado) , se passa corrente é que esta integro e marcaria por volta dos 0,6, conforme medi anteriormente. É isso ?

 

PPPS: este corretor ortográfico ... quanto mais "inteligente" tenta ser mais substituições indesejadas (e sem consultar) executa ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim para todas suas perguntas.

 

Sugeri fazer com ela aberta e funcionando para ter certeza. Como o problema não acontece 100% das vezes, só o tempo de desligar e desmontar a máquina pode influenciar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perfeito, isto mesmo.

 

Vai medir a resistência, pode ser na escala de 200 ohm e teria que dar infinito.

 

Só lembrando que ira ligar a máquina até que esquente e de o problema, ai desliga a máquina, desliga da tomada e faz a medição. O ideal seria ela já estar meio desmontada para não dar tempo de esfriar muito a peça defeituosa, embora você falou que depois que deu o pau ela demora a se restabelecer.

 

Qual medir ?

 

Começar pelo termofusivel do grupo.

Depois o fusivel do grupo.

Depois termofusivel do vapor

Depois fusivel do vapor.

 

Todos você vai medir a resistência e todos com a máquina desligada, isto você já fez mas com a máquina fria, com ela quente vai encontrar o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pronto, fiz !

 

Bem, aparentemente o grupo não esquenta mais, o que acontece é que, durante o processo de aquecimento, há uma descarga da água dos termoblocos e, possivelmente, é a água do termobloco do vapor que sai quente, desde que o grupo permanece frio.

 

Tanto o fusível quanto os termostatos do grupo mostram resistência (estariam íntegros).

 

O marrom, da parte de cima, com os dois fios brancos da 0,6 ohm pelo que também estaria inteiro. Acho que deva ser um sensor que vai direto ao processador ...

 

O que deu de diferente é o seguinte:

 

Na última fotografia posem ser vistos dois componentes cilíndricos, de cor marrom, que parecem encaixados no termobloco.

 

O inferior (lado esquerdo) está ligado ao fusível fininho (da segunda foto) e o superior (lado direito) ligado ao termostato cerâmico branco (grande), dá para ver muito claramente na primeira foto (fio azul).

 

Imagino que sejam os dois polos do aquecedor do termobloco ...

 

Ai medi a resistência entre eles, (utilizei o fusível como contato porque está sem isolamento) e deu uma resistência de mais o menos 50 - 60 , o que, em princípio, diria que está passando corrente por dentro do termobloco .

 

 

É isso ? É normal a resistência mais alta ? Então o defeito estaria no "processador" da máquina ?

 

 

21491589ja.jpg

 

21491590mi.jpg

 

21496396ld.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive outra ideia é, para comparar medi os mesmos componentes do termobloco, que é quase igual (não de formato é claro) e as medições deram iguais, salvo as entre os dois elementos marrons (do que acho ser o aquecedor) : a resistência entre estes (do termobloco de vapor, que funciona) deu infinito. O do grupo (que não funciona) da 53ohm ...

 

Não sei o significado, mas vejo que são diferentes ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...