Ir para conteúdo

Fusível térmico para maquina espresso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Acho que faltou algo na sua msg pois estas duas frases estão contrárias:

 

Dai encaixei os contatos do termistor do grupo diretamente na placa, no lugar do vapor, com cuidado especial para que não encostassem.

e

 

Para deixar mais claro: o termistor do vapor estava encaixado na placa no lugar do grupo, e o termistor do grupo ficou desligado.

 

Antes de mais nada, o que acontece se ligar a máquina com ambos os conectores/sensores desconectados da placa? Esperemos que nem grupo nem vapor esquente. Isso é o que ocorre?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Verdade :-(

 

 

Quis dizer: O termistor do grupo ligado no lugar do vapor na placa.

 

Quase certo que já testei com os dois desligados e não teria funcionado, mas por segurança amanhã testo novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes.

O termobloco de vapor esquenta tanto com o sensor ligado na placa quanto desligado. Também funciona ligado tanto na placa do vapor quanto do grupo.

O termobloco do grupo não esquenta nem desligado, nem ligado na placa do grupo nem na de vapor.

O problema é que nestes últimos testes ascende a luz de falta de água, o que pode ser que esteja acionando um sistema de proteção e cortando a energia para o termobloco do grupo ....

 

Quando intercambiei os contatos baioneta superiores (flechas vermelhas no gráfico de Sergio), o termobloco do grupo funcionou mas o do vapor não.

 

O termobloco do vapor funcionar sem necessidade do contato "azul" me induz a pensar em duas alternativas:

1. está com defeito desde que deveria desligar.

2. O termistor só serviria pra cortar energia quando chega a determinada temperatura.

 

Se a hipótese 2. estiver certa, e o mesmo raciocínio se aplica ao grupo, o termistor, funcionando ou não, não deveria interferir em que o grupo esquentasse, e por tanto o defeito estaria na Placa ? O não ... desde que se o termistor não interferisse deveria esquentar sempre ...

 

Continuo confuso ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que coisa Bernardo, isso está esquisito. Está parecendo a placa mesmo.

 

Tente de novo medir os sensores desconectados. Eles deveriam dar perto de 100 k ohm na temperatura ambiente. Coloque seu multímetro nessa escala (ou imediatamente superior) e tente medir.

 

Em certos multímetros quando se muda de volts para ohms é necessário também mudar onde as pontas de prova estão conectados nele. Veja se é o caso do seu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sucesso !

 

Mudando a escala, com de 2M marcou 0,106 nas duas, igualzinho.

 

Aparentemente o problema está na placa ... Confirma ?

 

Tem como diagnosticar e reparar a placa ou a única opção é trocar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sensor de falta de água está ok novamente.

E que desde que funciona pela indicação de um íman, no flutuador do tanque de água, a placa deve estar exatamente no lugar para poder "perceber" a altura do flutuador.

Estando a placa solta, fora do lugar predeterminado, o sensor não consegue ser acionado pelo iman do flutuador.

 

O chip de controle, em princípio, não pareceria ser ... desde que todas as outras funções, que não o aquecimento do grupo, funcionam perfeitamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusões:

 

- sensores ok

- grupo esquenta e vapor esquenta, portanto termóstatos, termo-fusíveis e resistências de ambos ok

- lógica/software parecem ok

 

está parecendo ser na placa:

 

componentes que medem o sensor do grupo

componentes que fazem o aquecimento do grupo (aqui é o mais provável)

 

Consegue desmontá-la da máquina e tirar uma foto de cima mostrando os componentes?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tivesse de adivinhar diria que é algo relacionado ao sensor de falta de água ...

Diria que recebe bem o sinal que tem água no entanto "manda" cortar a energia do grupo, como se faltasse água.

 

Milhas suspeitas vem de:

1. Quando liga o grupo na "baioneta" do vapor, que não deve utilizar o sensor de nível de água, esquenta imediatamente.

2. A vez anterior em que deu este defeito, deixei passar pelo grupo por volta de um litro de água (estava fria, desde que o grupo não esquentava) e, de improviso, começou a funcionar novamente, como se estivesse emperrado e de repente soltasse ...

 

Tentei repetir várias vezes, porém desta vez o truque não funcionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não deve ser isso não. Se ela para de piscar indicando que tem água, não tem o pq de não mandar energia.

 

O problema está com cara de ser um dos dois que citei acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando o esquema, se o problema for na parte que liga o aquecimento do grupo, pode ser, com mais chance, ou o U5 ou o Q2.

 

Dificilmente seria a parte que mede o sensor. Nesse caso seria o R24 ou R25 ou C7. Ou um dos pinos do microcontrolador ligados a esses componentes (7, 8, 9 ou 10).

 

Colocando o multímetro diretamente nos pinos do U5, após a máquina ligada, dá para garantir que o problema seria daí para frente, descartando assim a parte da placa que mede o sensor. Eu posso explicar se tiver coragem =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Q2 achei, tem três patinhas ...

também o U3 e U4 porém nada do U5 ... por onde anda ? Não consigo encontrar ...

 

Aliás: a placa prova que a Graef é um clone da Sunbeam 6910 : está escrito na placa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A placa não é a mesma do manual que vc postou!

 

Essas caixinhas brancas parecem relés. A probabilidade de ser o relé do grupo é grande!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ser os componentes que o ligam ou o próprio.

 

Inicialmente confima se tocando em cima dele de leve, na hora que ligar a máquina vc sente ele acionar. Tente isso com ambos, o de vapor e o do grupo.

 

Consegue ver escrito nele o código/modelo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também concordo que possa ser o relê. Normalmente, os de máquina de café espresso não são SSR. Na gaggia coffee, tinha colocado um SSR para acionar a bomba. Acabei substituindo por um normal, que apenas liga e desliga. Se a máquina funciona com termostato (a sua funciona com termistor também, de forma que acho que o termostato possui mais uma função de segurança), sequer se faz necessário o uso de relê, pois o termostato já realiza essa função de fechar/abrir o circuito. Aliás, torço para que seja. Substituir o relê é bem mais fácil/barato do que trocar a placa lógica (que terá que ser importada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Relês nao tem nehum marca nem código ...

 

Liguei e quando desliguei vi que o relê do vapor ascende uma luzinha dentro, tipo uma faísca, mas o do grupo não.

 

Botar o dedo ... bem, e meio estreito, ha muitos contatos expostos nessa area e aqui em Brasília a voltagem é 220V ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxei as caixinhas, inclusive fazendo alavanca com uma faquinha, penso que deve sair mas eu nao me atrevo a empregar mais força.

 

Enviar a placa é um grande oferecimento, difícil de recusar :-). Porém também receoso de abusar da boa vontade do amigo ...

 

Ainda, é possível consertar assim ? Digo, sem ter o resto da maquina para energizar, testar e demais ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria uma tentativa Bernardo. Posso ver se o relé está ok e se não estiver tentantamos encontrar algum compatível e eu troco.

 

Só que não é garantia que chegando aí a máquina funcione perfeitamente.

 

Mandar a máquina não sei se compensa pelo valor do frete ida/volta.

 

Mando meu endereço em mp.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...