Ir para conteúdo

Fusível térmico para maquina espresso


Bernardo B

Postagens recomendadas

Minha Graef deixou de esquentar o termobloco do grupo, e parece ser por causa do fusível térmico, que deve ter sido acionado.

No painel tem uma luz piscando rapidamente, e que deve estar indicando a existência deste problema.

No Coffeesnobs me falaram que acontece com alguma freqüência, e que o fusível seria um de 147°C, o que verifiquei no manual de peças.

Alguém sabe onde posso encontrar destes fusíveis para comprar ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua maquina é igual a Sunbean 6910 ? Se for :

 

http://spares.bigwarehouse.com.au/product_info.php?cPath=81834_81835_83537&products_id=1648673

 

Abs

C. Eduardo

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tenha, chama terminal de compressão. Mas tem que comprar fino senão vc não terá força para apertar.

 

Soldar dá certo, mas como é um fusível por calor, tem que tomar cuidado. Prende-se o alicate de pressão (ou outra massa qualquer) na perna perto do componente. Ele serve de dissipador de calor na hora de soldar. Somente a ponta da perna, onde vc soldaria o fio, esquentaria bastante. O calor não chega forte no componente. Claro, tem que ser rápido. Para garantir pode jogar água logo após a solda pegar.

 

Compre alguns fusíveis para testar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm, verdade.

 

Abra a máquina para ver como o sensor é fixo e se os postados aí em cima serviriam.

 

Mas o problema poderia ser termóstato quebrado sempre aberto, não? É provável mas não é certo ser o fusível...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Graef é chata de abrir, acho melhor já ter o material a mão para poder realizar o conserto na hora.

Nem sei se vai dar tempo de fazer antes da viagem ...

De fato poderia ser o termostato desde que, ao ligar, as luzes indicadoras funcionam bem por aproximadamente um minuto, até começar a piscar rapidamente, o que acredito seria uma "mensagem" de mal funcionamento.

Já fez isso (de piscar as luzes) anteriormente, mas era só desligar e ligar novamente que normalizava ...

 

Poderia estar indicando algum problema de contato que acabou resultando no atual ...

Neste caso, teria que identificar a causa primária do mal funcionamento para não se repetir.

 

Não sei se meus (muito) limitados conhecimentos de eletrônica seriam suficientes como para fazer este tipo de diagnóstico e o reparo ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não tem de 145ºC ...

 

Desculpe, me enganei: seriam dois de 145°C e mais dois de 240°C (em vez de 157) para 220v.

 

 

Bom dia! Infelizmente não vou ter o de 145º. Att, Rafael.

 

 

Achei este de 150ºC (tambem tem de 125ºC, mas acho que não ia dar certo).

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-578691166-fusivel-termico-_JM

 

E este de 145ºC, porem que parece ser para outro uso ... é de 1a enquanto os outros são de 10a  (além do preço ser cinco vezes maior).

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569231928-fusivel-fuse-termico-1a-250v-145-c-145-graus-frete-gratis-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo é apenas para segurança. Ser 145 C ou 157 C não muda muito. A máquina não vai pegar fogo por causa desses graus a mais...

 

Mas acho importante abrir e ver como é fixação e modelo. Também testaria a continuidade confirmando que é o fusivel.

 

Vi no diagrama que a máquina além do fusível tem termóstato. Ou seja, segurança dupla. Dá até para jumpear o fusível e tomar café enquanto o novo não chega.

 

O termóstato deve ser só segurança pois o controle de temperatura é por software. Há sensor de temperatura, e se não me engano, lembro de vc dizer que pode controlar a temperatura de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim tanto a de extração quanto a de vapor, as duas de 2°C em 2, seria como 88, 90, 92, 94 e 96 para extração.

 

Mas sou um zero em eletrônica. Até tenho um Multimetro, que uso mais verificar voltagem e medir temperatura digital.

E, seguindo instruções detalhadas até verifiquei, com este, que a Graef estava OK após a remontagem ...

 

Para medir continuidade: sei que devo colocar uma ponta do Multimetro antes do fusível e outra depois, mas não sei onde vai a chave nem qual seria a leitura que me permite saber se esta passando corrente ...

 

Com o termostato aí nem imagino o que deveria medir nem onde. Imagino que quando frio o circuito estaria fechado e a corrente deveria passar por ele e que, chegando a determinada temperatura, deve abrir para não deixar passar mais corrente ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para medir continuidade tem duas formas. Ou na posição que faz beep quando há continuidade ou na que mede resistência (escala mais baixa, 200 ohm provável). Aqui infinito daria circuito aberto e perto de 0 circuito fechado.

 

Se abrir e postar fotos faço o possível para ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acha nas elétricas ?

Lá na Contato provavelmente deve ter

Endereço 708/709 norte, ao lado do Empório Marzuk (aproveita e come uma esfirra de carne lá, é imperdível). Sempre que vou comprar componentes eletrônicos, passo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi dia de troca de água. Bebi água do deposito da geladeira e achei diferente.

Sempre que sinto um sabor diferente, aproveito para trocar a água de todos os depósitos de água e gelo, esvaziando também as caldeiras e depósitos das maquinas de café.

 

Quando liguei a Graef, me surpreendi desde que, no processo automático de ligar decarregou a água do termobloco de extração fervendo ...

Depois começou a piscar rapidamente novamente e não esquentou mais, mas já deu para perceber que o circuito funcionava ...

 

Decidi tirar a água do tanque extraindo com a bomba do grupo, aproveitando assim para circular água nos circuitos internos.

Após tirar pouco mais de um litro, em extrações de 300 - 400ml cada, deixei a maquina ligada (piscando ainda em sinal de mal funcionamento), e parti para cuidar de outra.

 

Quando voltei, 15 minutos após, toquei o grupo e vi que tinha esquentado, extrai um pouco e a água estava bem quente.

Desliguei e liguei novamente e a maquina entrou com as luzes totalmente normais ...

 

Extrai um duplo e saiu perfeito ...

 

Eita maquina temperamental !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fusível não, deve ter sido ou termostato travado (pode acontecer ?) ou a central de comando (ou como seja o nome correto da caixinha que controla a maquina) com algum defeito, ou umidade ou mal contato nos circuitos.

 

É Sergio, esperemos que não ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 months later...

Tinha esquecido totalmente do assunto ... bem, lembrava do que tinha acontecido e que tinha "sarado" espontaneamente, mas não que tinha postado no Coffee Snobs, nem aqui ...

Após uma semana fora, ao ligar voltou aparecer o mesmo problema, e procurando solução encontrei as consultas e lembrei das repostas.

Definitivamente minha memória já não inspira confiança, e como também estou ficando ranzinza e claro indicativo que passei para a fase Vintage.

 

Desta vez, ligando a maquina esquenta muito, a água do flush de termobloco (automático) chega a ferver ...

Depois começa a pisca, e o aquecedor do grupo para de esquentar (o termobloco do vapor funciona muito bem).

O fusível não é, desde que permite esquentar.

Pode ser o SW ou o termostato, desligando quando o grupo esquenta demais ... mas: após resfriar, não deveria ligar novamente ?

Ou liga e desliga tão depressa que não da para perceber ?

 

PS: minha irmã me enviou uma explicação, científica, dos motivos do esquecimento. O "papper" está em inglês ...

 

Brains of older people are slow because they know so much...

 

People do not decline mentally with age, it just takes them longer to recall facts because they have more informationin their brains, scientists believe. Much like a computer struggles as the hard drive gets full up, so to do humans take longer to access information, it has been suggested.

 

Researchers say this slowing down it is not the same as cognitive decline.

 

The human brain works slower in old age, said Dr. Michael Ramscar, but only because we have stored more information over time The brains of older people do not get weak. On the contrary, they simply know more.

 

Also, older people often go to another room to get something and when they get there, they stand there wondering what they came for. It is NOT a memory problem, it is nature's way of making older people do more exercise.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, aí é fácil, é só ir pegar alguma coisa na outra sala que você não vai lembrar do esquecimento anterior enquanto tenta descobrir o que foi fazer lá... :P

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu passo uma grande parte do meu tempo procurando coisas , isso é velhice e velhice é uma merda , não adianta tentar amenizar , tem é que se adaptar.

 

Existem algumas regras de ouro que meu falecido pai me ensinou :

 

1-Pare de se preocupar com o que não é importante

 

2- 95% de tudo com o que vc se preocupa não é importante.

 

3- Se não achou alguma coisa , não se preocupe , daqui a pouco vc vai procurar outra e acha a primeira.

 

4- Pare de encher o saco de sua mulher perguntando pelo o que vc não lembra , ela esta velha também .

 

5- Falar de velhice é uma dessas coisas inúteis , a única forma de não envelhecer e morrer jovem.

 

Se vc esqueceu da Graef é porque não é importante , faça um favor a vc mesmo e esqueça ela de novo :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Hoje juntei coragem, desmonei a Graef e tirei algumas fotos.

Medi o conforme as instruções de Sergio, e parece estar OK, não deu nada infinito, tudo pouco menos de 1 (0,6 a 0,9 quando estabiliza)

No fim are descobri o fusível, embaixo de um isolante, e até arrumei outro fusível de 125°C (apesar de que não deve ser fusível desde que indica esquentando e depois para de esquentar, e se o fusível estiver interrompido não deveria esquenta nunca).

 

O resto dessas peças o manual chama de "thermistors", imagino que equivale a termostatos.

Destes vejo três : um branco grande e um marrom na parte superior do grupo, e outro marrom (que está no mesmo circuito que o fusível da foto) no lado do grupo.

 

Agora preciso ajuda para descobrir :

1. qual deles é o responsável pelo corte de energia, que não permite esquentar o grupo ?

2. Como testar para ter certeza que é ele mesmo ?

3. A especificação ou código desta peça.

4. Onde e como compra ?

5. Como é que troca ?

 

 

21491590mi.jpg

 

21491392km.jpg

 

21491393mx.jpg

 

21491395px.jpg

 

21491396xb.jpg

 

21491398qd.jpg

 

21491402yj.jpg

 

21491404xt.jpg

 

21491406nl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thermistor é para medir a temperatura, não tem função de cortar corrente como o termostato faz. Agora o fusível térmico tb pode ser o problema. Embora pense que não, pois a máquina chega a esquentar quando liga pela primeira vez. Se estivesse queimado, não esquentaria

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...