sergio.m Postado 12 Abril 2015 Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Acho que faltou algo na sua msg pois estas duas frases estão contrárias: Dai encaixei os contatos do termistor do grupo diretamente na placa, no lugar do vapor, com cuidado especial para que não encostassem. e Para deixar mais claro: o termistor do vapor estava encaixado na placa no lugar do grupo, e o termistor do grupo ficou desligado. Antes de mais nada, o que acontece se ligar a máquina com ambos os conectores/sensores desconectados da placa? Esperemos que nem grupo nem vapor esquente. Isso é o que ocorre? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 12 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Verdade :-( Quis dizer: O termistor do grupo ligado no lugar do vapor na placa. Quase certo que já testei com os dois desligados e não teria funcionado, mas por segurança amanhã testo novamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 12 Abril 2015 Denunciar Share Postado 12 Abril 2015 Blz Bernardo. Os teste deveriam ser assim: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Fiz os testes. O termobloco de vapor esquenta tanto com o sensor ligado na placa quanto desligado. Também funciona ligado tanto na placa do vapor quanto do grupo. O termobloco do grupo não esquenta nem desligado, nem ligado na placa do grupo nem na de vapor. O problema é que nestes últimos testes ascende a luz de falta de água, o que pode ser que esteja acionando um sistema de proteção e cortando a energia para o termobloco do grupo .... Quando intercambiei os contatos baioneta superiores (flechas vermelhas no gráfico de Sergio), o termobloco do grupo funcionou mas o do vapor não. O termobloco do vapor funcionar sem necessidade do contato "azul" me induz a pensar em duas alternativas: 1. está com defeito desde que deveria desligar. 2. O termistor só serviria pra cortar energia quando chega a determinada temperatura. Se a hipótese 2. estiver certa, e o mesmo raciocínio se aplica ao grupo, o termistor, funcionando ou não, não deveria interferir em que o grupo esquentasse, e por tanto o defeito estaria na Placa ? O não ... desde que se o termistor não interferisse deveria esquentar sempre ... Continuo confuso ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Que coisa Bernardo, isso está esquisito. Está parecendo a placa mesmo. Tente de novo medir os sensores desconectados. Eles deveriam dar perto de 100 k ohm na temperatura ambiente. Coloque seu multímetro nessa escala (ou imediatamente superior) e tente medir. Em certos multímetros quando se muda de volts para ohms é necessário também mudar onde as pontas de prova estão conectados nele. Veja se é o caso do seu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Sucesso ! Mudando a escala, com de 2M marcou 0,106 nas duas, igualzinho. Aparentemente o problema está na placa ... Confirma ? Tem como diagnosticar e reparar a placa ou a única opção é trocar ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Diagnosticar o que está queimado deve ter. Agora, se o problema for no chip de controle, só trocando a placa, pois o software deve ser proprietário Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 O sensor de falta de água está ok novamente. E que desde que funciona pela indicação de um íman, no flutuador do tanque de água, a placa deve estar exatamente no lugar para poder "perceber" a altura do flutuador. Estando a placa solta, fora do lugar predeterminado, o sensor não consegue ser acionado pelo iman do flutuador. O chip de controle, em princípio, não pareceria ser ... desde que todas as outras funções, que não o aquecimento do grupo, funcionam perfeitamente. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Conclusões: - sensores ok - grupo esquenta e vapor esquenta, portanto termóstatos, termo-fusíveis e resistências de ambos ok - lógica/software parecem ok está parecendo ser na placa: componentes que medem o sensor do grupo componentes que fazem o aquecimento do grupo (aqui é o mais provável) Consegue desmontá-la da máquina e tirar uma foto de cima mostrando os componentes? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Coloquei três no post #84 Dá para ver ? Posso tirar novamente e fazer mais fotos sem problema. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Se tivesse de adivinhar diria que é algo relacionado ao sensor de falta de água ... Diria que recebe bem o sinal que tem água no entanto "manda" cortar a energia do grupo, como se faltasse água. Milhas suspeitas vem de: 1. Quando liga o grupo na "baioneta" do vapor, que não deve utilizar o sensor de nível de água, esquenta imediatamente. 2. A vez anterior em que deu este defeito, deixei passar pelo grupo por volta de um litro de água (estava fria, desde que o grupo não esquentava) e, de improviso, começou a funcionar novamente, como se estivesse emperrado e de repente soltasse ... Tentei repetir várias vezes, porém desta vez o truque não funcionou. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Acho que o receptor do sinal do iman não dá para ver nas fotos desde que deveria estar bem à direita, na lateral da placa, atrás dos conectores brancos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Não deve ser isso não. Se ela para de piscar indicando que tem água, não tem o pq de não mandar energia. O problema está com cara de ser um dos dois que citei acima. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Olhando o esquema, se o problema for na parte que liga o aquecimento do grupo, pode ser, com mais chance, ou o U5 ou o Q2. Dificilmente seria a parte que mede o sensor. Nesse caso seria o R24 ou R25 ou C7. Ou um dos pinos do microcontrolador ligados a esses componentes (7, 8, 9 ou 10). Colocando o multímetro diretamente nos pinos do U5, após a máquina ligada, dá para garantir que o problema seria daí para frente, descartando assim a parte da placa que mede o sensor. Eu posso explicar se tiver coragem =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Dá para ver algo nas fotos ? Tambem posso tirar mais fotos de outros ângulos ou com foco em alguns componentes específicos Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Tente achar o U5. Vc teria que ter acesso a colocar as pontas de prova em seus pinos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Q2 achei, tem três patinhas ... também o U3 e U4 porém nada do U5 ... por onde anda ? Não consigo encontrar ... Aliás: a placa prova que a Graef é um clone da Sunbeam 6910 : está escrito na placa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Nova foto, mais clara, porem ainda nao consigo achar U5 ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 U3 e U4 são os chipezinhos que parecem centipetes, e Q2 esta do lado do D5, acima da caixinha branca da esquerda U1 e o maiorzinho de seis patinhas no canto superior direito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 A placa não é a mesma do manual que vc postou! Essas caixinhas brancas parecem relés. A probabilidade de ser o relé do grupo é grande! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 E tem como testar o relê ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Pode ser os componentes que o ligam ou o próprio. Inicialmente confima se tocando em cima dele de leve, na hora que ligar a máquina vc sente ele acionar. Tente isso com ambos, o de vapor e o do grupo. Consegue ver escrito nele o código/modelo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Também concordo que possa ser o relê. Normalmente, os de máquina de café espresso não são SSR. Na gaggia coffee, tinha colocado um SSR para acionar a bomba. Acabei substituindo por um normal, que apenas liga e desliga. Se a máquina funciona com termostato (a sua funciona com termistor também, de forma que acho que o termostato possui mais uma função de segurança), sequer se faz necessário o uso de relê, pois o termostato já realiza essa função de fechar/abrir o circuito. Aliás, torço para que seja. Substituir o relê é bem mais fácil/barato do que trocar a placa lógica (que terá que ser importada). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Relês nao tem nehum marca nem código ... Liguei e quando desliguei vi que o relê do vapor ascende uma luzinha dentro, tipo uma faísca, mas o do grupo não. Botar o dedo ... bem, e meio estreito, ha muitos contatos expostos nessa area e aqui em Brasília a voltagem é 220V ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Bernardo então meu chute é o relê. Normalmente são DC em uma extremidade e DC/AC na outra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Então Bernardo, imagino que vc não vá dessoldar esse relé, certo? Quer me mandar a placa e eu tento dar um jeito? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Pensando bem, essas partes brancas não são apenas capinhas cobrindo os componentes (triac + acoplador) ? Tente puxar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 13 Abril 2015 Autor Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Puxei as caixinhas, inclusive fazendo alavanca com uma faquinha, penso que deve sair mas eu nao me atrevo a empregar mais força. Enviar a placa é um grande oferecimento, difícil de recusar :-). Porém também receoso de abusar da boa vontade do amigo ... Ainda, é possível consertar assim ? Digo, sem ter o resto da maquina para energizar, testar e demais ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 13 Abril 2015 Denunciar Share Postado 13 Abril 2015 Seria uma tentativa Bernardo. Posso ver se o relé está ok e se não estiver tentantamos encontrar algum compatível e eu troco. Só que não é garantia que chegando aí a máquina funcione perfeitamente. Mandar a máquina não sei se compensa pelo valor do frete ida/volta. Mando meu endereço em mp. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas