sergio.m Postado 20 Abril 2015 Denunciar Share Postado 20 Abril 2015 Tem pouca info sobre essa máquina na net. Se o boiler realmente tem uns 600 ml, ela pidada deve ficar bala. O grupo está bem por baixo do boiler como nas Gaggias ou deslocado como na Silvia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 20 Abril 2015 Denunciar Share Postado 20 Abril 2015 O grupo é a parte de baixo do boiler (a saída para a solenoide fica no grupo). Devo abri-la em breve, ai posto fotos. O pessoal da Fiamma me informou que o boiler teria 600ml. Foi o que me aparentou quando abri a máquina. Eis a vista explodida do boiler: 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 20 Abril 2015 Denunciar Share Postado 20 Abril 2015 Pessoal, agradeço as informações e dicas. Vou experimentar uma abordagem mais científica no preparo, anotando tudo que eu possa medir e que esteja relacionado (ou q eu considere relacionado), sendo elas, e sem uma ordem especial: - tempo de maquina ligada (estabilização temp) - tempo de expurgo (temp) - massa de pó (aguardando a balança chegar) - tempo de extração - massa de café extraído (balança...) - volume de café extraido (marcando a xícara) - regulagem da moagem - café - sabor do café - temperatura de café na xícara (tenho um termômetro infravermelho) - condição do bolo antes e depois da extração (vou contar o numero de furos, rsrs) - força no tamper (balança de banheiro?) Chato é que normalmente tomo apenas um cappuccino/latte pela manhã. Vou tirar o café separado só para prová-lo antes de por no leite. Resto das experimentações só fim de semana... [emoji29] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Guilherme , vendo o diagrama da Fiamma eu diria que com uma OPV boa e um PID , ela vai ter um desempenho muito bom . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 PID PID PID PID PID Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 21 Abril 2015 Denunciar Share Postado 21 Abril 2015 Carlos, a OPV já instalei. Falta o PID Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 O chuveirinho é esse aqui: http://cdn2.bigcommerce.com/server1300/4a086/products/670/images/1271/1460202_1__46807.1405328060.1280.1280.jpg?c=2 Guilherme, a tela de chuveiro da IMS seria este? http://www.espressoservices.co.uk/ims_marzocco_shower_plate.html Você teve de fazer algo fora do comum para usá-la no lugar da original? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 22 Abril 2015 Denunciar Share Postado 22 Abril 2015 Acho que esse é outro e seria até melhor que o meu. Tive que inverter pra caber na FIAMMA. Usei um o ring para vedar o espaço entre ele e a placa de cobre dispersora. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Retornando ao tópico! Bom, "descalcifiquei" minha minibar com ácido cítrico e obtive muito "verde", creio que óxido de cobre ou coisa que o valha. Ok, ainda devo repetir o procedimento. Parti para as gaxetas... bom, havia borracha colada no metal, tipo como se fosse uma camada de sujeira. Acho que a bichinha foi muito usada. Troquei a gaxeta do grupo, o o-ring do chuveiro/grupo e limpei tudo como pude (raspando a borracha com uma chave). Botei borrachas novas e... os portafiltros ficaram folgados, muito folgados. Creio que o grupo esteja desgastado. Com a gaxeta original colocada, consigo usar bem o portafiltro da Gaggia (não é o objetivo, né?). O que fiz, tinha um o-ring de uns 2mm de espessura aqui (que guardei da válvula de descarga Hydra quando troquei o reparo) que incrivelmente tinha quase o diâmetro perfeito do grupo (pouco mais larga). Coloquei o o-ring antes da gaxeta original e balabin! O portafiltro entrou perfeito, apertando de leve em 90˚. A princípio vazou com o filtro cego, mas depois de uns 2-3 apertos/extrações, firmou e não vazou mais. Não extraí ainda café, vou testar com o cego novamente amanhã primeiro. Essa é uma medida paliativa, eu sei. O o-ring não é o ideal. Onde será que arrumo uma gaxeta de tamanho semelhante mas mais espessa ou uma com uns 2-3mm de espessura para eu colocar por baixo da outra? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Marcia, o PF que voce esta usando, e estão folgados, são originais? A máquina original, que eu havia pego, tb estava com o PF duplo com uma folga. Para apertar quase encostava no braço do vaporizador. Deu um defeito e ela parou de esquentar. Troquei por outra que esta bem mais justa, o PF duplo fica em 90 graus agora, mas o single passa - uns 110. É legal saber que os PFs da gaggia servem. Sera que aquele sem fundo da CC1 do Alexandre tb serviria? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Seiti, to ficando meio senil... se não te dei parabéns ainda, parabéns pela portuguesinha!! =) Então, na verdade o da Gaggia não serve. Serviu na minha por estar creio que bem gasta. Os portafiltros parecem originais sim. Se puder, faz um favor para comparar... mede a espessura da parte mais grossa da aba do seu duplo. Vou medir dos meus aqui para comparar. =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Obrigado Medi com o que eu tinha aqui, deu uns 2.7mm: Ele fica assim encaixada: PS: Nossa, preciso aparar as unhas! hauahuah Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Marcia, o meu porta filtro estava gasto, bem gasto. Você viu com o Thiago, ele não tem a junta original para colocar debaixo da gaxeta ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Seite, não é bem esta medida que a Marcia precisa, é no Porta Filtro, nas 2 abas laterais, a parte mais espessa da aba. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 kkk Seiti, sorry, eu quis dizer a aba (o encaixe) do seu Prtafiltro duplo rsrs Oi Gil! É, com o seu não deu aperto também... gasto? Tá tão bonito! Recromou? Então, o comprei com o Thiago uma juntinha de compensação de 1mm, mas acho que não é da Fiamma, pois é de algo que parece papelão (sei lá) e não entra no grupo, só forçando muito (uma eu estourei) e aí ela fica meio dobrada por entrar forçado. Por isso queria uma borracha mesmo, com diâmetro certinho e tal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Opa, Gilberto, pensei nisto enquanto estava digitando a msg anterior... Daí fui medir de novo Acho que as duas medidas são necessárias, não? Não sei ao certo como funciona o encaixe, mas me parece que a vedação se dá pela borda do filtro, e o ajuste da pressão/força pela aba do porta filtro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Sim Marcia, recromei, depois é que vi que estava folgado. A junta esta correta , é de papelão mesmo, só que ele só deve ter para os modelos maiores e a medida deve ser ligeiramente diferente. Poderia mandar cortar a laser em algum lugar, de aluminio, .... Qualquer coisa, mas se for para gastar muito mais vale partir para um Pf novo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Gil, será que só o PF resolve? Corro o risco ainda de continuar folgado... vou testar de novo amanhã, mas com a gaxeta sozinha eu consigo usar o portafiltro da Gaggia, que parece ser 2mm mais grosso (as abas) de acordo com a medida do Seiti. Obrigada, Seiti! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Eu chutaria que o grupo está gasto... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Na minha Latina o PF RESOLVEU, leva a maquina na Fiamma e testa o PF novo lá , é na vIla Monumento, perto de você. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 É Gil... vou ver aqui o que consigo =) Fazer mais uns testes. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Marcia compra um rolo de fita isolante de alto fusão , vende em loja de material eletrico. Compra 3M ou Scotch , evita fita xingling. Ela tem 0,75 mm de espessura , tem boa compressão , vc corta a fita em seções e coloca na base onde vc vai encaixar a gaxeta . Vc pode colocar 1 , 2 ou quantas camadas vc quiser , ate chegar na pressão necessária. Ela é feita com um plástico que resiste a temperatura de uma cafeteira sem problema Se ficar legal vc pode usar ela assim por muitos anos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 CaE, para fazer a cobertura circular teria que fazer emendas, certo? O poder adesivo e de pressão dela ignora essas emendas de boa? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 A fita que o C. Edurado indicou, depois de aplicada, as emenda se fundem e vira tudo uma coisa só. Você pode até fazer camadas invertidas, aplicando a fita em direção perpendicular à camada anterior, por exemplo. Outra opção é ir em uma loja especializa em "borrachas" (aqui em Cps conheço a Feira da Borracha e O Seringueiro, aí em SP deve ter várias) e comprar um pedaço de manta/lençol de borracha ou silicone já na espessura desejada e que aguente a temperatura pra fazer o calço. Como vai precisar de pouco, deve sair bem baratinho. Aí é só usar a gaxeta original pra marcar e cortar com uma tesoura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 O Mortari já respondeu , a vantagem da fita é que vc pode cortar as seções e unir no local ou deixar uma pequena separação . A vantagem da fita é poder fazer por aproximação. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Humm Boas.Passei no depósito e comprei a fita e um anel de borracha, o qual não sei se resiste à temperatura. Se eu encapar a borracha com a fita será que dá negócio? Aí parto de um molde pelo menos pra fita. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Se vc não sabe se resiste não arrisca , não precisa encapar nada , basta colocar as seções de da fita na base do grupo , produzindo o equivalente a aumentar a espessura da gaxeta . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisca / Babbo Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 to com o CaE e o Mortari essa fita sozinha basta Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Hehehe ok. Mas já estou em teste com a borracha. Tenho banho seco aqui no laboratório e Botei botei a 100°C com a borracha em cima. Vamos ver o que dá (liguei no SAC e disseram que tem resistência térmica, só não sabem em que faixa de temperatura). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 23 Abril 2015 Denunciar Share Postado 23 Abril 2015 Borracha resistente ao calor (100°C) por cerca de 40min. Não deformou e não derreteu. Será meu molde para a fita, assim tenho que fazer menos camadas, já que a borracha já tem cerca de 2mm. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas