Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

Tem pouca info sobre essa máquina na net.

 

Se o boiler realmente tem uns 600 ml, ela pidada deve ficar bala.

 

O grupo está bem por baixo do boiler como nas Gaggias ou deslocado como na Silvia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O grupo é a parte de baixo do boiler (a saída para a solenoide fica no grupo). Devo abri-la em breve, ai posto fotos. O pessoal da Fiamma me informou que o boiler teria 600ml. Foi o que me aparentou quando abri a máquina. Eis a vista explodida do boiler:

 

17008712407_d6c53bd457_o.png

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, agradeço as informações e dicas. Vou experimentar uma abordagem mais científica no preparo, anotando tudo que eu possa medir e que esteja relacionado (ou q eu considere relacionado), sendo elas, e sem uma ordem especial:

 

- tempo de maquina ligada (estabilização temp)

- tempo de expurgo (temp)

- massa de pó (aguardando a balança chegar)

- tempo de extração

- massa de café extraído (balança...)

- volume de café extraido (marcando a xícara)

- regulagem da moagem

- café

- sabor do café

- temperatura de café na xícara (tenho um termômetro infravermelho)

- condição do bolo antes e depois da extração (vou contar o numero de furos, rsrs)

- força no tamper (balança de banheiro?)

 

Chato é que normalmente tomo apenas um cappuccino/latte pela manhã. Vou tirar o café separado só para prová-lo antes de por no leite. Resto das experimentações só fim de semana... [emoji29]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Guilherme,  a tela de chuveiro da IMS seria este? http://www.espressoservices.co.uk/ims_marzocco_shower_plate.html

 

Você teve de fazer algo fora do comum para usá-la no lugar da original?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que esse é outro e seria até melhor que o meu. Tive que inverter pra caber na FIAMMA. Usei um o ring para vedar o espaço entre ele e a placa de cobre dispersora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retornando ao tópico!

Bom, "descalcifiquei" minha minibar com ácido cítrico e obtive muito "verde", creio que óxido de cobre ou coisa que o valha. Ok, ainda devo repetir o procedimento.

 

Parti para as gaxetas... bom, havia borracha colada no metal, tipo como se fosse uma camada de sujeira. Acho que a bichinha foi muito usada.

Troquei a gaxeta do grupo, o o-ring do chuveiro/grupo e limpei tudo como pude (raspando a borracha com uma chave).

Botei borrachas novas e... os portafiltros ficaram folgados, muito folgados. Creio que o grupo esteja desgastado. Com a gaxeta original colocada, consigo usar bem o portafiltro da Gaggia (não é o objetivo, né?).

O que fiz, tinha um o-ring de uns 2mm de espessura aqui (que guardei da válvula de descarga Hydra quando troquei o reparo) que incrivelmente tinha quase o diâmetro perfeito do grupo (pouco mais larga). Coloquei o o-ring antes da gaxeta original e balabin! O portafiltro entrou perfeito, apertando de leve em 90˚. A princípio vazou com o filtro cego, mas depois de uns 2-3 apertos/extrações, firmou e não vazou mais.

 

Não extraí ainda café, vou testar com o cego novamente amanhã primeiro. Essa é uma medida paliativa, eu sei. O o-ring não é o ideal. Onde será que arrumo uma gaxeta de tamanho semelhante mas mais espessa ou uma com uns 2-3mm de espessura para eu colocar por baixo da outra?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, o PF que voce esta usando, e estão folgados, são originais?

A máquina original, que eu havia pego, tb estava com o PF duplo com uma folga. Para apertar quase encostava no braço do vaporizador.

Deu um defeito e ela parou de esquentar. Troquei por outra que esta bem mais justa, o PF duplo fica em 90 graus agora, mas o single passa - uns 110.

É legal saber que os PFs da gaggia servem. Sera que aquele sem fundo da CC1 do Alexandre tb serviria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seiti, to ficando meio senil... se não te dei parabéns ainda, parabéns pela portuguesinha!! =)

 

Então, na verdade o da Gaggia não serve. Serviu na minha por estar creio que bem gasta. Os portafiltros parecem originais sim. Se puder, faz um favor para comparar... mede a espessura da parte mais grossa da aba do seu duplo. Vou medir dos meus aqui para comparar. =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkk Seiti, sorry, eu quis dizer a aba (o encaixe) do seu Prtafiltro duplo rsrs

 

Oi Gil! É, com o seu não deu aperto também... gasto? Tá tão bonito! Recromou?

 

Então, o comprei com o Thiago uma juntinha de compensação de 1mm, mas acho que não é da Fiamma, pois é de algo que parece papelão (sei lá) e não entra no grupo, só forçando muito (uma eu estourei) e aí ela fica meio dobrada por entrar forçado. Por isso queria uma borracha mesmo, com diâmetro certinho e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, Gilberto, pensei nisto enquanto estava digitando a msg anterior...  Daí fui medir de novo :)

 

IMG_20150422_225534513.jpg

 

Acho que as duas medidas são necessárias, não? Não sei ao certo como funciona o encaixe, mas me parece que a vedação se dá pela borda do filtro, e o ajuste da pressão/força pela aba do porta filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim Marcia, recromei, depois é que vi que estava folgado.

A junta esta correta , é de papelão mesmo, só que ele só deve ter para os modelos maiores e a medida deve ser ligeiramente diferente.

Poderia mandar cortar a laser em algum lugar, de aluminio, .... Qualquer coisa, mas se for para gastar muito mais vale partir para um Pf novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, será que só o PF resolve? Corro o risco ainda de continuar folgado... vou testar de novo amanhã, mas com a gaxeta sozinha eu consigo usar o portafiltro da Gaggia, que parece ser 2mm mais grosso (as abas) de acordo com a medida do Seiti.

 

Obrigada, Seiti!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia compra um rolo de fita isolante de alto fusão , vende em loja de material eletrico.

Compra 3M ou Scotch , evita fita xingling.

 

Ela tem 0,75 mm de espessura , tem boa compressão , vc corta a fita em seções e coloca na base onde vc vai encaixar a gaxeta .

Vc pode colocar 1 , 2 ou quantas camadas vc quiser , ate chegar na pressão necessária.

Ela é feita com um plástico que resiste a temperatura de uma cafeteira sem problema

 

Se ficar legal vc pode usar ela assim por muitos anos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

CaE, para fazer a cobertura circular teria que fazer emendas, certo? O poder adesivo e de pressão dela ignora essas emendas de boa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fita que o C. Edurado indicou, depois de aplicada, as emenda se fundem e vira tudo uma coisa só. Você pode até fazer camadas invertidas, aplicando a fita em direção perpendicular à camada anterior, por exemplo.

 

Outra opção é ir em uma loja especializa em "borrachas" (aqui em Cps conheço a Feira da Borracha e O Seringueiro, aí em SP deve ter várias) e comprar um pedaço de manta/lençol de borracha ou silicone já na espessura desejada e que aguente a temperatura pra fazer o calço. Como vai precisar de pouco, deve sair bem baratinho. Aí é só usar a gaxeta original pra marcar e cortar com uma tesoura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mortari já respondeu , a vantagem da fita é que vc pode cortar as seções e unir no local ou deixar uma pequena separação .

 

A vantagem da fita é poder fazer por aproximação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm Boas.
Passei no depósito e comprei a fita e um anel de borracha, o qual não sei se resiste à temperatura. Se eu encapar a borracha com a fita será que dá negócio? Aí parto de um molde pelo menos pra fita.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se vc não sabe se resiste não arrisca , não precisa encapar nada , basta colocar as seções de da fita na base do grupo , produzindo o equivalente a aumentar a espessura da gaxeta .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe ok. Mas já estou em teste com a borracha. Tenho banho seco aqui no laboratório e Botei botei a 100°C com a borracha em cima. Vamos ver o que dá (liguei no SAC e disseram que tem resistência térmica, só não sabem em que faixa de temperatura).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Borracha resistente ao calor (100°C) por cerca de 40min. Não deformou e não derreteu. Será meu molde para a fita, assim tenho que fazer menos camadas, já que a borracha já tem cerca de 2mm.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...