Ir para conteúdo

Postagens recomendadas

É que eu aposto que assim não molha o bolo todo, não fazendo uma PI eficiente. 

 

Interessante seria acionar a bomba de forma intermitente até chegar a 2-3 bar, manter a pressão até aprox. começar pingar café do filtro e rampar pra pressão máxima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou tentar por aqui. Tenho um filtro IMS single. Essa extração filmada foi no IMS duplo, 18,6g. Por isso não apareceu alguma canalização.

Fica uma porrada com 38g na xícara.

 

Fábio,

 

O sketch dos botões está pronto. Se quiser mando para ti via MP, com instruções.

 

Ponho a rotina do backflush tb. Aí, querendo, você coloca tb um quarto interruptor (nem que seja escondido em outro canto).

Gostei da ideia Guilherme. Se puder mandar por e-mail fica melhor. Assim vou estudando as alterações aqui. Se puder mandar bem explicado essas ligações no arduino eu agradeço, não manjo muito de arduino.

Como ainda vou comprar os componentes, deve demorar um pouco até começar a montagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Voltei apenas para mencionar que o vapor está ótimo agora. Quente e seco. O que estou fazendo: aperto o botão do vapor, abro a torneira e deixo aberta até chegar em 40 segundos, fechando-a em seguida. É o tempo para expurgar a água que está no topo e no cano. Ao chegar em 50s, ele expurga pelo grupo mais água e vapor, por 15 segundos. Depois, é só aguardar mais uns 5 segundos para ela ganhar pressão e pronto. Vaporização turbo.


Sabe o que é pior, Rodrigo. O sensor de pressão está instalado no sistema desde o final do ano passado. Só não tive saco para fazer a ligação dele no arduino. Mas, de qualquer forma, PWM na bomba dágua só daria certo com TRIAC. Por isso não animei muito. Vou testar aqui com o manômetro e um fitro cego. Ver quando ganha 3 bar a partir do momento em que aperto o botão, com o filtro vazio (manualmente). Aí, depois, vou afinando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, ou quem puder contribuir, quero dar um upgrade na minha tb, mas terei de ir aos poucos. Pensando em facilitar a repetitibilidade de extrações, recomenda o PID antes de uma OPV?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio #nãoesqueci

Brincadeira: não tive tempo de fazer um tutorial para te mandar. Assim que conseguir, eu mando, sem falta.

 

Hoje instalei a placa do painel na fiamma. Fiz os furos (2,5mm), bem como a rosca (3mm) neles. A placa já está parafusada. Não postarei mais fotos antes de ficar, de fato, pronta. Aguardo o corte da chapa de acrílico (6mm de espessura). Aguardo também o botão que encomendei da China para ela (os que eu tenho aqui - estou até vendendo no ML - são tipo campainha, ou seja, você aperta ele liga, mas se você solta, desliga). Foi bom fazer isso porque agora o painel nextion está no lugar definitivo dele, bem fixado e não vai correr risco de se soltar. Preferi fazer furos com rosca (ao invés de usar porcas), porque facilita a retirada do painel, bastando desaparafusar.

 

Segue projeto da placa de acrílico (onde penso em colocar também alguns leds, direcionados à parte do porta-filtro)

 

22911688479_d88ef882dd_b.jpg

 

Esqueci de mencionar que está sendo um deleite usar a máquina agora. Outro nível de usabilidade. Não sei porque eles projetaram esse botão de vapor original tipo campainha, ao invés de estado on/off. A questão do flush durante a vaporização ajuda muito também. O vapor está outro agora, bem mais seco e ainda com pressão. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Seiti. Não postei aqui porque ainda falta o painel de acrílico que vai por trás daquele de aço, bem como o botão LED (que sequer sei quando vai chegar).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Guilherme.

O projeto tá ficando Show mesmo, tô curioso.

Uma solução que encontrei para esse botão seria a seguinte:

 

http://pt.aliexpress.com/item/1-Channel-DC-12V-High-level-Relay-Module-for-Touch-Sensor-Delay-Switch/32340579211.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

Não precisa de um rele para o botão

Sem energia no Arduino, a máquina não funciona. Então, basta colocar o transformador indo para o botão e dele para o Arduino.

Ficou linda demais. Isso que nem coloquei o acrílico e o registro cromado (vou mandar cromar)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posta fotos ai Guilherme, o pessoal tá na curiosidade com esse seu projeto.

Também queria dar um jeito nesse registro. Pensei em fazer de madeira, mais esse cromado pode ser uma boa.

Depois passa quanto ficaria cromar isso, de repente te envio meu registro pra cromar junto.

Você cortou a frente da sua máquina na solda plasma?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabio,

Tava acabando as ligações para fazer o tuto. Hoje sai

 

Vou cromar em guarulhos/SP. Então acho que até podemos negociar duas peças e eles darem um desconto.

 

Antes mesmo de ver seu pedido, já tinha filmado. Não aguentei.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou show. Agora uma dúvida.

Sempre tem que desligar o café ou o programa faz isso automático?

Você implementou ou vai implementar essa mesma função também na botoeira?

 

Eu tb tinha pensado em mandar fazer esse registro em alumínio, mais aqui no ES é mais difícil.

Daí tinha pensado tb em madeira, vou decidir esse fim de semana no que eu posso fazer.

O corte ? Fez como?

Comprei os discos de esmerilhar para fazer o corte esse fim de semana, só não sei se vai ficar bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

1) pode controlar manualmente. No entanto, estabeleci uma rotina para zerar aos 30 segundos de extração , 10s de água e 180s de vapor.

 

Tem como implementar a rotina na botoeira. Fiz isso no meu sketch anterior.

 

Corte fiz a laser (na verdade a água). Tenho o projeto em Cad, tanto da chapa de aço (que pode ser Madeira tb - veja o serviço no ML).

O acrílico mandei cortar aqui em BSB, mas em qualquer estado tem empresa que faz corte a laser em acrílico. Posso mandar fazer para ti a chapa de trás. Saiu 40 pratas.

 

Dificilmente vai ficar muito bem acabado, a não ser que seu nível de habilidade seja muito bom

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes das instruções: A NECESSÁRIA RESSALVA: MEXER COM ELETRICIDADE PODE MATAR. FAÇA POR SUA CONTA E RISCO, CASO SE SINTA HABILITADO PARA TANTO. NÃO ASSUMO QUALQUER RESPONSABILIDADE PELAS INSTRUÇÕES ABAIXO POSTADAS.

 

VAMOS LÁ:

CIRCUITO 220/110V

Tá bem tosco, mas é mais ou menos assim

 

22697411464_a0cf0ebb00_b.jpg

 

 

Em primeiro lugar, você vai retirar todos os cabos que fazem a ligação da máquina (Haja fio), desconectando todos os terminais (tire uma foto antes, para, caso resolva restabelecer o circuito, saiba onde ligar cada fio). Um dos fios vai ser integralmente aproveitado. Tem alguns terminais que são duplos. Reserve um desses para a ligação que, no gráfico acima, começa com o F.

 

Esse cabo, deve ser ligado em um dos terminais que saem do fio da tomada. Por sua vez, os demais terminais que tem nesse fio devem ser ligados: o primeiro logo em seguida em um dos pólos da resistência (eu liguei no que fica à minha direita, olhando para a máquina à minha frente), o segundo, na bomba d'água; o terceiro, na solenoide; o quarto (se for manter o alarme sonoro de pouca água) num dos terminais da plaquinha do alarme (fica dentro daquela caixinha branca)); o quinto, necessariamente, num dos pólos AC da fonte DC 12v.

 

O fio que vem da tomada, denominado neutro (N): o primeiro terminal vai para um dos pólos AC do relê SSR; O segundo, vai para um dos pólos AC da fonte 12V; na sequência, os outros dois terminais devem ser conectados (você vai precisar fazer um fio com um terminal T macho, com ponta desencapada do outro lado) para ligar no polo entrada como na figura abaixo, cada qual, na sua respectiva entrada do shield relê (que deve ser duplo - dois canais)

 

22958217229_6e56751cf6_z.jpg

 

Vão ser necessários mais dois fios AC saindo do shield relê, cada qual, conectado à saída, como na figura acima. Esses dois fios, por sua vez, um vai para o outro pólo da bomba dágua (O fase já está ligado em um deles) e o outro, para a solenoide (tire foto antes de desconectar tudo para ver aonde são ligados os dois fios da solenoide) (lembrando que o fase já vai estar conectado a um dos pólos da solenoide também).

 

O fio que sai do pólo 2 (AC) do relê SSR você vai ligar no termostato de vapor (o que, na lateral, fica mais em cima - tem dois, um embaixo outro logo acima, ambos na lateral). Por sua vez, o outro pólo desse termostato (de vapor), você vai ligar no pólo que ficou sobrando da resistência (elemento de aquecimento).

 

Se quiser colocar a lâmpada que indica o termostato sendo ativado (acende), basta ligar um dos pólos na Fase (fio F DO ESQUEMA ELÉTRICO TOSCO) e o outro na saída do termostato de vapor (o que vai para a resistência). Assim, toda vez que o relê ssr fechar o circuito (pulsos), ela acende.

 

Bom, a parte elétrica é basicamente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, vamos à ligação da botoeira led, que vai ligar e desligar o arduino (sem o arduino, nada na máquina fecha circuito - funciona. então, ele é o que controla tudo.

 

22698659743_f6f480b59e_z.jpg

 

 

Os fios que saem da fonte 12V você vai ligar, um dos pólos na botoeira led (a parte que vai fechar e abrir o circuito). O fio desse polo que sai da botoeira vai para um dos pólos do arduino.

O outro pólo vai para o arduino, bem como para a botoeira led também (mas não a parte que controla circuito aberto/fechado) (não está no gráfico). Na minha botoeira, usei o pino do meio com um pequeno fio soldado a ele, indo para o pino que aciona a luz. Desse pino que aciona a luz, saiu o fio que vai para um dos pólos do arduino.  Assim, quando eu aperto o botão (ele não é tipo campainha, mas daqueles que ficam afundado quando você aperta e voltam ao normal se aperta de novo), ele, ao fechar o circuito para acender o led, fecha também para permitir a passagem de corrente para o arduino. São, portanto, quatro fios soldados à botoeira: + que vem da fonte, vai num dos pinos laterais (tem que testar no seu modelo e descobrir o que faz o que) que abrem e fecham circuito. o segundo soldado ao pino do meio (que permite a passagem de corrente quando aperta do botão), o mesmo fio que vai soldado ao pino do meio (fio pequeno) vai para o pólo + do LED, que, por sua vez, deve receber também o fio + que vai para o arduino. o pólo menos que vem da fonte vai no polo - que acende o led. Nesse mesmo polo, sai o fio que vai para o polo - do arduino. Dá um trabalhinho soldar (existe um conector específico para essas botoeiras que já vem com os fios), mas não é nada impossível de ser feito.

 

Quanto aos demais fios, que vão para os relês, para controlá-los, é imprescindível que a pessoa que está montando saiba mexer com arduino e, portanto, onde ligar cada qual, com base no sketch.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, ontem eu mexi nos parâmetros, para fazer uma pré infusão um pouco mais longa. Estabeleci um flush de 5 segundos. Foi tempo demais. A extração chegou a iniciar. Reduzi para 2 segundos. No entanto, ainda não cheguei a testar essa nova configuração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não dá pra deixar passar de 3 bar. Um manômetro de grupo te ajudaria nessa hora. Com um PWM ligado direto na maquina toda (Elektra toda analogica) consigo fscilmente achar um ponto que a pressão não ultrapassa 3 bar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, testei aqui com 2 segundos e, com o porta filtro sem água (manômetro de teste nele) deu 2 bar no final do flush, às vezes chegando em 3. Mas, com água, vai direto para 9 bar (limite da OPV). To com uma preguiça danada, mas uma hora faço a ligação do sensor de pressão que tá na máquina desde o ano passado no Arduino.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...