Guest Anita Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Fala baixo, Rô. Ele não sabe dessa parte. Pronto, chega de contar os podres da moderação. Voltemos à forquilha, ops, ao Forquilha. Com a falta de água em SP, forquilhas que realmente funcionem vão começar a valer ouro por aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Bem interessante! Ao invés de impedir o nosso offtopic gigante no tópico do Forquilha os moderadores começam o offtópic particular deles. Kkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Vou torrar o Forquilha hoje a tarde e o Luis também quer torrar ele. Alguém já torrou e pode dar dicas? Parece que a torra clara do Cal não deu muito certo, mas ainda não li como as outras torras, p.ex. a do Guilherme ficaram. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 14,5% por cento de perda em 11 min foi meu melhor resultado para bach de 200g 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Qdo rolar o crack, baixe a potência e deixe desenvolver por no max 2 min 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 até tava confuso quanto a que tópico era esse. Terminei de fazer um duplo com o forquilha. Foi a maior lambança. Primeiro moí errado. As marcas que eu fiz foram infelizes, porque são "V-60" e "VST" e volta e meia troco as bolas. Devia ter feito uma delas em outra cor pelo menos. Moí pra coado e tentei colocar o pó de volta pra moer mais fino. Não foi uma ideia boa. O pó não desce direito e fiquei até achando que talvez tenha que abrir o moedor pra limpar. Coloquei um pouco mais de gráo pra ajudar a empurrar e fiz o danado. Mesmo moendo ainda mais fino que da outra vez, ainda saiu em menos de 20s. Mas ficou bom, não estou choramingando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Então, torrei 200 g do Forquilha hoje e tentei seguir as recomendações do Guilherme. Fiz um pequeno bubu com o ROR (agora sei que ele precisa de um pouco mais energia no fim, foi cuidadoso demais), mas o cheiro tá bom e ficou com 14.55% de perda:Mas realmente assustei um pouco com a cor. Ficou bem mais escuro do que esperei para essa perda: 4 DIAS DEPOIS: Essa torra do Forquilha ficou excellente. Muito equilibrado, corpo bom, boa acidez, doce, complexo ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Parece ter ficado no ponto Burny Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Não sei Guilherme. Segundo o Scott Rao o patamar e o "rebound" no ROR que aconteceu no desenvolvimento destrói os açucares e causa sabores de cereais. Vamos ver em uma semana ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Imagino que o rebound, principalmente em torras mais claras, possa interromper o 1C em parte dos grãos... e daí os sabores de cereal. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 15 Fevereiro 2015 Nesse caso com certeza, Luis. O Rao fala "a stall in roast causes developing sugar chains to cross-link, which decreases sweetness and creates baked flavors" 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 16 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2015 Fala baixo, Rô. Ele não sabe dessa parte. Pronto, chega de contar os podres da moderação. Voltemos à forquilha, ops, ao Forquilha. Com a falta de água em SP, forquilhas que realmente funcionem vão começar a valer ouro por aqui. To de olho viu Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 16 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2015 Tá nada. Foram te contar. Enquanto isto, quero saber se Marcinha já desenvolveu um perfil no tostex pra torrar esse Forquilha. Tô aguardando meus 100 g torradinhos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 16 Fevereiro 2015 Autor Denunciar Share Postado 16 Fevereiro 2015 Ainda não deu tempo de torrar nada não... vamos ver se sexta ou sábado começo a brincar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Em Minas o pessoal aproveitou o carnaval pra torrar na folia!!!!! http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/270-fotos-fotos-fotos/page-101 Burny já tinha informado que tinha problemas e não poderia comparecer. Miyamoto....cadê você????? Abs e toca a xcr.... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Eu.. Eu.. Eu.. [emoji16] 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Muito boa a narrativa, Durval! Próximo capítulo: a batalha do cusping, quem vencerá? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Se for quem cuspir mais longe eu ganho.. Mas se for para perceber nuances aí eu perco.. [emoji4] Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Durval Pontes Junior Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Kkkkkkk..... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Hoje usei a forquilha para torrar. Peguei uma forquilha, coloquei um elastico, bolinha de gude, atirei num passarinho e coloquei o mesmo no forninho, depois do 1º crack ( devia servis ossinhos) , deixei mais 1 minuto, deu um delicioso churrasquinho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 17 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 17 Fevereiro 2015 Infame, Gilberto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 18 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2015 Ontem fiz 2 torras do Forquilha, a primeira consegui repetir exatamente o perfil da torra anterior (que gostei bastante no espresso), curvas praticamente idênticas, mesmo tempo total e mesma perda de 13,5%. Na segunda resolvi dar um pouco mais de calor depois da desidratação pra antecipar o 1C, ele ocorreu um pouco mais quente também e o tempo total foi menor. Achei que ficaria com perda >= 14% mas ficou só em 13,7%. Não sei se vai ficar tão diferente da primeira na xícara, daqui a 1 semana eu conto o que achei. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2015 Acredito que o Forquilha esteja bem seco, pelo que a perda acaba sendo pequena ... Fiz uma torra DR (Double Roast) e deu aroma a baunilha e chocolate ao leite, bem agradável. Na V60 gostei mais um pouco mais forte ... ainda não experimentei no espresso. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 19 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2015 Já eu fiz uma torra despejando os grãos com o torrador mais quente (200°, ao invés de 110°) e tive impressão que os grãos são mais delicados e sensíveis a calor do que o usual. Talvez por possuírem menos água, como vc falou Bernardo. O cheiro tb está bom por aqui. Mas minha perda foi maior, 15%. Vamos ver se vai brotar óleo daqui a uns quatro dias, qdo será consumido. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 22 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2015 Ontem eu e o Eliseu fizemos duas torras no bolinha n. 2. A primeira durou 13 min, primeiro crack veio em 11:00. Perda de 14%. Pareceu uma torra ideal - então tentamos reproduzir na segunda e o primeiro crack veio bem antes, 9min. Perda de 12,5%. Misturamos as duas torras pra ficar numa média. O cheiro está excelente, daqui 5 dias experimentamos. Realmente não ficam muito uniformes como muitos reportaram. 4 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 22 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2015 A DR (double roast) com a segunda torra curta, de 10:30, acabou dando certo no coado e, após uma semana de repouso inclussive com a Strega. Estou gostando desta técnica, eliminando o excesso de umidade, permite torras bem rápidas que preservam o sabor de origem. Para normale e longos, puros, assim está ótimo, mas vou fazer umas torras mais escuras para tomar com leite, e especialmente como Ristretto Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 22 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 22 Fevereiro 2015 as torras que eu fiz na pipoqueira também ficaram com esse aspecto da foto, meio chamuscado, mas não atrapalhou no gosto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 23 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2015 Legal Juba, o aspecto está bem parecido com as minhas torras. Olhando os grãos, imagina-se que vá amargar na xícara, mas quando tomarem terão uma excelente surpresa. Eu só não teria misturado as 2 torras assim, primeiro experimentaria as 2 separadas pra ver como o café se comporta em casa ponto de torra e poder ajustar melhor o próximo perfil de acordo com o gosto pessoal. Além disso, guardando separado, poderiam até ter mais possibilidades pra fazer o blend na hora do preparo, alterando as proporções de cada torra na mistura, e de repente achar alguma "receita" melhor que 50/50. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juba Postado 23 Fevereiro 2015 Denunciar Share Postado 23 Fevereiro 2015 Eu só não teria misturado as 2 torras assim, primeiro experimentaria as 2 separadas pra ver como o café se comporta em casa ponto de torra e poder ajustar melhor o próximo perfil de acordo com o gosto pessoal. Além disso, guardando separado, poderiam até ter mais possibilidades pra fazer o blend na hora do preparo, alterando as proporções de cada torra na mistura, e de repente achar alguma "receita" melhor que 50/50. Realmente ficamos com essa duvida e acabamos misturando tudo. Mas nas proximas faremos diferente. Valeu! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 25 Março 2015 Denunciar Share Postado 25 Março 2015 Já eu fiz uma torra despejando os grãos com o torrador mais quente (200°, ao invés de 110°) e tive impressão que os grãos são mais delicados e sensíveis a calor do que o usual. Talvez por possuírem menos água, como vc falou Bernardo. O cheiro tb está bom por aqui. Mas minha perda foi maior, 15%. Vamos ver se vai brotar óleo daqui a uns quatro dias, qdo será consumido. Ontem eu e o Eliseu fizemos duas torras no bolinha n. 2. A primeira durou 13 min, primeiro crack veio em 11:00. Perda de 14%. Pareceu uma torra ideal - então tentamos reproduzir na segunda e o primeiro crack veio bem antes, 9min. Perda de 12,5%. Misturamos as duas torras pra ficar numa média. O cheiro está excelente, daqui 5 dias experimentamos. Realmente não ficam muito uniformes como muitos reportaram. Eu acho que o melhor perfil pra esse café seja um com cerca de 14 % de perda de massa. fiz uma torra com menos de 14, ficou ácida demais. Outra com 14.8, uma torra média, não me agradou. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas