Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

O Terranova é bem respeitado desde que criticou, e provou, falhas na construção do Versalab, e posteriormente "promulgou" as "regras" de tolerância para moedores Top.

Ele tem um interesse comercial bem significativo, desde que esta vendendo Versalabs aprimorados e inclusive um moedor construído por ele que, dependendo dos componentes, vai dos €5000 aos €10.000 ..., a bom entendedor poucas palavras.

Agora Burny: chamar ele de Terracota, foi chamar para briga :-)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu havia visto os posts do Terra Nova com referência ao Versalab mas não sabia que explorava tais conhecimentos comercialmente.

Eu tentei achar mas não encontrei, que valor de folga ele achou como admissível na ponta da mó ?

 

Considerando que, para expresso, o espaço entre as mós é de aproximadamente 380 microns, uma folga de 38 microns seria correto ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Gil, não lembro direito, era algo como 0,003 mas nem lembro a unidade que utilizou ...

Como para mim é inviável achar uma aparelho desta precisão (eu utilizo uma folha de papel, como sonda) não guardei o dado.

Tem uns vídeos do Terranova (super curtos) no HB, medindo as folgas, o instrumento é um braçinho com um medidor de agulha mexendo a cada volta do eixo.

Aparentemente ele está bem familiarizado com equipamentos metalúrgicos modernos e tratamentos químicos e térmicos de metais, tenho a impressão que deva trabalhar com isto ... , mas, pela conversa, não me parece que tenha formação em engenharia ... tem falado bastante sobre tratamentos de metais, tornos modernos, diferentes metais e ligas, e sua utilização na indústria metalúrgica.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Bernardo, vou rever os vídeos.

Normalmente 0,003 seria 3 micros, mas não acho possível pois as mós por si só saem com ajuste de fabrica que pode gerar uma descentralização da ordem de até 40 microns.

 

Sergio, lembrando que quando o moedor esta em ação a rosca fica tensionada diminuindo a folga dela comparada a uma leitura estática.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E mais os grãos ajudando a centrar... Parece ok.

 

O ideal seria, quando pronto, filmar uma moagem com um relógio comparador encostado na ponta do eixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

OK, o amigão vende moedores. Agora entendo porque ele ficou tão chateado comigo gostando do Bravo.

 

Chamar ele de Terracota foi por engano, mas nunca sabemos o que o nosso subconsciente manda a gente fazer  :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vinha lendo no KN e tive uma crise de risos quando li o Burny chamar o Frank "moedor imaculado" Terranova de "Terracota"... quase tive um treco! Acompanhei o "caso" Versalabs e não nego que o cara manja, mas ele também deu muita bolafora que depois ficou esquecido. No fim tudo isso é $$$ pra ele, não dá pra ele elogiar o que não tem o dedo próprio. (vixi... digitando no celular - tá ruim isso... cheio de erros)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Impressionante como hobby atrai maluco , mais do que interesse financeiro esses caras tem é um ego desmesurado e falta de um desconfiometro aferido.

Aqui no CDC logo que eu entrei assisti um piti de uma figura dessas .

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou dizer uma coisa, é estressante expor a parte técnica e ver as criticas, até porque em uma industria tem várias pessoas envolvidas, eng mecânico, metalurgico, quimico, design e cada qual resolve o seu problema, e eu tenho que me virar e por sorte tenho a ajuda de todos aqui, mas por outro lado nos faz ir mais fundo no assunto, o que é bom. Enfim tudo por um bom moedor.

 

Agora só da do uma pincelada geral:

 

90 % dos moedores comerciais tem uma de suas mós mudando sua posição através de uma rosca, no Rocky (minha inspiração) devo dizer que a folga nesta rosca é quase zero, mas o outro que tenho tem uma folga gigante, outro dia pude conferir em outro bom moedor que a folga também era gigante, no Robur a mó movel é fixa em um tipo de pistão, com certeza tem uma folga pequena mas não nula, e o eixo é como o meu em balanço, fixo em um único rolamento mas este muito inferior ao usado por mim.

 

Enfim, o procedimento que estou adotando de ter guias nas pontas das roscas é um procedimento que quase ninguém adota, habitualmente se apoia nas roscas e acabou, esta mais que bom.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que nunca se pode descolar o desempenho do custo. Porque o Pharos é bom? Pelo alinhamento, pela ergonomia, pela beleza, pelos materiais de ponta? Não, porque provavelmente é o menor preço por giro de mó Titan que se pode ter.

 

O Gil caminha no sentido de um custo/benefício interessante. Moedores motorizados do preço de uma boa motocicleta atendem outras premissas (e exigências).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando o desenvolvimento:

 

Estas discussões no final são boas, como disse, faz que o projeto avance mais em qualidade, depois de muito pensar consegui desenvolver um diagrama das folgas e cheguei a conclusão que terei que diminui-las, logo onde era 60 microns será 30 microns, como o desenho em anexo.

Poderia deixar esta folga mais justa, mas o receio é que trave, para isto serve o protótipo.

 

Scheusal, o rolamento será instalado com interferência em seu suporte, e com trava química, o anel elástico é apenas um item de segurança.

 

corte_zpsvfw1dheg.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hey Gil,

again: thanks for your great grinder and your desire to further improve it.

 

Maybe it would be a good idea for you to post a short english text in the german Kaffee-Netz, so that the users there could ask you their question / ideas / improvements in english and could communicate directly with you ?

 

I think there are a lot of people who are really interested in your machine and would like to help.

 

thanks,

Sebastian

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kkkkk. Só digo uma coisa: acho que sei......

Gil,

Mais uma vez, parabéns! Vc é o cabra!

 

Guilherme, levei um susto! Com essas exclamação depois do "cabra", pensei que você estivesse dizendo que o Gil era EU! :D

 

@ Sebastian, Welcome!

 

I just tested a couple pages from our forum on Google Translator and I'm sorry to say that, since we use a lot of slang and even neologisms around here, the automated translation ended up being all truncated and, overall, poorly made. If you want to start a topic in English, I think many of us would join to participate. If you try to do it in German I'm pretty sure that at least a couple people would join, but no more then a handful.

 

Anyway, I hope you like it here! Cheers!

 

@ Gil, essas modificações discutidas nos últimos dias serão incorporadas no primeiro lote ou as peças já foram maquinadas e essa discussão é a respeito dos lotes futuros?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral, serão, a produção será de todos de uma vez, desde que eu tenha aprovado o protótipo, justamente o atraso se deve a definição destes itens.

Hoje me cadastrei la no Kaffee Netz , a noite começo a conversar com eles.

Hoje comprei os materiais para a produção do "último" protótipo mas resolvi só levar 2ª feira para conferir se o desenho esta correto.

 

Duas pessoas lá já fizeram referência a folga na rosca dizendo que no momento da moagem como a rosca fica tensionada a folga é eliminada, o que me deixa mais confortável em minha busca por uma folga zero na rosca. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho bom se virar nos 30. Tem veículo que vai ao Jamboree para dar exclusiva no Bravo (nem vai pelo Jamboree). Sintam o poder.

 

Gil, pessoal pode te ajudar a preparar um, se você precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, prepara o teu recado, não interessa o que te perguntem, sempre vai ter oportunidade para colocar e informar o é que importante para você.

Tipo os antecendentas, o que te levou a desenvolver o moedor, quais as qualidades que procuravas no teu moedo e, como após muita pesquisa, estudo, trabalho, análises, críticas e mais desenvolvimento, chegaste a solucões evolutivas que apresentaram resultados com maior precisão e ergonomia que os encontrados em produtos similares e de preço mais elevado.

E ai ainda podes dizer que (modestamente) "tem gente que até o acha mais bonito que os outros"

 

Recado final: Bom, Bonito e Barato (e ainda Brasileiro). :-)

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...