Ir para conteúdo

Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

Postagens recomendadas

Daqui umas 2 semanas pode aparecer um videozinho no YouTube do Lisca falando "hey guys. I have a HGone and Just got a Bravo and have to say that HG is not in use anymore..." :)

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Benchmark... Comparar com uma referência de excelência. Não significa depreciar o fator de comparação. Nem significa que quem deva fazer seja o próprio Gil. Aliás não deve ser o Gilberto. Talvez não seja o momento, mas eu acho que isso deva acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E é claro, não tenho formação nenhuma em publicidade ou marketing. Não entendo disso. É apenas opinião pessoal de futuro comprador. Sempre procuro comparativos antes de comprar algum equipamento. De preferência feito por alguém neutro, sem conflito de interesses. Expor os pontos fortes e os pontos fracos assim como no Seattle Coffee Gear também mostra seriedade. Apenas meu ponto de vista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todos tem prós e contras, está para existir o moedor perfeito, o que parece ser interessantíssimo no do Gil é o fato de não haver "folgas" e isso deve dar uma repetibilidade, estabilidade e durabilidade muito boa, o design também ficou muito bonito, por conhecer o Gil um pouquinho estou super orgulhoso, o que acho interessante no HG One é o tipo de manivela na vertical penso que deve ser mais fácil a moagem fora que há um suporte para segurar na mão dando maior estabilidade, mas mesmo assim já vi vídeos que mesmo segurando esse suporte ele acaba se mexendo e as mós do HG são maiores o que deve proporcionar uma moagem mais rápida.

Penso que ambos são ótimos moedores pelo preço cobrado e acho que devem ter desempenho bem similares equivalendo ou chegando próximo ao Robur.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho desnecessário o Gil fazer a comparação pessoalmente. Além de deselegante e pouco idôneo quando feito pelo próprio fabricante do produto, não faltarão pessoas para fazê-lo mundo afora.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O HG balança bem... uso o meu preso com "clamps"pra poder manivelar sem ter que fazer muita força, acho que a alavanca lateral é bem mais facil mas o Bravo por estar mais baixo necessita menos força pra segurar que o HG especialmente com a alavanca maior, onde realmente nao precisa de muita força.

E pelo breve teste que fizemos ontem a moagem parece ser bem proxima/compativel entre um e outro, necessitaria uma comparação mais "científica"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, acabo de voltar do Gil. O bicho está bacana. Tudo com ótima qualidade. Depois dos pequenos ajustes que o Gil está providenciando, ficará excelente.

 

Na manivela pequena, que preferi, precisa fazer um certo esforço mas nada de exagero. Como mói rápido nem dá para cansar. Também está estável o suficiente.

 

Eu continuo na fila do 1o lote =)

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não Rodrigo. Consistencia das extrações é mais relacionada a qualidade do moinho, não das mós.

 

Se as mós, qualquer tipo e tamanho, estão sempre alinhadas, sem folga, e na distância regulada fixa não há motivo para a distribuição do pó ser diferente a cada moagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  :o Ai, ai, por favor, não vamos discutir as modas aqui também... já tem tópico pra isso... :rolleyes:

 

E a expectativa para descobrir as modificações no Gil1 Bravo Debut aumentam!

 

Carpe Coffeam!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As modificações são invisíveis Cabral, são de ordem técnica.

Para não dizer que não devo mudar nada, devo mudar o aro de regulagem para prata fosco, afinar as marcações, marcando de 5 em 5 até 30, ao invés de 60, pois lado a lado com o HG percebe-se que as marcações mais finas como as do HG são mais elegantes e refinadas.

 

Agora só para distrair segue fotos do dispositivo que era para segurar o PF, não vou mexer com ele agora mas deu para perceber que se eu tivesse feito ele com 58 mm ao invés de 48 mm ( não sei onde estava com a cabeça) teria dado certo.

 

IMG_1629_zps19437145.jpg

IMG_1631_zpscc6feb2d.jpg

 

 

 

 

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sei não Rodrigo. Consistencia das extrações é mais relacionada a qualidade do moinho, não das mós.

 

Se as mós, qualquer tipo e tamanho, estão sempre alinhadas, sem folga, e na distância regulada fixa não há motivo para a distribuição do pó ser diferente a cada moagem.

 

Podemos discutir isso no tópico adequado, mas você não está analisando sob a perspectiva correta. Você está supondo que distribuições diferentes (isto é, de moagens provenientes de moedores distintos) geram sempre a mesma extração a partir de uma determinada regulagem repetível, o que não é verdade.

 

Repetir a distribuição é uma coisa, todo moinho que se preze devia ser capaz de fazê-lo minimamente. Outra coisa é a moagem gerar uma extração consistente. Jim Schulman fala bastante sobre isso no tópico do Titan Grinder Project. Emblemáticos são os resultados do Super Jolly, por exemplo, que alternava shots excelentes e outros medíocres, em contraste com os do Robur, que se não excelentes, quase sempre bons. Ele atribuia essa característica a dinâmica do bolo durante a extração (acomodação entre partículas maiores e menores).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, muito bacana!

 

Se quiser mais uma sugestão, uma solução muito interessante que a Breville usa em vários pontos e que funciona bem (nem tudo é pesadelo) é o uso de magnetos para prender algumas coisas, como o tamper embutido na BDB, o suporte de PF, a bandeja de coleta de pó e o copinho medidor de moagem avulsa são presos no local por pequenos ímãs de neodímio/terras-raras. Até para travar a alavanca de vapor e o botão de água quente no começo de curso, em vez de um "click" mecânico que se desgasta (mola/pino/sulco), usaram um pequeno ímã que gruda no metal quando encosta no começo do curso. Brilhante!

 

Bastaria você fazer um jogo de sulcos/relevos (ou um "berço" na base do Bravo) que encaixem entre a base do Bravo e a base do suporte para PF, com um ou dois ímãs embutidos na base (parece alumínio) que o mesmo ficaria bem preso na base. Dependendo do formato da relação sulco-ranhura, só daria pra remover com um movimento pré-determinado. Não sei se a idéia seria ficar solto, travar com pinos ou parafusar, mas deu vontade de "meter o bedelho" e sugerir os magnetos.

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Cabral, eu bem que gostaria de usar uns imãs, mas acabo ficando achando que estou copiando do HG.

Hoje esta a base inferior deste suporte parafusado na base do moedor, e o restante correria no trilho indo para frente e para trás, tipo em uso ou recolhido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, pergunta: Esses parafusos laterais (das ranhuras, onde fixam as hastes laterais) vão ficar desnudos assim? Fico pensando na sujeirada de pó que vai se acumular ali... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, tenho uma cascata de peneiras no lab e posso fazer isso facilmente, mas não é muito exato. Melhor seria usar um equipamento especializado, como um analisador a laser ou um microscópio especializado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcia, vão, homem adora cabeça de parafuso alen.

 

Fabreder, é para ficar ruim, se ficar bom seria um milagre, rsrsrsrs. Quando envie para o Alexandre o antigo, disse que até coado deu para passar, agora se fizer uma analise de granulometria daria para entender o porque, deveria apresentar bastante finos mesmo moendo para French.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehehe meninos...  :rolleyes:

 

Legal Gil já fazer um teste de particulado, embora ainda de forma rústica. Já dá pra anexar lá nos fóruns gringos (e aqui, óbvio!) os gráficos! Mais um ponto pro Debut!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...