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Bravo Debut - o seu moedor manual


Gilberto

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Hum, ainda acho que a solução seria boa, mas com outro trajeto mecânico e estético.

 

E eu não tinha pensado no problema levantado pelo Sérgio, de enroscar na manga do mago (Santiago tm). Eu raramente teria esse problema. Se eu estivesse de casaco tiraria para moer, minha cozinha é normalmente quente, e se estiver de mangas compridas eu sempre as dobro ou arregaço antes de fazer café, não faz sentido ficar correndo risco de respingar água e café nas mangas... Mas é algo para pensar... talvez mandar um elástico ou munhequeira elástica junto? :P

 

@Gil, olhando o tópico antigo, não consegui achar um desenho ou imagem que deixasse clara a determinação do encaixe quadrado na ponta do eixo... por acaso você simplesmente fez 4 chanfros no eixo para tornar o encaixe o maior possível, mantendo como 4 "cantos" a lateral original do eixo? Foi isso?

 

é que o que "quebrou" a estética foram os furos quadrados com os "abaulados" ao redor de cada furo. Como é uma peça longa, ela "pede" rasgos, e não "quadrados". e os abaulados tiraram a elegância da curva, parecem barrigas... (de barrigudo, na cozinha, basto eu! :lol: )

 

Se você calcular a área de chanfro e utilizar o mesmo "montante" de redução de metal em apenas 2 lados, fazendo um encaixe levemente oblongo (na verdade um retângulo com curvas nos lados menores) em vez de quadrado, talvez ajude... Também poderia tentar fazer vários cortes de encaixe oblongos no cabo, mantendo a curva "lisa", sem precisar de nenhuma "barriga" pra compensar a perda de material do furo quadrado. A transferência de força mudaria um pouco, mas de repente se a haste/alavanca for apenas um pouquinho mais larga/espessa em toda sua extensão, pra compensar a perda das "barrigas", e com mais furos de encaixe "oblongos", e talvez menos espaçados para parecer "enfeite" em vez de "encaixe", fique esteticamente mais aprazível. E não precisa perder resistência mecânica.

 

Ah, e aquele "rabinho" da alavanca, na posição mais "longa", poderia ficar "faceado" com a tampinha em vez de ficar parecendo uma "sobrinha" na montagem. Bastaria fazer o corte com o mesmo raio da tampa em vez de usar o raio da "barriga" que deixou a estética da coisa meio "quebrada". Creio que isso também contribuiria para a "elegância" geral da montagem.

 

 

Mas são apenas opiniões, como as de todos...

 

Eu sou suspeito em elogiar a sugestão da alavanca única multi-furos, pois foi de minha autoria :ph34r: , mas o que imaginei foi o que descrevi acima, mas só entendi que precisava clarificar melhor a sugestão quando vi os desenhos.

 

Aliás, se não for escrever nada no cabo, poderia fazer oblongos por toda extensão do cabo, talvez numa progressão de tamanho (como os furos no desenho do cabo do Mini) do manípulo até a metade, e depois oblongos regulares até o extremo oposto, sendo estes para encaixe no eixo... Outra ideia mais voltada a adequação funcional à estética.

 

Como mencionei para o Gil, essa ideia me ocorreu esses dias enquanto utilizava uma chave "multi-bocas", dessas que tem várias aberturas nas pontas e alguns furos sextavados em toda extensão do cabo, e achei que daria pra aplicar o mesmo conceito na alavanca do Bravo Debut.

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Solução mais simples.

 

Pega o comprimento da alavanca grande, da pequena, vende uma só com o comprimento médio, e esquece o assunto =)

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Entendiiiiiii, na realidade não sei se precisa do abaulado, talvez não, na versão " original" ele existe para receber o " parafuso-arruela" tendo o mesmo formato.

Vou fazer as alterações, mas acho que para ficar bom teria que no máximo sair um furo para fora.

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O maquinário antigo tinha uma solução melhor que os quadrados.

Também eram utilizados nos tripés de pintar.

Simplesmente uma fenda central, a alavanca se desloca nos dois sentidos livremente, quando chega na distância desejada travas apertando uma borboleta ou similar. Mas basicamente a solução das duas alavancas me parece mais conveniente. Eu utilizaria a maior, desde que minha área de trabalho tivesse a dimensão suficiente como para rodar sem obstáculos, do contrário ...

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Acho mais interessante fazer com as duas, esteticamente fica melhor e creio que questão de custo não elevará tanto assim o valor total do moedor, acho que irá valer a pena para cafés com grãos mais difíceis de moer, ou se o pessoal reclamar demais dos custos, vende a haste maior separada como acessório.

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O negócio é entregar todos com as 2 alavancas, e depois conforme avaliação dos usuários pensar em uma mudança nos lotes futuros, caso se chegue a conclusão que a alavanca maior é dispensável.

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Não, eu não sou complicado, rsrsrsrs, as empresas de usinagem é que são, eu não entendo, a empresa que estou usando reclama que não tem serviço e no entanto não apronta o meu, eu nem chorei no valor pedido justamente para não desistimular a empresa, aiaiai, será que terei que comprar um CNC ?

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Exatamente.

O que pude perceber, as empresas pequenas fariam mas não são capacitadas e nem tem equipamentos para faze-lo, as empresas grandes fariam, são capacitadas, tem equipamento, mas teria que fazer 1000 peças de cada, ai sobraram as empresas médias, estas são capacitadas, tem equipamento, fazem 50 peças, mas querem cobrar uma fortuna. Minha busca fica portanto na empresa média disposta a cobrar um valor razoável, teoricamente tenho duas, mas por hora estou no teóricamente, vamos ver nos próximos dias.

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Gil, me coloque na lista de espera! Acabei de entrar para o mundo dos cafés (vindo diretamente da cerveja caseira) e de cara já curti MTO o projeto, principalmente por ser brasileiro. Sou engenheiro e fiquei impolgado com todo o processo de desenvolvento que você postou aqui. Meus parabéns!

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  • 2 weeks later...

Gil, voltei da Alemanha anteontem. Pode despachar o Bravo Debut #001 para Tiradentes, OK?   :lol:

Abçs
Burny
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Guest Anita

Burny, não força a barra.

 

Agora acabou minha pressa. Passei outras prioridades (leia-se contas) na frente.

 

Gil, relaxa e faz com calma. Olha a precisão. :)

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