Ir para conteúdo

Projeto BCC (Burny's Coffee Cooler)


Burny

Postagens recomendadas

Pessoal, apresento o meu aparelho para resfriar grão torrado que montei no fds. 

 

Testei ele e ele resfria um batch de 200gr em 40 a 50s sem mexer. Só precisa de um cano de esgoto (20 cm diametro), um exaustor de banheiro (15 cm de diametro, com grade de 20 cm), uma tela de mosquito (colei na grade do exaustor para reter as películas) e silicone para colar tudo.

 

Falta ainda uma peneira de malha mais grossa (3 a 4 mm) para tirar as películas do grão. Depois vou pintar ele para ficar mais bonitinho.

 

Abçs

Burny

 

ch29KsWl.jpg

 

troTYfTl.jpg

  • Curtir 20
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olhando a foto diria que está de frente e que, sendo um exaustor, nesta posição deveria aspirar.

 

No meu, coloquei a mangueira do aspirador, desta forma já aspira toda a película, porém não esfria tão rápido quanto o do Burny.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem mais elegante que o meu método de resfriamento. Depois eu posto uma foto aqui. Eu uso duas peneiras, encaixada uma na outra, e uso o secador de cabelo da minha esposa para soprar ar frio. :) Funciona muito bem, mas esse BCC aí ficou mais prático e elegante. O lance de coletar/filtrar as películas também é bem legal. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Bernardo e, lendo novamente sobre a peneira de malha mais grossa que ele pretende colocar, já deu pra entender que aspira e, assim, as películas que passarão pela peneira grossa ficarão retidas na tela de mosquito.

 

Em casa uso uma peneira "pra feijão", dessas grandes com aro de madeira (parece peneira de areira, mas bem mais grossa) pra soltar as películas dos grãos. Depois que resfrio, jogo os grãos lá e dou uma esfregada neles com a mão contra a peneira. Solta praticamente tudo, mesmo naqueles grãos mais chatos que ficam cheios de películas depois de torrados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc vai rir, mas o projeto é do Kaffeenetz. Nos Alemães somos mestres de gambiarra, só deixamos os nativos acreditar que compram coisa de qualidade para deixar eles pagar mais caro ... Rsrs

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente Burny, ficou muito profissa... Vou tentar fazer um tbm... Onde vc comprou essa peneirinha de metal q colocou por cima?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como varias pessoas perguntaram, aqui a lista:

 

- Modelo de exaustor: http://www.novaexaustores.com.br/produto/exaustor-para-banheiro-mod-mega34-bivolt/7159

(Achei mais barato numa loja local)

 

- Tubo de esgoto padrão (20cm diametro, 30 cm comprimento) do deposito

 

- Malha de mosquito padrão (tambem do deposito)

 

- Silicone transparente (tubinho pequeno)

 

Notei que o exaustor é tão forte que os buracos que fiz no tubo não são suficientes. Vou colocar pézinhos nele para abrir a saída do cano.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom Burny, ficou bem prático e bonito, eu faço como o Santiago, tenho duas peneiras em metal profundas onde encaixo uma na outra e com um aspirador de pó portátil eu o deixo para "soprar", bom que resfria muito rápido e como o ar sai bem forte o café também sai limpinho em relação as películas devido ao atrito com as peneiras de aço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, esta dependendo de dois detalhes:

1- Receber a compra coletiva para fazer o primeiro teste.

2 -  O Barny liberar a patente.

:)  :)  :) 




 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto, a cinta é o exaustor que fica encaixado no borda do tubo. 

Como conversado com o Barny por MP acho mais prático e econômico a quem pretende fazer procurar uma oficina especializada em tubos e coifas para confeccionar  a "carcaça" em material galvanizado ou metálico.
 

Sem%20tiacutetulo-1.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A parte de cima também pode ser colada como na parte de baixo. ambos lados são rebaixados. Quem não esta  preocupado com a estética da para fixar as partes usando uma fita colante tipo silvertape pelo lado externo.

IMG_20150625_161834.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou legal mesmo. O meu já ganhou pés tambem. Eu colei tudo com silicone e deixei nada solto. Claro tá liberado, eu mesmo peguei a ideia do Kaffeenetz. Pode produzir um para o Igor.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Hoje fiz o primeiro resfriamento e foi muito rápido e melhor que usar o secador da esposa, pois não espalhou uma  unica película. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Pessoal, com grande prazer apresento o BCC V2. O V1 mostrou três problemas. A saída de ar foi pequena e limitou o fluxo. Puxou ar pelos lados da peneira e a peneira não foi grande suficiente para torras com o bolinha (350g de grão). A versão 2 agora tem uma peneira de teste (aço inox, malha 3.3mm) e uma vedação de silicone que garante que ele só puxa ar pela peneira. Também implementei as sugestões do mreis (pés e interruptor).

 

Abçs

Burny

 

VCYAIIIl.jpg

  • Curtir 14
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei da peneira, onde compra?

Abaixo desta peneira  e antes da tela que fica em cima do exaustor adaptei uma peneira plastica concava  de 20 cm para reter a palha.

15607.........jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...