Ir para conteúdo

Nutation tamping - técnica que promete acabar com as canalizações


Lucas Faccioni

Postagens recomendadas

Salve pessoal,

 

Procurando na internet sobre uma outra informação (comparação entre diâmetros de PF), "trombei" com esta nova técnica.

 

Chamada de "nutation tamping", consiste basicamente em, logo após encher o porta filtro com pó de café, apoiar o PF na bancada, colocar o tamper sobre o PF e, apenas com o peso do tamper, fazer movimentos circulares inclinados, como uma moeda caindo numa superfície plana e dura.

 

Em seguida, aplicam-se os 15-20 kg de força, deixando o bolo nivelado, e o polimento, como normalmente se faz.

 

Seguem abaixo dois tópicos, do coffeegeek e do home barista sobre o assunto. Os tópicos são de 2010 e 2009, respectivamente:

 

http://coffeegeek.com/forums/espresso/machines/494886

http://www.home-barista.com/tips/nutation-how-to-do-it-right-t12625.html

 

Segundo quem usa, a técnica melhora muito a compactação e a uniformidade do bolo, resultando numa extração bem mais uniforme e sem canalizções. Alguns inclusive relatam que tiveram que engrossar a moagem, porque usando a moagem que usavam antes "entupiam" a máquina.

 

Alguem aqui do fórum já tentou?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é nada demais... Ajuda a diminuir problemas de extração maior nas laterais se for o caso da sua máquina. Mas não resolve de vez canalização e duvido que mude a moagem.

 

Ultimamente não faço nada, só compacto sem muita força. Raro ter canalização visível... Tanto com o ProM quanto com o Pharos. O ProM faz uns pelotinhos se a moagem é mais fina e também não me importo, nada de WDT.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faccioni,

 

Essa técnica tem um efeito similar à utilização de tamper de base convexa. A idéia é criar uma superfície de contato entre o tamper e o bolo cuja pressão inicial seja maior no centro, dessa forma ao se empurrar o tamper contra o bolo esse diferencial de pressão cria uma "cunha" que empurra parte do bolo horizontalmente em direção às paredes do filtro.

 

Em outras palavras, a força que seria quase 100% vertical em uma situação comum (bolo nivelado), com essa técnica se decompõe parcialmente em uma componente horizontal devido à diferença de nivelamento entre o centro do bolo e o tamper, "vedando" melhor os cantos.

 

Mas não espere milagres. Se está tendo muito problema com canalizações a técnica do WDT (Weiss Distribution Technique) é muito mais eficaz do que essa. Eu costumo executá-la com um clipe de papel e dá excelentes resultados.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também uso o WDT quando tenho problemas de canalização, também não faz milagres.

 

Achei o instrumento perfeito para WDT: uma agulha de furar bolo. Não achei a foto a na net, depois posto aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu usava um grampo grande com uma ponta destorcida, a parte que continua torcida serve como cabo.

Ajuda muito bem, mas desde que aprendi a dosar com o MACAP e o Lido nunca mais precisei recorrer ao WDT.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também uso o WDT quando tenho problemas de canalização, também não faz milagres.

 

Achei o instrumento perfeito para WDT: uma agulha de furar bolo. Não achei a foto a na net, depois posto aqui.

Aqui eu uso uma agulha de desentupir fogão, com a haste metálica um pouco menor p/ dar mais firmeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Vocês já tentaram usar o dedo indicador? O resultado é muito bom e ainda permite conhecer melhor o café a partir do contato direto.

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Vocês já tentaram usar o dedo indicador? O resultado é muito bom e ainda permite conhecer melhor o café a partir do contato direto.

 

Valeu,

Alexandre

 

Ainda não tentei, mas quando eu aparecer na sua cafeteria, por favor não use essa técnica. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Klause.

 

Não tem jeito véio, pois eu trabalho de costas para o cliente e então fica fácil dichavar a montagem do pó no filtro.

Mas afinal o que importa é a bebida na chávena...

 

Brincadeira de lado, citei o uso da mão e dos dedos porque os uso sempre ao preparar o pó no filtro simples e também no duplo, sendo que no duplo é menos necessário o auxílio da mão. Mas no simples é a única maneira de equalizar a distribuição do pó na área periférica que comporta menos pó.

 

Veja este antigo video no Youtube.

Até hoje ainda preparo de forma semelhante, se bem que sempre procuro ajustar o moinho previamente para evitar empelotamento do pó.

 

Valeu,

Alexandre

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Profissional eh outra coisa ne? Hehe.

 

Quem dera se nas ditas "cafeterias" empregassem tamanha tecnica e cuidado na preparacao do espresso... Na maioria nem tamper tem...rss.

 

Por isso que nao vejo a hora de conhecer o expresso brasil "in loco", pois em cada ja conheco alguns de seus excelentes cafes!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal,

 

Agora que estou com o PF Bottomless, pude perceber que usando nutation tamping o café tende a sair mais pela periferia que pelo centro do filtro. Na verdade mesmo só nivelando com o dedo e compactando estou tendo esse problema, tenho que melhorar minha distribuição. Mas com nutation fica pior.

 

Lembrando que além do setup aqui do lado esquerdo estou usando a cesta p/ duplo da Rancilio, modelo 40-100-102, com 15g do chapadão de ferro

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tive uns problemas iniciais parecidos, mesmo com o filtro comum da Gaggia. Depois passei a compactar com bem menos força, prestando mais atenção ao nivelamento (levo o portafiltro à altura dos olhos com o tamper em cima e olho ao redor pra verificar o nivelamento).

 

Gosto de nivelar às vezes com um cartão de crédito velho. Tu podes bater com ele de cutelo, em várias direções no plano perpendicular ao portafiltro, garantindo que a distribuição do café fique melhor. Também serve pra recolher o excesso de forma uniforme. Curvando ele um pouco com a mão dá pra fazer uns truques como nivelamento côncavo ou convexo e ver como se distribui a extração pelo filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas,

 

Também tenho um Vario Home e noto que pela característica dele (sem dosador e com suporte do portafiltro bem próximo à saída) há a tendência de formar o já conhecido "montinho" de pó no centro do filtro. Um nivelamento deficiente fará com que aparentemente a dose esteja nivelada, mas na verdade as densidades serão diferentes, sendo o bolo mais denso no centro que nas bordas. A compactação não resolve esse problema, que só poderá ser mitigado com uma boa distribuição.

 

Se me permite a sugestão peço que tente umas duas ou três extrações usando a técnica WDT com um clips de papel. Depois nos conte o que descobriu.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pro WDT o copinho de iogurte ajuda a não perder café demais. Sugiro o potinho de 170g de Activia, que não é muito alto e cortado na altura certa encaixa direitinho no PF. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

A propósito da distribuição ser muito mais importante que a compactação do pó, vide o experimento abaixo. Shots de perfis idênticos sem tamping, com tamping de 30lb, 150lb e 300lb, tanto faz!!!! Aliás, há varias informações interessantes nesse artigo em relação a espresso:

 

http://www.espressoresource.com/~espres2/espressoresource/index.php?option=com_content&view=article&id=122:design&catid=31:general&Itemid=110

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A propósito da distribuição ser muito mais importante que a compactação do pó, vide o experimento abaixo. Shots de perfis idênticos sem tamping, com tamping de 30lb, 150lb e 300lb, tanto faz!!!! Aliás, há varias informações interessantes nesse artigo em relação a espresso:

 

http://www.espressor...eral&Itemid=110

 

Deixa os fabricantes de tamper lerem isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha opinião o tamper serve para corrigir a distribuição, principalmente o nivelamento, as bolsas de ar e os grãos ocupando os espaços junto às bordas.

Se a distribuição for perfeita e a extração tiver pre-infusão - permitindo que a expansão do pó ocupe todo o espaço - realmente não vejo necessidade.

Alias, com a italiana, que tem moído um pouco mais grosso (o que facilita muito a distribuição) não preciso mais de um par de tapinhas do filtro na mesa para deixar tudo nivelado e perfeitamente distribuído (nada de passar a faca, "ajudar" com os dedos ou tamper), pronto para usar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não faço nada de especial. Dou uma chacoalhada leve no filtro para distribuir os grãos um pouco melhor, depois faço algo como o stockfleth move ou o Chicago Chop, nivelo e era isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não faço nada de especial. Dou uma chacoalhada leve no filtro para distribuir os grãos um pouco melhor, depois faço algo como o stockfleth move ou o Chicago Chop, nivelo e era isso.

 

Hããã.... O que é isto, uma dança ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Eu estou tendo um problema na hora de polir o bolo com meu tamper, dependendo do café, quando acabo de polir, vem um pouquinho de café grudado bem no meio do tamper e sempre que isso acontece ele dá canalização exatamente no lugar que ficou sem o café, mesmo que eu corrija depois.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...