Ir para conteúdo

Fazendo: Naked portafiltro


NiltonSS

Postagens recomendadas

Procure a causa para providenciar a correção do vazamento. Pode ser pó de café na borda superior do filtro.

 

Já chequei essa possibilidade, e não é o caso. Vou continuar observando pra ver se o problema permanece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais uns testes com o portafiltro naked, e cheguei a conclusão que ele tem um encaixe diferente do original. A alavanca do portafiltro naked acaba ficando um pouco mais à esquerda pra encaixar bem. Também o portafiltro original chega em um ponto que é praticamente impossível firmar mais depois de um certo ponto. No naked, não se nota o travamento tão fácil, parecendo sempre que dá pra girar mais um pouquinho pra encaixar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, estou pagando minha dívida! ;)

 

Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Márcio, eu sei que essa afirmação parece meio exotérica e não faz meu estilo. Mas juro que parece que fica mais amargo e a crema mais escura, comparado com um shot de mesmas condições no portafiltro normal. E o fato de isso não fazer muito sentido me deixa maluco... :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deve ser a falta de pitada de cromo, níquel ou cobre/estanho (se seu porta-filtro já perdeu o revestimento). :lol:

 

A cor mais escura poderia ser de não misturar nada no sem fundo, considerando que o fundo do porta-filtro dá uma certa misturada na crema. Mas o sabor, não sei...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, estou pagando minha dívida! ;)

 

Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito.

 

 

Aí garoooooooooto!!!!

 

Está pago!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, estou pagando minha dívida! ;)

 

Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito.

A extração não teve nada de medíocre não. Foi bastante uniforme em toda a tela e com crema na medida. Está de parabéns !

Viva !!! Quem esta faltando mandar o vídeo ?

Eu :D . Quero arrumar um tripé pra camera, mas está meio difícil arrumar tempo pra dar uma passada em Camelot.

Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco?

Aqui eu também tive a impressão que a crema sai mais escura no bottomless. Mas tenho experimentado com o botão de vapor também, então achei que era mais uma questão de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo, estou pagando minha dívida! ;)

 

Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito.

A extração não teve nada de medíocre não. Foi bastante uniforme em toda a tela e com crema na medida. Está de parabéns !

Viva !!! Quem esta faltando mandar o vídeo ?

Eu :D . Quero arrumar um tripé pra camera, mas está meio difícil arrumar tempo pra dar uma passada em Camelot.

Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco?

Aqui eu também tive a impressão que a crema sai mais escura no bottomless. Mas tenho experimentado com o botão de vapor também, então achei que era mais uma questão de temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, Márcio, eu sei que essa afirmação parece meio exotérica e não faz meu estilo. Mas juro que parece que fica mais amargo e a crema mais escura, comparado com um shot de mesmas condições no portafiltro normal. E o fato de isso não fazer muito sentido me deixa maluco... :blink:

 

Opa, chegando meio atrasado na discussão...

 

Você não está maluco. Eu também noto diferença no sabor.

 

Se você observar bem de perto a crema formada nos dois métodos perceberá que a crema gerada pelo naked é meio "bolhuda", tem uma textura mais espumosa e menos aveludada que a do portafiltro comum. Já bati cabeça tentando entender o motivo da diferença na percepção do sabor e a única explicação que encontrei é que essa diferença de textura pode estimular de forma diferente o paladar, da mesma forma que um leite texturizado é mais doce que um leite "comum".

 

Por outro lado o naked forma mais crema, que traz uma sensação "agressiva" ao paladar, o que pode também justificar o fato. Para tirar a dúvida pode-se fazer um teste que seria mexer bastante o café antes de tomar e ver o que acontece.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o mais útil do portafiltro naked seja mesmo servir de ferramenta de diagnóstico de extração. Geralmente as experiências da SCG não tem lá muita preocupação metodológica e acabam tendo uma finalidade mais ilustrativa que qualquer outra coisa. O que segue, porém, apesar de simples, ilustra bem a diferença que dá pra ver na uniformidade da extração fazendo uma distribuição adequada dos grãos na cesta.

 

O que não significa que o shot será necessariamente melhor!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez o mais útil do portafiltro naked seja mesmo servir de ferramenta de diagnóstico de extração......

O que não significa que o shot será necessariamente melhor!

 

 

Também acho, obviamente a estetica ganha também, mas no meu caso por exemplo, a maioria dos cafés são misturas, dificilmente sai um shot normal, e desta forma perder a oportunidade de mostrar a extração ao cliente não é um impecilio. Mas no aspecto tecnico é uma mão na roda poder visualizar a extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa que pude observar na extração naked é que controlando a pressão inicial de infusão (pra não chamar de PI e levar uma carraspana do Márcio :)), seja por meio da válvula de vapor, seja acionando a bomba de forma intermitente, praticamente NUNCA canaliza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, permite que eu moa um pouquinho mais fino. E consigo o famoso efeito tigerflecking na extração se moer fino o bastante (nem sempre é o caso de melhor sabor, mas é bonito pra filmar!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Extração naked com "pré-infusão" manual (no caso, manual é o acionamento intermitente que faço da bomba pra ter uma pressão de água mais suave sobre o bolo no início da extração)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Continuo com o maldito problema de vazamento quando uso o portafiltro naked! :angry:

 

Só pode ser uma diferença de construção entre o portafiltro original e o naked, talvez nas abas que encaixam no grupo. Estou pensando seriamente em colocar um anteparo entre o portafiltro e a aba do filtro, qualquer coisa que ajude a aumentar a pressão contra a vedação do grupo. Saco...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo,

 

Coloque o Naked e o Porta Filtro original com os filtros encaixados nos mesmos, de cabeça para baixo apoiados na pia, aproxime a aba de um com a aba do outro para saber qual a diferença de altura de um para o outro, como estão deonta cabeça a parte da aba que esta para cima do PF ORIGINAL Deverá estar mais alta, vejá quanto para definir de que maneira corrigir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não testei, Bernardo. Não costumo fazer shots de 14g na Gaggia.

 

O que você está tentando me dizer é que, por uma diferença de tamanho/formato do portafiltro naked, o chuveiro do grupo estaria entrando mais fundo no filtro e tocando o bolo, prejudicando a vedação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...