Rodrigoks Postado 8 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 8 Outubro 2012 Procure a causa para providenciar a correção do vazamento. Pode ser pó de café na borda superior do filtro. Já chequei essa possibilidade, e não é o caso. Vou continuar observando pra ver se o problema permanece. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 11 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 11 Outubro 2012 Fiz mais uns testes com o portafiltro naked, e cheguei a conclusão que ele tem um encaixe diferente do original. A alavanca do portafiltro naked acaba ficando um pouco mais à esquerda pra encaixar bem. Também o portafiltro original chega em um ponto que é praticamente impossível firmar mais depois de um certo ponto. No naked, não se nota o travamento tão fácil, parecendo sempre que dá pra girar mais um pouquinho pra encaixar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2012 Fogo, estou pagando minha dívida! Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
tonjunior Postado 16 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2012 q coisa linda, parabéns! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 16 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2012 Viva !!! Quem esta faltando mandar o vídeo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 16 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 16 Outubro 2012 Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Acho que atrapalha menos a crema, mas mais escura e mais intenso... Sei não. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Sim, Márcio, eu sei que essa afirmação parece meio exotérica e não faz meu estilo. Mas juro que parece que fica mais amargo e a crema mais escura, comparado com um shot de mesmas condições no portafiltro normal. E o fato de isso não fazer muito sentido me deixa maluco... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Deve ser a falta de pitada de cromo, níquel ou cobre/estanho (se seu porta-filtro já perdeu o revestimento). A cor mais escura poderia ser de não misturar nada no sem fundo, considerando que o fundo do porta-filtro dá uma certa misturada na crema. Mas o sabor, não sei... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 kkkkkkk vai ver é isso, estou sentindo falta dos metais! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 É reconfortante descobrir que não se está louco, ou que pelo menos não se está louco sozinho... http://www.jimseven.com/2009/07/06/video-1-crema/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Fogo, estou pagando minha dívida! Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito. Aí garoooooooooto!!!! Está pago! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Fogo, estou pagando minha dívida! Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito. A extração não teve nada de medíocre não. Foi bastante uniforme em toda a tela e com crema na medida. Está de parabéns ! Viva !!! Quem esta faltando mandar o vídeo ? Eu . Quero arrumar um tripé pra camera, mas está meio difícil arrumar tempo pra dar uma passada em Camelot. Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco? Aqui eu também tive a impressão que a crema sai mais escura no bottomless. Mas tenho experimentado com o botão de vapor também, então achei que era mais uma questão de temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 17 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 17 Outubro 2012 Fogo, estou pagando minha dívida! Longe de ser uma boa extração, com café ainda bom mas não tão fresco e alguns problemas de esguichos e de falta de fluxo em partes do filtro, mas foi a primeira tentativa de filmagem e resolvi postar assim mesmo. Assim que eu torrar um café, vou fazer uma extração com bastante crema pra fazer bonito. A extração não teve nada de medíocre não. Foi bastante uniforme em toda a tela e com crema na medida. Está de parabéns ! Viva !!! Quem esta faltando mandar o vídeo ? Eu . Quero arrumar um tripé pra camera, mas está meio difícil arrumar tempo pra dar uma passada em Camelot. Pergunta sobre naked: os shots que saem do portafiltro naked são mais intensos que os produzidos pelo portafiltro tradicional? E a crema fica mais escura na xícara? É a impressão que tive... acho que a diferença na quantidade de crema na xícara tem um importante papel na impressão gustativa. Ou estou maluco? Aqui eu também tive a impressão que a crema sai mais escura no bottomless. Mas tenho experimentado com o botão de vapor também, então achei que era mais uma questão de temperatura. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 18 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 18 Outubro 2012 Sim, Márcio, eu sei que essa afirmação parece meio exotérica e não faz meu estilo. Mas juro que parece que fica mais amargo e a crema mais escura, comparado com um shot de mesmas condições no portafiltro normal. E o fato de isso não fazer muito sentido me deixa maluco... Opa, chegando meio atrasado na discussão... Você não está maluco. Eu também noto diferença no sabor. Se você observar bem de perto a crema formada nos dois métodos perceberá que a crema gerada pelo naked é meio "bolhuda", tem uma textura mais espumosa e menos aveludada que a do portafiltro comum. Já bati cabeça tentando entender o motivo da diferença na percepção do sabor e a única explicação que encontrei é que essa diferença de textura pode estimular de forma diferente o paladar, da mesma forma que um leite texturizado é mais doce que um leite "comum". Por outro lado o naked forma mais crema, que traz uma sensação "agressiva" ao paladar, o que pode também justificar o fato. Para tirar a dúvida pode-se fazer um teste que seria mexer bastante o café antes de tomar e ver o que acontece. Abraços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Talvez o mais útil do portafiltro naked seja mesmo servir de ferramenta de diagnóstico de extração. Geralmente as experiências da SCG não tem lá muita preocupação metodológica e acabam tendo uma finalidade mais ilustrativa que qualquer outra coisa. O que segue, porém, apesar de simples, ilustra bem a diferença que dá pra ver na uniformidade da extração fazendo uma distribuição adequada dos grãos na cesta. O que não significa que o shot será necessariamente melhor! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Juliano dalmagro Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Talvez o mais útil do portafiltro naked seja mesmo servir de ferramenta de diagnóstico de extração...... O que não significa que o shot será necessariamente melhor! Também acho, obviamente a estetica ganha também, mas no meu caso por exemplo, a maioria dos cafés são misturas, dificilmente sai um shot normal, e desta forma perder a oportunidade de mostrar a extração ao cliente não é um impecilio. Mas no aspecto tecnico é uma mão na roda poder visualizar a extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 21 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 21 Outubro 2012 Concordo. É uma ferramenta de diagnostico e apoio, nao para uso permanente a meu ver. O meu da Gaggia só uso de vez em quando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Outra coisa que pude observar na extração naked é que controlando a pressão inicial de infusão (pra não chamar de PI e levar uma carraspana do Márcio ), seja por meio da válvula de vapor, seja acionando a bomba de forma intermitente, praticamente NUNCA canaliza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Ou seja, descobriu a maior vantagem da pré-infusão! Mas percebeu que precisa moer mais fino, normalmente? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 22 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 22 Outubro 2012 Sim, permite que eu moa um pouquinho mais fino. E consigo o famoso efeito tigerflecking na extração se moer fino o bastante (nem sempre é o caso de melhor sabor, mas é bonito pra filmar!) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Extração naked com "pré-infusão" manual (no caso, manual é o acionamento intermitente que faço da bomba pra ter uma pressão de água mais suave sobre o bolo no início da extração) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Caramba, ficou perfeita a extração. Você ligou e desligou umas 15 vezes, é isto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Não contei, fui só no feeling. Na Gaggia Dose, se você não aperta o botão de extração até o fundo, ele não trava. Só explorei essa característica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 23 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 23 Outubro 2012 Lembrem-se que essa alternativa não funciona com as máquinas com válvula de 3-vias, exceto se conseguir deixar a válvula aberta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 24 Outubro 2012 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2012 Bem bacana. Muito bom mesmo. O botão da Ascaso é duro como pedra mas ainda assim tentarei... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 18 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 18 Novembro 2012 Continuo com o maldito problema de vazamento quando uso o portafiltro naked! Só pode ser uma diferença de construção entre o portafiltro original e o naked, talvez nas abas que encaixam no grupo. Estou pensando seriamente em colocar um anteparo entre o portafiltro e a aba do filtro, qualquer coisa que ajude a aumentar a pressão contra a vedação do grupo. Saco... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Diminuindo a dosagem para 14gr também vaza ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Rodrigo, Coloque o Naked e o Porta Filtro original com os filtros encaixados nos mesmos, de cabeça para baixo apoiados na pia, aproxime a aba de um com a aba do outro para saber qual a diferença de altura de um para o outro, como estão deonta cabeça a parte da aba que esta para cima do PF ORIGINAL Deverá estar mais alta, vejá quanto para definir de que maneira corrigir. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 19 Novembro 2012 Denunciar Share Postado 19 Novembro 2012 Não testei, Bernardo. Não costumo fazer shots de 14g na Gaggia. O que você está tentando me dizer é que, por uma diferença de tamanho/formato do portafiltro naked, o chuveiro do grupo estaria entrando mais fundo no filtro e tocando o bolo, prejudicando a vedação? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas