edgecosta Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Legal! E como fez o tamper Bruno? Aqui em casa estou com uma impressão que o shot duplo distribui a quantidade exata de vasão x tempo para a pressão desta máquina... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Até agora só estou usando o shot duplo! Não tem muito como explicar como fiz o tamper mas eu não estava fazendo força estava apenas ajeitando o pó. Nesse ultimo shot que achei que o foi o melhor eu fiz um pouco de força a ponto de sentir o pó compactando. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edgecosta Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Legal, então estamos fazendo um processo bem parecido. Só não tenho recursos de medidas exatos ainda (acabei de $ com a máquina), mas não quero me prender a detalhes, vou experimentando e observando com o que a máquina trouxe por enquanto. Estou tirando resultados satisfatórios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
edgecosta Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 E como tinha dito anteriormente, creio que ao compactar o pó no PF, fez uma boa diferença também por aqui. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Até quanto consegue colocar de pó no filtro da Poemia? Se couberem 17g ou 18g manda bala, mas não sei não, ele é 53mm né? Salve Mortari. O filtro de 2 (?) doses (melhor seria dizer o filtro grande) que acompanha a Poemia e outros modelos da Saeco comporta até 20 gramas de pó moído para espresso. Uso-o frequentemente com 16~18 gramas na B&D EM5, sem pos pressurização e com pressão de linha de ~9 BAR. Quando se utiliza o aparato pressurizador do porta-filtros da Poemia, deve-se moer um pouco mais grosso. Tal qual seria para coados. E não aplicar calcamento. Apenas nivelar a superfície do bolo de pó para ficar paralela ao plano da tela dispersora. Outrossim, como a Poemia é regulada originalmente para trabalhar com aproximadamente 11 BAR, é razoável que a extração se dê em tempo ligeiramente menor. Algo como uns 20~25 segundos ao invés de 25~30 segundos. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Opa, valeu pelas infos Alexandre. Vai me ajudar a fazer mais testes Por enquanto a melhor equação que cheguei aqui foi 17g tamper de leve e extração de 27s. (com pf pressurizado). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Boa informação Alexandre, não imaginava que o filtro da Poemia comportaria tanto pó. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Bruno, seria interessante medir a massa de café na xícara... Simplesmente dizer que usou 17g e saiu em 27s não adianta muito... A massa na xícara seria o ideal para saber a quantas andam as extrações... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Myamoto, todas as que eu acertei até agora estão entre 45-50ml. Fiz uma extração agora com a moagem um ponto mais grossa e acho que cheguei num resultado consistente. Boa crema, acidez amargor e corpo balanceado e o fluxo me pareceu correto (não está mais jorrando). To usando como parametro agora 25s depois do comentário do Alexandre. Ainda bem que to usando a parafusadeira no Hario Skerton haha senão ia estar com o braço gigante 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Faz o mod stepless do Skerton.. Vai gostar.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 3 Junho 2014 Denunciar Share Postado 3 Junho 2014 Miyamoto até pensei nisso, mas como vou pegar o Encore vou deixar o Skerton só pra french press e coados e pra quando for viajar, é claro Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Neopaper Postado 4 Junho 2014 Denunciar Share Postado 4 Junho 2014 Chegou minha Maquina no sábado, comprei ontem o café, Não tenho moinho ainda, ia usar o sache mas encontrei o pó pronto para maquinas e decidi arriscar, achei que ficou saboroso para o meu paladar, O café era novo, Um mês de fabricação e a marca é produzida aqui no estado o café Meridiano, havia outro mas tinha 7 meses de fabricado proferi o mais novo que estava tb mais barato hehehe. Gostei do resultado, fiz três cappuccinos e ficaram +- mas com certeza a culpa foi minha ...sei nada ainda sobre isso....mas eu chego lá... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Duas coisas que reparei nesses primeiros dias com a Poemia. Nas extrações que mais me agradaram quando eu tiro o pf ele está mais umido do que aquele bloco seco. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Pode ser que o bolo ficou muito restritivo e esta água não passou... Melhor seria se o bolo estivesse seco... Penso eu... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Mortari Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Não vejo porque seria melhor, na xícara, o bolo sair seco. Só se for melhor pra não fazer sujeira na hora de tirar. Na BBD, mesmo com a válvula 3 vias, o bolo sempre sai bem molhado, com qualquer grão em qualquer moagem, e não vejo como isso poderia afetar negativamente o resultado da extração. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Ok. me rendi e tirei o aparato pressurizador do pf da poemia. Agora é acertar a força do tamper. Mas já consegui tirar um melzinho bem melhor do que com pressurizador Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Opa! Muito bom.. Rapidinho você pega o jeito.. E o café sai bem melhor.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 De melzinho para 17g/45ml em 30s Fazenda das Amoras (moka clube maio). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Perfeito, Bruno. Legal quando chegamos lá. Parabéns! um beijo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Bruno! Meça a massa! Coloque esta Acaia debaixo da xícara e meça!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Miyamoto, podexá. Tem diferença assim de ml pra g? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Tem sim claro.. Imagina um café velho e torra clara.. A crema é pequena e rala.. Sendo assim seriam 45ml de praticamente de café e aproximadamente 45g de líquido. Agora o oposto. Café novo e torra mais escura. A crema é abundante. Diríamos que para os mesmos 45ml, 30 seriam café e 15 ml seriam crema. Desta forma, teríamos algo próximo aos 30g de café. As razões para cada caso, seriam: 17 / 45 = 37% 17 / 30 = 57% Ou seja, no primeiro caso é quase um lungo e no segundo caso um normale. Entendeu as diferenças? São os mesmos 45ml com resultados totalmente diferentes. É mais fácil se enganar pelo volume que pela massa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 5 Junho 2014 Denunciar Share Postado 5 Junho 2014 Opa, faz sentido. E você considera uma medida padrão em termos de massa extraida? tipo 30/60ml para ristrettos e normais por exemplo qual seria o equivalente em gramas? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Bruno, esse conceito de razão de preparo é massa/massa, não entra volume. Não tem sentido vc perguntar qual a equivalencia ml->gramas pois a crema varia... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Bruno, esse conceito de razão de preparo é massa/massa, não entra volume. Não tem sentido vc perguntar qual a equivalencia ml->gramas pois a crema varia... Então não existe um padrão que possa ser considerado em termos de massa para espresso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Aqui. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Duas extrações agora pela manha. Agora medindo a massa extraida. 17g/32g que virou capuccino pra esposa 17g/44g que estou bebendo acho que devia ter ficado com o a primeira extração pra mim Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Boa garoto!! E concordo com você.. Também acho que deveria ter ficado com a primeira extração.. kkkkkkkkkkkkkk 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 À propósito Bruno.. E as extrações como foram? Mesmo volume e mesmo tempo?! Viu como os resultados podem variar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 6 Junho 2014 Denunciar Share Postado 6 Junho 2014 Miyamoto, estou usando 30s como base. Não avaliei muito volume dessa vez pois a extração para o capuccino fiz numa xicará maior. Mas acredito que visualmente o volume seria um pouco menor devido a diferença de massa entre as duas Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas