Artur Castro Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Oi Sérgio, agradeço muito seu retorno. Agora eu entendi a diferença. Somente tenho que saber se vale a pena retirar os 4 parafusos e sacar o dispositivo de pressurização. Não sei se esse procedimento acarretaria a perda da garantia. Sérgio, apenas para finalizar minha dúvida: li em algum outro lugar aqui no forum que o fato de tirarmos o pressurizador isso afetaria também a forma de como a cafeteira trabalha. Ou seja, segundo outro colega a máquina é calibrada para trabalhar com 'xx' bar, por exemplo, e essa alteração comprometeria o funcionamento. Será? No meu caso, se vocês souberem de alguma máquina de entrada, como a Saeco Poemia, que seja 'não pressurizada', por favor me indiquem. Acho melhor do que comprar pressurizada e depois adaptá-la. Um abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Artur, não há muita diferença. Na despressurização, a pressão no sistema que era dada pelo filtro passa a ser pelo pó. Inclusive, não é necessário, mas é possível acertar a moagem e dose para que a pressão fique igual nos dois casos. Não conheço máquina de entrada já despressurizada. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 Artur, não há muita diferença. Na despressurização, a pressão no sistema que era dada pelo filtro passa a ser pelo pó. Inclusive, não é necessário, mas é possível acertar a moagem e dose para que a pressão fique igual nos dois casos. Não conheço máquina de entrada já despressurizada. Entendi!!! Então o elemento de pressurização é apenas um elemento de resistência para que retenha a água, que é bombeada, no filtro. Assim, essa mesma água consegue extrair as substâncias importantes do pó, independente de sua qualidade. Em contrapartida, se retiro o pressurizador, a resistência estará na densidade/qualidade do pó. É isso? Se for isso, não faz a mínima diferença para o projeto da máquina, o fato de retirarmos seu pressurizador, importando apenas o talento do barista doméstico de fazer o balanceamento entre os diversos fatores(pó, moinho, pressão do tamper, etc). Sendo assim, entendo que tanto Saeco Poemia, como Eletrolux EM C10 ou Mondial C-08 estariam todas no mesmo nível. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 É Artur, devem estar no mesmo nível. A poemia parece interessante justamente pela facilidade em despressurizar. No filtro pressurizado você não consegue fazer café mais concentrado. Obrigatorimente a moagem tem que ser mais grossa pois o pó não pode limitar a água. Se limitasse a água essa não conseguiria vencer a pressurização do filtro. Daí com moagem mais grossa é necessário passar mais água pelo pó, que vai para o café, que ficará mais fraco. E não adianta cortar o café mais cedo, estaria subextraído. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 6 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Setembro 2014 É Artur, devem estar no mesmo nível. A poemia parece interessante justamente pela facilidade em despressurizar. No filtro pressurizado você não consegue fazer café mais concentrado. Obrigatorimente a moagem tem que ser mais grossa pois o pó não pode limitar a água. Se limitasse a água essa não conseguiria vencer a pressurização do filtro. Daí com moagem mais grossa é necessário passar mais água pelo pó, que vai para o café, que ficará mais fraco. E não adianta cortar o café mais cedo, estaria subextraído. Ok. Muito obrigado pelas orientações. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Nem vi de perto nenhuma das três, porém considerando que destas marcas a Saeco é a única que tem tradição em fabricar cafeteiras espresso, eu não teria muito para pensar. Da mesma forma que aspirador de pó escolheria o da Electrolux ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 7 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 7 Setembro 2014 Nem vi de perto nenhuma das três, porém considerando que destas marcas a Saeco é a única que tem tradição em fabricar cafeteiras espresso, eu não teria muito para pensar. Da mesma forma que aspirador de pó escolheria o da Electrolux ... Oi Bernardo, boa tarde. Obrigado pela dica. Vou ficar vigiando o melhor preço da Saeco na internet. Valeu!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 Bom dia Pessoal. Como não sei exatamente onde poderia postar essa dúvida, resolvi fazê-lo aqui mesmo já que tenho interesse em comprar a Saeco. A informação de que a cafeteira opera em 15 bar significa que essa é a força máxima que ela pode empregar para extrair o café? Vi em algum post sobre a extração do espresso com 9 bar de pressão e não entendi. Nós é que fazemos a escolha da pressão ou é a máquina que emprega a força conforme a resistência do pó no filtro? Abs. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 8 Setembro 2014 "...é a máquina que emprega a força conforme a resistência do pó no filtro..." Isso.. Só lembrando que pressão não é força.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 9 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2014 Artur, as bombas usadas nas máquinas de espressos mais baratas são vibratórias. A pressão varia praticamente linearmente com a restrição. Quanto mais restrito o pó no filtro (moído mais fino por exemplo) menor a vazão e maior a pressão. Esse valor de 15 bar é com vazão zero, ou seja, não sai café, é inútil. Vendo a curva da bomba, dependendo de como você quer seu café, dado pela vazão, ele será extraído em pressão diferente. Há máquinas que incluem uma válvula de alívio que limita a pressão de extração a no máximo 9 bar (ou outra pressão escolhida). Então quando se quer um café em vazão menor, mais curto, ao invéz da extração ser em 12-13 bar, será limitada aos 9 bar. É útil mas não primordial. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 9 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2014 Isso.. Só lembrando que pressão não é força.. OK Miyamoto, muito obrigado pela dica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 9 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 9 Setembro 2014 Artur, as bombas usadas nas máquinas de espressos mais baratas são vibratórias. A pressão varia praticamente linearmente com a restrição. Quanto mais restrito o pó no filtro (moído mais fino por exemplo) menor a vazão e maior a pressão. Esse valor de 15 bar é com vazão zero, ou seja, não sai café, é inútil. Vendo a curva da bomba, dependendo de como você quer seu café, dado pela vazão, ele será extraído em pressão diferente. Há máquinas que incluem uma válvula de alívio que limita a pressão de extração a no máximo 9 bar (ou outra pressão escolhida). Então quando se quer um café em vazão menor, mais curto, ao invéz da extração ser em 12-13 bar, será limitada aos 9 bar. É útil mas não primordial. Olá Sérgio, boa noite. Agora entendi.... Muito obrigado pelo retorno. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
varleydias Postado 12 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2014 Despressurizei meu porta-filtro e fiquei impressionado com o resultado final!!! Nunca bebi café espresso tão gostoso em minha vida! Consegui um crema de 2 mm, extração em 23 seg. O pó tinha sido moído há uma semana, e ainda assim ficou fantástico. Minha sensação ao tomar meu café foi como se eu tivesse sido curado de uma cegueira gustativa. rsrsrsrs Muito bom! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 12 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2014 Olá Varley, bom dia. Seu parâmetro de teste considerou os resultados com o mesmo grão e mesma granularidade? Ou você utilizou o filtro pressurizado com um café e depois despressurizado com outro tipo de café? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
varleydias Postado 12 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2014 Olá Varley, bom dia. Seu parâmetro de teste considerou os resultados com o mesmo grão e mesma granularidade? Ou você utilizou o filtro pressurizado com um café e depois despressurizado com outro tipo de café? Boa tarde, Arthur. A comparação foi com o mesmo pó. Mesma granularidade e mesmo café. A diferença foi a retirada do sistema pressurizador. Foi incrível o resultado final na qualidade do café. Muito mais corpo, muito mais aroma,leve acidez e pouco amargor. O café ganhou vida. Foi um resultado impressionante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 12 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2014 Varley, boa tarde. Parabéns!!! Fiquei feliz com seu relato, pois ainda não comprei minha espresso. Estou de olho na Saeco Poemia como máquina de entrada e vou comprá-la a qualquer momento. Claro que irei retirar o pressurizador... Acredito que seu café também tenha uma excelente origem. O Espírito Santo tem coisa boa, não é? Um abraço. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
prbaglioni Postado 12 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 12 Setembro 2014 Boa tarde, Arthur. A comparação foi com o mesmo pó. Mesma granularidade e mesmo café. A diferença foi a retirada do sistema pressurizador. Foi incrível o resultado final na qualidade do café. Muito mais corpo, muito mais aroma,leve acidez e pouco amargor. O café ganhou vida. Foi um resultado impressionante. Que ótima notícia. Estou esperando chegar meu porlex pra começar a fazer as extrações sem a pressurização. Por enquanto só ta saindo porcaria. No entanto minha briga maior é com a vaporização do leite por enquanto. Com o pannarello simplesmente não consigo vaporizar com microfoam. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 13 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2014 Prezados colegas do fórum, bom dia. Esse vídeo foi publicado na primeira página desse tópico sobre a Philips Saeco Poemia. Eu copiei o endereço e colei aqui pois percebi que a pessoa que demonstra o vídeo nos apresenta dois porta filtros, um pressurizado e o outro não. Pelo que entendi na página do segundo link logo abaixo, esse é um produto compatível e por isso funciona com vários modelos de equipamentos. Vocês poderão ver a lista lá mesmo. Alguém sabe se esse porta filtro pode ser encontrado no Brasil? Gostei da ideia de ter os dois tipos, pois minha esposa, por exemplo, poderia utilizar o modelo pressurizado já que não quer perder tempo na extração. Por outro lado, quem se preocupa em fazer a extração com técnica e pó adequado, então utilizaria o outro. Vejam os links abaixo e postem suas impressões. Um abraço em todos. http://www.seattlecoffeegear.com/non-pressurized-portafilter-upgrade-for-saeco-and-starbucks-espresso-machines Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardoacj Postado 13 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2014 Artur, vc pode despressurizar o que vem com a máquina, e comprar outro PF numa autorizada da Philips, caso não encontre o outro modelo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Artur Castro Postado 13 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2014 OI Ricardo, tudo bem? OK. Mas o que vem adaptado, conforme o vídeo, tem fundo de metal e parece ser mais resistente e mais barato do que comprar numa autorizada Philips. Vou seguir seu conselho. Na segunda-feira vou dar uma ligadinha para a autorizada. Tomara que não seja como os cartuchos da minha impressora HP que custam, o par, quase 200 reais. Coisas do Brasil... Um abraço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 13 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2014 Um pf destes é mais caro.. Um pf original da Saeco deve ser umas merrecas.. Se a questão for apenas valor, o pf original é mais barato inclusive pelo material utilizado. Lembrando que havia um colega do fórum vendendo um pf La Spaziale usina do compatível com a Poemia.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardoacj Postado 14 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 14 Setembro 2014 Boa sorte, Artur. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
César Pupo Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Senhores, utilizo o PF despressurizado da Seattle e moedor manual Hario, porém meu café está um pouco ácido. Creio que seja devido a moagem, já tentei diversas regulagens, mas cheguei a seguinte situação: - Moagem mais final que a atual, entope o sistema; - Moagem mais grossa, o café fica fraco. Alguém poderia indicar um bom moedor para utilizar com a Poemia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 César, se o fluxo estiver mais ou menos ok, uns 30 g de café para 15 g de pó em 20 s após o 1o pingo, não é a moagem inadequada. Pode ser máquina sem o aquecimento necessário. Para garantir deixe ela uns 20 minutos aquecendo antes de extrair. Moedores (elétricos) mais em conta para o upgrade são o Baratza Encore e o Nemox Lux. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
prbaglioni Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Aproveitando o up que o amigo deu no tópico também estou com dificuldades com a Poemia. Já estou com ela há 3 meses e até agora não consegui obter crema em nenhuma extração. Já usei 4 cafés diferentes. A extração está levando de 25 a 30s, o café quando eu acerto está saindo saboroso. No entanto sempre sai essa creminha rala da foto. Andei pesquisando sobre a crema e aprendi que a temperatura tem importância crucial para obtê-la. Mas a máquina ja ficou ligada meia hora, já pré-aqueci o porta filtro, mas nada resolve. A única variável que ainda não pude testar foi o prazo da torra do café. Os ultimos dois comprei um Blend Grenat e um Bourbon Amarelo na Baden cafés de Porto Alegre. Contudo não acredito que uma cafeteria conceituada venda cafés tão velhos a ponto de não ter nada de crema. A constatação de que o CO2 é totalmente liberado após 30 dias é realmente exata ? Passou de desse prazo a crema sempre vai ficar rala como essa do meu exemplo ?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 "Totalmente liberado" não.. Mas reduz consideravelmente... Quer fazer um teste de crema? Aconselho um teste infalível para sua máquina. Compre o café House Blend da Café Expresso Brasil do nosso colega Alexandre Velloso aqui do fórum.. Se não der crema, troque a máquina.. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bruno Marinho Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Boa Miyamoto. De fato em geral os cafés do Alexandre tem muita crema. César, Recomendo o Encore que é o que eu uso com a Poemia. Pode ser que você tenha muita sensibilidade a acidez. Algumas pessoas tem e pode ser também que você ainda não chegou numa razão de preparo para o seu gosto. O lance é tentar mais e escolher um grão onde a acidez não seja a caracteristica principal. Se tiver entupindo muito com moagem fina tenta usar pouca força no tamper. Talvez vc consiga algo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
viniciusfm Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 prbaglioni, Acho que o problema é sim a torra velha, ainda não consegui encontrar nada lá com menos de 30 dias, talvez por falta de sorte. A boa notícia é que em breve abrirão a torrefação própria. Outra possibilidade é a William & sons. Cesar, eu não sou parâmetro, ainda uso filtro pressurizado porque o meu tamper ainda não chegou. Mas já havia percebido também que a linha entre chocar a máquina e a cachoeira, na poemia, é bem tênue. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
César Pupo Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 Obrigado pessoal. Farei o teste aquecendo mais a máquina. Ainda desconfio que seja o moedor. A regulagem é através de uma porca e muda conforme o grão que adquiro, aliás uma vez que mudo, demoro alguns dias para acertar a regulagem novamente. Quanto ao Baratza Encore e Nemox, alguma sugestão onde adquirir? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 6 Novembro 2014 Denunciar Share Postado 6 Novembro 2014 O moinho é excelente.. Você não está seguindo o algoritmo da extração corretamente. Sugiro fazer uma busca no fórum de como extrair. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas