Ir para conteúdo

Hario Mini MOD - ou como melhorar a consistência da moagem


Rodrigoks

Postagens recomendadas

hehe...

disse tudo!

como eu usava so o hario pra mypressi, agora vi que realmente nao da pra quem gosta de tomar mais de 2 cafes por dia.

haja manivela kkkk

so um detalhe! é incrivel como dependendo do grao, da tanto particulado!

e o amargor entao!

o Hario pra mim agora é um excelente custo beneficio apenas para levar em viagens, para casa sinceramente não!

mudei de opiniao hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Rodrigo.

 

Sem passos, mas não infinita. Ela é finita desde tão apertadas que as lâminas se encostam e não gira, até tão distantes que os grãos passam direto pelo vão existente entra as lâminas.

As possibilidades de ajuste da distância entre as lâminas é portanto finita. Ainda que sem os encaixes (passos) originais.

 

Alexandre, vou retrucar (mas só uma vez, prometo! ;) )

 

Quando eu disse que era infinita, não quis dizer que não tinha limites. São coisas diferentes. Entre 0 e 1 existem infinitos números, e entre as mós travarem e o grão sair inteiro pelo vão também há infinitos ajustes, só dependendo da destreza de quem fizer a regulagem.

 

Não quero me gabar, até porque a idéia não foi minha, mas esse ajuste faz uma diferença como de água pra vinho. Não é que não vá produzir particulado, não tem nada a ver com isto, mas agora dá pra chegar a um ajuste preciso de granulometria de moagem de modo a garantir uma extração no padrão desejado. Olhe na foto as saliências da borboleta do Hario pra ver a distância entre um passo e outro, que agora não mais existe como limitação de ajuste.

 

Agradeço ao Leo, que me motivou a fazer esse post, apesar de eu já estar meio de má vontade em função de minha atenção estar voltada no momento para o novo moedor elétrico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformei meu Hario Mini em stepless!

 

Reciclando a idéia do Diego, instalei a borboleta de regulagem na posição invertida, deixando a regulagem infinita. Pra segurar a posição, bastou uma contraporca logo na sequência. Funcionou perfeitamente, e a regulagem agora é infinita, bastando uma chavezinha de boca pra apertar a porca e ajudar no ajuste. A foto é auto-explicável. Mais simples, impossível!

 

8021996051_9940c07bbf_c_d.jpg

 

Legal que funcionou Rodrigo, vou procurar uma contraporca por aqui para testar também!

Estou enfrentando problemas de temperatura com minha maquina que estão atrapalhando minhas extrações... Vou melhorar esse ponto primeiro para depois me voltar ao Hario..

 

Aproveitando o tópico... Alguém já testou fazer a moagem adaptando uma parafusadeira barata (R$40 - R$50)? Será que elas tem torque suficiente para moagem?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal que funcionou Rodrigo, vou procurar uma contraporca por aqui para testar também!

Estou enfrentando problemas de temperatura com minha maquina que estão atrapalhando minhas extrações... Vou melhorar esse ponto primeiro para depois me voltar ao Hario..

 

Aproveitando o tópico... Alguém já testou fazer a moagem adaptando uma parafusadeira barata (R$40 - R$50)? Será que elas tem torque suficiente para moagem?

 

Acho que funcionaria, Diego. Tem vários vídeos no youtube demonstrando o uso da parafusadeira com o Hario.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Certamente que funciona. Mas tem lá suas dificuldades, como distribuir a cola uniformemente ao longo da circunferência do eixo, atingir a espessura ideal e ser mais difícil de remover em caso de retrocesso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera

 

tem duas semanas q estou com o hario nini...

O difícil foi estabelecer um ponto 0, ainda mais trabalhando com uma pecinha de plástico. Daqui a pouco ela espana e eu to ferrado...

Mas coloquei no nível q as mós resistissem a um giro leve de manivela....

Também, por experiência, concluí q o clique 5 é o adequado para expresso...

Mas, percebi que, no meu, chegar neste clique 5 é desajeitado. Depois q passa do 4o clique, a regulagem simplesmente afroucha totalmente... Descobri que rodando a manivela, parece q acontece algum realinhamento, q me permite avançar com a regulagem. só assim que atinjo ó clique 5.

se algum amigo de boa vontade com uma pessoa q n encherga tivesse a pasciência de descrever os emplementos feitos aí pelo rodrigo com borboletas e contraporcas, gostaria de tentar.....??

 

fuerte abraso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Transformei meu Hario Mini em stepless!

 

Reciclando a idéia do Diego, instalei a borboleta de regulagem na posição invertida, deixando a regulagem infinita. Pra segurar a posição, bastou uma contraporca logo na sequência. Funcionou perfeitamente, e a regulagem agora é infinita, bastando uma chavezinha de boca pra apertar a porca e ajudar no ajuste. A foto é auto-explicável. Mais simples, impossível!

 

8021996051_9940c07bbf_c_d.jpg

 

Caros, para este mod, uma solução super simples ! É só inverter as porcas !!

 

Colocas a porca "nova" primeiro (onde esta a do Hario na foto) e a do Hario por cima.

Desta forma: ajustas com a porca "simples" (sem precisar de chave) e travas com a do Hario como contraporca, que tem as abas para poder apertar com firmeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 months later...

Já começo pedindo desculpas por desenterrado o tópico e me arriscando a ganhar o troféu pá de ouro, mas não queria abrir outro tópico sobre o mesmo tema.

 

Agora com o tempo passado, vocês acham que valem ou não as mods para o Hario mini? Tanto a stepless quando a das folgas.

 

Outra pergunta, deixando stepless, tem forma de se acertar mudando entre coado e espresso? Ou teria que deixar fixo em um para ir fazendo os micro ajustes sem se perder muito ao trocar de um para o outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stepless, sim, se você está precisando de ajuste fino.

Folgas: tenho minhas dúvidas, pois se perde parte do efeito autocentralizador das mós.

 

Trocar de ajuste é bem fácil com o mod. Exige só algum tipo de marcação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, para repetir uma regulagem você tem que criar referências. Eu fiz assim no meu skerton. Acho que dá para fazer no mini algo similar, especialmente se usar uma porca auto-travante ao invés de contra-porca.

 

Veja que eu marquei referências na chave, no eixo, na porca e manivela (essa uso de cabeça para baixo na hora de setar a regulagem):

 

FKJ0A1x.jpg

 

Aqui a manivela na posição para o ajuste (posição 1). Veja que ela deixa o eixo numa posição fixa e única em relação a escala:

 

lYsB1xe.jpg

 

Aqui a porca está numa posição fixa e única em relação a chave. Dessa forma ele está regulado na posição 15 de moagem:

 

fo4U4uK.jpg

 

 

Na hora de ajustar, só precisa colocar uma forcinha no sentido de apertar e assim tirar folgas e deixar a regulagem precisa. (há histerese no método)

 

Obviamente a regulagem só vale para uma volta inteira, depois disso os números começam a repetir com a porca no passo seguinte da rosca. Mas o 1 mm do passo é suficiente para regulagem (ou teria que anotar a volta que a porca está)

 

No skerton isso é muito útil. Eu variava para determinada dose de grão no máximo 3 números na escala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo menos com o Amendoado, do Curto café, ele fica em uma posição ruim.

 

Para eu conseguir um café decente, preciso colocar quase 17g de pó, o que é muito para o filtro da Chef Crema preta, e o Hario no click 4, se não me engano. Se eu coloco no 3, mesmo com 14g de pó a máquina choca. E a falta da identificação em qual click está me faz volta e meia errar o ajuste.

 

Ontem mesmo fui fazer um teste rápido se conseguia identificar os ajustes. Contei os clicks e tinha achado que estava no 5. Coloquei no 5 hoje e o café não ficou bom, saiu muito rápido, ficou ácido, crema inexistente. Ou melhor, acho que estava no click 4. Então eu estava pensando nisso. Se conseguisse ter uma regulagem marcada no moedor e ter ele stepless, resolveria os 2 casos de forma rápida.

 

E sobre a marcação ela é um pouco complicada de fazer pois tanto a manivela quando o click tem folga, né? Então não necessariamente as marcações estarão certinhas, as vezes elas se confundem.

 

E nestas horas eu penso como aquela regulagem do Vario parece simples... hahahahaha

 

----------------

 

Edit:

Hoje estou trabalhando de casa, no almoço comprei uma porca e fiz uns testes, mas não estou me entendendo bem com ele stepless, pois ao afrouxar a porca acabo torcendo um pouco o ajuste e me perdendo na regulagem.

 

Se eu conseguir uma forma de numerar as regulagens, levando em consideração toda a folga que existe no sistema, volto a tentar assim. Fora disso volta para o original, mas com uma vantagem. Só agora entendi pq uma mesma regulagem pode gerar cafés diferentes. Explico:

 

Ao apertar a regulagem, as vezes deixava próximo do próximo clique mais fechado. Porém durante o uso muito provavelmente a porca de regulagem deveria correr para próximo do clique mais aberto, gerando um pó inconsistente e que muda entre o primeiro espresso feito naquela regulagem e os demais. Isso muito provavelmente estava me confundindo mais na hora de regular. Vou passar agora a sempre que chegar em um determinado clique, voltar com ele até próximo do dente de ir pro clique mais aberto, pra ver se isso ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo.. Já usou o Skerton? Um certo clique tá quase bom. O próximo já estraga o café rsrsrs

 

Comparando com o Skerton, acho os passos do Mini bem curtos sim. Pelo menos da para ajustar entre uns 3 cliques fácil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca consegui aproveitar três cliques do Hario Mini. Geralmente nessa faixa o que acontece é a) gotejamento/chocar, B) fluxo mais ou menos dentro da faixa aceitável e c) cataratas do Iguaçu.

 

Brincadeira à parte, não custava nada pro japonês fazer o dobro das marcações no sistema. Ficaria muito mais aproveitável o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEPA Rodrigo.. Japonês não!! Deve ter sido um americano que ficou colocando caraminholas na cabeça do japinha :lol:

 

ahahahah Comigo tem acontecido o 14g de pó e gotejamento ou 16.5g de pó e cataratas. Aí tenho que compensar com o tamper, já que mais pó fica exagerado pro tamanho do filtro.

 

Isto é de um click para outro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho.. Até hoje não tive problemas quanto ao ajuste de dose/moagem. Quando mudo de grão é sempre uma tentativa pro ralo, ou duas no máximo. Mas o ajuste é sempre um click a mais ou a menos.. O resto é ajuste de dosagem.. Sempre dá certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, mas já descobri 2 detalhes que me atrapalham:

 

1. Não saber em que click estou visualmente, aí as vezes me enrolo de simplesmente mover um click a mais ou a menos;

2. Essa folga do click, que faz com que a regulagem mude ligeiramente dependendo da forma que eu regulo o click inicialmente - resolvido.

 

Ainda assim, a quantidade de pó a mais para a certar o café acaba sendo grande, então por vezes fica difícil colocar tudo no filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nunca sei em qual click estou. Por isto falei que erro um ou dois espressos para conseguir ajustar.

 

Acho que não faz diferença saber em qual click está sendo que este fator muda de grão para grão.. A menos que você mude o método de extração. Aí complica um pouco mais. Por exemplo, faz um espresso no 4 e depois vai para FP no 10 (chutando aqui). Para voltar a fazer o espresso é mais complicado mesmo. Só fechando tudo e abrindo os clicks de novo. Senão perde a conta mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, é exatamente o meu problema.

 

Eu tinha o coado que minha mulher adora e eu faço no final de semana e mais 2 grãos diferentes, que pedem clicks diferentes que eu intercalo um pouco durante a semana, de manhã cedo.

 

Aí eu posso até saber que o café X é no click Y e o café Z é no click W, mas depois de começar a alterar entre um e outro eu acabo me perdendo. Ou mesmo por ser de manhã já aconteceu de ao invés de abrir um click, por estar lesado de sono, eu fechei um...

 

Para piorar um pouco, o último click do Hario é relativo. Vou até um ponto onde teoricamente não passa, porém se eu fizer um pouco mais de força ele passa. E não duvido que com força até consiga um click a mais, então acaba sendo mais um detalhe para confundir na contagem. Por isso eu tinha vontade de marcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, ontem estava mexendo no meu Hario mini, e me pareceu que quando você encaixa o copo transparente, o topo dele encosta na mó externa e trava ela no lugar.

 

Seria bom alguma outra pessoa checar também, mas se for esse mesmo o caso, então seria bom sim eliminar a folga e melhorar a centralização da mó externa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...