Ir para conteúdo

Baratza Sette


Bruno Abatti

Postagens recomendadas

Também gostei demais..

 

Mas Papai noel ta chegando aqui já com outra coisa, provavelmente hoje. Só se eu conseguir um outro papai noel esse ano...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luis, espera até vc tem filhos. Os moinhos manuais do Gil que não acordam os pequenos vão virar mais interessante ainda kkkk

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se o dólar baixar, melhor... resultado na xícara é garantido pra quem peneira, como eu, e sem dúvida será muito melhor que meu atual MD40 que está com uma curva granulométrica meio defeituosa, inclusive indiretamente em termos de custo benefício com o que não se "desperdiça" de café. Só isso tudo, já compensa. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vixi... vou tentar explicar com palavras, se não der tento postar uns gráficos.

 

Por exemplo, minha granulometria alvo (pico superior da curva) está em torno de 700-750 micra, então ajusto a moagem para me dar o máximo de pó na faixa que vai de 600 a 850 micra. Daí obtenho, por exemplo, atualmente no meu MD40 o seguinte, e sempre em relação ao total peneirado:

 

> 1.000 = 15%

entre 850 e 1.000 = 10%

entre 600 e 850 = 55%

entre 350 e 600 = 15%

< 350 = 5%

 

Note que a curva não é perfeita, ela dá uma reduzida na 2ª peneira (de 850), o "certo" deveria ser algo como:

> 1.000 = 10%

entre 850 e 1.000 = 15%

entre 600 e 850 = 55%

entre 350 e 600 = 15%

< 350 = 5%

Obs.: logo que comecei a peneirar a curva estava mais ou menos como esta última, mas depois foi piorando, ou seja: mais pó retido na 1ª peneira (1.000), do que na 2ª (850). Talvez uma limpeza geral ajude, mas tenho medo de desalinhar as mós e ficar pior a emenda do que o soneto.

 

Só para dar uma ideia da "qualidade" do EK43 (curva mais estreita), que usei no Campeonato de AP em Curitiba, a curva dele para regulagem 7.2 foi mais ou menos essa:

> 1.000 = 5%

entre 850 e 1.000 = 10%

entre 600 e 850 = 70%

< 600 = 15%

Obs.: lá, como o tempo era muito apertado pra dupla peneiração (não quis arriscar), usei as peneiras "normais" (5"x2") de 600 e 1.000, faixa em que testei e ajustei minha receita. Da próxima vez, se houver, e agora com meu novo conjunto de "mini" (3"x1") granulométricas, conseguirei usar até 3 peneiras simultaneamente e, assim, peneirar na faixa de 600 a 850 micra que considero (por ora) ideal para minha receita-padrão atual (na verdade há já 5 meses) de AP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi , mas porque esse medo de desalinhar mó limpando moedor?

 

Quem disse que limpar desalinha alguma coisa. ?

 

Moedor não é o telescópio Hubble. :)

 

Se fosse assim ninguém limparia o moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba parece que ninguém lê manual , não existe isso de tirar a mó para limpar moedor.

 

Alguém aí tira os pneus do carro e lava eles em separado ?

 

Pincel e aspirador , só precisa disso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá certo, mas não li o manual pq não veio junto! :P o que não é desculpa, pois poderia obtê-lo porraí na net. :D

 

Acho que não tinha parado pra pensar, aliás só pensei mesmo qdo escrevia acima.... Acho que tava na cabeça (se eu tirasse mesmo, desparafusasse) a mó de baixo, de marcar a posição dela para recolocá-la o máximo possível na mesma posição. Algo que li, certa vez,  num texto excelente do Mortari sobre limpeza.

 

Passo aspirador de pó (potente, mesmo) toda vez que uso o moedor, olhando assim por cima não parece ter nada significativo retido, mas não dá pra enxergar direito lá dentro, muito menos na mó de cima! :P Andei usando uns grãos mais oleosos ultimamente, deve ter algo grudado por lá. Mea culpa... vou pincelar e depois digo como ficou. Gracias! ;)

 

Ps.: adoro ler manual, devoro todos sem exceção de todos aparelhos domésticos e cafeinados que compro, antes mesmo de instalá-los ou usá-los.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, eu sei mas tá dando o mesmo padrão de defeito na curva pra todos os cafés, inclusive uns antigos que deixo lá pra testar de vez em quando. Por isso tô achando que deva ser algo relacionado com limpeza. O que eu tenho visto é que para conseguir uma determinada granulometria alvo eu tenho que (re)ajustar o moedor conforme o grão (mais velho ou mais novo, torra mais clara ou mais escura, umidade ou oleosidade do grão).

 

Sergio, ainda não li este que vc menciona, estava voltando de Sampa onde me entupira de café, vou dar uma olhada à noite.

 

Valeu, pros dois!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Aqui um teste um pouco mais objetivo. Resultado: barulhento para caramba e não conseguiu moer fino suficiente para fazer um espresso com o VST na Slayer

 

https://www.youtube.com/Watch?v=-cDI0KZmOjY&ebc=ANyPxKrEFHfByF_EyyV4mWD0NWUALbIl6zbwuPj3G8H-GZ2U6_y560FhOK37b-CuyTp4F3xvFrCmJd9-9U2WB8nchYhEBPTEkw

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, mesmo se não ajustarem na fábrica parece ser fácil calçar a mó inferior. Já a Gail disse que conseguiu chocar o fluxo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Embora o cara no vídeo não tem certeza, deve ter um jeito para ajustar a faixa de moagem (como no Vario p.ex.). E a qualidade do pó parece boa. Mas esse barulho ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Burny, ele tirou o primeiro shot em 40seg (15:12 do vídeo) depois tirou outro em 50seg (19:27 do vídeo)... como não moeu fino o suficiente?! só se for pra receita dele na Slayer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pensei nisso, pois vi que demora bastante entre ele ligar e começar a extrair: 15 seg depois. Mas mesmo assim (descontando pelo menos 10 seg de PI) daria no primeiro shot 30seg de extração, isso não significa que o pó já está mais fino que o "normal"?

 

Sobre barulho, não sei porque vcs estão se fiando em gravação de celular que é sabidamente péssima pra isso (capta muito mais "ruídos", principalmente de alta frequência, do que percebemos no ambiente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...