Ir para conteúdo

Baratza Sette


Bruno Abatti

Postagens recomendadas

Boa tarde! Aos donos de Sette que usam para moer dose única, recentemente encontrei um post no thingiverse com o modelo de impressão 3D de um mini hopper muito bem bolado e resolvi testar. Achei o resultado muito bacana, comprei uma sanfoninha para ajudar a empurrar o pó restante. Essa foi a única que achei no tamanho desejado. Ela é meio fraca mas tem conseguido fazer o serviço. Se alguém souber de alguma mais forte inclusive, agradeço se puder compartilhar. A cor verde translúcida do hopper acabou sendo a única de filamento PETG (grau alimentício) que o rapaz tinha disponível. Importante ser impressão de alta qualidade com 100% de preenchimento. O peso total das duas peças é de 91g. Se fizer com preenchimento menor, o conjunto se torna mais leve e as perninhas ficam muito frágeis e quebram facilmente. Se alguém interessar posso passar o contato de quem imprimiu pra mim.

https://www.thingiverse.com/thing:3686357

037cdd7ee03abd70d59419a27f0442ae.jpg


cd1aa6b81d68b4faf0df35eb98e8f82a.jpg
84f210c76788b6360ec594f0d2b236ec.jpg
bb1dc816c816603686cdcf63afaf0579.jpg
8355f0f944f701f1bfd98cc13387ac04.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carneiro

Na verdade pode ser feito de PLA ou PETG, porém quem imprimiu sugeriu o PETG pois segundo ele fica mais resistente pro caso em questão, além de ser mais seguro por ser grau alimentício. É bem duro, mais denso mas não fica quebradiço, ele tem uma mínima flexibilidade. Disse que as perninhas que encaixam sendo de PLA talvez quebrariam, por ser um material também duro mas que fica mais quebradiço.

Eu sempre usei o RDT também com um spray de água, zero estática. Porém se vc remover a mós para limpeza, tem uns apoios que acumula um pouquinho de pó em cima deles, e o soprador empurra esse restinho pra baixo. Queria achar uma sanfona mais forte, mas do jeito que está já está funcionando muito bem.
01b9d8d4c6d3a99be05052a994f5c092.jpg


48ec4c082b08879dbb6191060feea55c.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Olá pessoal sou iniciante no quesito café! Mas preciso comprar um bom moedor....somente para tirar expresso! E tenho muita dúvida... já tive experiencia com moedor da tramontina by breville... que comprei para meus pais.... E preciso comprar um para mim, to em dúvida entre o baratza sette 30 ou encore( ou virtuoso...) Qual o melhor para tirar expresso? Há muita diferença? baratza sette 270 me parece muito caro em relação aos outros citados....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alessandro Piantá

O encore é para métodos coados, o Sette seria mais indicado para espresso. Quanto aos valores, vc não viu o 270 WI ao invés do 270 normal não? O preço do 270 não é tão maior que 30, o salto acontece no 270WI. De qualquer maneira com os valores atuais talvez compense outro se for pegar por aqui. O Sette é um moedor intermediário e o Sette 30 ainda ficaria sem o microajuste pro espresso. Vira e mexe aparece uns Fiorenzato eletrônicos na OLX na faixa dos R$2500. Não sei qual o valor dos Sette hoje, mas com o dolar acima de R$5,50 deve estar mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nunca usei o ajuste micro pra espresso... Arrisco dizer que o Sette 30 é o melhor custo/benefício da linha. 

O Encore vai bem pra espresso também, e dá pra substituir as mós pelas do Virtuoso se achar melhor. O problema maior com Encore/Virtuoso/Preciso é que o anel de regulagem e o que segura a mó fixa tendem a quebrar, mas são baratos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho engraçado comparar as discussões em fóruns brasileiros com os estrangeiros. Aqui as opiniões são muito mais pé no chão. Nunca você vai ouvir alguém admitir lá fora que não usa a micro regulagem pra ajustar espresso, aliás, chegam a dizer que o Sette 30 e o Encore/Virtuoso são inúteis pra espresso. No mundo real não é bem assim...

Meu único receio com o Sette (qualquer um) é que o conjunto motor/gearbox tem uma reputação péssima pois o pinhão e a coroa são de um plástico que desgasta fácil com o uso, e têm uma alta taxa de falha.

O anel de micro regulagem do Preciso era uma peça frágil também, mas barata.

Agora o Encore e o Virtuoso são mais robustos, o carreador da mó externa que costuma falhar foi desenhado para falhar em caso de grão verde ou pedra entre as mós com objetivo de proteger as mós, e é muito fácil de trocar.

Enviado de meu Moto E (4) Plus usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luke S

Uma informação bacana numa pergunta que fiz pra Baratza, me disseram que existe uma sobreposição de aproximadamente 5 micro ajustes ao regular no 270. A regulagem fina vai de “A” mais fino até “H” mais grosso, ou seja, colocando no número 10A (numero 10 no mais fino possível), vc tem uma granulometria parecida com o 9F (numero menor porém com ajuste mais grosso). Eu uso diferente do @Carneiro, no caso os cafés que uso eu nunca mudo o número, só de mexer no micro ajuste de A até H ja cobre tudo e como acaba sendo um ajuste stepless, da pra ajustar coisa de 2seg na extração. Mas faz muito sentido ele não usar o micro ajuste e ir só pelo macro. Qd peguei na BF a diferença de preço era pequena e acabei indo no 270 normal, mas até pelo relato do colega, o 30 deve ser mais que suficiente se a diferença de preço for grande. Bem bacana essa informação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desde já muito grato pelas dicas, que me ajudam e muito! Em termos de valores, a diferença entre um e outro, senão vejamos: Valor do Baratza Sette  30 (220V)   R$ 1.665,00 à vista./Valor do Baratza Sette  270 (220V) R$ 2.425,00 à vista /Valor do Baratza Sette  270 Wi (220V) R$ 3.695,00 à vista/    Eu me agradei do valor do sette 30, será que ele é parecido ou superior em termos de regulagem que o tramontina breville?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como o @Luke S comentou, sim, a caixa de engrenagem pode falhar com uso, imagino que na faixa de umas 1000 a 1500 moagens de duplos, algo como 20-30kg. Deve depender da dureza dos grãos também. Vantagem é que a Baratza costuma até enviar na faixa o kit motor mais caixa (imagino que cobrem frete pra cá, mas durante a pandemia não enviem), Pasquali Maquinas não deve poder fazer isso considerando custo de importação...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Desde já muito grato pelas dicas, que me ajudam e muito! Em termos de valores, a diferença entre um e outro, senão vejamos: Valor do Baratza Sette  30 (220V)   R$ 1.665,00 à vista./Valor do Baratza Sette  270 (220V) R$ 2.425,00 à vista /Valor do Baratza Sette  270 Wi (220V) R$ 3.695,00 à vista/    Eu me agradei do valor do sette 30, será que ele é parecido ou superior em termos de regulagem que o tramontina breville?
Tenho a mesma duvida, nao achei comparação entre o baratza sette 30 e o Brevile.

O legal que o baratza ainda da para adicionar aquela peça de micro ajuste, que vira praticamente um 270 sem os presets 1, 2 e 3.



Enviado de meu moto x4 usando o Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
Em 14/07/2020 at 16:41, Carneiro disse:

Nunca usei o ajuste micro pra espresso... Arrisco dizer que o Sette 30 é o melhor custo/benefício da linha. 

O Encore vai bem pra espresso também, e dá pra substituir as mós pelas do Virtuoso se achar melhor. O problema maior com Encore/Virtuoso/Preciso é que o anel de regulagem e o que segura a mó fixa tendem a quebrar, mas são baratos. 

Tenho o virtuoso preciso há mais de 10 anos. Já troquei aquele anel de regulagem umas 3X. Agora troquei as duas mós, pois já moí mais de 500 quilos de café e já estava colocando a mó quase no nível 4 (quando comprei colocava no nível 10). A Baratza informou que a mó aguentava uns 500 quilos, depois a moagem ficava ruim e o café amargo. O problema é aquele maldito anel de regulagem. São duas peças sendo que uma fica colada na caixa de engrenagem. É mais difícil de quebrar. Nas 3 vezes que troquei o anel, essa parte estava intacta, mas agora ele quebrou e como está colado na caixa de engrenagem, não sai de forma alguma. Já usei chave de fenda fina, mas está completamente grudado! Conclusão, vou ter de trocar a caixa de engrenagem. Para piorar, com o coronavirus a Baratza parou de enviar para o Brasil e a Pasquali não é mais representante deles aqui. O Alex Veloso parece que aposentou. Vou ter de esperar um amigo vir dos EUA para trazer essa peça. Vou montar, limpar e vender meu preciso. Não me admira a Baratza ter parado de fabricar. Veja o exemplo do Rocky, há anos não mudou nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em termos de custo × benefício para moedor elétrico para uso doméstico (especialmente para coados), acho difícil existir algo melhor que o Encore.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Comprei o Sette 270 usado e novo que moe muito bem e super rápido. Só faz um barulhão tremendo. Para meus espressos, como estou usando grãos de torra media clara, tenho que deixar a regulagem no 2. A vantagem dele é que vem com uma arruela que aumenta o grau de moagem. No meu Preciso também instalei uma arruela e agora para fazer espresso tenho de deixar a regulagem no 10. Se coloco no 5 o café vira talco e no 1 o espaço entre as mós fica tão próximo que ele não moe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...