Ir para conteúdo

FRibeiro

Senior Members
  • Total de itens

    59
  • Registro em

  • Última visita

  • Days Won

    7

Tudo que FRibeiro postou

  1. @DiegoS Enviei ontem! abs! @Alessandro Fuchiwaki Boa tarde! Postei agora há pouco já. Abraço! Segue disponível o port filtro com filtro IMS de competição B65TH27.5M
  2. Funil 53 mm vendido. Segue disponível Porta Filtro com filtro IMS duplo 53 mm, Distribuidor WDT 53 mm e Gaxeta Cafelat de silicone para La Spaziale Vivaldi S1
  3. Distribuidor vendido. @DiegoSIsso é meio gosto pessoal. Eu uso de silicone pois acho que trava melhor e é mais macia. Mas fora isso, a diferença real mesmo é que são bem mais duráveis. @eltonaguiarO filtro duplo é o B652TH27.5M da Ims. Vendo apenas o conjunto, senão eu fico com um PF sem filtro pra vender, aí complica.
  4. Vendo acessórios para máquinas La Spaziale de 53 mm. Posso vender pelo ML ou entregar em mãos na região de Campinas/SP Porta Filtro com filtro IMS competição https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3743460920-porta-filtro-2-saidas-la-spaziale-com-filtro-ims-competico-_JM Anel de vedação (gaxeta) de silicone Cafelat - VENDIDO Distribuidor 53mm - VENDIDO Distribuidor WDT 53 mm - VENDIDO Funil para porta filtro 53 mm - VENDIDO
  5. https://www.joefrex.de/barista-zubehoer/79/espresso-shotglas
  6. Comprada na promoção do dia 11/11 no AliExpress, marca CafedeKona. Interessante por ter bateria interna de lítio, mas também aceitar pilha AAA, então caso a bateria pare de segurar carga um dia, dá pra continuar funcionando na pilha. Chegou sexta dia 18 e já usei bastante no fim de semana tanto pra coado quanto espresso. Balança muito legal!
  7. @danilotoda Seguindo o que o @Carneiro comentou, 64g de café em 30seg é muito rápido, ainda mais se a torra for clara. Tente afinar a moagem e tirar um espresso comum de 32g em 25-30 seg. Se houver melhora, sugiro tentar esse 4:1 com o essa moagem mais fina o que faria seu lungo finalizar por volta dos 45seg creio eu. Se o espresso 2:1 em 25-30seg não melhorar, aí tentaria trocar o café que está usando, partindo pra algum outro tipo de torra talvez, ou diminuir o lungo para um 3:1. Também não sei se você já faz isso, mas como comentou que azeda no final da xícara, vale ressaltar que é importante sempre mexer o café com uma colher antes de tomar para deixar ele homogêneo. Uma última experiência caso ache o espresso 2:1 muito forte, pode compensar testar tirar os 32g de espresso, parar a extração e completar os 64g com água quente ao invés de continuar fazendo a água passar pelo bolo, o que pode também contribuir com esse azedo.
  8. @therealdre Você provavelmente não vai conseguir alavancar com uma chave de fenda pelo chuveiro sem estragar a telinha dele. Talvez colocar uma chave bem fina na borda externa do anel de vedação e ir mexendo pra puxar ele pra baixo, o chuveiro costuma cair junto, só tomar cuidado pra não rasgar o anel de vedação se não tiver outro de reposição. Não sei se é a foto, mas parece que ele está ressecado, talvez seria interessante trocar caso não esteja vedando direito. Pode achar na Café Cozinha e Cia ou no Mercado Livre tem um vendedor que vende de silicone pra E61. Quanto ao porta filtro e o filtro cego, tem que ser para máquinas padrão E61. Você vai achar na Amazon ou algo do tipo modelo pra Faema E61. Com o valor do dolar e euro altíssimos, as vezes compensa ver se não acha aqui na própria Café Cozinha e Cia ou com o pessoal do fórum aqui que trabalha com máquinas usadas como o @cabeca e o @Fogo ruivo. Seria bem legal pedir pro seu amigo trazer um Cafiza em pó 566g, está muito difícil de achar por aqui ultimamente.
  9. @rluik Pelo o que me lembro a fábrica ficou completamente parada por mais de 3 meses por causa da pandemia e voltou aos poucos. Se quiser tenho o contato da vendedora da loja da fábrica para fazer o pedido diretamente, entra na fila da produção e etc, mas uma hora sai. Dei sorte pois na época foram enviadas na semana que a fábrica fechou.
  10. @Del Rei Mudar a quantidade de café no porta filtro acaba mudando a espessura do bolo de pó, o que altera a resistência na passagem da água. Isso altera a moagem, altera o tempo de extração, que ainda muda de acordo com o ponto da torra do café utilizado. Isso vai de gosto, mas recomendo a princípio manter só o filtro duplo e a receita clássica 2:1 em torno de 30 seg, mudando o mínimo possível as outras variáveis. Teste engrossar a moagem para extrair em 20seg, depois afine para extrair em 30 e vai experimentando o que se adequa melhor ao seu gosto e café utilizado. Torras mais escuras tendem a ser mais solúveis e soltam os açúcares mais rápido, o que favorece talvez extrair na faixa dos 20-25seg por exemplo. Torras mais claras tem mais acidez que acaba precisando aumentar o tempo de extração afinando a moagem para quebrar essa acidez, ou passar mais água pelo bolo para extrair os açúcares, indo até talvez um 3:1. Mas tudo vai de gosto também, o assunto é extenso e da muita conversa e discussão. Em resumo, recomendo escolher e manter a mesma quantidade de café no porta filtro usando só o filtro duplo, independente de decidir por 15, 18 ou 20g, e na saída siga respectivamente 30-36-40ml. Mexa apenas na moagem até acertar o tempo e o sabor na xícara, não mexa em outras variáveis no início que a chance de errar e se frustrar é maior. Abs e bons cafés com a sua nova máquina!
  11. @Samer Adicionando algumas outras opções pra você, tem o Alex Lima do Torra Fresca Cafes. https://instagram.com/torrafrescacafes?igshid=1va12o6r888gh Também tem o Coffee Club Caparao. https://instagram.com/coffeeclubcaparao?igshid=76by7br883o0 São micro torrefações de usuários aqui do fórum mesmo.
  12. Me parece que seu shot está sub-extraído. 15segundos é rápido demais. Tente o padrãozinho 2:1 colocando 18g de pó no porta-filtro tentando finalizar com 36g de espresso em torno de 30segundos. Questão da crema geralmente é baseado na idade da torra, café mais velho perde o co2 e não faz crema mesmo. Café de torra clara se torna mais difícil ainda extrair os açúcares, também apanho muito. Caso o seu seja claro, poderia tentar diminuir um pouco para 15-16g talvez, alongar um pouco para 2.5 até 3:1 em um tempo mais alto.
  13. @Amilcar Gianoni Esse é um moedor de lâminas, funciona tipo um liquidificador. A moagem fica bastante irregular pois vc controla basicamente o tempo que o “liquidificador” fica ligado, porém dependendo do que vc tem hoje pode acabar sendo uma opção melhor que comprar café moído. Nesse estilo tem o Cadence também, são moedores bem em conta. Se quiser algo melhor o mais bacana seria um moedor com mós para ter uma controle melhor na granulometria. Nas opções de mós cônicas mais de entrada tem os manuais tipo Hario ou elétrico tipo o Baratza Encore. Tem um pessoal aqui no fórum que restaura e vende moedores também, as vezes encontra um de mós plana num preço bom, como Italian Coffee, La Spaziale etc.
  14. FRibeiro

    Baratza Sette

    @Luke S Uma informação bacana numa pergunta que fiz pra Baratza, me disseram que existe uma sobreposição de aproximadamente 5 micro ajustes ao regular no 270. A regulagem fina vai de “A” mais fino até “H” mais grosso, ou seja, colocando no número 10A (numero 10 no mais fino possível), vc tem uma granulometria parecida com o 9F (numero menor porém com ajuste mais grosso). Eu uso diferente do @Carneiro, no caso os cafés que uso eu nunca mudo o número, só de mexer no micro ajuste de A até H ja cobre tudo e como acaba sendo um ajuste stepless, da pra ajustar coisa de 2seg na extração. Mas faz muito sentido ele não usar o micro ajuste e ir só pelo macro. Qd peguei na BF a diferença de preço era pequena e acabei indo no 270 normal, mas até pelo relato do colega, o 30 deve ser mais que suficiente se a diferença de preço for grande. Bem bacana essa informação.
  15. FRibeiro

    Baratza Sette

    @Alessandro Piantá O encore é para métodos coados, o Sette seria mais indicado para espresso. Quanto aos valores, vc não viu o 270 WI ao invés do 270 normal não? O preço do 270 não é tão maior que 30, o salto acontece no 270WI. De qualquer maneira com os valores atuais talvez compense outro se for pegar por aqui. O Sette é um moedor intermediário e o Sette 30 ainda ficaria sem o microajuste pro espresso. Vira e mexe aparece uns Fiorenzato eletrônicos na OLX na faixa dos R$2500. Não sei qual o valor dos Sette hoje, mas com o dolar acima de R$5,50 deve estar mais que isso.
  16. @Jayme Espresso é complicado pois tem muitas maneiras de fazer, mas seria legal começar no padrãozinho 2:1 em 25-30seg e partir daí. Seria 36g de espresso, o que daria uma moagem muito mais fina que a que vc usa.
  17. @Jayme O ideal é vc pesar a extração pra ter um parâmetro e trabalhar a consistência. Essa sua extração me pareceu rápida demais e com bastante canalização, mas sem saber quantos gramas de café e quantos gramas de espresso saiu, fica difícil dizer com certeza. Sugiro utilizar o método WDT pra ajudar nessa canalização, que nada mais é que usar um palito de dente ou algo do tipo pra soltar o café e já dar uma distribuída no pó dentro do porta filtro. Caso não tenha distribuidor, seria legal depois do wdt dar umas batidinhas de leve pra tentar deixar o pó o mais nivelado possível antes do tamper.
  18. @Fogo ruivo Chamar isso aí de “cantinho” é sacanagem! Rsrs muito top! Mas o melhor é a cortina! Demais!
  19. FRibeiro

    Baratza Sette

    @Carneiro Na verdade pode ser feito de PLA ou PETG, porém quem imprimiu sugeriu o PETG pois segundo ele fica mais resistente pro caso em questão, além de ser mais seguro por ser grau alimentício. É bem duro, mais denso mas não fica quebradiço, ele tem uma mínima flexibilidade. Disse que as perninhas que encaixam sendo de PLA talvez quebrariam, por ser um material também duro mas que fica mais quebradiço. Eu sempre usei o RDT também com um spray de água, zero estática. Porém se vc remover a mós para limpeza, tem uns apoios que acumula um pouquinho de pó em cima deles, e o soprador empurra esse restinho pra baixo. Queria achar uma sanfona mais forte, mas do jeito que está já está funcionando muito bem.
  20. FRibeiro

    Baratza Sette

    Boa tarde! Aos donos de Sette que usam para moer dose única, recentemente encontrei um post no thingiverse com o modelo de impressão 3D de um mini hopper muito bem bolado e resolvi testar. Achei o resultado muito bacana, comprei uma sanfoninha para ajudar a empurrar o pó restante. Essa foi a única que achei no tamanho desejado. Ela é meio fraca mas tem conseguido fazer o serviço. Se alguém souber de alguma mais forte inclusive, agradeço se puder compartilhar. A cor verde translúcida do hopper acabou sendo a única de filamento PETG (grau alimentício) que o rapaz tinha disponível. Importante ser impressão de alta qualidade com 100% de preenchimento. O peso total das duas peças é de 91g. Se fizer com preenchimento menor, o conjunto se torna mais leve e as perninhas ficam muito frágeis e quebram facilmente. Se alguém interessar posso passar o contato de quem imprimiu pra mim. https://www.thingiverse.com/thing:3686357
  21. @Marcelo Melão Uma opção é entrar no Thingiverse, é um site que as pessoas postam projetos para impressão 3D. Aí vc procura um que acha bacana pro seu modelo e procura alguém que faça a impressão 3D, tem alguns que oferecem esse serviço no ML. Importante que a impressão seja boa com 100% de preenchimento e de preferência em PETG.
  22. @Frederico Alan Se resolver pelo Skerton, recomendo não pegar a versão normal pois é um valor alto e não tem estabilizador na haste, produzindo moagens mais irregulares assim como nas cópias chinesas. O Skerton mais bacana teria que ser o “Plus”, que até onde sei está em falta no mercado.
  23. @Rodolpho Que pena que vc deu azar com o moedor mas pelo menos a máquina compensou pelo jeito rs. Recomendo adicionar o Niche Zero nessa sua lista de pesquisa. É um moedor muito elogiado pra single dose e pesa menos de 5kg, bem mais tranquilo de trazer na mala.
  24. @Gabriel Santos Liga também na Pasquali Maquinas, eles são um dos revendedores oficiais da Baratza.
×
×
  • Criar Novo...