Ir para conteúdo

Quanto tempo voces demoraram ate tirar o primeiro shot "decente"? [+Relato]


Postagens recomendadas

Fala galera.

Alguns já devem ter reparado que venho postando bastante por aqui. Poisé.

A pouco mais de um mes, o coffeebug me picou, e forte.

Eu nunca na vida (nunca mesmo) tinha preparado nenhum tipo de cafe. Esse fim de ano, meus pais ganharam uma Dulce Gusto, que não usam e passaram pra mim. Nem curtia tomar cafe, mas como tinham varias capsulas, comecei a provar. 

A quase dois meses, um amigo veio aqui em casa e trouxe um belo Mellita em po do brasil, tacou num funil c filtro que encontrei na cozinha e saiu aquele bom e velho "pingado" com 3 fartas colheres de açucar. Achei demais.

Comecei a me interessar, buscar outros tipos, o que começou com uma french press de 50 reais em um mes já virou uma Saeco Poemia, um moinho generico e um moinho comercial (esse ultimo chegou hoje).

O motivo disso foi quando chegou minha Poemia, comprei um cafe moido de qualidade, taquei no pf pressurizado e coloquei na boca. Meu Deus, foi como nascer denovo. A sensação e corpo que aquilo teve na boca, foi impressionante. Eu sabia que queria mais. 

Uma cama de casal e alguns livros da faculdade velhos vendidos depois, cá estou com a cafeteira e o moinho. Tanto investimento, parece uma relação meio "masoquista".

Por que? Pq hoje quando chegou o moinho, tive a brilhante ideia de despressurizar o pf da Saeco e partir pra "brincadeira" de verdade. Cronometro, balança e tamper em mãos.

Depois de tirar shots até legais na pressurizada, tirar o facilitador foi como aprender a caminhar denovo. Acabei de gastar (denovo) 1/4kg tentando ajustar o moinho, esgasguei a maquina nas 5 primeiras tentativas, e na ultima (quando acabou o cafe) não engasgou, tirei 30ml em 25 segundos com 9g de cafe, porem muuuito concentrado e quase sem crema. Seria a pressão do tamper? Ou sera que que deixar a moagem mais grossa? Só saberei amanha, denovo acabou a materia prima. Exaustivo.

Mas sem perder a esperança. Amanha compro outro kilo e tenho o objetivo de tirar algo aceitavel ate o final da semana, regulando a passos curtos a moagem.

E ai, a pergunta que fica, quanto tempo e como foi a "iniciação" de voces nesse mundo de expresso? Quanto tempo/lagrimas/suor ate sair algo aceitavel? ehehehe

Abraços e estou curtindo muito o clube!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Heitor! Bem-vindo ao CdC brother.

 

Bom... minha experiência pessoal: sempre tomei café, desde que consigo me lembrar sempre tive café ao meu redor. Minha vó fazia (e ainda faz) café coado todas as refeições, então virou meio que uma tradição de família isso. Com o passar dos anos também tentei fazer o mesmo café, mas o meu café passado sempre foi inferior ao dela (gosto sentimental).

 

Comprei minha primeira máquina de espresso há uns dois ou três anos, uma Oster PrimaLatte (filtro 51mm pressurizado, sem haste para vaporização de leite), e um moedor de lâminas da Cadence. Nessa época ainda não conhecia esse fórum. Passados váááários meses tirando doses de espresso com café Melita em grãos comecei a ficar matutando sobre a diferença do meu café para um café 'profissional', com uma crema monstra como aqueles dos videos do YouTube. Minha lógica: é a qualidade do café, exclusivamente. Namorei com vários cafés e nada de mudança, meus espressos não chegavam nem aos pés daqueles dos videos.

 

Depois de muito ler aqui no fórum e nos fóruns gringos vi que a minhas maquininhas não dariam mais conta das minhas vontades, então fiz um upgrade de equipamento no final do ano passado, troquei a máquina de espresso e comprei um moinho bom. Sendo assim, minha primeira dose de espresso bem tirada foi em meados de dezembro/2015, coisa de uma semana ou duas depois que troquei de equipamento.

 

Mas mesmo assim não é todo shot que sai 100%, ultimamente ando testando minhas torras caseiras e aí cada torra tem um processo de (re)aprendizagem na hora do shot.

 

Fica tranquilo que o processo de tentativa e erro é lento e faz parte, se tu já tens a balança, o cronômetro e o tamper em mãos já é meio caminho andado. Se posso te dar um conselho, procura no fórum sobre as BRs (brew ratios) na hora da extração do espresso, deve resolver boa parte do teu problema com a crema e a palatabilidade do café.

 

Abração e, novamente, bem-vindo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa, "decente" é bastante relativo, pois, como você mesmo relatou, quando você toma um café "decente", já se pergunta: como posso melhorar isto?

 

Então posso responder a outra pergunta: qto tempo até achar que o café é bom o suficiente?

 

Para mim pode colocar uns 8 anos. :)

(com grande intervalos até uma escalada rápida no final ;) )

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo. Já tive várias máquinas, inclusive uma POEMIA que é muito boa, o que faz a diferença mesmo é o GRÃO, o moedor, o tamper e a prática que você vai ganhando com os equipamentos. Você vai ver que logo estará tirando cafés melhores do que os das cafeterias por aí.

Só não estava satisfeito com o portafiltro da POEMIA, e estava procurando um de bronze para comprar. Pesquisando por partes de reposição descobri que os de máquinas antigas eram de bronze cromado, mas não eram mais fabricados (e usados no ebay custavam cerca de U$100). Acabei comprando uma máquina nova (usada) por cerca de R$150 e vendi a POEMIA.

 

Então se estiver considerando um upgrade no portafiltro além de despressurizar, claro, fica aí a sugestão, as vezes você encontra máquina completa pelo preço que pagaria num portafilro novo de inox (como o da SEATTLE COFFEE GEAR).

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, tem o filtro duplo? Acertar um shot com mais pó é bem mais fácil. E sobre não ter crema, a torra era recente? E já possou pelos tutoriais pra ver as dicas sobre espresso?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo leva ? depende , eu decidi entrar no mundo do espresso em 1987 e só fui tirar um espresso de verdade quando comprei um moedor bom em 1993 , levei 6 anos  :D

 

Falando serio , hoje é tudo diferente , vc já tem uma boa maquina de entrada e um moedor legal , já pode fazer espresso bom .

 

Então o que falta para fazer um bom espresso ? O mais importante café bom e fresco , sim fresco , café torrado ,tem em media 30 a 45 dias de vida depois disso ele vira um cadáver de agua preta.

 

Nunca mais compre café em supermercado , evite café sem data de torra e comece a comprar café de bons fornecedores , nos do CDC compramos de vários e depois de usar indicamos alguns.

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/forum/32-lista-de-lojas-online/

 

Não economize com café , não adianta comprar uma Ferrari e colocar gasolina batizada de posto sem bandeira , o mais importante é o café , gaste sem dó , vale a pena , economize em outras coisas.

 

Não tenha pressa isso é um hobby , conheça as coisas , vc já bebeu café pré moído de supermercado na sua maquina , considere isso o fundo do poço , pior que isso não existe.

Sua maquina aceita sache ESE , compre , prove e tenha sua opinião sobre eles , tem vantagens e muitas desvantagens.

 

Depois de comprar café bom e fresco , faça suas experiencias , prove primeiro o espresso pressurizado , veja a consistência da crema , o gosto , o ponto de moagem , vc vai reparar que o tamper não afeta a extração.

Depois de alguns cafés despressurize , afine o pó e veja as diferenças da crema , sabor etc.

Faça tudo isso com café bom , pois com café ruim quando as extrações começarem a dar errado , vc como muita gente vai achar que o moedor esta com problema ou a maquina esta com defeito.

 

Resumindo , conheça o seu hobby , mas faça com calma , pois na correria deixa de ser hobby e vira trabalho.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu processo é um tanto atípico, hehehe

 

Se for parar pra pensar, em teoria foram 2 semanas, na prática, uns 8 meses, hehe. Digo isso pois meu foco sempre foi comercial, e estudei o fórum MUITO antes de por as mãos na máquina e moinho e bebi bastante café em cafeterias da cidade. Depois de 8 meses abri o Café da Walter. Máquina profissional alugada, café de excelente qualidade e uns três quilos de café depois já tirava shots "decentes" e bem melhores que da minha sócia (que tinha feito alguns cursos e Curitiba)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado a todos pelas respostas! Bom ver que não estou sozinho e que a curva de aprendizado é mesmo larga hehe!

 

Heitor, tem o filtro duplo? Acertar um shot com mais pó é bem mais fácil. E sobre não ter crema, a torra era recente? E já possou pelos tutoriais pra ver as dicas sobre espresso?

Sim tenho, mas gastar 18g de cafe apenas pra acertar a moagem (que é oq estou fazer agora) por tentativa é complicado rs Me mantenho no single pra ir ajustando! Quando sair um single certinho, faço um duplo!

Obrigado a todos pelas dicas! O cafe que estava usando era um que comprei em grão no fundo de uma loja de carnes, e que parecia estar la a um boom tempo! heheheh

Agora comprei um do starbucks (não me cruxifiquem, estava 2x1 e não resisti rsrs) e a partir da proxima leva vou comprar um recem torreado (torra de uma semana) que achei já!

Me desejem sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema, Heitor, é que se você não tiver um filtro superior, tipo um da IMS, pode ser que a moagem não seja a mesma.... E aí, não temo jeito, vai ter que ajustar pra ele também. Dá pra quebrar um galho mantendo a moagem e variando só quantidade de café e força na compactação, mas as extrações podem ficar bem diferentes...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, sem contar a piora do sabor e a falta de crema, cafés velhos são bem mais difíceis de extrair direito (canalizam bem mais fácil por exemplo). Soma-se a isso o filtro single e uma máquina residencial de entrada, vai ser meio difícil tirar um bom shot mesmo.

 

E como o Márcio disse, provavelmente o filtro duplo terá um ajuste diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom, uso a Poemia em casa ainda, mas tá quase ficando aposentada depois que comprei o Hario. Um bom espresso é difícil tirar na Poemia, mesmo com café torra nova (uso bastante um Bourbon ou catuai vermelho mesmo de seca natural, cafés de excelente qualidade, da Reserva Gourmet) já extrai shots ótimos com a poemia, mas mais pra frente, quanto tiver um R$ quero partir para uma Rancilio mesmo, aí é outra história... No mais, todos cafés que to fazendo na Hario V60 estão ficando excelentes, isso seguindo os métodos, moagem ideal, tempo de pré-infusão, infusão, etc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, aprendendo cada dia mais por aqui! Marcio, qual filtro vc indica pro PF da poemia? Ia comprar  um Rancilio mas vi que não iria caber :/

 

Enfim, 2 horas quebrando a cabeça, 1/4kg de cafe depois, saiu um shot (FINALMENTE) 16g/32ml/25s no duplo. Dark roast da starbucks. Agora pras proximas extrações vou ajustando aos poucos!

Editado por Igor
Uso indevido de citações
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heitor, não conheço a Poemia. Tem um tópico sobre ela que deve esclarecer isso. Dá pra obter muitas dicas que vão te agregar muito conhecimento e facilitar sua vida.

Aliás, isso é uma das grandes vantagens em se participar do CdC. É muito conhecimento reunido acerca dos mais diferentes aspectos do café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Marcio! Vou procurar! 

 

Realmente, a galera aqui esta de parabens! A informação que encontramos aqui é resultado da experiencia pessoal massante de cada usuario, isso é realmente sem preço! 

Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estou longe de tirar bons shots mas lendo os tópicos do fórum uma coisa aprendi que é a não se "estressar" tentando tirar e não conseguir.

Esses tempos comprei um bourbon vermelho que fui acertar os shots depois de ter gasto metade do pacote (250g).

Outra coisa que eu não fazia era anotar a moagem que usei, agora estou fazendo isso e tenho referencia para começar.

Quando comecei a tomar expresso em casa, comprei 500g de um café CxB (Orfeu) e fiquei brincando com ele mexendo nas variáveis, aprendi bastante a perceber no paladar as coisas que afetava conforme mudava algo na preparação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...