Ir para conteúdo

Forno Behmor 1600


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Não não Guilherme. Isso foi copy/paste do pedido deles. O tax ali deve ser o estadual de lá.

 

Fui taxado 60% em cima dos 299

 

Sorte assim só na mini.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é o que mata. Quando desisti da Pipoqueira para partir para algo mais eficiente, cogitei de importar o behmor, porque, para mim, na faixa de U$300.00, é o torrador mais eficiente (ao menos era, na época ;) ). O risco de ser taxado (que é altíssimo) me desanimou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Estou adorando meu Behmor , acho que realmente valeu a pena :) a unidade é bem construída e simples de usar , já realizei 6 torras com ele testando entre os perfis p1/p2/p3 , das 6 já provei três e obtive resultados bastante satisfatórios .

 

Os únicos contras são :

 

- Visualizar o ponto da torra através da janela é meio ruim , mas vendo de perto até que dá para ter uma noção boa de cor , mas não é apenas pela cor que paramos a torra , não é ? A outras variáveis como analisar o perfil , tempo , som , cheiro . Então não vejo este item como um grande con

 

- Inserir ( e principalmente retirar ) o tambor pode ser problemático , precisa ir com jeito se não pode-se correr o grande risco de arranhar a unidade por dentro

 

- Não é possível conectar o Behmor com aplicativos como roastlogger etc ( Ao menos sem modificaçōes hahahaha :-P ) . Mas uma solução bem legal e não só para usuários de Behmor é o app roastmaster para iOS , comprei para meu ipad e achei super interessante

 

No geral acho o Behmor uma ótima opção para o usuário doméstico que procura um bom custo beneficio em um aparelho relativamente fácil de operar e conseguir bons e consistentes resultados .

 

Rodrigo :-)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então você entra com os programas desejados no app e ele dá o grafico do perfil escolhido ai você i sere o primeiro estalo , segundo final , o legal é que você pode cadastrar seus verdes ele te dá seu estoque , você entra as caracteristicas do grão e vai criando seu banco de dados , o aplicativo também ajuda a administrar blends , cuppings . Na verdade é mais um meio de anotar coisas , mas eles também vendem sensores que podem ser conectados ao outros tipos de torradores , no behmor não sei se dá para colocar o sensor

 

É meio complicado explicar tudo que faz , faz MUITA coisa mesmo , dá uma olhada no YouTube tem alguns videos , espero ter ajudado ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi sim , mas este é só um acessório do roastmaster que citei ( sem mod's mais "profundos" ) :) que serve apenas para gravar e monitorar a temperatura , e o controle é feito no torrador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Ismar,

 

eu vou discordar um pouco do leo. Não tenho bons resultados com o P2.

Normalmente tenho bons resultados no P3 e P4. No P2 só alguns graos que são mais parecidos com grãos densos.Um exemplo atual é o Monte Verde que torra bem no perfil P2.

 

Já que está aprendendo, tente torrar sempre na configuração de 1/2 que é onde vc terá resultados de tempo próximos de uma torra real 12 a 15 minutos.

 

Vaeu

Olá Rafa, tudo bem?

Faz algum tempo já que vc me respondeu, mas fiquei um tempo sem frequentar o clube do café.

Tenho uma dúvida, vc disse que era pra utilizar a configuração de 1\2 libra, certo? Mas quanto efetivamente coloco de grão cru? Meia libra ou 1\4 de libra?

Abraços

Ismar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ismar,

 

tenho colocado 200g por vez, na configuração de 1/2lb.

 

Coloco 200g pra dividir 1kg em partes iguais.

 

Costuma torrar 250g mas achei que com 200g os resultados ficaram melhores.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Pessoal.

 

Lançaram uma atualização para o Behmor. Chamaram de Behmor 1600 Plus

http://coffeegeek.com/opinions/showreports/05-13-2014

 

Este upgrade permite modificar a velocidade de rotação, a potência (25%, 50%, 75% ou 100%) a qualquer momento. e permite ler a temperatura do forno também.

 

O mais interessante é que eles vendem também apenas o novo painel, e qualquer Behmor pode ser atualizado para ter as novas funcionalidades:

http://www.sweetmarias.com/store/roast-coffee/drum-roasters/behmor/behmor-plus-upgrade-panel.html

 

Pra falar a verdade dei uma procurada e não achei a nova versão pra vender. Apenas o painel.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Roastmasters tem pra vender, tanto o novo forno, quanto o novo painel:

 

http://www.roastmasters.com/behmor.html

 

http://www.roastmasters.com/plusupgrade.html

 

Eu fiz a compra com eles do novo painel. No meu caso dei sorte de ter quem traga pra mim de lá :-)

 

Mas parece que eles eviam pro Brasil, Aliás, eles vendem café verde e entregarm aqui também. O frete é salgado, mas o café é mais barato que os do Hasbean. No fim sai o mesmo preço. Só não sei se os cafés são tão bons...

 

Fiz uma compra de dois pacotes de 1 libra e mandei entregar aqui pra ver se chega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Comprei o painel do behmor plus upgrade kit.

 

Foi uma saga com a UPS, acho que eles erraram feio(encomenda voltou pro Canadá e eles culparam a receita). 

 

Bem fácil instalar, vida nova pras torras agora... 

 

Na Primeira torra pela primeira vez vi acontecer e ouvi o 2o crack, machopretou legal, nem fiquei triste por isso hehehe

 

 

Fiz uma segunda torra jogando a potencia total até o 1o crack e reduzi pra 25% a potencia a rotação do tambor, deixando uns 2min no 1o crack e terminei... Ficou com cara de torra boa vamos ver..

 

Nem consegui ficar anotando temperatura, ainda tava testando tudo mas ainda assim espero melhorar bastante as torras

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, melhorou muito minhas torras(a princípio), hoje fiz 3, no mesmo esquema de potencia máxima até chegar no 1o crack ou perto dele, só variando quando chegava no crack, uma deixei 0 de potencia (p1) outra 25%(p2) e outra 50%(p3). Sempre baixando a rotação durante o crack. As 3 parecem ótimas, o aroma está demais agora só falta provar.

 

Agora posso pré aquecer o quanto quiser o behmor, testei isso nas 3 torras aumentando o tempo de pré aquecimento da primeira pra terceira. Antes ele travava de ligar se chegasse a uma tal temperatua que não sei qual é, mas eu só podia pre-aquecer uns 1:30.

 

Já estou me habituando a medir a temperatura e anotar durante a torra. 

 

Como era travado o Behmor antes.

 

Ele mede a temperatura se não me engano na parte direita internamente( B ) e do duto de exustão(A), estou me baseando sempre na interna e depois vou olhar pra da exaustão também. o 1o crack tem acontecido entre 310 F e 320 F, queria saber se alguém que tem ou modificou se é isso mesmo. Se não me engano ele começa essa exaustão aos 5 min ou numa certa temperatura, tenho que ver exatamente ainda.

 

Terminei torras entre 10 e 12 min mais ou menos, usando 200 gr.

 

 

Senti muita diferença, visualmente e "aromaticamente" e é bem legal ter um controle maior da torra

 

Agora é estudar mais sobre torra também, tudo que faço nem sei se faço certo mas é mais ou menos do que li ai das torras de outros, que nem fui reler depois que instalei o kit.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubem.

 

Instalei o novo painel e fiz 2 torras com ele.

 

Observo um comportamento diferente.

 

Estou colocando potência total até o primeiro crack e depois diminuo pra 25 %.

 

A temperatura (da parede) sobe até 280 F, depois disso começa a exaustão e ela começa a cair. Chega a 250 F e começa a subir de novo. Quando chega a mais ou menos 277 F começa o primeiro crack. 

 

Estou torrando 227g do unique blend. Quando digo que começa o primeiro crack, é quando o primeiro grão estala. Demora pra engrenar e ouvir vários estalos.  como estou diminuindo a potência, a temperatura minha não tem chegado em 300F.

 

Estou achando isto estranho. Não sei como o Behmor sabe que é hora de começar a exaustão. Será que é pelo tempo ou pela temperatura? Será que a exaustão está acontecendo cedo demais?

 

Estou usando uma extensão pra ligar a tomada. Talvez por isto esteja tendo temperaturas mais baixas quando começa a exaustão... vou tentar fazer uma sem.

 

Você seleciona qual quantidade? Qualquer uma ou a correta? Será que a quantidade selecionada influência em algo no modo manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae Leandro Marco,

 

Eu estou usando 200gr e seleciono 1/2lb, P4 e D, que me da 15 minutos. Quando começa a exustão aqui(que também não sei ainda quando) a temperatura  se mantém, em nenhuma das torras caiu. Acho que vou até fazer mais uma torra pra analisar mais hehehehe

 

Acredito que você possa estar perdendo alguma coisa pela extensão sim, pois eles avisam bastante pra não usar com extensão.

 

Mas né, fiquei com dúvidas e vontade de torrar, devo fazer outra torra agora

 

Não sei se influencia na temperatura, mas está usando a rotação rápida até o primeiro crack?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rubem.

 

Eu fiz mais uma torra e mudei o torrador de lugar pra não usar extensão. Teve mudança, mas ainda assim não chegou nos 300 F e ontinuou aindo a temperatura após o começo da exaustão.

 

Eu estou preaquecendo sim. Aqueço por 2 min e vai até uns 180 F. Tenho muita dificuldade de colocar o tambor com o forno quente. Demoro a conseguir e nessa acaba esfriando um pouco. Estou pensando em comprar uma luva de silicone. Como você faz?

 

Eu estou acelerando o tambor até o primeiro crack. Minha ideia com isto é simular um maior fluxo de ar no começo.

 

Eu estou selecionando P1, A. Não pensei em selecionar P4 ou P5 como você. Boa dica. Tentarei amanhã!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leandro, tente luvas de padeiro.

 

Elas tem cano longo e são feitas de couro grosso, tipo de raspa. Aguentam bem o calor por um tempinho. Usamos para tirar a panela de ferro pelando do forno. E protegem bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, uma panela de ferro é pesada pra burro e bem desengonçada de carregar pelando.

 

Acho que só não te servirão se você tiver algum encaixe muito fino para fazer, pois os dedos não são separados, só o polegar. Mas dão uma boa ajuda com o calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falae!

 

Pra colocar eu uso sem luva, eu acho que é o jeito, da pra colocar sem encostar e sem se queimar, a luva é segurança mais poderia atrapalhar. Tem que se ligar que o "ferro pra abrir a tampa" não pode esbarrar no suporte do lado esquerdo(do lado da tampa). Então eu coloco o lado direito no lugar dele, depois coloco o outro lado, já vai meio no automático tentando uma posição que esse ferro nao fique na linha do suporte do lado dele... Ah sim faz isso com a luz ligada, ajuda o primeiro encaixe do lado direito hehehehehe

 

Eu ando não usando o resfriamento do behmor e tirando pra resfriar no freezer, pra retirar sim eu usei uma luva de forno de cozinha normal que comprei no mercado, com um pano. Nessa hora eu suspendo o lado esquerdo com a luva na mão esquerda, empurro o lado direito pra sair com um pano na mão direita ai cai, e começo a puxar o lado direito... Normalmente sai mas já fiquei algumas tentando tirar e tava meio travado pelo ferro da tampa.

 

 

Sobre a temperatura ai não sei dizer, fiz aquela que disse ontem e o 1o foi no 318F. Quanto tempo ta tendo sua torra?

 

 

O exaustor começou a funcionar nos exatos 5min de torra. E caiu 2~3 F mas subiu logo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pros meus treinos no Behmor Plus usei um Mundo Novo que eu nào dava por ele e anotei as temperaturas e fiocu asism:(temperatura em F)

 

0:00 240
0:30 236
1:00 244
1:30 252
2:00 259
2:30 269
3:00 277
3:30 286
4:00 293
4:30 300
5:00 307 - Ligou exaustor
5:30 304
6:00 302
6:30 302
7:00 307
7:30 313
8:00 320
8:07 322 1C
8:30 324
9:00 320
9:30 313
10:00 307
10:13 305
 
 
Nào dei nada pela torra, deu 17% de perda. Provei hoje com dois dias de torra e impressionou como ficou doce. Ainda tenho 400gr dele nào sei se só repito essa torra ou tento com menos perda pra ver se melhora ainda mais.. Ta bem bom de tomar
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estou praticando pra encaixar o mais rápido possível. Ainda demoro um pouco. Tenho uma dificuldade pra enxergar.

 

Hoje torrei um unique orgânico. Aqueci até 200F. Consegui passar de 300F.

 

Minha torra durou 9:30 e ficou com 17% de perda. Deve ter amargado. Continuou estalando por um bom tempo durante o resfriamento. Talvez tenha entrado no 2C, pois o estalo era mais agudo.

 

Lado a lado duas torras do unique orgânico. A de hoje é a da direita.

IMG_20141126_224819_130.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...