Ir para conteúdo

Forno Behmor 1600


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Sei não, Marcio. Alguns cafés que nós torramos por aqui me parecem ter substanciais diferenças. O Chapadão, por exemplo, se comporta de forma bem diversa dos cafés do Vale do Caxixe. Até a aparência dos grãos denuncia as diferenças de densidade, que a meu ver se comprovam na prática.

 

Esse teste do Behmor com perfil esticado está na minha cabeça. Vou fazê-lo assim que possível.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois, não se esqueça de postar suas impressões. Estou interessado em saber os efeitos de uma torra mais fria também, já que, como você, tenho um forno a tambor que se comporta muito parecido com o behmor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Depois, não se esqueça de postar suas impressões. Estou interessado em saber os efeitos de uma torra mais fria também, já que, como você, tenho um forno a tambor que se comporta muito parecido com o behmor.

 

Bom, temos novidades...

 

Hoje resolvi torrar o Unique Frutado com o perfil P3 esticado. Analisando a aparência do grão cru e tendo em vista a altitude de plantio (1.200m a 1.450m) concluí que este seria um café de média densidade, sendo assim resolvi não testar o P5 pois considerei frio demais para essa torra e como nunca torrei esse café no Behmor não sabia bem o que esperar. Fui de P3 e a escolha se revelou acertada, mais adiante direi porquê.

 

Escolhi o P3 esticado pelo programa C, torrando 1/4 de libra (113g). Esse é um perfil de rampa ascendente nos primeiros 5m30s e depois estabiliza em 100% da potência.

 

Primeiro estalo: 9m58s

Tempo total de torra: 11m

Perda de umidade 16%

Aspecto visual: City+ (Agtron 55 pela escala "porca" da ABIC)

 

Ao usar o perfil P3 com programa C o tempo inicial é de 10 minutos, porém usei toda a folga de tempo adicional (após inicio da torra) para esticar a fase quente até os 11 minutos, pois o primeiro estalo demorou mais do que imaginei. Ao finalizar a torra automaticamente em 11 minutos o primeiro estalo estava praticamente teminando, com alguns estouros bem espaçados. Conforme disse antes, se tivesse escolhido o P5 ao invés do P3 provavelmente a torra ficaria inadequada por falta de tempo, já que em P3 por muito pouco não atinge o ponto desejado.

 

Visualmente ficou uma torra muito boa, vejamos amanhã como se sairá no espresso...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei hoje o Unique Frutado que torrei ontem (descrito acima) e ele me pareceu bem...frutado.

 

Torra Ok, café Ok, porém quanto mais provo cafés frutados mais me convenço que não é minha praia.

 

De qualquer forma ficou bem balanceado e aparentemente desenvolveu o potencial do grão. Fiquei feliz que a torra ficou boa, ao menos para o meu "padrão" de qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de mais de um ano sem torrar o Chapadão (e sempre na panela) fiz hoje a primeira torra dele no Behmor.

 

Só depois para dizer como se sairá na prova mas, em termos de processo de torra, acho que "acertei" de primeira. Sempre o considerei um grão bastante denso e por isso escolhi um perfil P2, esticado para que a queda de temperatura começasse pouco depois dos 7 minutos e em cima do primeiro estalo. Deu certo, cerca de 15 segundos após a queda o primeiro estalo começou.

 

Com o estalo rolando na fase fria do perfil foi possível concluir a torra 1m50s após o início do primeiro estalo, sem entrar ainda no segundo. A princípio saiu um City+, Agtron "fajuto" #45, com 13% de perda de umidade e expansão média. Grão internamente com a mesma coloração externa.

 

Vamos ver no que dá...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:lol: :lol: :lol:

 

Como sempre, prometo a mim mesmo que só irei provar o recém-torrado pelo menos 24 horas depois (e NUNCA cumpro).

 

Acabei de tirar o Chapadão. Ele extrai bem diferente dos que eu vinha testando, foi preciso fechar 5 pontos no Vario e ainda assim extraiu rápido. Após mais de um ano sem tomá-lo, provei e imediatamente vieram à minha mente duas palavras: floral e cítrico. Muito.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez essa característica seja amplificada pelo perfil de torra. Nas minhas torras claras do chapadão, na pipoqueira, interrompidas com o primeiro estalo ainda rolando em alguns grãos (na pipoqueira é difícil fazer torras claras, pois a rampa de temperatura tende a ser muito ascendente a partir dos 200C, que é a temperatura ao redor da qual gira o primeiro estalo, e todo o cuidado é pouco), o caráter que mais aparece é algo amendoado. A acidez se faz bem presente, isso bate bem. Talvez na pipoqueira ainda mais, já que é consenso que leito fluido produz torras mais brilhantes. Eu gosto de alguma acidez, mas no espresso, quando muita, me incomoda um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Leo, isso também me acontece nas torras claras.

Após repousado fica gostoso e interessante, mas não é o habitual "comfort drink", daqueles chocolatados, doces, amanteigados e com bastante corpo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só depois para dizer como se sairá na prova mas, em termos de processo de torra, acho que "acertei" de primeira. Sempre o considerei um grão bastante denso e por isso escolhi um perfil P2, esticado para que a queda de temperatura começasse pouco depois dos 7 minutos e em cima do primeiro estalo. Deu certo, cerca de 15 segundos após a queda o primeiro estalo começou.

 

Com o estalo rolando na fase fria do perfil foi possível concluir a torra 1m50s após o início do primeiro estalo, sem entrar ainda no segundo. A princípio saiu um City+, Agtron "fajuto" #45, com 13% de perda de umidade e expansão média. Grão internamente com a mesma coloração externa.

 

Leo já tentamos torrar o Chapadão aqui em Goiania no Perfil P2 várias vezes. Ele só ficou bom nos perfis P3, P4 e P5.No P2 as melhores torras ficaram sem "aftertaste". Acredito que o grão precise desenvolver o seu sabor em curvas moderadas a frias. Essas torras de 1/4 lb do behmor tb são muito inferiores às de 1/2 lb, normalmente acontecem rápido demais. Aconselho um dos 3 últimos perfis e torras de 1/2lb. Tenho conseguido bons cafés assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo, deixa de ser ansioso cara!!!!!

 

KKKKKKKKKk

 

Dá pelo menos uns 3 ou 4 dias de descanso pro café uai.... senão vc vai se intoxicar :P

 

Acho muito temerário provar qualquer café antes de umas 48 horas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo,

 

Eu até esperaria dessa vez mas vacilei e fiquei sem café, só tínhamos pra tomar. Tenho até uns Juan Valdez aqui mas não tenho coragem de fazer um espresso com eles...

 

 

Bruno,

 

Sei não, a confirmar com mais tempo de torra, mas fiquei impressionado com o resultado de hoje. Muito doce, mesmo. Aftertaste que ficou por mais de uma hora ali presente. Acho que ficou bom, mas depois da sua opinião fico tentado a testar em P3/4/5.

 

 

Bernardo,

 

Sua descrição foi precisa. É um café excepcional mas ao menos pra mim não é um café de "uso diário", daqueles que tomamos três ou quatro sem sentir. É um café de personalidade.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de mais de um ano sem torrar o Chapadão (e sempre na panela) fiz hoje a primeira torra dele no Behmor.

 

Só depois para dizer como se sairá na prova mas, em termos de processo de torra, acho que "acertei" de primeira. Sempre o considerei um grão bastante denso e por isso escolhi um perfil P2, esticado para que a queda de temperatura começasse pouco depois dos 7 minutos e em cima do primeiro estalo. Deu certo, cerca de 15 segundos após a queda o primeiro estalo começou.

 

Com o estalo rolando na fase fria do perfil foi possível concluir a torra 1m50s após o início do primeiro estalo, sem entrar ainda no segundo. A princípio saiu um City+, Agtron "fajuto" #45, com 13% de perda de umidade e expansão média. Grão internamente com a mesma coloração externa.

 

Vamos ver no que dá...

 

Abraços.

 

Anteontem fiz uma nova torra do Chapadão no Behmor. Mesmíssimos parâmetros, apenas finalizei 20 segundos mais tarde, o que o deixou mais equilibrado no espresso. Jeitão de Full City e película a dar com o pau...

 

Extrai bem, um pouco rápido, pediu 1-C no Vario Home mas foi. Amanha testarei com o filtro single da La Marzocco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1-c Léo?

 

Esse moinho seu não tá desregulado não?

 

Fogo,

 

Acho que sim, mas isso é assunto para um outro tópico, que pretendo postar em breve. Já entrei em contato com a Baratza para tentarmos entender o que houve...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem que calibrar...

 

Tem duas possibilidades para calibrar, uma que é um parafuso menor que girando já diminui um pouco a regulagem e outro que tem que soltar e mover para frente ou para trás para diminuir ou aumentar o zero. Esse é mais efetivo e só consegui resolver do Vario que usei depois de calibrar assim e apertar bem o parafuso. Aí não perdeu mais o zero...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, não conhecia essa calibragem do Vario com desmontagem, só a tradicional girando o parafuso próximo à saída do moído.

 

Esta regulagem com aperto perto do zero que você fez foi no meu Vario?

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, não conhecia essa calibragem do Vario com desmontagem, só a tradicional girando o parafuso próximo à saída do moído.

 

Esta regulagem com aperto perto do zero que você fez foi no meu Vario?

 

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô medo....

 

O meu tinha ganho um aperto final pro ristretto, não sabia que tinha sido este radical.

 

A lentice (ou lentidão, como preferir) desta plataforma hoje está quebrando os recordes da semana, que já foram batidos várias vezes....

 

Leo, o Vario do Ruston também desregulou. E tem poucos meses. Não pediu a regulagem inicial como o meu (este aperto final aí de cima ainda era da regulagem inicial), mas perdeu o ajuste logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ô medo....

 

O meu tinha ganho um aperto final pro ristretto, não sabia que tinha sido este radical.

 

A lentice (ou lentidão, como preferir) desta plataforma hoje está quebrando os recordes da semana, que já foram batidos várias vezes....

 

Leo, o Vario do Ruston também desregulou. E tem poucos meses. Não pediu a regulagem inicial como o meu (este aperto final aí de cima ainda era da regulagem inicial), mas perdeu o ajuste logo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil, o zero do seu Rocky fica no + 4. O zero do pid da minha cafeteira fica no - 9. Nunca o zero foi tão relativo.

 

E badernamos o tópico do forno....

 

Voltemos ao Behmor. Antes da bronca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A lentice (ou lentidão, como preferir) desta plataforma hoje está quebrando os recordes da semana, que já foram batidos várias vezes....

 

Isso é um problema recorrente, fora os dias em que sai fora do ar por diversas horas. Não seria o caso de trocar a hospedagem caso a Uol não resolva isso? Fica ruim pro CdC, especialmente para os novos "colegas", que tem muita informação por acessar, fora que podem até desistir do forum se for muito difícil o acesso nas primeiras vezes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, Ruston sabe, ele e Klause acompanham estes problemas. Ruston ia estudar esta possibilidade

 

Entendo. É que a ruindade chegou no ápice. Nível comprometedor, diria. E chega de off-topic.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...