Ir para conteúdo

Forno Behmor 1600


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

  • 1 month later...

Reativando o tópico. Em breve novidades...

Leo vi que vc está com um behmor.

Acho que aqui no clube somos os únicos proprietários do Behmor.

Qualquer coisa estou aqui para ajudar.

Vamos trocando informações.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Rafa!

 

Acabei de fazer minha primeira torra nele, o café ainda está lá esfriando, vou tirar em cinco minutos. Desconfio que passei do ponto mas só quando abrir para ter certeza, rsrsrsrsrs.

 

Mas que é muito divertido não tenha duvida. Lembra das "televisões de cachorro", aquelas maquinas que assam frango nas padarias? O Behmor é "televisão de barista", fiquei assistindo o "filme" o tempo todo, kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fui lá tirar o café, já receoso de ter tocado fogo nele, mas ao que tudo indica parou em um Full City+. A transição do primeiro estalo para o segundo foi muito rápida, em poucos segundos acabou o primeiro e começou o segundo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, fui lá tirar o café, já receoso de ter tocado fogo nele, mas ao que tudo indica parou em um Full City+. A transição do primeiro estalo para o segundo foi muito rápida, em poucos segundos acabou o primeiro e começou o segundo!

Agora que marcou o tempo de 1º e 2º estalo, já pode testar o p2, que deve alongar esse intervalo.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Victor,

 

Esse é o próximo passo, mas só devo testá-lo lá para Quinta-feira pois terei que viajar a trabalho.

 

A visão dos grãos dentro do forno engana demais, as resistências ligadas e a lampada desligada dão a falsa impressão que o grão ainda está amarelando quando na verdade já está torrado! Se for pelo visual é incêndio na certa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É eu sei, foi barbeiragem de principiante! E estava na varanda e lá é bem iluminado então achei que tivesse ligado a lâmpada, só depois vi que não...

 

Hoje à noite provei o café no coado. A torra parece tecnicamente boa mas o ponto é um pouco além do que gosto, praticamente um Full City+, o que deu um amargor de torra incômodo. Em compensação ficou com tanto corpo que parecia robusta...

 

O café foi o Paracatu da Nuance. 1/4 de libra (113 g). Primeiro estalo em 7:30 e segundo em 8:27.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A técnica que utilizo (dica do Jim S.) para torras muito escuras em espresso, é diminuir a dose (tipo de 18 para 14gr), moer mais fino, temperatura de extração mais baixa e tirar ristretto.

Explico: a dose menor deixa mais "fraco", o moído mais fino (que é o ponto principal) deixa menos "ativo" diminuindo o amargor, a temperatura baixa (até 85C dá) vai acentuar a acidez e diminuir o amargo, e a tirada curta (ristretto) vai extrair somente a fração mais volátil e solúvel (os aromas e açucares).

Ou fazer um blend e usar com leite :-)

No pior dos casos moer e dar de presente a aquele conhecido, que só gosta de café forte e escuro e com bastante açúcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

 

Ainda não o provei no espresso mas caso seja inbebível também nesse método eu pretendo usá-lo com leite (e açúcar) no café da manhã do dia a dia...

 

A extração que faço cotidianamente na Ascaso atende a todos esses critérios que você mencionou. Uso doses na faixa de 14,5g, temperatura sempre tendendo para subextrair, extrações na faixa do ristretto (duplos de 30 a 40ml) e moagem fina. Talvez isso explique porque consegui tomar o blend espresso da Juan Valdez por tanto tempo antes de joga-lo no lixo.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provei hoje de manhã. O equilíbrio de acidez, corpo e amargor está perfeito, demonstrando que o ponto de torra é esse (ao menos para mim). Todavia os sabores e aromas estão subdesenvolvidos, meio que escondidos. Talvez aguardando uns 4 dias melhore, mas pode ser também que o perfil não tenha sido ideal pois da forma que fiz com o P2 a fase mais longa foi a de secagem/aquecimento com a torra terminando pouco depois do final do primeiro estalo.

 

Pelo jeito o fim de semana vai ser (re)lendo o livro do Kenneth Davids...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes, uma torra de sacrifício é bem útil. Levar o café até o fim do segundo estalo e fazer um log de toda a torra. Perde-se um lote de torra, mas aprende-se algo sobre como tal café se comporta em determinadas condições. Início e fim do primeiro estalo, do segundo, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Às vezes, uma torra de sacrifício é bem útil. Levar o café até o fim do segundo estalo e fazer um log de toda a torra. Perde-se um lote de torra, mas aprende-se algo sobre como tal café se comporta em determinadas condições. Início e fim do primeiro estalo, do segundo, etc.

A minha se "sacrifício" e apenas até os primeiros estalos do 2c, não vejo muita utilidade de ir além disso, nenhuma torra que fiz, que passou muito do começo do 2c ficou boa.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro, tanto faz a partir de certo ponto do segundo estalo. Mas como vai pra lixeira mesmo, fica pra estatística. :)

É que acredito que bem no começo do 2c ainda dá para usar bem para latte e alguns até para espresso, então não é um sacrifício tão grande. Odeio jogar café fora. Se bem que guardo os cafés ruins para regular moedor quando preciso fazer alterações muito grandes. Faço a alteração e moo um pouco sw cafe´velho e testo na mão para saber se está muito grosso ou fino.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem fiz a terceira torra no Behmor. Finalizou em um Full City para Full City+. Usei o P3. O inicio foi legal mas ao final tive o mesmo problema do P1, primeiro estalo já emendando com o segundo e atrapalhando o tempo correto de parada da torra.

 

Acho que terei que aumentar a massa de grãos ou tentar mais variações sobre o P2, pois o P1 e o P3 geram muita energia térmica ao final e aceleram a transição entre os dois estalos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

leo,

 

se vc ainda está aprendendo a usar o behmor, use o P4 ou o P5, torram mais lentamente e evitam "queimar" o café sem querer.

 

Os 3 primeiros perfis (P1, P2, P3) são muito relativos, nem sempre produzem bons resultados...

 

Vc está torrando 250g?

 

Vc está usando o macete de abrir a porta do forno?

 

Fiz muitas torras no P2, mas raras foram as vezes que consegui fazer ele chegar naquela "rampa" diminuindo a resistencia no momento do primeiro crack. Ele normalmente chega na rampa antes do primero crack.

 

Nos perfis muito quentes, não deixe entrar no segundo crack, e se entrar, aperte off, retire o tambor e coloque no ventilador...

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Rafa,

 

Eu ainda nao usei P4 e P5, vou testar. Achei o P2 um bom perfil, mas preciso ajustar o tempo para tentar chegar na rampa no momento certo como você falou. O Victor me disse que costumava torrar assim e dá bom resultado. Como estou torrando o mesmo tipo de café para facilitar o aprendizado acho que não será muito difícil conseguir, talvez adicionando tempo antes de iniciar a torra.

 

Tenho usado sempre a medida correta, isto é, estou usando a opção de 1/4lb com 113g, que é o valor convertido. Quanto a abrir a porta eu prefiro não fazer, pois quero o processo o mais automatizado e com maior repetibilidade possível. Abrir a porta é tudo que eu nao quero, pois representa mais uma variável para controlar...

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Eu sei que está fazendo torras menores pra aprender a utilizar o equipamento e não perder muito café, mas quantidades maiores não terão um comportamento mais dócil? Penso que sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a abrir a porta eu prefiro não fazer, pois quero o processo o mais automatizado e com maior repetibilidade possível. Abrir a porta é tudo que eu nao quero, pois representa mais uma variável para controlar...

Leo,

Abrir a porta não é uma variavel, eu uso somente no final.

Ou seja,quando vc terminar a torra, abra a porta pra resfriar mais rápido só isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Leo,

Abrir a porta não é uma variavel, eu uso somente no final.

Ou seja,quando vc terminar a torra, abra a porta pra resfriar mais rápido só isso...

 

Ah, claro! Isso eu to fazendo...

 

Pensei que era pra abrir no meio da torra, kkkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leo,

 

Eu sei que está fazendo torras menores pra aprender a utilizar o equipamento e não perder muito café, mas quantidades maiores não terão um comportamento mais dócil? Penso que sim.

 

Rodrigo,

 

Provavelmente sim.

 

O problema é que eu to gostando de torrar pouco, pois além de minimizar a perda permite fazer mais torras (aprendo mais rápido!) e permite fazer cuppings comparativos entre varias torras, já que as idades são próximas.

 

Dito isso acredito que levarei um bom tempo torrando essa mesma quantidade de café, pois assim "congelo" mais uma variável, que é o peso.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem provei na Gaggia a torra feita em P2, finalizada próximo ao ponto de City+.

 

Curioso é que provei essa torra por duas vezes na Ascaso e estava insossa. Acho que a dose que uso na Ascaso, por volta de 14,5g, é insuficiente para esse café. Na Gaggia fiz um ristretto simples com 9g, extraídos por volta 15 a 20 ml. Fiquei até emocionado. Ficou espetacular. Ontem essa torra completou 5 dias.

 

É isso. Se sobrar tempo farei uma torra hoje depois do almoço, possivelmente em P4, para testar.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem provei na Gaggia a torra feita em P2, finalizada próximo ao ponto de City+.

 

Curioso é que provei essa torra por duas vezes na Ascaso e estava insossa. Acho que a dose que uso na Ascaso, por volta de 14,5g, é insuficiente para esse café. Na Gaggia fiz um ristretto simples com 9g, extraídos por volta 15 a 20 ml. Fiquei até emocionado. Ficou espetacular. Ontem essa torra completou 5 dias.

 

É isso. Se sobrar tempo farei uma torra hoje depois do almoço, possivelmente em P4, para testar.

 

Abraços.

Fico feliz que esteja gostando do Behmor, ele é um forno muito bom com custo benefício imbatível. Sinto falta dele de vez em quando, o Quest é ótimo mas dá um trabalhinho montar o esquema todo, e também não dá para usar em qualquer lugar, o 1600 é só colocar na pia e ligar na tomada.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...