Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso PRECISO


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

  • 3 weeks later...

Pessoal,

 

por favor, preciso de uma ajuda, ontem recebi o Baratza Preciso que um amigo trouxe dos EUA, primeiro achei estranho pois nele só está escrito "Preciso", e não "Virtuoso Preciso", esse que recebi é o virtuoso preciso? Como faço pra saber o modelo? Abaixo dele está escrito model 1PP1TZ.

Alem dessa dúvida estou obtendo espressos horriveis em minha baby class, o liquido está passando muito rápido, já fiz todo o tipo de regulagem no moinho, inclusive a 10F sugerida aqui no forum, nessa regulagem está grosso, será que o moinho veio com algum problema? Estou usando um blend da Unique, o problema pode estar no grão? É preciso fazer algum ajuste especial? Na verdade estou bastante confusso com as regulagens, Qual seria a posição para a moagem mais fina possivel?

Estou bastante decepicionado com essa compra, por incrível que pareça no meu Krups tinha melhores resultados, não sei o que está acontecendo.

 

Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas,

 

O código de modelo 1PP1TZ é do Virtuoso Preciso 685. Só não me é possível informar se já está ou não dotado da nova caixa de transmissão GB2.0.

O Virtuoso Preciso se distingue do Virtuoso (585 ou 586) pois contém a micro regulagem que é acionada por uma haste localizada na parte superior do corpo do moinho, logo abaixo do compartimento de grãos.

De qual empresa o moinho foi comprado? E quanto custou em U$? Pergunto isto para avaliar se é recondicionado ou pre usado.

Ajudará se você postar fotos da caixa e do moinho.

Aconteceu algo anormal no funcionamento, além de moer grosso, que é consequência e não causa? O motor travou em algum momento? Pode ter havido a presença de algum objeto estranho aos grãos de café? O café foi torrado recentemente?

 

Em condições normais um Preciso provém pós com consistência em termos de granulometria e capacidade de ajuste da mesma num nível que o Krups GVX-208 é incapaz de atingir.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como nao conheço este modelo não sei se é este o caso, mas muitos moinhos precisam estar moendo enquanto estiver mudando a regulagem.

Sugiro colocar graõs, ligar o moinho e (com ele ligado) AUMENTAR (para po grosso) e só depois diminuir (pó mais fino) a regulagem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Preciso, se estiver sem café não tem muito problema girar a regulagem com ele desligado. Mas com café, claro, tem que ligar o motor, para até não correr risco de travar as mós.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No caso do Preciso, se estiver sem café não tem muito problema girar a regulagem com ele desligado. Mas com café, claro, tem que ligar o motor, para até não correr risco de travar as mós.

 

Não sabia dessa informação, então seu eu tiver com grãos no compartimento é preciso ligar o motor e depois girar as regulagens? Como eu não sabia estava movendo as regulagens sem ligar o motor, espero não ter danificado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas,

 

O código de modelo 1PP1TZ é do Virtuoso Preciso 685. Só não me é possível informar se já está ou não dotado da nova caixa de transmissão GB2.0.

O Virtuoso Preciso se distingue do Virtuoso (585 ou 586) pois contém a micro regulagem que é acionada por uma haste localizada na parte superior do corpo do moinho, logo abaixo do compartimento de grãos.

De qual empresa o moinho foi comprado? E quanto custou em U$? Pergunto isto para avaliar se é recondicionado ou pre usado.

Ajudará se você postar fotos da caixa e do moinho.

Aconteceu algo anormal no funcionamento, além de moer grosso, que é consequência e não causa? O motor travou em algum momento? Pode ter havido a presença de algum objeto estranho aos grãos de café? O café foi torrado recentemente?

 

Em condições normais um Preciso provém pós com consistência em termos de granulometria e capacidade de ajuste da mesma num nível que o Krups GVX-208 é incapaz de atingir.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

 

Alexandre,

 

O moinho foi comprado na Seattle Coffee Gear e custou 299 dolares, depois posto algumas fotos dele, a caixa meu colega teve que jogar fora pra não fazer volume na mala.

O único problema que percebi é que ele está moendo grosso não vi mais nada de anormal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To desesperado, se alguem puder me ajudar a calibar esse moinho eu ficaria bastante agradecido, já movi aquelas regulagens (micro e macro) de tudo que é jeito e não consigo fazer com que a moagem saia bem fina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tente estes tutoriais para identificar o problema:

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/How-to-Troubleshoot-A-Grind-Quality-Issue.pdf

 

http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Preciso-Calibration.pdf

 

Ambos foram elaborados pela própria Baratza.

 

Se não funcionar, fique tranquilo, é só entrar em contato com o Alexandre que, com certeza, ele resolve o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Siga as instruções do 1° tutorial indicado pelo lasanchez. Se há problema com os anéis de regulagem, será possível identificar com este teste.

Ao remontar o anel da mó superior, certifique-se que as 3 aletas laterais estão íntegras e que encaixam perfeitamente nos sulcos correspondentes.

Proceda a remontagem completa do moinho.

Sem grãos no compartimento superior, acione o temporizador até o final de seu curso e lentamente mova o compartimento de grãos da posição de encaixe, que tem um triângulo como símbolo, até a posição 1. Deixe a haste da micro regulagem na posição na posição A.

O moinho entrará em ação livre de carga. Perceba se ocorre variação do som ao se aproximar do final do curso do ajuste, especialmente a partir da posição 5. É normal que haja uma variação sonora. E tendo havido esta variação, aguarde o temporizador chegar ao final, sem interferir em seu funcionamento.

Com o moinho parado, ajuste a regulagem macro na posição 8. e a micro na posição A, adicione grãos ao compartimento e moa por uns 5 a 10 segundos, pressionando o botão frontal.

Analise o resultado e repare se a granulometria está mais ou menos grossa que a do pó de café de marcas comerciais comprados em supermercados.

Informe sobre o resultado.

 

Em tempo, baseado na informação sobre o local e o preço, concluo que o teu moinho é um Virtuoso Preciso 685 e que já foi montado com a nova caixa de transmissão GB2.0.

 

Valeu,

Alexandre

 

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

 

Fiz a revisão do primeiro tutorial e a principio não vi nenhum problema, a não ser uma pequena folga após remontar o anel da mó superior, não sei se é normal essa folga, fiz um vídeo para demostrar.

 

No segundo tutorial, abri abri o moedor e verifiquei que o parafuso de ajuste está na primeira casa a esquerda, ou seja, pelo manual seria o mais grosso, nesse caso devo mudar essa posição? se positivo pra qual? média ou mais fina? Todos os moinhos desse modelo (preciso) vem com ajuste de fábrica para a posição mais grossa e depois é preciso fazer o ajuste para a mais fina? Tambem tem essa imagem no vídeo

 

Tenho uma baby class e meu objeto é obter a moagem para espresso com filtro não pressurizado. Meu é novo e estou a dois dias tentando usá-lo sem sucesso. Já gastei aproximadamente meio quilo de grão da unique e não consegui fazer um espresso legal.

 

Desde já agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Solte o mini parafuso com cuidado e coloque-o no canto esquerdo da "janela" da direita que é a mais próxima da traseira do moinho.

Aperte, sem forçar para não espanar, e remonte o moinho. Tenha muio cuidado com ajustes macro entre 1 e 5, pois as lâminas poderão se tocar e danificar-se.

 

Espero que resolva o problema.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Fiz o procedimento, mudei o parafuso da primeira para a terceira casa e melhorou bastante, mas ainda não sei dizer se já é o ideal, estou utilizando a configuração macro no primeiro ponto após o número um, não sei se corresponde ao 2 ou 3, e o micro no A, como fiz o realinhamento, nessa configuração a máquina de café não deveria "chocar"? Queria testar na posição 1A mas estou com medo de travar. No caso da micro regulagem percebi que tem uma alteração muito sutil, seja no A ou no K não percebi muita diferença, e´assim mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Qualquer ajuste abaixo macro 4, em qualquer posição micro, deveria entupir tua Gaggia Baby se o moinho estiver perfeito. Obviamente o teu não está, pois citou estar regulado no macro 2 ou 3 e portanto deveria estar moendo muito fino para qualquer máquina de espresso.

Porém se o café foi torrado a mais de 30 dias, então provavelmente não obterás bons resultados em função da idade da torra.

 

As variações do micro ajuste são realmente muito sutis e só mesmo baristas avançados conseguem tirar proveito desta função. Meu conselho é sempre utilizar na zona media, entre E e G até que se tenha experiência bastante para perceber a diferença da mínima variação da granulometria proporcionada.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A embalagem do grão da unique está com data de fabricação de 14/06, portanto tem mais de 30 dias,esse pode ser um dos motivos da moagem não estar saindo tão fina a ponto de entupir a baby class? Coloquei o parafuso no canto esquerdo terceira casa, se colocar no canto direito faria alguma diferença?

Meu moinho é novinho, será que ele já pode ter vindo com algum problema? A algo mais que eu possa fazer? Estou muito triste com essa situação, é um produto com um custo coniderável pra não funcionar como deveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Jr que tudo se resolverá.

 

Não se preocupe que o Alex resolve pra vc com certeza. Fique tranquilo que deve ser algum detalhe

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

se o parafuso ficar como na foto teria algum problema, essa seria a configuração correta?

A minha está nessa janela, porem do lado esquerdo.

post-193-0-62515500-1342497999_thumb.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Na posição que está na foto você correrá o risco de danificar as mós se ajustar a regulagem para muito fina, 3 ou abaixo. Deixe o parafuso no lado direito desta janela que deverá ser suficiente para obter pó adequado para tua Gaggia.

Só poderás definir se o problema é do moinho testando-o com grãos recentemente torrados, caso contrário a variável da idade do grão persistirá e você não será capaz de avaliar o funcionamento corretamente.

 

Talvez, com esta desagradável experiência, fique constatado o valor da garantia local.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Então vou comprar um grão com torra mais recente e fazer novos testes. Com relação a ter comprado fora você tem razão, fico sem garantias, mas foi uma oportunidade que apareceu e acabei arriscando e me dei mal devido a ter que essa tal recalibragem, se soubesse que era necessario fazer a recalibragem não teria comprado, acho um absurdo ter que abrir a máquina pra fazer esse tipo de regulagem, essa foi minha decepção, acho que o fabricante já deveria deixa-lo preparado para todos os tipos de cafés.

Ainda não sei se o moinho está com defeito, parece que não, talves eu não tenha feito a recalibragem de forma correta ou pode ser o grão como voce comentou.

Agora uma dívida, todos os moinhos do modelo preciso saem de fábrica necessitando fazer essa recalibragem para espresso? Você que vende esse moinho, antes de vender você sempre tem que abri-lo e fazer esse ajuste? Ou é apenas o meu que veio com essa necessidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Cabe ao revendedor requisitar à Baratza LLC o ajuste que lhe convier, e o mesmo é feito na linha de montagem ainda na fábrica.

Suponho que pelo fato da Seattle Coffee Gear estar focada no mercado norte americano e este privilegia os cafés coados e não os espressos, provavelmente determina ao fabricante que envie moinhos com este ajuste como padrão.

 

Em nossos pedidos à Baratza solicitamos que venham ajustados para a janela do meio. Assim obtém-se bons resultados em todos os ajustes de moagens.

Nós não necessitamos abrir cada moinho, pois com a experiência adquirida, somos capazes de identificar em que posição está o parafuso. Porém, se o usuário definir que a utilização será principalmente para espressos então faremos a modificação antes da entrega do equipamento.

 

Faça o teste com café fresco e nos informe sobre o resultado.

 

Valeu

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ops, agora eu vi. É, 30 dias é ruim para testar, mas também não era para sair super rápido se estivesse moendo super fino.

 

Calibrar o Preciso não é difícil, e tem que só tomar o cuidado de apenas chegar próximo do zero (mós encostando). Se com a calibragem estiver difícil, pode ser que na montagem tenha faltado arruelas que servem de calço para a mó que gira ficar o máximo pra cima e chegar próximo do zero. O parafuso é para a calibragem pequena.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio,

 

depois que fiz a recalibragem melhou bastante, não está mais saindo super rápido como antes, mas no ponto em que está a macro, muito proximo do ponto 1, deveria entupir a máquina de café. Vou realizar os testes com um café fresco e vamos ver no que dá.

Infelizmente essa questão das mos encostando é muito complexo pra mim, não consegui perceber esse encontro, não faço nem idéia do que seja, o que fiz foi mudar o parafuso da janela 1 para a 3, é disso que voce está falando?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

na recalibragem existem dois furos para colocar o pequeno parafuso na casa 3, devo colocar esse pequeno parafuso no primeiro ou no segundo furo? Eu havia colocado no primeiro, considerando ele encostado a esquerda da terceira janela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Utilize o mesmo furo que estava sendo usado anteriormente e posicione o parafuso encostado na borda esquerda da 3ª janela. O outro furo é backup para o caso de espanar o 1° furo.

Compre café novo e teste o moinho.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas

 

Uso nosso house blend Expresso Brasil como café de referência. Mas o faço por conhecê-lo perfeitamente, do grão crú ao pó para qualquer tipo de extração, e portanto estando apto a compará-lo com outros cafés.

Este não é o teu caso, mas ainda assim penso que o Expresso Brasil ou o Moca 2012 sejam os mais aconselhados para teus testes. Afinal além de servir para os testes, o café deverá te proporcionar prazer ao bebê-lo.

 

Não recomendo o Sul de Minas CD por sua suavidade ou o Rio de Janeiro devido ao amargor e corpo pronunciados. O orgânico Severino também traz características que poderão te confundir.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

fiz acompra de 2 pacotes de 250g do expresso Brasil, com a opção de envio por sedex e pagamento via PayPal, se puder priorizar o envio fico bastante agradecido. Como voce está na capital e eu no interior do RJ acredito que a entrega deve ser bem rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Teu café foi torrado enquanto às 19:00 hs. Amanhã será empacotado e despachado por Sedex e na 5ª feira você poderá beber um bom expresso após o almoço aí em Volta Redonda. Menos de 48 horas após o pedido ser confirmado! Nada mal, hein?

Não se assuste se as embalagens estiverem estufadas quando você as receber. São os gases que os grãos soltam. Absolutamente normal para um café que será empacotado antes de um descanso mínimo.

 

Espero que você descubra que teu Preciso funciona corretamente.

 

Valeu,

Alexandre

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...