Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso PRECISO


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Detalhe que esqueci de relatar: Realmente o moinho é o coração do café espresso, é PRECISO ter um bom moinho para entender. Antes usava o Hario que já é bacana, mas aquele leve amargor do café só sumiu depois do PRECISO. :)

Olha que uso a Chefe Crema Silver com filtro despressurizado (Rancilio). Na verdade não sei explicar corretamente, mas o café fica mais redondo...Não é só a questão do amargor residual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Fernando, vamos usar seu relato de exemplo (entre outros) para mostrar aos iniciantes que insistem em não parear a máquina de expresso com o moinho.

 

Ganhou meu like virtual.

 

um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, o relógio biológico do Clube sofre de algum estranho jet lag. Ele considera meus likes desde uma hora obscura da tarde ou noite de ontem, não vira exatamente à meia-noite. Ou seja, gastei meus likes de hoje entre ontem à noite e hoje pela manhã. Bizarro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana,

 

Obrigado pelo like virtual :o

Ainda tenho muito que aprender e o moinho por si só não faz nada ! É claro que já é uma grande ajuda, mas tem toda uma alquimia envolvida nesse mundo do café. Desde a procedência dos grãos, grau de torrefação, compactação, temperatura de extração, gosto pessoal, e por aí vai...

 

Detalhe: Gosto de coisas difíceis...quanto maior o desafio, maior a minha perseverança !

 

:D  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Prezados,

 

Ando pensando num Virtuoso PRECISO. Se algum colega estiver pensando em se desfazer e quiser entrar em contato, podemos conversar ...

 

Grande Abraço !! 

Boa Noite!

Estou vendendo o meu, enviei um MP pra voce.

Aguardo retorno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sindrome braba , toma um café e se acalma,Fernando :P  , quando eu fico assim , eu converso com minha esposa e ela diz que eu fiquei maluco com essa mania de café , isso normalmente acalma a sindrome....................... , mas , só por pouco tempo  :lol:  :lol:  :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sabe o que é, eu não tava fazendo nada e ía comprar uns saquinhos de café. Daí fui olhar os classificados ......

 

 

 

Morato, respondí tua MP há um tempinho ... Vc viu ?

Fernando, Bom Dia!

Ja respondi a sua MP.

Aguardo o seu retorno

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve JRFreitas.

 

Siga as instruções do 1° tutorial indicado pelo lasanchez. Se há problema com os anéis de regulagem, será possível identificar com este teste.

Ao remontar o anel da mó superior, certifique-se que as 3 aletas laterais estão íntegras e que encaixam perfeitamente nos sulcos correspondentes.

Proceda a remontagem completa do moinho.

Sem grãos no compartimento superior, acione o temporizador até o final de seu curso e lentamente mova o compartimento de grãos da posição de encaixe, que tem um triângulo como símbolo, até a posição 1. Deixe a haste da micro regulagem na posição na posição A.

O moinho entrará em ação livre de carga. Perceba se ocorre variação do som ao se aproximar do final do curso do ajuste, especialmente a partir da posição 5. É normal que haja uma variação sonora. E tendo havido esta variação, aguarde o temporizador chegar ao final, sem interferir em seu funcionamento.

Com o moinho parado, ajuste a regulagem macro na posição 8. e a micro na posição A, adicione grãos ao compartimento e moa por uns 5 a 10 segundos, pressionando o botão frontal.

Analise o resultado e repare se a granulometria está mais ou menos grossa que a do pó de café de marcas comerciais comprados em supermercados.

Informe sobre o resultado.

 

Em tempo, baseado na informação sobre o local e o preço, concluo que o teu moinho é um Virtuoso Preciso 685 e que já foi montado com a nova caixa de transmissão GB2.0.

 

Valeu,

Alexandre

 

cafeexpressobrasil.com.br - cafés especiais e acessórios

Alexandre

 

 

Salve Xará Velloso,

 

citei um dos seus primeiros comentários para conferir se o meu problema é semelhante.

 

Estou utilizando meu Preciso a umas duas ou três semanas (aproximadamente) e estava conseguindo extrair bons espressos com ele (mesmo sem usar um café mais novo), porém o ponto de equilíbrio que encontrei foi no ajuste 1D, o que pelo o que li no post inteiro não era o esperado para um espresso. De qualquer forma, estava funcionando bem...

 

Na segunda-feira notei um fato estranho: enquanto eu moia, a chave do ajuste micro começou a de mover sozinha em direção ao ajuste grosso. Achei muito estranho, mas não sabia dizer com certeza se era normal ou não, ou se eu tinha deixado "no meio" e ele estava só se ajustando.

 

E por fim, ontem foi quando tudo desandou de vez. A moagem já não estava mais saindo tão fina quanto antes (com o mesmo café que estava usando a uma semana) e mesmo jogando até o 1A ainda não consegui chegar ao ajuste de antes (pelo contrario, estava bem grosso mesmo, ao ponto da extração não durar nem 10 segundos) e ai percebi que estava com um problema...

 

Na sua opinião, o meu problema pode ser semelhante ao que alguns colegas relataram aqui, e uma limpeza / calibragem resolveria, ou eu deveria me preocupar mais?

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, fiz a limpeza do moinho, segui o checklist da Baratza pra conferir se havia algo quebrado... E a princípio está tudo ok.

 

Fiz o processo de recalibragem também (pra minha surpresa ele estava ajustado no mais grosso possível, à esquerda da janela da esquerda), jogando o parafuso pra esquerda da janela da direta.

 

Não consegui fazer o teste ainda, porque fiz isso bem tarde ontem e todos já estavam dormindo. Mas hoje farei e comento aqui. Por hora, seguem algumas fotos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boas e más notícias:

Boa: montei tudo direitinho! rs

Má: continuo com algum problema na calibração... 

 

Fiz tudo conforme mandava o protocolo... Reposicionei o parafuso na janela da direita (antes estava na da esquerda), respeitando o limite do "segundo furo" não ultrapassar a borda direta da janela, mas a mudança foi quase imperceptível...consegui voltar a uma moagem fina o suficiente pros espressos, mas na regulagem 2E, que pelo o que entendi até aqui, deveria ser para café turco.

 

Será que fiz algo errado? Relendo o segundo pdf, percebi a seguinte frase: "Hold the adjustment ring steady while rotating the windows to change 

your calibration". Se eu tiver feito o contrário (se eu tiver rotacionado o anel de regulagem enquanto mantinha a janela parada) posso ter bagunçado a calibração a ponto de não atingir o resultado esperado? Se sim, tem como "zerar" e fazer certo?
 
É a única coisa que consigo pensar que posso ter feito diferente... Procurei seguir tudo ipsis literis já que estava fazendo pela primeira vez e conferi mais de uma vez se estava tudo alinhado, encaixado, estável...
 
O fato é que ainda estou longe de conseguir moer para espressos na regulagem 10.
 
Sugestões?
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de fazer isso no meu. Amanha vou comprar café pra testar.

 

Como ainda estou sem máquina, quem sabe me informar se tem algum "padrão visual" para o pó do espresso ou algo pra comparar, pra eu saber se estou no caminho certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizando...

 

Fiz uns vídeos pra mostrar as "entranhas" do meu Preciso.

 

Nesse primeiro dá pra ver onde está o parafuso, na regulagem fina, e fiz o teste do primeiro pdf (http://www.baratza.c...ality-Issue.pdf), checando se tudo está ok. Fiquei na dúvida na questão do "balanço" ao apertar os lados dos anel de ajuste em 3h, 7h e 11h e queria a opinião de vocês. Na posição 11h parece que tem um ligeeeeeeeiro balanço maior que os outros lados. Mas não sei se é relevante. Pode estar dentro de uma tolerância aceitável.

 

 

O segundo é mais pra mostrar o anel de ajuste, como ele esta por dentro (não era minha intenção removê-lo, mas ele acabou soltando quando fui tentar ajustar... Mas consegui colocar novamente! :lol:). Não dá pra ver tão bem no vídeo, mas os furos estão ok.

 

 

O próximo é pra mostrar o barulho do Preciso funcionando sem carga, em diferentes ajustes... Achei estranho em alguns momentos, mas como não sei o que era esperado, mais uma vez a ajuda de ouvidos treinados é necessária!

 

 

O último é apenas pra mostrar o problema do knob de ajuste do micro, que está "andando" durante a moagem... Não consegui identificar um padrão, quando acontece... mas acontece e até mais do que no vídeo.

 

 

Depois de todo o "desmonta-monta" do final de semana eu posso dizer que aprendi bastante sobre o Preciso. A boa notícia é que, no final das contas, ao trocar os grãos por outros mais novos (não super novos, mas melhores que os que estavam antes) a moagem melhorou muito! Fazendo uma "retrospectiva", acho até que o problema começou justamente quando comecei a usar esses grãos mais antigos, por não ter conseguido no dia comprar mais novos. Mas pelos videos acima, ainda não descarto a possível influência de um problema físico.

 

Ainda não consegui chegar ao ajuste 10, 9 (macro), mas já passei do 1 que estava antes pro 6. Agora é pegar a primeira oportunidade que tiver e comprar grãos mais novos com o meu xará pra ver se consigo subir um pouco mais e me aproximar dos valores sugeridos pelo colegas.

 

Ufa! É isso... Como sempre, todos os comentários são bem vindos!  ;) 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 weeks later...

Xeretando aqui meio "sem querer" vi esses posta sobre calibração do Preciso. ..

 

Interessantemente, há tempos costumava moer para espresso no macro 10-14.

 

Há algum tempo tenho moído cada vez mais "fino", com o macro entre 6 e 7.

 

Será que perde a regulagem com o tempo? Ou eu fiz caca em alguma limpeza?

 

Amanhã vou ver os vídeos....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Márcia.

Todo moinho tende a folgar com o uso e daí a necessidade de regulagens corretivas de tempos em tempos.

Mas, independentemente desse fato, a outra possibilidade é factível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...