Ir para conteúdo

Baratza Virtuoso PRECISO


Alexandre Velloso

Postagens recomendadas

Excelente, vamos ver se o preciso vai funcionar bem agora, espero que sim, caso contrário acho que terei que contratar seu serviço para verificar o que está acontecendo com ele, pois já não sei mais o que fazer, infelizmente já perdi muito tempo e dinheiro pra tentar resolver.

 

Com relação a calibragem é simples assim mesmo? É tirar da janela 1 e colocar na 3 e pronto, é so isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jr, aparentemente sim, pode ser que esse procedimento resolva pelo que entendi até agora.

 

Porém, como disse o Alex, só após testar com café novo para constatar se será necessário uma análise profissional mais profunda.

 

Quando a café Expresso Brasil chegar, vai tirando amostras de café moído nas posições macros e posicionando o Alexandre para averiguação.

 

Abraços e esperamos que seja apenas impressões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Ola pessoal,

 

alguem já utilizou o produto abaixo? Vale a pena comprar?

Tenho um amigo que está indo aos EUA em janeiro e estou pensando em pedir a ele para comprar.

 

Esatto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

JR,

 

Tenho um Encore e fiquei bem interessado no Esatto. Falei com o Alexandre (quem mais entende de Bataza aqui), porém ele nunca o experimentou.

 

Tem vários vídeos no youtube sobre o produto.

 

Pra importar sai por uns R$700. Se um amigo vai trazer do EUA acho que vale a pena testá-lo. Sai por uns US$150 comprando lá.

 

Se tiver espaço extra na mala do seu amigo eu também quero um. Rsrsrsrsrs

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô Rodrigo,

 

Não é só uma balança. Ajuda muito na praticidade também, evitando de levar o pó pra pesar e tals. Nessa "viagem" sempre cai algo na bancada (ou só eu que sou muito atrapalhado?)

 

Não tô dizendo que é uma pechincha. Também acho que uma balança de 5 dólares (barata, hein? a minha foi mais cara. rsrsrsrs) faça seu trabalho.

 

Mas ESTILO também conta, ou não?

 

Fazendo uma comparação bizarra: Os smartphones fazem tudo o que o iphone faz (até mais, talvez), porém, na minha opinião, o produto da apple coloca todos no chinelo, no quesito ESTILO.

 

Valeu!

 

Ah, e comprando lá não fica tão caro assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Balança de U$ 5? Se é para fazer baratinho talvez seja melhor arranjar uma balança de U$ 1.

 

O Esatto recebeu o premio "Melhor Produto Novo" na convenção da SCAA do ano passado.

 

Provavelmente o juri, composto por pessoas presumivelmente capazes, que analisou e julgou que entre muitos outros produtos lançados entre 2010 e 2011, o Esatto merecia o prêmio de melhor produto, acreditou que não se tratava apenas de uma balança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito massa.

Pena que é o preço do Encore.

Mas em casa dá pra fazer alguma coisa parecida é claro que não no mesmo estilo. Mas uma arduino e uma balança chinesa podem ser usuais.

Pena que o tempo não me deixa brincar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A balança que me referi, que custa ao redor de 5 dólares, é vendida no mercado livre e sites similares ao preço de R$ 50 com o frete. Mesmíssimo modelo.

 

Chamei o Esatto de "balança" pra provocar. Na realidade, não acho que o produto seja ruim, é até muito legal. Mas tem um preço exagerado, como é frequente nos apetrechos pra café. Custa mais que o Encore, não tem fundamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Preciso de uma ajuda. Tenho um Virtuoso Preciso há uns dois anos e utilizo apenas café do Santo Grão, Ateliê e Suplicy. De uns tempos para cá tenho notado que cada vez mais eu tenho de diminuir o grau de moagem para ter um café mais fino. Hoje notei que mesmo na graduação mais fina, o café sai grosso. Resolvi limpar o moedor (coisa que nunca havia feito antes) e tirei bastante café das mós. Limprei com escova e um pincel, mas o problema persiste. O café moido fica com aparência de que tinha palha misturado e com pedaços grandes de grãos. Será que as mós já eram ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero agradecer o Alexandre pelo excelente serviço feito em meu Virtuoso Preciso. O anel de regulagem estava quebrado e ele fez o serviço e mais a instalação do GB2 em menos de um dia. A máquina está nova, mais silenciosa e a graduação ficou ainda melhor. Parabéns!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Obrigado pelas palavras gentis.

O Preciso é um grande moinho e o teu está realmente no estado de novo.

Doravante mantenha um rotina de limpeza ao menos a cada meio quilo de café moído ou 15 dias. Um pincel e 3 minutos serão o suficiente.

Se precisar de alguma ajuda basta avisar.

Grande abraço e bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bah, no meu Bezzera o máximo que fiz foi colocar um aspirador de pó nas mós pra tirar o excesso de café velho. Parece funcionar bem, acho que tira o excesso de café que não está grudado de todo o caminho de moagem. E o que estiver grudado... bem, está grudado, então não me preocupa! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E o que estiver grudado... bem, está grudado, então não me preocupa! :lol:

 

É exatamente por isso que nao dou muita bola pra limpeza de moinho. Se nao saiu com umas batidinhas ou com sacolejos ou moendo café novo então é sinal que está preso lá dentro e por isso entendo que lá continuará.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Pois é. Aí chega o final de semana e vc vai ao shpping com a madame e enquanto ela namora as bolsas e sapatos nas vitrines, vc decide beber um espresso, que depois conclui que estava ruim pra caramba. Possivelmente os funcionários do local tratam o moinho da mesma forma que você...

 

O asseio do moinho é uma das "obrigações invisíveis" do barista. E afinal, basta retirar o compartimento de grãos, a lâmina superior e com um pincel, uma haste de plástico e alguns sopros, retirar os resíduos. O trabalho estará feito em no máximo uns 3 minutos.

O que se deve retirar está entre as lâminas e em suas bordas. Estes resíduos não são visíveis sem separá-las. Já estão agarrados, numa combinação de óleos e pó que juntos parecem como graxa ressecada. Não basta sacudir e dar umas pancadinhas.

A limpeza, não só garante que o novo pó não será contaminado com o antigo, como permite que as lâminas trabalhem livres de fricção desnecessária.

 

Adotar esta rotina é minha humilde sugestão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabo de fundir o meu Krups por esse motivo.

 

Borra velha forçou as mós e o motor...... foi pro espaço.

 

Ainda bem que é o Krups..... CUIDADO galera

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Foguinho.

 

Caraca, que boca a minha!!!!

Chegou ao ponto de forçar tanto o motor que o queimou? Logo o GVX208 que tem um sistema de soltar a lâmina superior que torna a tarefa fácil de realizar.

Que pena. É um bom moinho para o que se propõe.

Talvez sejam apenas as escovas. Desmonte e verifique.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma boa ideia, Rodrigo.

 

Vou aproveitar a sugestão do Alexandre e a sua em uma só. Tentarei fazer isso hoje e tirar fotos.

 

 

Alexandre,

 

É algo a se pensar...a imundície é tão generalizada em certas cafeterias que fica difícil creditar o gosto ruim somente ao moinho. A maioria delas sequer passa um pano / pincel no filtro entre as extrações, limitando-se a bater a borra na gaveta, ainda que metade dela fique agarrada no filtro. Para ser bem honesto eu ainda estou um pouco cético, mas tentarei fazer uma boa limpeza e perceber se algo mudou.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Leo.

Por certo, em alguns locais, muitos outros fatores concorrem para destruir bebidas que até poderiam ser boas. Algumas são visíveis como a limpeza do filtro entre extrações. Por isso disse ser invisível o asseio do moinho, ainda que não seja o único e sequer o principal motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faço ao menos quinzenalmente, ou após usar um café que não gostei.

Ainda, como o "gunk" (graxa ?) cola nas facas das mós, além de limpar com uma escova de dentes, passo um palito dente por dente, até soltar tudo.

Verificar por depósitos de pó embaixo da mó inferior, dá para soltar os restos de café com o palito.

Depois aspirar, repasar com escova de dentes e palito, aspirar novamente, inverte aspirador e soprar os últimos sinais de grão soltos.

Passar papel de rolo de cozinha ou guardanapo e montar. Finalmente uma limpeza cosmética no exterior.

Após o primeiro uso deve cheirar a café bom, do contrario pode recomeçar até aprender a limpar direito :lol:

 

Para casos de urgencia tenho sempre guardado café velho (café bom mais que passou do tempo), regulo bem mais grosso, como para filtro ou coador e moo 200 - 300 gr, que sempre acham um cliente que quer, e o moinho fica bem melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Bernardo.

Procedimento correto. Vale como instrução para outros membros.

Também uso a escova de dentes. Do tipo grande e de cerdas duras. Compro sempre de marcas baratas em drogarias.

Uso uma apenas para moinhos e outra para a tela difusora e superfície do grupo da máquina. Nesta uso o vapor para reformá-la imitando um V.

Nos serviços de assistência técnica também uso hastes flexíveis tipo Cottonetes na limpeza final dos moinhos que higienizo preparando-os para a entrega ao cliente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre limpei minha Baby Twin, fazendo backflush e limpando o grupo queimador, mas nunca atentei en limpar o moedor. Dois anos sem limpá-lo e ele ainda estava bom. Realmente a Baratza "vale quanto pesa".

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...