Carneiro Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Todo moinho tende a folgar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Salve Márcio. Sim. Assim comportaram-se diversos moinhos que operei, desde semi industriais como o Probat/Leogap M50, os comerciais Mazzer e Rancilio ou os residenciais da Rancilio e da Baratza. Mesmo os manuais da Kyocera, Porlex e Hario que também já utilizei e, como fui recentemente instruído sobre o Lido II, demandarão algum tipo de ajuste com o tempo. Basicamente, a necessidade advém do desgaste provocado pelo uso e, mas costumeiramente, por acúmulo de resíduos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Oi Alexandre! Hum... interessante. Que me aconselha? Desmontar e limpar melhor e tentar regular ou ir levando do jeito que está? PS.: Pelo modo como são as regulagens creio que eu não teria conseguido estragar sem querer durante a limpeza (sempre mais superficial, desmontando apenas a mós superior, escovando e sacudindo). Embora sempre haja uma pequena chance =) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Salve Márcia. Meu conselho é para tentares identificar a causa do problema para aplicar a ação reparadora. No caso dos moinhos Baratza que utilizam mó ativa em formato de tronco de cone são 3 as principais causas para perder-se a regulagem. A 1ª e menos comum se foi montado corretamente é o micro parafuso que define o tipo de moagem entre grossa, neutra e fina (1ª imagem) estar com folga. A 2ª é a quebra de uma ou mais abas de fixação do conjunto de regulagem (2ª imagem). A 3ª é a quebra de uma ou mais abas de fixação do anel de plástico que envolve o anel de lâminas fixo e superior (3ª imagem), ou ainda, fissura ou rachadura ocorrida nesse anel.. Para a verificação de ocorrência dos 2 primeiros casos é necessário retirar a capa do moinho para o acesso ao conjunto de anéis de regulagem (4ª imagem - Virtuoso) 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Véio.. O desgaste das mós com o tempo também muda a regulagem.. Ou não chega a tanto? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Salve Guilherme. Por certo que sim. Porém nunca observei ocorrência em moinhos sob uso residencial devido à característica diminuta utilização. Já no ambiente comercial, eramos obrigados a trocar os discos de lâminas a cada ano ou ano e meio aproximadamente. Lembro que na indústria que trabalhei, que utilizava moinhos "à martelo", por 2 ou 3 vezes a cada ano a moenda era desmontada e as lâminas sofriam "repasse" por torneiros. Apenas para informação há um artigo escrito pelo Kyle Anderson da Baratza onde ele indica 135 a 225 quilos de grãos de café moídos como expectativa de "vida" para as mós dos Encore, Virtuoso e Preciso. Já para o Vario e para o Forté essa expectativa é de 450 quilos. Link para o artigo completo > http://www.baratza.com/burrs-and-their-life-expectancy/ Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Realmente.. Para atingir 135 quilos de café em uso residencial é muito difícil... Dá até gastrite... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 8 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 Salve Para o nosso consumo doméstico atual que está beirando 4,5 Kg/mês, levaria uns 3 anos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 NOSSO consumo médio de 4,5 kg???? Eu consumo nem 1 kg direito por mês... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 É que o nipônico é econômico... Afinal, é desperdício usar o café do espresso só uma vez, não é mesmo? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 LUW.. Se juntar umas 3 borras do espresso ainda dá pra fazer um coado de uns 200ml... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 8 Maio 2014 Denunciar Share Postado 8 Maio 2014 E o pior é que seu eu servir isso ao meu sogro e disser que é café colombiano ele vai achar bom... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 (editado) Aqui o consumo varia de acordo com a epoca e necessidade de experimentação... variação de uns 1000% mesmo! Mas voltando ao Preciso... Alexandre, Fiz todas as inspeções externas possíveis e parece tudo ok. Não encontrei no manual nem vídeo nenhum como é que eu desmonto o bendito! A carcaça ok, só soltar as travas e puxar. Mas... como removo o botão do microajuste? Só puxar? Para cima, para frente? Tenho pavor de forçar coisas quebráveis... e caras! Sobre a possibilidade número 1... o último que montou o bichinho foi você, 2 anos atrás Então suponho que seja pouco provável. Assim que conseguir desmontar verifico os outros itens. Obrigada! **Aliás, resgatando os itens defeituosos naquela manutenção, um dos problemas eram as abas do anel de microajuste quebradas.... vai ver é recorrente! Com a diferença de que agora ele funciona e, na ocasião, não! Editado 9 Maio 2014 por Marcia Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Salve Márcia. Para retirar o botão do micro ajuste basta levantá-lo com a ponta de uma chave de fenda pequena. Siga o tutorial no link abaixo. http://www.baratza.com/wp-content/uploads/Preciso-Case-Removal.pdf Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 9 Maio 2014 Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Bom dia, Alexandre! Poxa vida, o que procurei isso ontem! Mas vamos ao que interessa! Desmontei e nada. Me pareceu tudo em ordem. Abas intactas, parafuso bem ajustado... Pelo menos agora ele está bem mais limpo! Segunda eu testo a moagem para ver se mudou alguma coisa só no montar e desmontar. Obrigada! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 9 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 9 Maio 2014 Salve Márcia. Que bom que ajudou-a. Não deixe de nos informar os resultados. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Bom dia, pessoal! Poxa, parece que meu Preciso está querendo viajar pro Rio de novo Moí hoje e tive que descer pro 4 no macro para conseguir um espresso no tempo certo de extração. Ou seja, desmontei, limpei e piorei o desempenho! Só eu consigo!! Vou descongelar o Terra Vermelha que foi o último que usei nele pra ver se realmente perdi regulagem ou se foi o grão (FAF360) que pediu moagem mais fina. Saco viu... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Márcia, Eu não conheço o FAF, mas aqui em casa aconteceu algo parecido. Eu estava moendo um grão em que não acertava a extração de jeito nenhum. Em uma regulagem que normalmente chocaria a máquina, este café cachoeirava... Vale a pena fazer o teste com outro café antes de mandar o Preciso para um turismo carioca... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Salve Márcia. Testes tudo que for necessário antes de resolveres enviá-lo. Conte comigo para analisar procedimentos e avaliar resultados. Se for caso para trocar peças, poderei enviá-las e poderás executar o reparo, e assim evitarás o custo e o tempo que uma remessa ao Rio acarretará. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Também acho: antes de pensar em se estressar com a ECT, teste todas as variáveis que vc puder sozinha. Se bem que o grão precisar de ajuste na moagem para se conseguir extração uniforme porque está velho acho meio difícil. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 LUW.. Na verdade, é muito pelo contrário.. A medida que o grão envelhece, é necessário moer cada vez mais fino. Sendo assim, para um mesmo grão, com o passar do tempo, diferentes regulagens são necessárias... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Porque ele vai secando? Se for isso faz sentido. Mas estamos falando de quanto tempo de velho? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Não, o grão vai perdendo CO2, que tem seu papel na restrição do bolo, além de compor a formação da crema. Ao menos quando falamos de 100% arábica. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 LUW.. De torra recente, 4 dias, à torra velha para espresso, 30 dias, já sente diferença.. Tempo maior que este, mais evidente fica.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Ãhn... Para coados até tenho uma certa prática com grãos, mas para espresso só sei o que li. Mas e a umidade do grão, influi? Ou é só a questão de CO2 mesmo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Marcia Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Agora é certo: o Preciso precisa de precisão! Os grãos que eu estava moendo no macro 6 antes de desmontar, agora moí no 4 e fez cachoeira... já imaginava que aconteceria, pois normalmente grão mais velho tem-se que moer mais fino (o 360 está novinho). Quando moí já achei o pó meio grosso. E creio que não há muita consistência na moagem. Poxa, tudo o que fiz foi abrir, limpar e fechar! Aparentemente nada de errado internamente... não sei o que fazer. Alex! Desmonto outra vez? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Salve Mácia. Enviarei mp. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Óh e agora, quem nos dará a informação? Para nós não donos de preciso, e para nós potenciais donos de preciso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Alexandre Velloso Postado 12 Maio 2014 Autor Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Salve Zé xará. Vamos aguardar a solução do problema e pedir que a própria Márcia a descreva, ok? Melhor e mais crível sendo o depoimento da usuária. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 12 Maio 2014 Denunciar Share Postado 12 Maio 2014 Com certeza, como está não é produtivo continuar especulando, pode ser o mesmo parafuso do Miyamoto. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas