Rodrigoks Postado 6 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 6 Agosto 2012 A pergunta aqui é: alguém já "PIDou" sua Gaggia? Comprou kit pronto ou se aventurou a montar um? Quais os resultados? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2012 Deixa eu emendar outra pergunta, o que vale mais, uma Gaggia twin com Pid, ou uma Silvia sem Pid? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2012 Outra a questão, a Silvia vem com controlador de pressão ou não precisa do mesmo pois já trabalha com pressão mais baixa. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2012 Que sacanagem, desvirtuar o tópico! Não faz sentido a pergunta de Twin + PID e Silvia sem PID... Ambas tem o mesmo problema de como dominar a temperatura inicial das extrações. A Silvia tem OPV regulável, ou seja, dá para deixar a pressão limitada em 9 bar. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 18 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2012 Rodrigo, sobre o PID na Gaggia... Quando eu tinha a Classic eu coloquei, montei com um Novus N480-D. A maior parte dos controladores PID dão conta do recado. O pulo do gato, na minha opinião, é a posição do sensor (termopar ou termoresistência). Com o sensor no alumínio o sistema fica estável rapidamente, mas a água e o grupo são mais lentos e dá diferença razoável entre 2, 3, 4 minutos e assim por diante. Ideal seria o sensor na água, mas se não quiser furar a caldeira, de repente uma posição boa, que usei e gostei, foi no grupo de latão. Talvez o sensor dentro de um dos 4 parafusos que fixam a caldeira no grupo. A inércia é maior e também há uma latência em receber o calor da resistência. Quando eu usava ali, eu definia o alvo como uns 96-97°C - havia um pico logo em 1:30 e já em 2:30 ou 3:00 tava estável, e assim se mantinha. A temperatura da água respondia mais fielmente a esse valor, com pequeno diferencial. Quando se coloca no alumínio normalmente se define o alvo como 107-110°C, para que em 2-3 minutos a água esteja OK, mas depois de mais tempo muda tudo e a água/grupo ficam mais quentes. Abraços, Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 18 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 18 Agosto 2012 Opss. ..Erro meu. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 23 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2012 Galera, Vou aproveitar o tópico para tentar documentar a instalação do PID na minha Gaggia Twin. Só conseguirei fazer a instalação lá para o final do mês que vem, mas enquanto isso vou tentar colocar duvidas minhas, assim como respostas que já consegui. Salvo engano meu parece que ninguém fez (ou ao menos divulgou) uma instalação de PID na Twin antes. O funcionamento do kit nessa maquina será, a priori, similar ao das outras, mas o maior desafio será mesmo o espaço... Em breve novidades. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 23 Agosto 2012 Autor Denunciar Share Postado 23 Agosto 2012 Leo, vc comprou as peças em separado ou um kit pronto? Parece que comprar em separado é melhor por as peças avulsas serem mais baratas e também pra poder escapar dos impostos... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 23 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2012 Leo, faça isto, tem o procedimento explicado em algum lugar do forum, mas uma imagem vale por 1000 palavras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 23 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 23 Agosto 2012 Rodrigo, Eu comprei o controlador e o vendedor já mandou de brinde o termopar, mas como esse par não vai servir eu comprei um do tipo PT100 na Auber Instruments. O relé SSR eu comprei separado. Também comprei separado um gabinete de alumínio para acomodar o controlador, mas desisti de usá-lo por ser grande. Vou colocar o controlador nu mesmo, isolando as conexões para não tomar choque. Há alguns kits na Auber que poderiam servir na Twin e dariam menos trabalho de instalar, mas o preço é alto demais e haveria tributação. Pode-se comprar todas as peças no eBay com facilidade, até mesmo mantas de fibra de vidro para isolamento térmico dos fios. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Rodrigo, sobre o PID na Gaggia... Quando eu tinha a Classic eu coloquei, montei com um Novus N480-D. A maior parte dos controladores PID dão conta do recado. O pulo do gato, na minha opinião, é a posição do sensor (termopar ou termoresistência). Com o sensor no alumínio o sistema fica estável rapidamente, mas a água e o grupo são mais lentos e dá diferença razoável entre 2, 3, 4 minutos e assim por diante. Ideal seria o sensor na água, mas se não quiser furar a caldeira, de repente uma posição boa, que usei e gostei, foi no grupo de latão. Talvez o sensor dentro de um dos 4 parafusos que fixam a caldeira no grupo. A inércia é maior e também há uma latência em receber o calor da resistência. Quando eu usava ali, eu definia o alvo como uns 96-97°C - havia um pico logo em 1:30 e já em 2:30 ou 3:00 tava estável, e assim se mantinha. A temperatura da água respondia mais fielmente a esse valor, com pequeno diferencial. Quando se coloca no alumínio normalmente se define o alvo como 107-110°C, para que em 2-3 minutos a água esteja OK, mas depois de mais tempo muda tudo e a água/grupo ficam mais quentes. Abraços, Márcio. Acho que vou pidar a baby achei um modelo semelhante no ml http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-582383230-controladores-novus-n480d-com-e-sem-usb-_JM 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Novus é bem bom. O meu é desta marca. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 No ML ta uma nota, mas vou acabar comprando por aqui mesmo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 ZA, veja com as lojas das Florêncio de Abreu aqui em Sampa, elas atendem pela internet e tem bons preços. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 ZA... Qual a sua Gaggia? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Gui, você está de volta, mas continua sem ler tudo, não? Ele falou acima qual. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Como a Aninha disse é uma baby, uma new baby, acho. Ana, que outras peças você precisou comprar? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Não lembro tudo, lá no tópico do pid na Silvia tem. Foi o pid, fios com capa de silicone, fita dupla face (hoje prefiro a cola quente). Das outras peças, acho que o Márcio tinha o termopar (y acho, comprei dele), pasta térmica. Deve ter mais coisa lá na lista. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Ana.. Perguntei porque ele disse "Baby".. Ok.. Mas Baby o que? Só Baby? Baby Class? Baby Twin? Perguntei porque já vi vídeos de mod da Class que não são possíveis fazer na Twin, por conta da falta de espaço interno devido ao termobloco... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Baby não é um modelo? Tem mais de uma Baby? Se tiver, desculpe minha impertinência. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Não é o modelo... São 3 as Babys: http://www.gaggia.com/e/machines.manual.html Mas não sei o porque ocultaram o segundo nome, o qual já conhecemos... Mas são: - Gaggia Baby Class - Gaggia Baby Twin - Gaggia New Baby Então, segundo ZA, seria a New Baby, que por sinal é um pouco mais incomum por aqui... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 Vish. Desculpe, Gui. Então você leu o post todo (êeeeeeeee). A última é Gaggia Baby New Baby? Hahahahaha Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 3 Setembro 2014 O visual da menina é esse Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 galera desculpem fugir: rapidinho: me digam: o q são os botões da twin, da esquerda para a direita no sentido horário? Carlos eduardo: comprei o transformador de 2000 vas... Aquecendo... Se preferirem, transportem esse post pro clube das gaggia por gentileza. Valeu :) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Segue uma baby com pid Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Luiz, O primeiro botão é para um simples, o segundo para um duplo, o terceiro é para água e o quarto, vapor. Você pode programar o primeiro botão para que ele desligue automáticamente depois de uns 20 a 30 segundos. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 3o botão é água? Dai essa água sai por onde? Pelo grupo? Ou pelo vapor? O meio dos botões aquele g não é nada né? A luzinha acima do grupo tb é so luzinha né? Brigado bernardo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 Lu, a água costuma sair pelo braço de vapor. Há a opção de sair água ou a opção de vapor. A água você pode usar para chá, por exemplo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 não sei se o pedro mudou a programação... Se a administração puder tirar essa discução daqui desculpa... O 3o botão apaga os outros... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 4 Setembro 2014 Denunciar Share Postado 4 Setembro 2014 po vou falar: o vapor da studii é pelo menos o dobro da força do da twin acreditem Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas