Ir para conteúdo

Com dosador ou sem?


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Quais as opiniões a respeito do uso doméstico de moedores com ou sem dosador? Alguns apontam a presença de dosador como vantajoso pra ajudar a eliminar o empelotamento, embora pareça haver mais perda de café; por outro lado, os moedores sem dosador parecem ter mais tendência a entregar café empelotado e serem mais "bagunceiros" com a sujeira, ainda que desperdicem menos café.

 

Claro que essas variáveis devem mudar ligeiramente de moinho pra moinho (conforme o tipo de mós, dispensador, etc.) mas são tidas como carascterísticas gerais desses modelos.

 

Qual a experiência dos proprietários do forum?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem dosador.

 

Empelotamento é chato, mas com um clips e a técnica WDT dá se um jeito, ainda assim só quando precisa. Só tenho problema de empelotar quando a torra já está mais velha e tenho que apertar muito a moagem, caso contrário vai bem.

 

O pior é o dosador virando ponto de cúmulo de café velho, isso sim é difícil de gerenciar. Para nós que consumimos no máximo meia dúzia de cafés por dia quanto menos tralhas existirem entre as mós e a saída do moinho melhor, pois é menos um lugar para reter pó velho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Braun e o Lido moem num recipiente e dai colocas no filtro. O do Lido, que é de vidro funciona bem e é muito limpo.

O Braun, de plastico tem muita estática, funciona bem para coado mas suja muito para portafiltro.

O MACAP tem dosador, funciona bem com o portafiltro alto da Strega, para PF mais baixo e recomendável usar o funil da OE.

Com os macetes que aprendi (dose única, "gancho e pincel) a retenção é inferior a meia grama (as vezes que medi deu 0,1 - 0,2 gr) , e bem limpo e não empelota na saída. Pessoalmente estou satisfeito.

Nunca tive um sem dosador, descartei o da MACAP porque custava simplesmente o dobro.

Tenho acompanhado gente que transformou o dosador em sem dosador e depois voltou atrás, parece mais uma questão pessoal.

Especialmente baristas parecem preferir com dosador.

Eu diria que o mais importante e a qualidade do moinho e o resultado na xícara, as outras características (estética, limpeza, tamanho, cor, potencia e transmissão do motor, robustez, timer, balança, programação, estática, dosador, etc.) tem peso diferente dependendo da forma em que é usado. (ex. Em um barzinho na sala, um conjunto todo cromado ou da mesma cor pesa bastante o aspecto decorativo; etc.)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho com dosador o Rancilio Md 40. Sinceramente pra muita tiragem é interessante, mas para o meu uso diario eu nao gosto. Pela ignorancia eu achava que com dosador era melhor, mas me enganei do meu ponto de vista.

Penso em vender o meu Md40 e pegar um sem dosador e de tamanho menor ou o HG one.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

A SCG fez um teste de retenção de grãos em diversos moedores com dosador e sem dosador. São moedores de uma faixa intermediária-superior.

A metodologia do teste cai por terra desde cedo ao usar para as medições uma balança com precisão de 1g, o que causa um empate entre diversos moedores. Mas o vídeo é interessante por outros motivos.

 

O mais útil é observar o funcionamento dos moedores por dose, e também outros aspectos que aparecem bem no vídeo: ruído, facilidade de manejo, sujeira, empelotamento, ergonomia, etc. Acho que cai como uma luva nesse tópico em particular.

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 months later...

Estou pesquisando algum cônico titan como upgrade do super jolly um pouco mais para frente .

 

Acho que como já tenho um com dosador no meu caso realmente como irei manter o super jolly acho legal escolher um doserless para poder curtir " o melhor dos dois mundos " :)

 

Mas estava pensando se realmente sem dosadores são melhores , penso que no caso de alguns moedores titan sem dosador a retenção seja tão grande que vale mais a pena pegar a versão com dosador . Tudo bem que o dosador acumula pó e tals , porém é fácil limpar completamente o o moinho com doser pois ele é "aberto" já um compak a8 por exemplo como você faz para limpar ? Tem que acabar expurgando pó para se livrar do cafe velho !

 

Ou tem outro jeito de limpar bem moedores sem doser ?

 

Dosadores são bem legais quando se recebe visitas e precisas tirar vários shots seguidos , a única coisa que acho muito inconveniente no super jolly é a sujeirada que faz pois os mazzer's tendem a jogar o pó mais para esquerda , jogando pó para fora do porta-filtro .

 

Mas hoje ao fazer uma pesquisa na internet encontrei um simples "mod" que pode ser feito em todos os moinhos mazzer e que acaba completamente com o problema de sujeira .

 

Segue o link do "mod" ( Home Barista ). : http://www.home-barista.com/grinders/how-to-tame-messy-mazzer-doser-t6499.html

 

Fiz este cone e fiquei super feliz com os resultados !!!!! A ponto de até diminuir um pouco a minha vontade de um upgrade para um doserless !!!!

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dai galera! se for parte d uma boa máquina acessível eu acho q o dosador se convive. Eu sempre uso uma bandeja de plástico na moajem e compactação. Em baixo do pf na coleta do pó ainda vai um pires kkkkkk mas eu acho q ja meio q ja to ficando coleguinha do iberital, porque nas alavancadas eu ja sinto o peso do pó no subcompartimento, e se necessário, "doso" a queda de 1 subcompartimento. Mesmo assim, antes de afastar o pf do dosador eu bato algumas vezes com o pf no dosador pra desfazer algum "bico" que eu acredito que o projeto projetou, que bate no dosador e faz aquela sujeira ridícula. fuerte abraso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

r.lima

Considerando que tens o SJ, o HG-ONE seria uma boa escolha desde que: é um Titan - podes comprar com mos de 71 ou de 83mm do Robur - single doser conforme preferes, e praticamente sem retenção nem sujeira; e ainda é muito mais barato ("somente" $850) e mais, segundo os reviews, sem diferença do resultado na xícara.

É manual, o que não faz diferença para um ou dois shots por vez desde que requer pouco esforço, e por não ter praticamente o que limpar acaba sendo bem mais rápido que um elétrico.

Eventualmente, para fazer vários shots tens o Mazzer, e nesse caso é muito improvável que alguém (além de você) consiga perceber, na xícara, alguma diferença entre os dois moedores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo, dosador cheio, café com ao menos 10-15% de Robusta, usa-se o dosador para dosar (uma puxada para simples, duas para o duplo).

 

O HG One parece ser muito bom mesmo (preço atual 895 dólares). O problema é conseguir comprar. Talvez em maio eles voltem a oferecer, e deve ser uma corrida boa para conseguir garantir o seu...

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...

usei meu compak k 6 por vários meses com dosador 

até achar algo que servisse de funil

não queria algo muito amador, como uma garrafa plástica ou coisa parecida.

Estava mais inclinado a um tubo de pvc.

Depois que tirei o dosador

o v 60 2 se encaixou em seu lugar como que por mágica.

Com certeza gostei mais de usar sem dosador.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Aspirador de pó, normal: em poucos segundos limpa até dentro da câmara de moagem, mesmo colocado na saída da moagem; ou daqueles portáteis (recarregáveis) do tipo para limpar carros. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...