Rodrigoks Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Quais as opiniões a respeito do uso doméstico de moedores com ou sem dosador? Alguns apontam a presença de dosador como vantajoso pra ajudar a eliminar o empelotamento, embora pareça haver mais perda de café; por outro lado, os moedores sem dosador parecem ter mais tendência a entregar café empelotado e serem mais "bagunceiros" com a sujeira, ainda que desperdicem menos café. Claro que essas variáveis devem mudar ligeiramente de moinho pra moinho (conforme o tipo de mós, dispensador, etc.) mas são tidas como carascterísticas gerais desses modelos. Qual a experiência dos proprietários do forum? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Sem dosador... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Rodrigo, Sem dosador com certeza. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Sem dosador. Empelotamento é chato, mas com um clips e a técnica WDT dá se um jeito, ainda assim só quando precisa. Só tenho problema de empelotar quando a torra já está mais velha e tenho que apertar muito a moagem, caso contrário vai bem. O pior é o dosador virando ponto de cúmulo de café velho, isso sim é difícil de gerenciar. Para nós que consumimos no máximo meia dúzia de cafés por dia quanto menos tralhas existirem entre as mós e a saída do moinho melhor, pois é menos um lugar para reter pó velho. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 O meu Braun e o Lido moem num recipiente e dai colocas no filtro. O do Lido, que é de vidro funciona bem e é muito limpo. O Braun, de plastico tem muita estática, funciona bem para coado mas suja muito para portafiltro. O MACAP tem dosador, funciona bem com o portafiltro alto da Strega, para PF mais baixo e recomendável usar o funil da OE. Com os macetes que aprendi (dose única, "gancho e pincel) a retenção é inferior a meia grama (as vezes que medi deu 0,1 - 0,2 gr) , e bem limpo e não empelota na saída. Pessoalmente estou satisfeito. Nunca tive um sem dosador, descartei o da MACAP porque custava simplesmente o dobro. Tenho acompanhado gente que transformou o dosador em sem dosador e depois voltou atrás, parece mais uma questão pessoal. Especialmente baristas parecem preferir com dosador. Eu diria que o mais importante e a qualidade do moinho e o resultado na xícara, as outras características (estética, limpeza, tamanho, cor, potencia e transmissão do motor, robustez, timer, balança, programação, estática, dosador, etc.) tem peso diferente dependendo da forma em que é usado. (ex. Em um barzinho na sala, um conjunto todo cromado ou da mesma cor pesa bastante o aspecto decorativo; etc.) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 16 Agosto 2012 Denunciar Share Postado 16 Agosto 2012 Eu tenho com dosador o Rancilio Md 40. Sinceramente pra muita tiragem é interessante, mas para o meu uso diario eu nao gosto. Pela ignorancia eu achava que com dosador era melhor, mas me enganei do meu ponto de vista. Penso em vender o meu Md40 e pegar um sem dosador e de tamanho menor ou o HG one. Abs Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Setembro 2012 Autor Denunciar Share Postado 2 Setembro 2012 A SCG fez um teste de retenção de grãos em diversos moedores com dosador e sem dosador. São moedores de uma faixa intermediária-superior. A metodologia do teste cai por terra desde cedo ao usar para as medições uma balança com precisão de 1g, o que causa um empate entre diversos moedores. Mas o vídeo é interessante por outros motivos. O mais útil é observar o funcionamento dos moedores por dose, e também outros aspectos que aparecem bem no vídeo: ruído, facilidade de manejo, sujeira, empelotamento, ergonomia, etc. Acho que cai como uma luva nesse tópico em particular. 3 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 21 Abril 2013 Denunciar Share Postado 21 Abril 2013 Estou pesquisando algum cônico titan como upgrade do super jolly um pouco mais para frente . Acho que como já tenho um com dosador no meu caso realmente como irei manter o super jolly acho legal escolher um doserless para poder curtir " o melhor dos dois mundos " Mas estava pensando se realmente sem dosadores são melhores , penso que no caso de alguns moedores titan sem dosador a retenção seja tão grande que vale mais a pena pegar a versão com dosador . Tudo bem que o dosador acumula pó e tals , porém é fácil limpar completamente o o moinho com doser pois ele é "aberto" já um compak a8 por exemplo como você faz para limpar ? Tem que acabar expurgando pó para se livrar do cafe velho ! Ou tem outro jeito de limpar bem moedores sem doser ? Dosadores são bem legais quando se recebe visitas e precisas tirar vários shots seguidos , a única coisa que acho muito inconveniente no super jolly é a sujeirada que faz pois os mazzer's tendem a jogar o pó mais para esquerda , jogando pó para fora do porta-filtro . Mas hoje ao fazer uma pesquisa na internet encontrei um simples "mod" que pode ser feito em todos os moinhos mazzer e que acaba completamente com o problema de sujeira . Segue o link do "mod" ( Home Barista ). : http://www.home-barista.com/grinders/how-to-tame-messy-mazzer-doser-t6499.html Fiz este cone e fiquei super feliz com os resultados !!!!! A ponto de até diminuir um pouco a minha vontade de um upgrade para um doserless !!!! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 21 Abril 2013 Denunciar Share Postado 21 Abril 2013 A sujeira com o auxilio deste funil chega a ZERO se você for cauteloso . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
r.lima Postado 21 Abril 2013 Denunciar Share Postado 21 Abril 2013 Também acho legal os dosadores em moinhos lentos como o mini mazzer , pois ele demora uns 25s para moer um duplo . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luiz Alberto Amorim Postado 21 Abril 2013 Denunciar Share Postado 21 Abril 2013 dai galera! se for parte d uma boa máquina acessível eu acho q o dosador se convive. Eu sempre uso uma bandeja de plástico na moajem e compactação. Em baixo do pf na coleta do pó ainda vai um pires kkkkkk mas eu acho q ja meio q ja to ficando coleguinha do iberital, porque nas alavancadas eu ja sinto o peso do pó no subcompartimento, e se necessário, "doso" a queda de 1 subcompartimento. Mesmo assim, antes de afastar o pf do dosador eu bato algumas vezes com o pf no dosador pra desfazer algum "bico" que eu acredito que o projeto projetou, que bate no dosador e faz aquela sujeira ridícula. fuerte abraso Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 21 Abril 2013 Denunciar Share Postado 21 Abril 2013 Não vejo vantagem em dosador, exceto se for para usar do jeito que italiano usa... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 22 Abril 2013 Denunciar Share Postado 22 Abril 2013 que seria...?? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 22 Abril 2013 Denunciar Share Postado 22 Abril 2013 r.lima Considerando que tens o SJ, o HG-ONE seria uma boa escolha desde que: é um Titan - podes comprar com mos de 71 ou de 83mm do Robur - single doser conforme preferes, e praticamente sem retenção nem sujeira; e ainda é muito mais barato ("somente" $850) e mais, segundo os reviews, sem diferença do resultado na xícara. É manual, o que não faz diferença para um ou dois shots por vez desde que requer pouco esforço, e por não ter praticamente o que limpar acaba sendo bem mais rápido que um elétrico. Eventualmente, para fazer vários shots tens o Mazzer, e nesse caso é muito improvável que alguém (além de você) consiga perceber, na xícara, alguma diferença entre os dois moedores. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 22 Abril 2013 Denunciar Share Postado 22 Abril 2013 Ricardo, dosador cheio, café com ao menos 10-15% de Robusta, usa-se o dosador para dosar (uma puxada para simples, duas para o duplo). O HG One parece ser muito bom mesmo (preço atual 895 dólares). O problema é conseguir comprar. Talvez em maio eles voltem a oferecer, e deve ser uma corrida boa para conseguir garantir o seu... Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 13 Setembro 2015 Denunciar Share Postado 13 Setembro 2015 usei meu compak k 6 por vários meses com dosador até achar algo que servisse de funil não queria algo muito amador, como uma garrafa plástica ou coisa parecida. Estava mais inclinado a um tubo de pvc. Depois que tirei o dosador o v 60 2 se encaixou em seu lugar como que por mágica. Com certeza gostei mais de usar sem dosador. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 27 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 27 Outubro 2015 Alguma tecnica para tirar o café velho do dosador e raspar as sobras da saida da moagem ? Pinceladas por exemplo ? E qual é o mod para fazer menos sujeira na saida do dosador ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lisboa Santos Postado 28 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2015 Aspirador de pó, normal: em poucos segundos limpa até dentro da câmara de moagem, mesmo colocado na saída da moagem; ou daqueles portáteis (recarregáveis) do tipo para limpar carros. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
#magaldiespresso Postado 28 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2015 Boa idéia ! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas