Ir para conteúdo

Tramontina/Breville - Smart Grinder

Guest Leonardopm

Postagens recomendadas

13 horas atrás, Paulo Severo disse:

Olá, pessoal !

Estou com dificuldade de ajustar um bom espresso. Fico na duvida se o moedor ou se a cafeteira (Oster Perfect Brew Compacta) pode ter algum problema.

Estou usando regulagem interna 6 e externa 12, se reduzo moagem café amarga. Se aumento a acidez acentua... 

Ainda que, pelo paladar esteja "ideal" simplesmente não consigo extrair no filtro naked (espirra demais).

Estou utilizando café especial de qualidade e com torra recente. 

Frustrante não conseguir extrair no naked de forma satisfatória com esse setup...

Olá, faça alguns testes considerando esses fatores, caso não tenha feito:

- A distribuição. Use um WDT para distribuir melhor o café no porta-filtro;

- Um distribuidor. Depois do WDT;

- Ser consistente durante a compactação. Um tamper dinamometrico é útil para quem tem essa dificuldade;

- A dose. Verifique se você está utilizando uma dose ideal para o cesto no seu porta-filtro. Eu tento utilizar o máximo possível do cesto, o que dá perto de 24g no cesto e máquina que eu tenho.

- A temperatura. Eu deixaria no maior valor da máquina. Era o que eu fazia com a Breville;

- Fixe o café para fazer os testes. De preferência um café que você já conhece de alguma cafeteria na sua cidade.

E por último, mas não menos importante, deixar todo o sistema aquecer. Enxague o porta-filtro com a água quente da máquina umas duas vezes e depois seque para colocar o pó. Isso ajuda a garantir que ele está aquecido.

Depois de garantir essas coisas, você fica no moinho. Aumentar/Reduzir a dose vai alterar o ajuste, então faça uma coisa de cada vez. No início eu também confundia bastante o amargo com o azedo, então veja se não é o seu caso também. No meu caso, o resultado era sempre azedo.

• Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites