Jose Alexandre Postado 30 Abril 2014 Denunciar Share Postado 30 Abril 2014 O transparente que não é de vidro. Ok confesso, eu só queria assustar o Miyamoto. Pra quebrar aquilo, um martelo pode funcionar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 1 Maio 2014 Denunciar Share Postado 1 Maio 2014 Eu falei: tem que jogar na parede em um momento de fúria... Mas se a geladeira tombar em cima dele, ele quebra. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Aqui um detalhado tutorial sobre a extração no V60. E a estação de coados é bem bonita também. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 E pesando só café extraído. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Aos 7:15 s pude observar que: Moças bonitas gostam de um coado bem feito. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Mexer ou não mexer, 2,5 ou 3', não daria grande diferença, mas 93,3° (200°F) para mim e quente demais ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Talvez a moagem usada é um pouco mais grossa e assim precisa de temperatura um pouco mais alta. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Creio que sim, Sérgio. Moagens mais finas inclusive não suportam aquele ritmo oriental de despejo de água, ou a extração vai aos 5 minutos. O revés é que se o moedor for fuleiro, a sobrextração vem traiçoeira. O pessoal fala muito que espresso é exigente pra moagem e tal. Pois pra mim um bom coado exige o mesmo. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Excelente vídeo! Agora tive tempo de ver com calma e já de cara ele me respondeu uma dúvida que sobre a qual sem sombra de dúvida eu iria aporrinhar vcs: pesar fração extraída ou pesar volume total. Aos 6'35" ele fala "I'm hoping I'm gonna get about 300 g right at 3 minutes" - ênfase no hoping. Ou seja, disso eu concluo que pesando apenas a %ext vc não tem o mesmo controle do que pesar o volume total. Para quem já sabe fazer pour over de olhos fechados talvez não faça diferença, mas para um Zé Ignoramus Mané tal como eu o negócio é pôr a balança debaixo de toda a estação para ter melhor controle do processo. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Depende Luciano. Eu manteria sempre no mesmo nível a água por cima do bolo, o que daria mais ou menos vazão fixa. Quando a balança chegar no alvo, tiraria o filtro ainda pingando. Ele fez algo parecido. Ou trocaria o bule por outro recipiente. Mais ou menos como em máquina de espresso que não tem válvula de 3 vias. Quando a extração está ok puxa-se a xícara e o resto vai para a bandeja. Tem vários modos de extrair no coado. Cada um faz como acha melhor para ter repetibilidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 O Sérgio falou tudo. De início, é importante manter as coisas simples e sem firulas. Mexer só o necessário em moagem e temperatura, adotando uma técnica única de despejo até começar a ter bons resultados. No vídeo que fiz, sugeri manter um determinado nível de água no filtro. Se tudo aconteceu rápido, afine. Foi lento? Engrosse. Chegou em 3 minutos e ainda tem água no filtro? Provavelmente é melhor desprezar. Conforme for pegando a mão, dá pra começar a imprimir técnicas diferentes de despejo, brincar com moagem e temperatura, adaptando tudo ao seu gosto e instinto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 2 Maio 2014 Denunciar Share Postado 2 Maio 2014 Depois que vc tem prática aí dá para começar as inventanias. Mas até lá, acho que a receita é manter tudo o mais constante possível, e só mudar um parâmetro de cada vez. Acho que pesando tudo (volume despejado) se tem um pouco mais de controle e facilita as coisas para o iniciante, pois aí vc tem mais um parâmetro que pode controlar com rigor, que é o volume de água utilizado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Acho que eu sei porque gosto mais da AP do que do V60. O V60 é muito mais trabalhoso para se extrair um bom café. Acho que é um método para pessoas que apreciam o cuidado minucioso com a coordenação motora e com todo o ritual... Eu gosto do ritual e tudo, mas acho que é demais para o dia-a-dia. Comercialmente falando, então, numa cafeteria, exige tempo demais do profissional, encarecendo muito o produto. Se eu tivesse uma cafeteria, ir ter espresso em primeiro lugar (por preferência própria mesmo), e a Aeropress, pela praticidade e velocidade. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Não é a toa que atualmente pour over é considerado como método esnobe, pois realmente acho que é o método (sem máquina) mais difícil para se fazer (bom) café. E é por isso que quero experimentar . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Isso.. Me desanima... Acabei de comprar um V60.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Nipônico, olhe pelo outro lado: quer moleza, compre uma Nespresso . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Eu tenho uma por este motivo mesmo.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Então páre de reclamar e aprenda mais um método de fazer café. Eu pelo menos gosto de variar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Miyamoto... Vai do gosto de cada um. Pra quem gosto da Nespresso pela praticidade, o V60 é o oposto! HEHE Mas acho que fez uma boa compra sim. O bicho dá trabalho, mas o resultado é muito bom. Mas é o que falei, não acho que as pessoas em geral tenham paciência para extrair nesse método todos os dias. Alguém aqui faz isso? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Ana.. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Fazer todo dia não digo, pois realmente é trabalhoso e as vezes vc está numa situação de #saiqueestoucompressa. Mas o ritual é sem dúvida o mais belo dos métodos sem máquina. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 No coado tem a pira de fazer a flor. Tenho os dois e no Milita também rola. Porém acho o Sifão mais... impactante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Não chega a ser todo dia, mas faço com frequência. Tanto de manhã, como de tarde. Agora com o pequerruchinho, vai rolar de noite fambém. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Coado pra mim vai bem de manhã. A tarde também se tiver um bolo de fubá. Ainda não experimentei o Unique Orgânico. Acho que vou resolver isso amanhã. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Um escândalo o café! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guest Anita Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Todo dia. Parece que o Rafa também. Não dá para esperar madame aquecer por 30 minutos para tomar café da manhã. O coado sai, no máximo, na metade deste tempo incluindo aquecer a água (e minha Bona vai direto ao fogo sim). Estes 15 minutos incluem até cortar a fruta do pequeno almoço. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
LUW Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Porém acho o Sifão mais... impactante. Indiscutível! Para visita, especialmente para aqueles que estão acostumados a Melittão e já ouviram estórias que vc é meio metido a barista, é show de rock. Mas na única vez que tomei achei o café meio sem graça. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Achei porreiro o pequeno almoço. Fiz agorinha mesmo um do Unique Orgânico (não me escandalizei tanto porque ainda é cedo no dia). Que nem o cara do vídeo: 24,5 g para 350g de água. Só que peso tudo mesmo (na verdade deixo passar um pouco de 350g por isso: 370-371). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Indiscutível! Para visita, especialmente para aqueles que estão acostumados a Melittão e já ouviram estórias que vc é meio metido a barista, é show de rock. Mas na única vez que tomei achei o café meio sem graça. Hoje chegou o meu sifão, to faceiro. Mas é bem pequeno, menos de 500 ml. Vou dar uma olhada no tutorial do Gilberto e mandar bala. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Maio 2014 Denunciar Share Postado 3 Maio 2014 Rsrsrsrsrsrsrs, xiiiiiiiiiii. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas