Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Hoje pude perceber que o efeito tigrado também é muito influenciado pelo nível da torra. Utilizei do mesmo Unique Frutado torrado no mesmo dia que o anterior, mas agora num nível bem escuro (sim Guilherme, arrisquei :D). A crema de hoje foi "lisinha", mas o café continuou bem cremoso e de crema aveludada.

 

Olhando os videos e as dicas de vaporização, resolvi testar removendo o panarello. Hoje ele reamente me pareceu inútil, a não ser que se queira exagerar de injetar ar no leite. No lugar de "perturbar" o leite consegui um bom giro, mas na minha primeira tentativa maneirei d+ no vapor e a expansão não foi tão grande quanto podia, mas ficou muito bom. Infelizmente não sobrou leite suficiente para uma segunda tentativa, daí misturei com um desnatado para completar e, apesar de melhorar muito o controle do vapor X força de giro no leite, não ficou tão cremoso quanto o primeiro.

 

A Gaggia Classic produz vapor bem rápido ao ligar este controle na sequência do shot, é outra vantagem muito bacana. Como possuo uma "mini-leiteira", ficou bem claro que preciso controlar na mão a intensidade do vapor, não dá para ser de menos, mas é fácil ser d+ a ponto de ele "expulsar" o leite da leiteirinha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Papai Noel chegou mais cedo :D.

 

Sejamos justos, a grana para o Vario estava sendo guardada faz algum tempo. Já do restante não posso falar o mesmo, kkkkkk :P.

 

Conforme descrevi no tópico de venda do forno, foi uma oportunidade que não pude deixar passar. Felizmente tive a mesma sorte com a Gaggia Classic, ainda mais depois de ter visto o quanto o José teve que investir por ela e o feedback que o Guilherme me deu sobre o modelo. A minha peguei "usada" por R$650,00, este era o anúncio dela. Usada entre aspas por que pertenceu a uma família que não soube como extrair um café decente do equipamento, então a máquina praticamente não foi usada e está com aspecto de 0km, ficou guardada um bom tempo. O único detalhe era uma pequena sujeira "branca" que poderia sugerir o uso de leite no reservatório (ao ligar para teste ele "espirrou" um pouco disso), mas não parece o caso, depois de uma lavagem simples e um pouco de "fluxo de água" o que sai é uma água cristalina e sem odores.

 

Como podem ver pelo anúncio, trata-se de um modelo 2006 na cor preta e com selo de fabricação na Itália, que me parece bem rara de se ver e é muito bonita, muito mais do que aparece nas fotos, o flash no anúncio estragou as imagens e dá a impressão de um preto envelhecido, sendo que na verdade tem um acabamento polido de pintura automotiva. Foi trazida de uma viagem à Europa e é de 220V, própria para a minha cidade. Vem acompanhada de filtros comerciais, sem pressurização, mas no kit não tinha nenhum tamper, nem de plástico. Acho que fica fácil de entender por que não conseguiram dar uso para a máquina.

 

 

boa compra. Eu tinha até ligado para esse anúncio, mas na época não quiseram baixar o preço. Acabei comprando uma outra de curitiba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Humm.. Eu me referia à lixar na ponta do bico para retirar a porca também.. Mas não precisei de qualquer forma..

 

O miyamoto , eu estou curioso , a quantas anda a mod. braço ......... e o cachorro , devolveu a o'ring :P

 

Abs.

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

kkkkkkkkk

 

Se eu te contar que não tive tempo de desmontar ainda cê acredita? E olha que já fazem dois dias! Ontem só tive tempo de fazer um cafezinho com as torras de sábado. Estavam ótimas por sinal.

 

Vou tentar resolver isto no final de semana..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, hoje tive que tomar uma decisão difícil, vejam:

 

Variedade_zps9356d49d.jpg

 

Pensei um pouco e acabei escolhendo um dos que ainda não tinha provado, então fui de Bruzzi (tecnicamente estou redescobrindo todos, já que nunca preparei nenhum destes com o equipamento atual, especialmente o Vario).

 

Tigres-Cima_zps32db018e.jpg

 

Tigres-Diagonal_zps30e70bc0.jpg

 

As vaporizações sem o "pentelho facilitador" estão bem conscistentes, muito mais fácil agora, só é uma pena eu estar sem o Leitíssimo e só ter Piracanjuba por enquanto. Terei agora que ver como "alongar" o braço de vapor da máquina e arrumar uma leiteira maior.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O braço da Rancilio, mas longo, é usado por várias pessoas na Gaggia Classic. Só não sei dizer se o fato de ser modelo 2006 faz diferença. O negócio é que o braço não é assim tão barato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei das dicas, tinha visto que o pessoal estava usando o braço da Rancilio, mas devo ir em algo mais barato e menos complicado de se fazer, a dica do Rodrigo é muito boa.

 

O que me intriga mais é que o pannarello foi algo criado para "facilitar" a vida, mas os dois que passaram por mim apenas trouxeram dificuldades. Aliás, foram fantásticos para se criar espuma :P. Foi só removê-lo da Gaggia que os cremes ficaram muito bons, creio que ficarão ótimos depois que eu voltar a utilizar o Leitíssimo.

 

Hoje resolvi preparar um Bruzzi mais no estilo tradicional do espresso (14g, 50ml, 25s) e o resultado está mais para leopardo do que para tigre :D

 

Leopardo_zps50d1b3d1.jpg

 

Parece que joguei chocolate por cima, mas juro que não fiz isso ;) . Esse foi o segundo shot de hoje, o primeiro foi no "estilo brasileiro", ou seja, utilizando uma moagem mais grossa e extraindo o dobro de bebida, exatamente como na foto que postei ontém.

 

Bem, que sentido faz eu ficar postando essas fotos "repetitivas" de shots que os mestres do clube já estão cansados de fazer -_-. A diferença é que ontém utilizei o filtro da Rancilio, final 010, mas hoje utilizei o duplo original da Gaggia. Honestamente, não consegui reparar diferenças de "resultado na xícara", tanto em sabor, aparência ou textura. Na minha opinião o filtro comercial original da Gaggia é tão bom quanto o da Rancilio, apesar das diferenças de acabamento.

 

A diferença "importante" que de fato percebi é que o filtro da Gaggia é maior, então acho que vou brincar sobredosando um pouco ao extrair duas xícaras. Na realidade me parece quase "obrigação" fazer isso, já que o bolo tem ficado levemente úmido. Inicialmente pensei que isso fosse por conta de furos menores no filtro original, mas como não precisei mexer na moagem para ter o mesmo resultado com ambos os filtros, então acho que é mais por conta da dose.

 

Não sei se é somente por conta disso, mas ao utilizar o filtro da Rancilio o bolo sai por completo e está bem seco após a extração. Com o filtro da Gaggia uma pequena parte dele costuma ficar grudada na lateral, no fundo. Nada que não seja fácil de limpar jogando um pouco de água quente pelo grupo. O bom é que agora tenho filtros para diversas doses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso te adiantar que aquele vídeo que postei no tópico do grão, que foi com 19g, o bolo saiu seco e não sujou a tela. Tenho feito sempre com 19g e sai sempre assim. Ainda não tentei com 14g, Uso o Porlex bem fino (segundo, às vezes primeiro clique) e calco não muito forte. Demora uns 13s pra começar a fluir, mas uma vez fluindo, me parece ok. Depois avisa como fica quando você usa 14 g no duplo da gaggia (esse é o único filtro que estou usando).

 

Ah, bonita a foto. Acho que é isso que o pessoal chama de tigrado (conhecia o termo só pra portafiltro sem fundo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, esta última foto é do duplo no filtro da Gaggia utilizando 14g. Não estava com o cronômetro, mas pela experiência que tive olhando o fluxo a extração ficou na casa entre 25s-30s. Apesar de a foto anterior, a que aparecem as duas xícaras, ter sido feita com o café produzido utilizando o fluxo da Rancilio, no outro shot que fiz hoje com o filtro da Gaggia as características foram iguais. Até agora todos os shots com 14g de pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre gostei do filtro da Gaggia, mas de fato tem que usar mais pó, eu ficava sempre em 18/20 grs de pó. A impressão que eu tinha é que usando 18 grs/20grs se conseguia um controle melhor do fluxo de que quando usado 14 grs, fosse em qual filtro fosse.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha gaggia o filtro da rancílio ficou muito apertado com o porta filtro no grupo. tenho tirado ótimos duplos de 15 gramas com o duplo original, crema fantástica como a silver nunca fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nessa questão de controle não estou tendo problemas. Na verdade ocorreu o oposto, operar a Gaggia está muito mais fácil que a Chef Crema Silver. O único cuidado extra é que os flushs precisam ser um pouco maiores para que a bebida não fique quente demais. Não acho que há grande diferença na temperatura inicial de ambas as máquinas, mas a Gaggia possui uma constância maior e "perde" menos durante a extração.

 

Gilberto, estou particularmente contente por o filtro da Gaggia ser maior. Aumentando a dose poderei extrair de uma só vez duas xícaras com uma bebida mais "intensa", o que é excelente, já que na maioria das vezes tomo o café junto com a mulher. Além disso, agora tenho versatilidade com filtros de vários tamanhos, inclusive o simples, que ainda não testei.

 

Como o fluxo de água na Gaggia é bem grande, acaba sendo muito rápido, mas este espaço extra quando uso 14g deve estar favorecendo uma pequena pré-infusão. Mais testes virão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

na minha gaggia o filtro da rancílio ficou muito apertado com o porta filtro no grupo. tenho tirado ótimos duplos de 15 gramas com o duplo original, crema fantástica como a silver nunca fez.

 

A única diferença que tive aqui foi que o filtro entra bem mais apertado no PF, mas o encaixe no grupo é idêntico, sem problemas. Veja se na verdade o que ocorre com você seja o mesmo que comigo, ou seja, o filtro da Rancilio é menor. Se você estiver sobredosando, então quando vai encaixar o PF no grupo o bolo encosta na tela prematuramente, daí o encaixe fica mais justo.

 

Já testou encaixar o PF no grupo utilizando o filtro da Rancilio, mas sem café dentro?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Posso te adiantar que aquele vídeo que postei no tópico do grão, que foi com 19g, o bolo saiu seco e não sujou a tela. Tenho feito sempre com 19g e sai sempre assim. Ainda não tentei com 14g, Uso o Porlex bem fino (segundo, às vezes primeiro clique) e calco não muito forte. Demora uns 13s pra começar a fluir, mas uma vez fluindo, me parece ok. Depois avisa como fica quando você usa 14 g no duplo da gaggia (esse é o único filtro que estou usando).

 

Ah, bonita a foto. Acho que é isso que o pessoal chama de tigrado (conhecia o termo só pra portafiltro sem fundo).

 

Salve José Cal Neto.

Esta extração com 19 g que leva 13" para iniciar a fluir, dura quanto tempo até parar a bomba? E para que volume ou massa resultante?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única diferença que tive aqui foi que o filtro entra bem mais apertado no PF, mas o encaixe no grupo é idêntico, sem problemas. Veja se na verdade o que ocorre com você seja o mesmo que comigo, ou seja, o filtro da Rancilio é menor. Se você estiver sobredosando, então quando vai encaixar o PF no grupo o bolo encosta na tela prematuramente, daí o encaixe fica mais justo.

 

Já testou encaixar o PF no grupo utilizando o filtro da Rancilio, mas sem café dentro?

Não é sobredose Paulo

mesmo vazio a grande dificuldade de encaixe é a mesma

além de não ter sentido diferenças significativas entre o filtro da gaggia e o da rancílio

assim utilizo o original

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre,

conferi no vídeo que postei agora: 10s para começar a fluir, 26s fluindo e 19g de pó viraram 34g de expresso, com brewing ratio (nossa!) de ~56%. Foi com Café Orfeu acho que moído no primeiro ou segundo clique do Porlex, bem fino. []s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Quando puder experimente shots na faixa dos 16-17g. Sempre achei que essa faixa é a melhor da Gaggia, com menos canalizações e fluxo mais controlado.

 

Posso estar enganado mas tive a impressão que possa ter havido canalizações em uma ou duas fotos que vi. Já tens um porta filtro naked?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi de volta,

pois é, pela escola que começa a marcar o tempo pelo início da bomba foram 36s. Se valer só quando começar a fluir, eu diria que 26s está ok. Como você pode ver no vídeo, eu gostei (não sou tão bom ator asssim). Não sei se tem um jeito mais chique de passar o link, mas está aqui:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/6-qual-grao-voce-recomenda/page__st__390

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve José.

Apenas como sugestão, para comparar, poderias repetir com 17 e com 15 gramas, mantendo o restante inalterado.

Posteriormente, sugiro repetir as extrações com 19, 17 e 15 gramas, moídas com mais um "click" em relação ao ajuste anterior do Porlex e mantendo o restante inalterado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo,

 

Quando puder experimente shots na faixa dos 16-17g. Sempre achei que essa faixa é a melhor da Gaggia, com menos canalizações e fluxo mais controlado.

 

Posso estar enganado mas tive a impressão que possa ter havido canalizações em uma ou duas fotos que vi. Já tens um porta filtro naked?

 

Fiquei curioso, o que nas fotos lhe sugere canalização?

 

A Gaggia Classic é a mais nova integrante do meu Kit, tem pouquíssimo tempo que a adquiri. Como até pouco tempo era incerto se eu trocaria de máquina logo, tão pouco o modelo que seria, não comprei nenhum acessório antecipadamente, então não deu para pensar no PF Naked. Esta máquina ai foi uma oportunidade que apareceu daquelas que só acontecem uma vez na vida.

 

Voltando ao papo da canalização, costumo observar indícios disso em dois momentos. Primeiramente no início da extração vejo se o líquido já começa claro d+ e com fluxo exagerado para a moagem adotada. O segundo momento é a análise do bolo após a extração. Até o momento não consegui observar indícios de canalização em nenhum dos meus shots. As extrações estão assustadoramente consistentes, inclusive em sabor.

 

Meus próximos shots vão ser aumentando a dose no filtro duplo original da Gaggia. Acredito que vai ser muito benéfico, especialmente para extrair duas xícaras de uma só vez, quase como um filtro triplo. Queria ter feito isto nesta noite, mas não deu, fica para amanhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também achei estranho o diagnóstico de canalização. De qualquer forma, um dos motivos que me animou pra comprar a Gaggia foi a possibilidade de ter um pf sem fundo e coisas do gênero. Aí sim dá pra ver se a extração está ok ou não. Infelizmente o meu ainda está nas mãos da alfândega em Curitiba.

Tão logo chegar eu posto um vídeo. A cor eu acho que não vou conseguir melhorar (é escuro aqui em casa), mas pelo menos vou fazer com o celular deitado.

Só não prometo que vai ser a primeira extração porque não quero me arriscar a voar café pra todo lado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz com 17 g e pareceu um pouco ácido demais. Com 18 g ficou quase igual a 19 g, portanto acho que vou manter nessa faixa mesmo.

O que fiquei na dúvida é se de fato compensa ajustar a opv para 9 bar. Pelo que andei lendo, todas as Gaggias saem calibradas para mais de 9 bar, supostamente tendo em mente os sachês, que necessitam de pressão maior. Agora, para ajustar isso é meio complicado, já que não tenho manômetro, só pra começar. Vi até manômetro vendido pelo ebay por uns 40 USD, pra encaixar no bico do portafiltro.

O que vocês acham? Alguém aqui fez a modificação? Eu não pretendo botar sachê na minha máquina nunca, portanto esse não seria um problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre alterar a regulagem da opv de 11bar (valor de fabrica ) para 9 , eu já li um cem numero de opiniões , mas , esse artigo do Jim Schulman , me pareceu bem razoavel , esse tipo de regulagem é algo muito pessoal , subjetivo e para o usuario medio (eu por exemplo) , é quase imperceptivel.

De qualquer forma vc vai achar no proprio home-barista opiniões diferentes.

 

http://www.home-barista.com/tips/9-bar-or-11-bar-what-is-right-pump-pressure-for-espresso-machine-t24519.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Brinquei hoje com extrações de 16g e 18g. Conforme previsto o bolo saiu sequinho e por inteiro. No primeiro shot não mudei a moagem e, como deveria ter previsto, tive uma extração bem lenta. Ao engrossar a moagem ficou melhor.

 

Farei mais testes, mas acho que 18g ficou a mais que o ideal com a moagem que utilizei, a tela do grupo ficou bem marcada no bolo expandido. Acredito que 16g ou 17g será o ideal.

 

Não tive problemas com o fluxo em nenhum caso até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...