Ir para conteúdo

Clube das Máquinas Gaggia.


Rafa Rocks

Postagens recomendadas

Salve José Cal.

A principal função da retro lavagem é limpar as peças do grupo, como a tela difusora, a superfície e os dutos do bloco irrigador.

Os resíduos de café, viscosos e sólidos, tendem a acumular-se nessas áreas e incrustam-se, emprestando às novas extrações sabor desagradável.

Veja este antigo artigo http://coffeegeek.com/guides/dirtygrouphead

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui o primeiro shot decente agora!!!

Usei 3 medidas daquelas que diz ser de 7g de grãos para colocar no Krups. O resultado moído joguei tudo no filtro duplo, tirei o excesso com a mão nivelando no topo do filtro, larguei o tamper em cima, dei umas giradas nele só com o peso dele, depois comprimi, mas não muito, pois acho que eu estava exagerando na pressão do tamper...

Usei o café do Fogo, o mais escuro (Full City acho) mesmo que já estava aberto e sendo usado no Hario V60 e na FP.

 

Eu achei o sabor mais intenso, porém não amargo, ficou bom demax! (sotaque mané da ilha). Parecia um açúcar queimado daqueles de cobertura de sobremesa!

 

11667928915_434063b39d_b.jpg

 

PS: Dúvida off topic, recebi dois pacotes de 500g do Fogo Ruivo, congelo o pacote que não abri ainda pra manter?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Alexandre, obrigado pela dica. Dei uma olhada no artigo. As fotos são ilustrativas.

Eu já tinha visto esse vídeo aqui, especificamente pra Gaggia:

 

 

Confesso que ainda não tirei esse disco entre a tela e a cabeça do grupo (acho que é o que o artigo chama de disco retentor de calor), mas

me parece justamente que se você fizer essa limpeza assim como no artigo ou vídeo, a função do backflush vai ser simplesmente limpar o pedacinho

de tubulação que conecta até a válvula.

 

Ah, o que acontece se você deixar plástico com contato com Cafiza? Já vi essa referência em mais de um lugar, mas não achei o que acontece se por acaso entrar em contato.

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Marcos Domingues,

bonita a foto. Achei legal o bico simples também. Veio assim quando você comprou? Quanto a congelar, acho que todas as opiniões que li aqui foram unânimes em dizer que sim.

Ganhei agora um café da Costa Rica de um amigo (Café Premium Costa Rica Leaves n Trees, Tarrazú). Não tem data de torra, mas a validade é 6/2014. Fiz agora. Apesar da embalagem com válvula, quase não saiu crema. Também achei curioso que com a regulagem que em geral até dá uma vazão acima do desejado, quase travou a máquina. A torra é bem escura, já até com um pouco de óleo, devido à idade,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia, Gaggia...

 

Mushroom, Mushroom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve José Cal.

A função da retro lavagem é a de evitar o acumulo dos resíduos, como disse-o antes. A tubulação da válvula, assim como o duto dela, não estão sujeitas a este acúmulo porque a cada extração há um fluxo de água quente, sob alta pressão, passando por eles e limpando-os.

Uma retro lavagem apenas com água quente da própria máquina ao final de cada jornada de uso da máquina é ação de manutenção preventiva básica para equipamentos dotados de válvula solenoide.

Não sei se, como o Joe Glo, o Cafiza manchará as partes plásticas. Mas será melhor evitar o contato. Especialmente com o cabo do pf.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, alimentando a dicotomia do backflush na Gaggia. WLL etc dizem pra não fazer, mas mostram como fazer a limpeza como no vídeo (ou no artigo que você sugeriu). Se a tubulação da válvula não suja (o que você falou faz todo o sentido), me parece que fica entre backflush e limpeza mais de macho. Backflush sendo mais prático e a limpeza talvez mais eficiente, se feita regularmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Zé.

Normalmente, a rotina de manutenção, considerando o uso doméstico, deve incluir:

A. retro lavagem diária, apenas com água quente, ao final do uso da máquina e antes de desligá-la;

B. retirada da tela de dispersão do grupo para limpeza por escovação da própria, de seu parafuso e da base do grupo, após 15 minutos impregnados ou imersos na solução de água quente com detergente apropriado, tudo feito imediatamente antes do item seguinte;

C. retro lavagem com detergente apropriado uma vez ao mês ou a cada 45 dias.

 

Esta é a rotina adotada para equipamentos comerciais, porém com frequência maior dos itens B e C, logicamente. Incluí-se também a ponta da haste de vapor, além de filtros e porta-filtros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Pessoal,

 

Um feedback importante sobre a questão da continuidade da vazão mesmo após a parada da bomba: como eu disse, ontem abri a máquina, mexi nas conexões elétricas e no tubo de exaustão e ela funcionou, tirei alguns cafés e tudo estava okay.

 

Hoje cedo, no entanto, um café e a questão do fluxo havia voltado. Deixei para desmontar de novo agora na hora do almoço: tentei reposicionar o tubo de exaustão. Fiz isso pois este tudo parece ficar esmagado ao montar a máquina em função de uma braçadeira da montagem original da máquina e que prende outros tubos e cabos de energia que vão para a parte inferior da máquina.

 

Ai, tirei um café sem parafusar a máquina, mas com ele montada e funcionou! Bom, ótimo, parafusei tudo e fui tirar outro café só para garantir e... parou de funcionar novamente. Altamente irritante.

 

Abri mais uma vez, desta vez disposto a soltar e reposicionar totalmente o tubo; soltei ele totalmente e o roteei por trás dos demais, soltando também o mesmo da braçadeira.

 

Além disso, soltei o conector dos cabos junto à placa lógica da máquina que levam à válvula. Pressionei os contatos tanto do lado macho como fêmea de forma a desalinhá-los muito ligeramente para garantir um melhor contato elétrico.

 

Logo após estes dois passos, testei com a máquina aberta e fui remontando-a aos poucos, e, parafuso a parafuso fui testando novamente o fluxo (um pouco de preciosismo) e tudo funcionou. Depois de montada acionei diversas vezes e tudo funcionou!

 

Bom, o aprendizado é que a válvula pode sim parar de funcionar sem queimar. Se era um problema de constrição do tubo de exaustão ou simplesmente mau-contato é uma dúvida. Porém, como reposicionei totalmente o tudo de exaustão, se voltar a falhar, só resta o mau contato mesmo. Aviso vocês.

 

Abraços e ótima virada!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei cafiza na cafestore.com.br. Foi esse aqui:

http://www.cafestore...808&parent_id=

...

 

O meu filtro cego peguei na Expresso Brasil, do nosso amigo Alexandre.

 

Oi, Alexandre, obrigado pela dica. Dei uma olhada no artigo. As fotos são ilustrativas.

Eu já tinha visto esse vídeo aqui, especificamente pra Gaggia:

 

Confesso que ainda não tirei esse disco entre a tela e a cabeça do grupo (acho que é o que o artigo chama de disco retentor de calor), mas

me parece justamente que se você fizer essa limpeza assim como no artigo ou vídeo, a função do backflush vai ser simplesmente limpar o pedacinho

de tubulação que conecta até a válvula.

 

Ah, o que acontece se você deixar plástico com contato com Cafiza? Já vi essa referência em mais de um lugar, mas não achei o que acontece se por acaso entrar em contato.

[]s

 

Meu primeiro procedimento com minha Classic foi esta limpeza mais "profunda", porém não utilizei detergente especial por que não tenho ainda. Entendo que mesmo com o backflush seja necessário de tempo em tempo (talvez de 30 ou 45 dias) fazer essa limpeza maior na Classic e qualquer outra Gaggia.

 

Conforme o Alexandre comentou, o backflush diário nas Gaggias que possuem solenoide tem um objetivo um pouco diferente, sendo que um procedimento não excluí o outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal,

 

Sou nova por aqui e preciso da ajuda de vocês. Sabem onde encontro filtro despressurizado para a máquina Gaggia Baby Twin?

 

Agradeço desde já,

 

Thamiris

 

Oi, Na http://cafeexpressobrasil.loja2.com.br/ . Mande um pvt pra nosso amigo Alexandre!

 

Abraço,

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Imeltron. Dê uma busca no fórum que tem um telefone e uns contatos (parece que pra responder email a coisa não é tão boa).

Fora isso, ebay mesmo. Vários filtros de 58mm cabem na Gaggia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Thamiris,

 

O pessoal da Imeltron, o Jefferson tem. Porém não recomendo o dele pois segundo a experiencia de quem recebeu foi um filtro cuja a qualidade deixa a desejar. Normalmente os filtros dele são triplos (21Grs). Exigem mais experiencia no manejo. Recomendo fortemente que Você adquira o modelo duplo da Rancilio. Se não conseguir com o Alexandre veja no Ebay. Dê uma lida nesse tópico que tem fotos e videos na sequencia. http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/1418-iniciantes-como-extrair-na-gaggia-twin/

 

E o moinho já tem ? É imprescindível um bom moinho. A qualidade é determinada pelo elo mais fraco da cadeia !

 

Abraços, :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem também essas lojas espressoparts.com seattlecoffeegear.com etc. Quando não enviam pra cá, pode-se recorrer a esses serviços de encaminhamento postal tipo shipitto. Enfim, de qualquer modo há que se esperar. Eu comprei esse filtro de 15g da VST, mas confesso que não sei se fiz bem. Sem falar que ainda estão em Curitiba, desde 19/11!

A vida como ela é.

Ah, por acaso vi agora que o duplo da Silvia também está fora de estoque na SCG. Será alguma conspiração?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Thamiris,

 

O pessoal da Imeltron, o Jefferson tem. Porém não recomendo o dele pois segundo a experiencia de quem recebeu foi um filtro cuja a qualidade deixa a desejar. Normalmente os filtros dele são triplos (21Grs). Exigem mais experiencia no manejo. Recomendo fortemente que Você adquira o modelo duplo da Rancilio. Se não conseguir com o Alexandre veja no Ebay. Dê uma lida nesse tópico que tem fotos e videos na sequencia. http://forum.clubedo...na-gaggia-twin/

 

E o moinho já tem ? É imprescindível um bom moinho. A qualidade é determinada pelo elo mais fraco da cadeia !

 

Abraços, :)

Pedro

Quando comprei minha gaggia baby já tinha os filtros duplo e simples da rancilio adquiridos com o Alexandre Veloso para a silver

principalmente o duplo entrou muito apertado na gaggia, o suficiente para inviabilizar seu uso a meu ver

comprei-a de segunda mão e o filtro duplo que veio junto comportou 19 gramas com dosagem volumétrica

mas o bolo saiu carimbado por chuveiro e parafuso

não sei se um filtro de 21 gramas é opção tão ruim

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho dois dá Rancilio comprados na Expresso Brasil e, de fato, entram mais apertados que os originais da Classic, porém nada que inviabilize o uso, apenas dificulta a remoção quando se quer lavar mais profundamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro

 

principalmente o duplo entrou muito apertado na gaggia, o suficiente para inviabilizar seu uso a meu ver

não sei se um filtro de 21 gramas é opção tão ruim

 

Boa Noite Jose Alexandre,

 

Não acho de o 21gr ruim, não! É uma opção! Porém penso que o Rancilio duplo é mais facil de acertar o "shot" para quem esta iniciando. O Rancilio duplo entrou normalmente no PF da minha Twin. Uso o comercializado pelo Alexandre (Cafeexpressobrasil) que tem o codigo n° 40 1000 10

 

Abraços,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Pedro

é o mesmo que eu comprei do Alexandre Veloso

na minha baby ficou bem apertado mesmo

colocar já era difícil

pra tirar tinha que subir encima da máquina

abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...